Início Destaque FÓRMULA 1 – Vitória de Norris e outros destaques do GP de...

FÓRMULA 1 – Vitória de Norris e outros destaques do GP de Miami – 2024

379
(Foto: Steven Tee/McLaren Media Centre)
Segunda prova em formato Sprint mostrou uma vitória bastante aguardada na McLaren, altos e baixos para a Red Bull, redenção temporária para Ricciardo e luz no fim do túnel para a Alpine.

A Fórmula 1 realizou neste fim de semana (3, 4 e 5) o Grande Prêmio de Miami, a sexta etapa da temporada, no Autódromo Internacional de Miami. O vencedor da Sprint no sábado foi Max Verstappen, seguido de Charles Leclerc e de Sergio Perez. Curiosamente, o top 3 inicial se repetiu no final da corrida curta.

Na competição principal, Lando Norris levou a melhor, ao terminar na frente do pole sitter, Max Verstappen, e de Charles Leclerc. O ponto adicional da volta mais rápida no GP deste domingo ficou com Oscar Piastri, enquanto Norris foi eleito Piloto do Dia na votação oficial da F1.

Importante destacar que esta é a primeira vitória do britânico na categoria desde sua temporada de estreia, em 2019. Além disso, antes do GP de Miami, Lando era o único piloto da nova geração que não tinha um troféu de P1 na estante.

Análise de desempenho geral das equipes
Red Bull Racing

Pela segunda vez no ano, depois do GP da Austrália, a Red Bull Racing foi superada na corrida principal, que sofreu com alto desgaste dos pneus e problemas quanto ao ritmo. Além disso, apesar de ter levado a melhor na Sprint Race no sábado, Max Verstappen cometeu um erro no volante que custou a sua vitória.

Na volta 22/57, o atual tricampeão atropelou o cone de marcação de uma chicane e arrancou o objeto, que ficou no meio da pista e gerou um Safety Car Virtual. Na volta seguinte, Max foi para os boxes trocar os pneus Médios pelos Duros.

Mais à frente, um Safety Car físico entrou em cena após um incidente e esse fato selou a P2 para o belga-holandês. No outro carro da RBR, Sergio Perez fez o de sempre e não acompanhou o parceiro de equipe, já que concluiu a Sprint na P3 e a prova principal na P5 (que se tornou P4 com a punição sobre Carlos Sainz).

McLaren

O GP de Miami foi uma etapa com um início fraco mas um final incrível para a McLaren, que mostrou avanços promissores no desempenho com as atualizações implantadas no MCL38 para o fim de semana.

A Sprint Race foi um desastre para Lando Norris, que abandonou a curta competição logo após a largada, após receber um toque terminal de uma das Aston Martin, enquanto Oscar Piastri finalizou dentro do top 8, no mesmo lugar de onde largou, da P6.

Na prova de longa duração, Piastri se mostrava dominante em relação a Norris, e chegou a liderar a corrida, com o companheiro de equipe estagnado por um bom tempo em sexto. Porém, na volta 28/57, Lando aproveitou o Safety Car para trocar os pneus que até então utilizava desde o apagar das luzes e, com a vantagem em cima dos outros colocados, parou sem perder a liderança.

Ao se manter na P1 da bandeira verde até a linha de chegada, Norris enfim alcançou o seu primeiro triunfo na Fórmula 1, após 110 GPs disputados e 15 pódios conquistados na carreira. Por outro lado, Oscar Piastri despencou na corrida deste domingo, ao sofrer um toque que forçou a troca da asa frontal de seu MCL38, e finalizou em décimo terceiro lugar.

Scuderia Ferrari

A terceira melhor equipe neste final de semana na Flórida foi a Ferrari, que demonstrou um desempenho dentro do normal nesta temporada. No sábado, o melhor dos pilotos foi Charles Leclerc, que recebeu a bandeirada final em segundo lugar, enquanto Carlos Sainz concluiu em quinto. Vale mencionar que os dois competidores terminaram em suas posições iniciais.

No Grande Prêmio, a equipe italiana repetiu a finalização do GP do Japão mas, dessa vez, com Leclerc na P3 e Sainz logo atrás do monegasco, na P4. Com a penalidade pós-corrida de +5s no tempo final por uma colisão com Oscar Piastri, Carlos caiu para a P5.

Sem dúvidas, a Ferrari demonstra estagnação desde a etapa em Suzuka, ao conquistar no máximo o terceiro lugar no pódio.

Mercedes-AMG F1

A Mercedes apresentou um ritmo que manteve sua consistência de finalizações na zona de pontos neste ano, mas com alguns contratempos. A Sprint Race foi um desastre para a equipe da montadora alemã: nenhum de seus pilotos marcaram pontos, e Lewis Hamilton ainda foi punido no tempo final por exceder o limite de velocidade no pit lane.

A corrida principal foi a virada que a Mercedes precisava para pelo menos sair de Miami com algo em mãos. Lewis Hamilton foi o destaque da dupla das flechas de prata, ao cruzar a linha de chegada na P6, enquanto George Russell finalizou duas colocações atrás, na P8. Apesar da performance deste domingo, a escuderia com sede em Brackley, Inglaterra, agora está 60 pontos de distância da principal rival, McLaren.

Visa Cash App RB

A Racing Bulls vivenciou um final de semana positivo em Miami, com um avanço muito esperado por parte de um dos pilotos. Daniel Ricciardo foi o grande destaque da Sprint, ao se classificar em quarto e receber a bandeirada final na mesma posição, com Yuki Tsunoda na P8. Assim, o australiano finalmente marcou seus primeiros pontos nesta temporada, após cinco etapas no zero.

O motivo de comemoração no sábado não foi suficiente para Ricciardo, pois Tsunoda não só se saiu melhor que o companheiro de equipe na prova principal, mas foi o único a finalizar no top 10, em sétimo lugar. Daniel, por sua vez, passou pela bandeira quadriculada na P15 e, no geral, foi superado por Tsunoda, que somou 7 pontos contra os 5 de Ricciardo.

Aston Martin Aramco

A Aston Martin mostrou uma performance ruim em Miami, com apenas dois pontos marcados nas duas disputas da programação. Na corrida curta de sábado, o azar da equipe britânica teve início logo depois do apagar das luzes, quando os dois carros se tocaram durante a curva 1.

Fernando Alonso tentou uma ultrapassagem por dentro de Lance Stroll e tocou no canadense que, por sua vez e sem ter o que fazer, bateu na traseira de Lando Norris. Por conta do incidente entre companheiros de equipe, Stroll foi o prejudicado da história e abandonou o GP junto com Norris. Por fim, Alonso não pontuou, ao ser penalizado e concluir a Sprint Race em penúltimo lugar.

No Grande Prêmio, Lance não conseguiu dar a volta por cima, e acabou na P17, enquanto Fernando, pelo menos, garantiu a P9 até a linha de chegada. No somatório das duas corridas, a Aston Martin perdeu mais uma oportunidade de se aproximar da Mercedes no Campeonato de Construtores.

BWT Alpine

Se teve uma equipe que tirou um grande lastro dos ombros foi a Alpine, que alcançou redenção no Autódromo Internacional de Miami, ao finalizar na zona de pontuação pela primeira vez neste ano. Apesar do avanço mostrado graças às atualizações aerodinâmicas no A524, a Sprint Race não foi bem aproveitada pela escuderia francesa, pois Pierre Gasly e Esteban Ocon ficaram de fora do top 8.

A luz no fim do túnel surgiu na corrida deste domingo: Gasly e Ocon largaram da P12 e P13, respectivamente, próximos ao até então inalcançável top 10. Com as oportunidades geradas pelo deslize de Verstappen e o incidente entre dois carros na volta 28/57, Esteban foi o melhor da dupla, conquistou a décima colocação e tirou a Alpine da estaca zero. Pierre, por sua vez, recebeu a bandeirada final duas posições atrás do companheiro, na P12.

Mesmo com o resultado animador, a equipe francesa ainda tem uma longa luta pela frente, já que precisa se recuperar depois de cinco etapas zerada na classificação de construtores.

MoneyGram Haas

A Haas se despede do Grande Prêmio de Miami com apenas uma finalização na zona de pontos, graças a Nico Hulkenberg, o grande destaque da equipe americana desde o início da temporada. Na Sprint Race, o alemão de 36 anos marcou os que seriam os únicos pontos da Haas no final de semana, com a conquista da P7.

No outro carro, Kevin Magnussen até brigou arduamente pelos pontos na disputa de sábado, mas, devido a uma punição de +10s por cortar uma chicane ao se defender de Lewis Hamilton pela P8, o dinamarquês despencou e cruzou a linha de chegada em último lugar.

No GP, Hulkenberg não finalizou no top 10 e, incrivelmente, Magnussen foi punido novamente em +10s pelo toque na traseira de Logan Sargeant que tirou o piloto da Williams da disputa. Kevin ainda piorou sua situação, ao servir a penalidade de tempo de forma incorreta, o que pode gerar uma punição mais severa nas próximas horas.

Williams Racing e Stake Kick Sauber

Em um fim de semana desastroso, a Williams e a Kick Sauber saem da competição em território americano sem pontos marcados, e permanecem zeradas na tabela de equipes.

Top 10 do campeonato de pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 136 pts

2 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 103 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari) – 98 pts

4 – Lando Norris #4 (McLaren) – 83 pts

5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari) – 83 pts

6 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 41 pts

7 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 37 pts

8 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 33 pts

9 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 27 pts

10 – Yuki Tsunoda #22 (Visa Cash App RB) – 14 pts

Campeonato de construtores:

1 – Red Bull Racing – 239 pts

2 – Scuderia Ferrari – 187 pts

3 – McLaren – 124 pts

4 – Mercedes-AMG F1 – 64 pts

5 – Aston Martin Aramco – 42 pts

6 – Visa Cash App RB – 19 pts

7 – Haas F1 Team – 7 pts

8 – Alpine F1 Team – 1 pt

9 – Williams Racing – 0 pts

10 – Stake Kick Sauber – 0 pts

A próxima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Emilia-Romagna, no dia 19 de maio.