Início Destaque STOCK CAR – O que esperar da sétima etapa da temporada –...

STOCK CAR – O que esperar da sétima etapa da temporada – 2022

308

 6 min de leitura

(Foto: Marcelo Machado de Melo)
Classe mais alta do automobilismo nacional está de volta ao icônico circuito paulista onde esteve no início da temporada.

A Stock Car Pro Series está de volta nesse fim de semana (29, 30 e 31 de julho), para iniciar a segunda metade da temporada com a sétima etapa do calendário, a rodada dupla no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. O evento contará com duas corridas de 30 min + 1 volta cada, que acontecerão no domingo.

Assim como ocorreu no Velocitta, em maio, a Stock Car terá a companhia de sua categoria de base, Stock Series, da Fórmula 4 Brasil e da Copa Shell HB20, que irão disputar a quinta, segunda e quarta etapas de seus campeonatos, respectivamente.

Essa será a segunda vez que a Stock Car Pro correrá em Interlagos neste ano, já que a pista recebeu a Corrida de Duplas, prova vencida por Gabriel Casagrande e Gabriel Robe que abriu a rodada 2022.

Informações sobre o circuito
(Foto: Duda Bairros)

O Autódromo José Carlos Pace possui 4.309 km de extensão, 15 curvas e fluxo no sentido anti-horário. O ‘Templo do Esporte a Motor’ costuma gerar corridas bem disputadas, já que possibilita ultrapassagens, principalmente na reta dos boxes, a mais longa do traçado.

O icônico circuito paulista tem por características principais mudanças acentuadas de elevação, predominância de setores de média e baixa velocidade, e curvas técnicas, com ângulos variados.

O trecho mais famoso e polêmico de Interlagos é o S do Senna, sequência inicial do circuito composta pelas curvas 1 e 2. Geralmente, é a parte que mais gera contatos entre carros e corte de curvas pelos pilotos durante as corridas.

A curva 1 é a que traz a frenagem mais forte de toda a temporada para os discos e as pastilhas de freio. Os carros vêm pela reta principal a mais de 230 km/h para contornar a primeira a curva a 75 km/h. Essa redução vem de uma freada intensa que dura, em média, 5s, e o carro percorre menos de 200 metros.

A rápida redução de 165 km/h gera uma desaceleração de 1,5 G, segundo os departamentos de engenharia da Fras-le e da Fremax, fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da Stock Car, respectivamente.

Palavras do último vencedor em Interlagos
Gabriel Casagrande (Foto: Rodrigo Guimarães/RF1)

O piloto da equipe A.Mattheis Vogel, Gabriel Casagrande, garantiu a vitória na primeira passagem da categoria por Interlagos neste ano, em fevereiro, na Corrida de Duplas. Antes disso, o competidor do carro #83 também conquistou seu primeiro campeonato na Stock Car no Autódromo José Carlos Pace, ao vencer a Grande Final BRB em 2021.

Gabriel falou, com exclusividade, sobre suas expectativas, características da pista e como é pilotar em Interlagos. “Estou bem animado pra voltar para Interlagos, acho que é uma das pistas mais legais que temos. As últimas três poles positions fomos nós que conquistamos e vencemos a corrida no início do ano lá. Estou muito confiante.

Interlagos é um circuito muito legal e todos os pilotos o conhecem bem. Tem curvas de alta, de baixa, subidas, descidas e a considero uma pista completa. Nós temos um bom histórico nesse Autódromo e estou louco pra ver o que vai acontecer nesse final de semana. Sei que dessa vez vamos carregar o lastro, mas creio que o carro vai estar bom e que poderemos brigar lá na frente mais uma vez.”

Novidades

Corrida de exibição histórica

Da esquerda para a direita, Chico Serra, Ingo Hoffmann e Paulo Gomes (Foto: Bruno Terena/RF1)

Antes do início da sétima etapa da Stock Car Pro Series, no domingo (31), as lendas da categoria Ingo Hoffmann, Paulo Gomes e Chico Serra, disputarão uma corrida com os Opalas da Old Stock, campeonato que acontece regularmente em Interlagos e que segue as regras de 1979.

Os multicampeões correrão entre si em uma iniciativa apresentada pela Vicar Promoções (promotora oficial da categoria) e pelo Grupo Universal Automotive, em comemoração ao 1° ano do projeto ‘Lendas da Stock Car’.

Opala da Old Stock Car (Foto: Daniel Erichsen/RF1)

O CEO da Vicar, Fernando Julianelli, comentou sobre a ideia dessa competição histórica. “Todos nós, que crescemos assistindo as lendárias provas da Stock Car, aprendemos a colocar esse trio [Paulão, Ingo e Chico] em um pedestal, onde estão os grandes ídolos de nossas vidas, sejam eles do esporte ou de qualquer outra área.

É incrível o carisma que eles possuem e o efeito que têm sobre os fãs. Esse tira-teima, que eles levam na brincadeira, certamente vai ficar sério assim que baixarem a viseira do capacete. Quem é rei não perde a majestade. E eles são certamente a nossa nobreza”, disse Julianelli.”

Esse racha tirará a grande dúvida dos fãs, ao revelar quem é o mais rápido do trio dos pilotos mais importantes da era clássica da Stock.

Ausência de Daniel Serra

Daniel Serra (Foto: Divulgação)

O tricampeão, Daniel Serra, não correrá em Interlagos nesse fim de semana. O piloto da Eurofarma RC estará na Bélgica para disputar as 24h de Spa-Francorchamps, da GT World Championship, e será substituído por Felipe Fraga.

Essa será a segunda vez que Fraga, campeão da rodada 2016, participará de um final de semana de provas da Stock Car Pro Series neste ano, já que foi o parceiro de Cacá Bueno na corrida de duplas.

Estreia de outro argentino

Andi Jakos (Foto: Divulgação)

Após completar as primeiras etapas da Stock Car pela Toyota Gazoo Racing na equipe Full Time, Gianluca Petecof sairá de cena a partir da próxima etapa em Interlagos para dar lugar ao argentino, Andi Jakos.

O piloto, conhecido por competir pela Toyota GR na Turismo Carretera, guiará o carro #122 da Full Time Sports, será parceiro de Rubens Barrichello e fará sua estreia na Stock Car Pro Series. Andi se torna o segundo competidor de nacionalidade argentina no grid, ao lado de Matías Rossi, da A.Mattheis Vogel.

Jakos comentou sobre a sua estreia e expectativas para essa nova jornada na Stock Car. Estou muito grato e feliz pela oportunidade dada pela Toyota Gazoo Racing e pela equipe Full Time. É uma honra fazer parte desta família e espero um grande final de semana em Interlagos.”

Retorno de Thiago Vivacqua

(Foto: Ferrari Promo)

O piloto do carro #7 da RKL Competições, Thiago Vivacqua, está de volta ao grid para a disputar sua segunda etapa na Stock Car, em Interlagos. O carioca também compete na DTM Trophy, e aproveitou a pausa no calendário de corridas europeias para participar da sua segunda prova na principal categoria do país.

Vivacqua falou sobre como é voltar ao volante de um Stock Pro mais uma vez, seus futuros planos de carreira e o que acha do circuito paulista. “Fico feliz em disputar uma prova na Stock novamente; a estreia no Rio de Janeiro me deixou animado. Além de competir em casa marquei meus primeiros pontos na categoria. Depois disso recebi o convite para pilotar na DTM.

Tenho vontade de fazer uma temporada completa na Stock e este espaço na agenda é parte de um projeto para me adaptar e, quem sabe, alinhar no grid de 2023 da série brasileira.

“Interlagos é uma pista icônica e que eu gosto muito, tive uma experiência lá quando corri na Fórmula 3 Brasil e agora vou ter que me adaptar ao carro que é bem diferente, mas estou confiante.

O que esperar
(Foto: Duda Bairros)

Por ser um local de provas bem conhecido pela maioria dos pilotos, as duas corridas em Interlagos serão acirradas. Devido ao volume de carros e trechos estreitos, como as curvas Bico de Pato, Pinheirinho e Junção, é quase impossível para os pilotos não esbarrarem em outros. Por isso, é provável vermos intervenções frequentes de bandeiras amarelas.

No campeonato de pilotos, Daniel Serra lidera a classificação com 184 pontos, seguido de Gabriel Casagrande, ocupante da segunda colocação com 173, e de Rubens Barrichello, terceiro colocado na tabela que soma 152 pontos no total.

Programação do final de semana da Stock Car Pro Series

Sexta-feira, 29 de julho
9h45 – shakedown
12h10 – treino livre 1
16h10 – treino livre 2

Sábado, 30 de julho
13h10 – classificação (Sportv e YouTube)

Domingo, 31 de julho
13h10 – corrida 1 (Band, Sportv e YouTube)
13h45 – corrida 2 (Band, Sportv e YouTube)

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!

Artigo anteriorFÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da França – 2022
Próximo artigoFÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Londres – 2022