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FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Berlim – 2024

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(Foto: Sam Bloxham/LAT Images)
Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito, quais são os pilotos inscritos para o Teste de Novatos, as novidades e o que esperar da prova em território alemão.

A Fórmula E está de volta neste fim de semana (11 e 12) para realizar a rodada dupla do E-Prix de Berlim, a nona e décima etapas da temporada 2023/2024, que acontecerá no Aeroporto desativado de Berlim Tempelhof, na Alemanha.

Além disso, este final de semana marcará as duas corridas em casa para as equipes TAG Heuer Porsche e ABT CUPRA, e para os competidores Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) e Max Günther (Maserati MSG Racing).

Vale lembrar que a etapa na Alemanha é a única do calendário que está presente na classe 100% elétrica desde o campeonato inaugural (2014/2015), mas recebeu duas disputas no mesmo fim de semana de forma inédita na rodada 2016/2017.

Layout do circuito alemão
Circuito de Berlim Tempelhof (Foto: Fórmula E/Divulgação)

O Circuito de Berlim Tempelhof recebeu uma modificação em seu layout, que o deixou mais fluido, com a adição de curvas abertas. Agora, a pista reduzida em 12 metros possui 2.343 km de extensão, 15 curvas (5-D e 10-E), fluxo no sentido anti-horário e trechos predominantes de alta e média velocidade.

Apesar das mudanças no local de provas, o circuito de Berlim Tempelhof permanece com a clássica superfície de concreto, que gera um alto desgaste dos pneus no histórico aeroporto alemão e espalha muitos detritos de borracha dos compostos durante as sessões.

A zona de detecção do Modo Ataque será introduzido na parte externa da curva 2, um local de coleta da potência extra de 50 kW bastante antecipada em comparação com os outros circuitos do calendário. A área mais provável para o acionamento do Modo Ataque pelos competidores é na reta principal, dos boxes, por ser a mais longa do circuito.

Quanto ao gerenciamento de energia, a atualização no traçado de Berlim Tempelhof facilita esse fator, pois, mesmo com a implantação de curvas de média, os longos trechos de alta velocidade (entre as curvas 15 a 1, 4 a 6 e 10 a 12) precedem fortes zonas de frenagem.

Expectativas dos pilotos brasileiros
Lucas Di Grassi (Foto: ABT/Divulgação)

Lucas Di Grassi #11 (ABT CUPRA): “Mais uma corrida em casa, mas dessa vez na casa da ABT. Já estou muito acostumado com a pista, mesmo com as alterações feitas ao longo dos anos. Em Mônaco, mostramos ritmo e por muito pouco não pontuamos.

“Agora, com a rodada dupla, temos o dobro de chance de chegar a esse objetivo e vou aproveitar ao máximo a experiência que tenho em Berlim para que o público alemão comemore um bom resultado com a ABT.”

Situação no campeonato: P20 – 1 ponto.

Sergio Sette Camara (Foto: ERT/Divulgação)

Sergio Sette Camara #3 (ERT): Estou bastante animado para as corridas aqui de Berlim. Nosso carro tem melhorado ao longo das etapas, se mostrando um pouco mais veloz nas sessões de classificação e sobretudo mais confiável com o gerenciamento de energia nas corridas.

“Apesar de não ter conseguido um bom resultado na última etapa, viemos em uma curva crescente ao longo do ano com bons resultados em Diriyah, Misano e Tóquio. Pelas características do novo traçado, quem tiver a melhor estratégia no gerenciamento de energia levará uma grande vantagem para o resultado final.

“Outro ponto interessante a se observar neste fim de semana é que teremos alguns novos pilotos no grid o que, de alguma forma, dará a eles com mais experiência a oportunidade de se destacar diante do grid como um todo.”

Situação no campeonato: P18 – 11 pontos.

O Teste de Novatos

Na segunda-feira (13), dia seguinte ao fim de semana do E-Prix em Berlim, a Fórmula E realizará o Teste de Novatos, a sessão de testes da categoria reservada para pilotos que nunca experimentaram um carro de F-E.

Esse evento é uma oportunidade de ouro para os automobilistas participantes darem tudo de si no cockpit do Gen3 e chamarem atenção das equipes que os convidaram para estarem entre as opções de titulares para a próxima temporada.

Brasileiros no teste
Caio Collet (Foto: Nissan NISMO/Divulgação)

O grid dos escalados para o teste de segunda-feira contará com três pilotos brasileiros: o estreante no cockpit de um carro de Fórmula E, Enzo Fittipaldi, e os já experientes em sessões da categoria elétrica, Felipe Drugovich e Caio Collet.

Experiente e um dos destaques da escalação de novatos, Drugovich guiará o Tipo Folgore da Maserati MSG Racing pela segunda vez neste ano, depois de fazer o mesmo no Treino Livre de Novatos em Misano.

Assim como o campeão de Fórmula 2, Collet também participou da sessão que antecedeu o início das atividades do E-Prix italiano, a bordo do e-4ORCE 04 da equipe Nissan, escuderia que dará mais uma oportunidade para o jovem piloto de 22 anos.

No caso de Enzo, o Teste de Novatos de Berlim marcará o primeiro contato do piloto da equipe Van Amersfoort Racing de Fórmula 2 com um carro da Fórmula E. Fittipaldi estreará em uma sessão de testes da classe 100% elétrica da FIA pela Jaguar TCS Racing, no cockpit do I-TYPE 6.

Lista dos automobilistas inscritos

Abaixo, confira a lista dos pilotos escalados para o Teste de Novatos da Fórmula E e suas principais conquistas no automobilismo, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de equipes.

Jaguar TCS Racing – Enzo Fittipaldi e Sheldon van der Linde;

TAG Heuer Porsche – Thomas Preining e Dennis Hauger;

Andretti – Zane Maloney e Jak Crawford;

Nissan – Caio Collet e Gabriele Mini;

DS PENSKE – Robert Shwartzman e Jonny Edgar;

Maserati MSG Racing – Felipe Drugovich e Nicolás Pino;

NEOM McLaren – Ugo Ugochukw e Grégoire Saucy;

Envision Racing – Alice Powell e Dries Vanthoor;

ERT – Marta Garcia e Mikel Azcona;

ABT CUPRA – Tim Tramnitz e Ricardo Feller;

Mahindra Racing – Kush Maini e Frederik Vesti.

Novidades
Barnard permanece como titular na McLaren
(Foto: NEOM McLaren/Divulgação)

Depois de substituir Sam Bird no carro #8 da McLaren a partir do Treino Livre 2 do E-Prix de Mônaco, o piloto reserva da equipe britânica, Taylor Barnard, continua no comando do carro #8 neste fim de semana em Berlim.

Bird permanece em recuperação depois do incidente no Treino Livre 1 da etapa anterior, em que saiu do traçado antes da curva 1, bateu na barreira de proteção e sofreu uma fratura na mão direita, devido ao impacto do volante.

Taylor, o competidor mais jovem a disputar um E-Prix de Fórmula E (19 anos), terá mais duas chances de marcar pontos para a NEOM McLaren, o que não conquistou em Monte Carlo.

Diferente de uma sessão de Testes, a corrida é a prova final de quão bom o automobilista é no cockpit. Assim, se depois de três provas Taylor não mostrar pelo menos uma finalização no top 10, o competidor pode não figurar na lista de interesses das equipes como titular no futuro.

Titulares ausentes e reservas convocados
Da esquerda para a direita, Robin Frijns e Sébastien Buemi (Foto: Envision Racing/Divulgação)

Diante do conflito de data entre as 6 Horas de Spa-Francorchamps do WEC e o E-Prix de Berlim de Fórmula E, alguns pilotos que também correm no Mundial de Endurance estarão indisponíveis para a rodada dupla da categoria elétrica.

Por isso, algumas equipes precisaram preencher os lugares vagos para este fim de semana com pilotos reservas. A Envision Racing terá Paul Aron e Joel Eriksson no lugar de Robin Frijns e Sébastien Buemi, enquanto a ABT CUPRA escalou o experiente Kelvin van der Linde no carro de Nico Müller e a Mahindra Racing contará com Jordan King como substituto de Nyck De Vries.

Novos carros de segurança
(Foto: Porsche/Divulgação)

A partir da rodada dupla na Alemanha, o Porsche Taycan Turbo GT será o novo Safety Car da Fórmula E. Apresentado como o Porsche de produção mais potente de todos os tempos, o Taycan Turbo GT tem mais potência e maior alcance em comparação com o Taycan Turbo S utilizado da temporada 2021/2022 até a atual, além de possuir um tempo de recarga menor.

O Taycan azul será o Safety Car principal, equipado com o pacote de alta performance Weissach e terá apenas dois lugares: o do motorista e o do carona. O outro, na cor prata e sem o patch de alto desempenho, estará de prontidão como substituto, e oferece quatro assentos.

Com o pacote Weissach, o Taycan Turbo GT acelera de 0 a 100 km/h em 2,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 305 km/h. Curiosamente, o modelo de produção também tem uma espécie de Modo Ataque, que é acionado através de um botão na parte interna esquerda do volante, e libera, temporariamente, 120 kW de potência extra.

O que esperar do E-Prix na Alemanha
(Foto: Sam Bloxham/LAT Images)

Diante de um novo layout de circuito em Berlim Tempelhof, os competidores tem uma rodada dupla desafiadora pela frente, mais ainda para os novatos, pois não possuem muita prática com o carro Gen3 da classe.

O aeroporto desativado na Alemanha costuma sediar provas bem disputadas, e não costuma repetir vencedores no mesmo final de semana. A única vez que um piloto venceu duas etapas em Berlim foi António Félix da Costa, na temporada 2019/2020, durante uma inédita rodada sêxtupla, com seis corridas em seis dias.

Jaguar com o favoritismo

Ano passado, os vencedores do E-Prix de Berlim foram Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) e Nick Cassidy (Envision Racing) que, curiosamente, usaram o trem-de-força da Jaguar.

Nesta temporada, a equipe de fábrica da montadora britânica garantiu duas vitórias, que inclui o triunfo com dobradinha histórica no E-Prix de Mônaco, há duas semanas atrás.

O aproveitamento da Jaguar TCS Racing desde o início da campanha atual até Monte Carlo elege a escuderia com sede em Coventry (Reino Unido) como a principal favorita à vitória neste final de semana, capaz até mesmo de vencer as duas etapas.

A rival da Jaguar, TAG Heuer Porsche, não teve uma boa passagem por Berlim em 2022/2023, ao ficar de fora da disputa pela dianteira e não figurar no pódio em nenhuma das duas competições em casa.

Dessa vez, a escuderia alemã precisa mostrar um desempenho melhor em relação à temporada passada, não só para se redimir diante de sua torcida local, mas para se aproximar mais da Jaguar TCS Racing, que lidera o campeonato de equipes com 172 pontos, enquanto a Porsche está com apenas 128.

Como um dos principais favoritos a subir no ponto mais alto do pódio em Berlim Tempelhof, Nick Cassidy está apenas 7 pontos atrás do líder da classificação de pilotos, Pascal Wehrlein, que se encontra com 102. Assim, o neozelandês da Jaguar pode, facilmente, reassumir a liderança na tabela neste final de semana.

Top 10 do campeonato de pilotos:

1 –  Pascal Wehrlein #94 (TAG Heuer Porsche) – 102 pts;

2 – Nick Cassidy #37 (Jaguar TCS Racing) – 95 pts;

3 – Jake Dennis #1 (Andretti) – 89 pts;

4 – Oliver Rowland #22 (Nissan) – 88 pts;

5 – Mitch Evans #9 (Jaguar TCS Racing) – 77 pts;

6 – Max Günther #7 (Maserati MSG Racing) – 65 pts;

7 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PESNKE) – 65 pts;

8 – Sam Bird #8 (NEOM McLaren) – 38 pts;

9 – Stoffel Vandoorne #2 (DS PENSKE) – 37 pts;

10 – António Félix da Costa #13 (TAG Heuer Porsche) – 26 pts.

Transmissão no Brasil

O canal BandSports transmitirá a rodada dupla do E-Prix de Berlim de Fórmula E ao vivo no sábado e no domingo, a partir de 10h, de acordo com o horário de Brasília.