Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Grid de Largada – GP da Áustria – 2018

FÓRMULA 1 – Grid de Largada – GP da Áustria – 2018

2943

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Áustria – 2018

Foto: Twitter Bottas Oficial / Steve Etherington

E tivemos neste sábado (30/06/2018) os treinos classificatórios para o GP da Áustria, diretamente de Red Bull Ring! Leclerc já começa com uma penalização de 5 posições devido troca do câmbio da sua Sauber.

Q1

Após as primeiras voltas do Q1, Hamilton tinha o melhor tempo com 1:04.294. Em seguida tínhamos Vettel, Bottas, Kimi e Leclerc. Faltando 8 minutos e com todos marcando tempo, tínhamos Hamilton ainda com o melhor tempo (1:04.080), seguido de Bottas, Kimi e Vettel. Verstappen, Grosjean, Ricciardo, Magnussen, Hulkenberg e Sainz fechavam o TOP10. Naquele momento estariam eliminados: Vandoorne, Alonso, Perez, Stroll e Ericsson.

Faltando 3 minutos, partimos para a fase final do Q1, com a turma da “degola” tentando se salvar! Destaque para o declínio total de Perez, evidentemente com algum tipo de problema. Alonso conseguiu uma volta mágica e assumiu o P10, Grosjean com um belo 4º tempo, deixando as Red Bull para trás. Leclerc consegue mais uma vez colocar o “carro” da Sauber na próxima parte da classificação. ELIMINADOS: Vandoorne, Perez, Sirotkin, Hartley e Ericsson. Stroll conseguiu uma última volta salvadora e coloca a Williams no Q2.

Q2

Partimos então para a segunda parte do treino para a definição do TOP10. As Mercedes com pneus super macios e marcam os melhores tempos nas primeiras tentativas – Hamilton e Bottas, nesta ordem. Vettel e Kimi com compostos ultra macios ficam em 3º e 4º lugares. Destaque ainda para Grosjean, mantendo-se à frente das Red Bulls (com pneus super macios).

Faltando 8 minutos para o final, Verstappen consegue tomar a posição de Grosjean e assume o P5. Destaque até então para Alonso e Leclerc, entre os 10 melhores. Naquele momento estariam sendo eliminados: Ricciardo, Stroll, Ocon, Hulkenberg e Sainz.

Ricciardo, com certa dificuldade nesta fase do treino, consegue uma volta melhor e entra na lista dos classificados, em 9º. Sainz também crava tempo razoável e assume o P8. Assim, entramos na fase final do treino com Hulkenberg, Ocon, Leclerc, Alonso e Stroll sendo eliminados!

Voltas finais, Vettel crava o melhor tempo, deixando Hamilton e Bottas para trás. Kimi fecha em 4º, com Verstappen, Grosjean, Magnussen, Ricciardo, Sainz e Hulkenberg. Ficam de fora do Q3: Ocon, Gasly, Leclerc (que ainda perde 5 posições no grid), Alonso e Stroll.

Q3 – DEFINIÇÃO DA POLE

Entramos então na parte final da classificação para a definição do POLE POSITION para o GP da Áustria 2018! Na disputa Vettel, Hamilton, Bottas, Kimi, Verstappen, Grosjean, Magnussen, Ricciardo, Sainz e Hulkenberg.

Nas primeiras tentativas ficamos com Bottas, Raikkonen, Hamilton, Grosjean, Verstappen, Ricciardo, Vettel, Sainz e Hulkenberg. Destaque AINDA para Grosjean que consegue manter-se no TOP5.

Voltas finais, Vettel passa e marca 1:03.464. Hamilton crava 1:03.149 e BOTTAS tira a festa do companheiro! Marca 1:03.130 e é o pole position em Red Bull Ring. Na segunda fila ficamos com Kimi e Vettel, seguidos de Verstappen e GROSJEAN. Ricciardo é o 7º, com Magnussen, Sainz e Hulkenberg completando o TOP10.

Foto: Twitter Oficial F1

“Durante todo o findes conseguimos ir evoluindo o carro e hoje estava excelente. Conseguimos melhorar ainda mais nas últimas voltas” – Bottas que tem agora 5 poles na carreira e a primeira em 2018.

GRID DE LARGADA

ATUALIZAÇÃO em 30/06 às 15:00: E após a prova Vettel foi punido por ter bloqueado Carlos Sainz durante a classificação. O piloto da Ferrari perdeu 3 posições no GRID e larga em 6º. Leclerc também pagou punição de 5 posições devido troca de cambio. Segue GRID atualizado:

TRANSMISSÃO E REPRISES