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WEC – Prólogo das 6 Horas de Spa-Francorchamps – 2024

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(Foto: Marcel Wulf/Focus Pack Media)
Confira as principais informações da disputa preparatória para as 24 Horas de Le Mans, em um dos circuitos mais icônicos do automobilismo mundial.

O World Endurance Championship (WEC) está de volta nesse fim de semana (9, 10 e 11) para realizar as 6 Horas de Spa-Francorchamps, a terceira etapa do calendário 2024 que acontecerá na Bélgica, no circuito localizado na província de Liége.

Spa-Francorchamps faz parte do itinerário do Mundial de Endurance da FIA desde a temporada de estreia (2012), e segue com mesma duração nominal. Depois da Itália, as 6 Horas de Spa-Francorchamps será a segunda passagem consecutiva da categoria pela Europa, e antecederá as 24 Horas de Le Mans, programada para os dias 15 e 16 de junho.

A etapa belga será a corrida em casa para os pilotos Laurens Vanthoor (Porsche Penske Motorsport/Hypercar #6), Maxime Martin (WRT/LMGT3 #46), Tom Van Rompuy (TF Sport/LMGT3 #81), Dries Vanthoor (BMW WRT/Hypercar #15) e para a competidora da única equipe feminina do grid, Sarah Bovy (Iron Dames/LMGT3 #85). Entre as escuderias, correrão em seu país de origem apenas a BMW M WRT de Hypercar e a WRT de LMGT3.

Abaixo, confira as principais informações sobre a terceira prova da 12ª temporada do WEC, como os detalhes do traçado, as expectativas dos pilotos brasileiros do grid, o Balanço de Performance aplicado na divisão de hipercarros e as novidades para a competição.

Características do circuito

O Circuito de Spa-Francorchamps possui 7.004 km de extensão, 20 curvas (11-D e 9-E), sentido horário e setores predominantes de alta velocidade. As principais características do circuito são a presença de aclives e declives acentuados ao longo da volta e bordas de asfalto com gramado, mas com caixas de brita em certas áreas de escape.

A pista de Spa conta com várias retas, mas a principal e mais longa delas é a Kemmel, a oposta localizada após a icônica sequência Eau Rouge (curvas 3, 4 e 5) no setor inicial. Esse é o principal ponto de ultrapassagem do traçado e a seção que extrai o RPM máximo dos motores e, por isso, os carros passam facilmente dos 300 km/h. Abaixo, confira como é uma volta no traçado belga, através do game/simulador Gran Turismo 7.

Apesar dos desníveis evidentes no circuito, o único ponto cego para os pilotos é na subida íngreme da Eau Rouge, o trecho mais técnico e o mais perigoso de Spa-Francorchamps.

Uma curiosidade importante do traçado é que 58% da volta é feita com o pedal do acelerador no máximo. Isso demonstra como Spa exige bastante dos componentes do motor e, também da transmissão, já que os competidores trocam de marcha, em média, 44 vezes por volta.

Vencedores da etapa em 2023
(Foto: Gabi Tomescu/Focus Pack Media)

Ano passado, as 6 Horas de Spa foi dominada pela atual campeã, Toyota Gazoo Racing Europe. A equipe japonesa largou na pole, com o trio do GR010 #7 Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, perdeu a liderança para a Ferrari AF Corse no início, recuperou a ponta e manteve a P1 até o final.

O outro GR010 da Toyota, o #8 de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, finalizou na segunda posição, enquanto a Ferrari 499P #51 de Alexander Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, completou o pódio da Hypercar em território belga.

Expectativas dos pilotos brasileiros
Da esquerda para a direita, Seal Gelael, Augusto Farfus e Darren Leung (Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Augusto Farfus (BMW M WRT LMGT3 #31): Vimos que se executarmos uma corrida sem erros, a chance de pontuar e chegar na frente é grande. O foco é sempre seguir pontuando em todas as provas e chegar ao fim da temporada lutando pelo título.”

Situação no campeonato: P2 – 37 pts.

Nicolas Costa (Foto: United Autosports/Divulgação)

Nicolas Costa (United Autosports LMGT3 #59): O circuito de Spa é maravilhoso, um dos melhores do mundo. Correr lá vai ser muito especial, ainda mais agora que estamos no caminho certo com o carro. O 720S EVO é um modelo novo da McLaren no campeonato e, com uma equipe nova, aprendemos mais a casa corrida.

Nas outras provas, estávamos competitivos, mas ainda não conseguimos resultados concretos por razões fora do nosso controle. Vamos virar essa chave em Spa e trazer um bom resultado. Estar dentro dos pontos, entre os 10 primeiros, é a nossa meta. Com o nosso potencial, chegar no top-5 é uma possibilidade.”

Situação no campeonato: P15 – 0 pts.

BOP para a prova
(Foto: Charly Lopez/DPPI)

Confira o Balanço de Performance aplicado na divisão Hypercar para as 6 Horas de Spa-Francorchamps:

Alpine (LMDh)

Peso: 1045 kg (+3);

Potência: 513 kW (-1);

Duração de energia: 913 MJ (Megajoules) (+4);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

BMW (LMDh)

Peso: 1038 kg (+3);

Potência: 510 kW (-1);

Duração de energia: 907 MJ (Megajoules) (+2);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Cadillac (LMDh)

Peso: 1030 kg (Nenhuma alteração);

Potência: 516 kW (-1);

Duração de energia: 909 (Megajoules) (+1);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Ferrari

Peso: 1053 kg (+12);

Potência: 506 kW (-4);

Duração de energia: 905 MJ (Megajoules) (+1);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Isotta Fraschini

Peso: 1060 kg (+2);

Potência: 520 kW (Nenhuma alteração);

Duração de energia: 923 MJ (Megajoules) (+3);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Lamborghini (LMDh)

Peso: 1035 kg (+1);

Potência: 514 kW (-2);

Duração de energia: 908 MJ (Megajoules) (Nenhuma alteração);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Peugeot (LMH)

Peso: 1065 kg (+4);

Potência: 508 kW (-2);

Duração de energia: 910 MJ (Megajoules) (+4);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Porsche (LMDh)

Peso: 1037 kg (+4);

Potência: 507 kW (-1);

Duração de energia: 904 MJ (Megajoules) (+3);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Toyota

Peso: 1064 kg (+4);

Potência: 515 kW (-1);

Duração de energia: 917 MJ (Megajoules) (+1);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Novidades
Peugeot com dois pilotos a menos
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Devido a um conflito nos calendários entre o Campeonato Mundial de Endurance e a Fórmula E, a Peugeot TotalEnergies de Hypercar terá dois pilotos ausentes na Bélgica. Jean-Éric Vergne do 9X8 #93 e Stoffel Vandoorne do #94, disputarão a rodada dupla do E-Prix de Berlim da categoria elétrica neste final de semana.

A equipe francesa não escalou substitutos para Vergne e Vandoorne em Spa e, assim, correrá com duas duplas: no 9X8 #93, revezarão Mikkel Jensen e Nico Müller (que optou por competir no WEC), enquanto Paul Di Resta e Loïc Duval estarão no comando do carro #94.

Vale mencionar que a Peugeot TotalEnergies é a segunda escuderia da classe principal a disputar uma etapa do Mundial de Endurance com dois pilotos, depois da Cadillac Racing, que foi a pioneira na etapa anterior, em Ímola, e segue com Alex Lynn e Earl Bamber para as 6 Horas de Spa-Franchorchamps.

Além da Peugeot e da Cadillac, outras competidoras terão apenas dois automobilistas em seu line-up: a Hertz Team JOTA, com os britânicos Will Stevens e Callum Ilott no Porsche 963 #12, já que o francês Norman Nato também disputará o E-Prix de Berlim de Fórmula E, e a Proton Competition, que contará com Neel Jani e Julien Andlauer.

As outras mudanças no grid de pilotos para as 6 Horas de Spa incluem a substituição de Edoardo Mortara por Andrea Caldarelli na Lamborghini Iron Lynx de Hypercar, Rahel Frey na Iron Dames de LMGT3 no lugar de Doriane Pin (que competirá na FRECA), e Ritomo Myiata na equipe Akkodis ASP de LMGT3, como substituto de Kelvin van der Linde, escalado para correr no E-Prix de Berlim no lugar de Nico Müller.

Gounon segue como titular no A424 #35
(Foto: Marius Hecker/DPPI)

A equipe Alpine de Hypercar confirmou que Jules Gounon permancerá como substituto do titular Ferdinand Habsburg neste fim de semana em Spa-Francorchamps. Habsburg permanece em recuperação do acidente que sofreu em março, durante uma sessão de testes em Motorland Aragon, na Espanha.

Depois da experiência adquirida no volante do A424 #35 da escuderia francesa durante as 6 Horas de Ímola, Gounon terá mais uma oportunidade de competir como titular na categoria mais alta de corridas de resistência da FIA, ao lado de Paul-Loup Chatin e Charles Milesi.

O que esperar
(Foto: FIA WEC Press Area/Divulgação)

Tradicionalmente, a corrida na Bélgica é o último e valioso teste para as equipes se prepararem para a etapa mais importante e lucrativa do campeonato: as 24 Horas de Le Mans. O circuito de Spa possui algumas características presentes na pista francesa de Le Mans, mas a principal é oferecer longos setores de alta velocidade, que levam os carros ao limite.

O fator clima pode surpreender, já que a região também costuma ser conhecida pela instabilidade do tempo. Com chuva, Spa-Francorchamps se torna uma das pistas mais difíceis de percorrer em superfície molhada e, como foi visto nas duas temporadas anteriores, de manter o carro no traçado.

Situação atual na Hypercar

A Porsche Penske Motorsport permanece na liderança na tabela de fabricantes, com 57 pontos, 9 de vantagem sobre a segunda colocada e atual campeã, Toyota Gazoo Racing Europe, com a ocupante do terceiro lugar, Ferrari AF Corse, 17 pontos atrás da escuderia japonesa.

Como a principal favorita à vitória em Spa, a Toyota tem a chance de assumir o topo da classificação geral de equipes de fábrica pela primeira vez neste fim de semana, e se lembrará do triunfo com dobradinha no ano passado como uma forte motivação.

Ainda dominante, a Porsche tentará manter a P1 com todas as forças, para não entregar a dianteira para a adversária japonesa, enquanto a BMW M WRT aproveitará o apoio de sua torcida local para conquistar uma pontuação dupla que não foi possível na etapa anterior.

Situação atual na LMGT3

Após vencer com 1-2 em Ímola, a dona da casa, WRT, chegará com tudo para desbancar a atual líder na tabela de equipes da divisão de turismo, Manthey PureRxcing, que está na frente por apenas 17 pontos.

Na terceira colocação entre as equipes de LMGT3, a Heart of Racing terá como principal objetivo retomar a P2 perdida para a WRT, uma batalha que será ganha ou perdida nos detalhes, pois as duas escuderias estão empatadas com 37 pontos.

Top 3 do campeonato de pilotos da Hypercar:

1 – André Lotterer, Kevin Estre e Laurens Vanthoor (Porsche Penske Motorsport 6#) – 56 pts;

2 – Kamui Kobayashi, Mike Conway e Nyck De Vries (Toyota Gazoo Racing Europe #7) – 40 pts;

3 – Frédéric Makowiecki, Matt Campbell e Michael Christensen (Porsche Penske Motorport #5) – 39 pts.

Top 3 do campeonato de fabricantes da Hypercar:

1 – Porsche – 57 pts;

2 – Toyota – 48 pts;

3 – Ferrari – 31 pts.

Top 3 do campeonato de equipes privadas da Hypercar:

1 – Hertz Team JOTA #12 – 53 pts;

2 – AF Corse #83 – 52 pts;

3 – Proton Competition #99 – 23 pts.

Top 3 do campeonato de pilotos da LMGT3:

1 – Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler (Manthey PureRxcing #92) – 54 pts;

2 – Augusto Farfus, Darren Leung e Sean Gelael (WRT #31) – 37 pts;

3 – Alex Riberas, Daniel Mancinelli e Ian James (Heart of Racing #27) – 37 pts.

Top 3 do campeonato de equipes da LMGT3:

1 – Manthey PureRxcing #92 – 54 pts;

2 – WRT #31 – 37 pts;

3 – Heart of Racing #27 – 37 pts.

Transmissão

As 6 Horas de Spa-Franchamps contará com transmissões no BandSports, Youtube Esporte na Band e Youtube Portal Grande Prêmio, com a largada programada para 8h (horário de Brasília). A PROGRAMAÇÃO COMPLETA e LINKS DE TRANSMISSÃO você encontra aqui!