Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Áustria – 2022

709

 14 min de leitura

(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da décima primeira disputa do calendário, em uma pista bem conhecida no esporte a motor.

A Fórmula 1 está de volta já nesse final de semana (8, 9 e 10) para realizar o Grande Prêmio da Áustria, a décima primeira etapa do calendário, no clássico circuito Red Bull Ring, em Spielberg, uma vila do estado austríaco da Estíria.

(Foto: Getty Images/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Essa prova é a corrida em casa para a Red Bull Racing, já que o patrocinador principal que deu nome a escuderia, um dos energéticos mais famosos do mundo, surgiu na Áustria. O chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, também estará no quintal de casa nesse final de semana. O investidor austríaco nasceu em Viena, capital do país europeu.

Como costuma ocorrer, o circuito Red Bull Ring oferece uma verdadeira festa para os fãs e toda a equipe da RBR. Por isso, mais de 70% das arquibancadas serão ocupadas por fãs de laranja: a torcida do atual campeão e líder do campeonato, Max Verstappen. Isso dará um impulso extra para uma equipe que lidera as duas tabelas de classificações da temporada: a de pilotos (1-2) e construtores.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP austríaco, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Oracle Red Bull Racing (328 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1: Espero que possamos ter um bom final de semana e maximizar os pontos disponíveis em uma etapa com classificatório Sprint. Será ainda mais importante por ser uma corrida em casa para a equipe, e em nosso circuito.”

Sergio Perez #11: Não comentou.

Christian Horner (chefe da equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (265 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55:Ganhar meu primeiro GP de F1 e com a Ferrari, em uma das minhas pistas favoritas, Silverstone, é literalmente incrível. Mentalmente foi uma das corridas mais difíceis que disputei: gerenciar as lacunas, muitas batalhas na pista, sofremos um pouco com a subviragem e no segundo stint tivemos que economizar combustível para chegar até o final.

Graças ao combustível economizado atrás do Safety Car, fui até o final e finalmente alcancei minha primeira vitória. Aproveitei muito esse domingo, mas já começamos a trabalhar na preparação para a próxima etapa [Áustria].”

Mattia Binotto (chefe da equipe):Há mais três corridas desafiadoras chegando antes das férias de verão e, como Silverstone mostrou novamente, cada corrida deste ano é absolutamente imprevisível. Garantiremos que temos nossos carros prontos para o desafio e nos apresentaremos como uma equipe forte e uma unidade forte.”

Mercedes-AMG Petronas (204 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe da equipe):Foi um fim de semana espetacular em Silverstone, com um apoio incrível e uma exibição mais competitiva. Isso reflete todo o trabalho duro para trazer atualizações para o carro – e um circuito que jogou com os pontos fortes do nosso pacote atual.

Estou ansioso para voltar à Áustria: é minha corrida em casa e um local cheio de boas lembranças. É uma pista muito diferente de Silverstone, e nem sempre nos agradou no passado, mas os carros mudaram drasticamente desde a última vez que estivemos em Spielberg.

Vamos nos manter focados, preparar o melhor que pudermos e espero que possamos ganhar um impulso extra com Silverstone.”

McLaren (73 pts)
(Foto: Zak Mauger/Motorsport Images/McLaren)

Lando Norris #4: “Estou muito animado por estar de volta a Spielberg para o Grande Prêmio da Áustria. É um Sprint e é um dos meus favoritos no calendário, então está se tornando um bom fim de semana. Embora não estejamos necessariamente lutando por pódios como nos últimos dois anos, definitivamente há uma oportunidade para alguns bons pontos e algumas batalhas divertidas.”

Daniel Ricciardo #3:O Grande Prêmio da Áustria é sempre divertido. É uma grande pista em um belo local e é sempre uma corrida emocionante. As últimas corridas de Sprint provaram que tudo é possível, então estou pronto para aproveitar todas as oportunidades que surgirem, além de criar algumas minhas. Esperamos fazer algumas melhorias neste fim de semana. Vamos manter a cabeça erguida e seguir em frente.”

Andreas Seidl (chefe da equipe): Não comentou.

BWT Alpine (67 pts)
(Foto: Coates/XPB Images/Alpine F1 Team)

Fernando Alonso #14: “Silverstone foi um bom resultado para nós e gostei de lutar perto da frente nas últimas voltas. Temos que estar felizes com o quinto. Acho que foi o meu melhor fim de semana até agora em termos de competitividade geral e resultado. Espero que possamos continuar de onde paramos em Silverstone. É uma rodada dupla, então temos que manter os níveis de energia.

“A volta no Red Bull Ring é curta, sempre muito apertada e a qualificação costuma ser acirrada entre vários carros. Um pequeno erro ou perda de tempo pode ser a diferença entre Q2 e Q3. Também é um fim de semana de qualificação em Sprint e acho que a pista será muito boa para este formato porque as ultrapassagens são possíveis lá. Sim, eu quero continuar marcando pontos daqui pra frente.”

Esteban Ocon #31: “Chegar aos três dígitos na F1 é uma conquista da qual qualquer piloto se orgulharia. Pode-se dizer que é um número que reflete consistência no esporte e mostra que sou um piloto estabelecido com boa experiência. Mas não tanto quanto meu companheiro de equipe, claro.

Meu sonho sempre foi chegar à Fórmula 1, então será bom dizer que participei de 100 corridas com muitas mais por vir. Nosso foco é ter um fim de semana tranquilo com um bom resultado no domingo, após a decepção que tive em Silverstone. Estou animado para voltar a esse outro circuito clássico: o Red Bull Ring.”

Otmar Szafnauer (chefe da equipe): Depois de Silverstone, continuamos diminuindo a diferença para o quarto lugar no Campeonato de Construtores após a P5 de Fernando na corrida. Infelizmente, não conseguimos que os dois carros terminassem a prova devido ao abandono de Esteban, que agora sabemos que foi uma falha elétrica na bomba de combustível de alta pressão.

As atualizações que introduzimos em Silverstone funcionaram conforme o esperado e nos deram um impulso no desempenho. A Áustria é o segundo evento de Sprint do ano e teremos que nos ajustar rapidamente com uma sessão de treinos na sexta-feira antes da qualificação, e tenho toda a confiança de que até domingo podemos sair com pontos fortes.

O clima pode ser imprevisível em Spielberg, e acho que temos a capacidade de ir bem na Áustria, faça chuva ou faça sol. É a corrida em casa do nosso parceiro de título BWT e estamos igualmente ansiosos para estar com eles no fim de semana de corrida e, esperançosamente, desfrutar do sucesso na pista juntos.”

Alfa Romeo ORLEN (51 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77:Tenho boas lembranças de Spielberg, o lugar onde consegui meu primeiro pódio na Fórmula 1 em 2014, e uma corrida que venci duas vezes. Sempre gosto do meu tempo na Áustria, assim como gosto de pilotar nessa pista: a paisagem por aqui, com as montanhas emoldurando o circuito, é linda. Os fãs também são incrivelmente apaixonados e sempre sinto o apoio deles ao correr aqui.

O fim de semana passado em Silverstone foi difícil para nós, pois foi um dia em que tivemos ritmo para marcar muitos pontos: era importante reagrupar e voltar logo ao nosso lugar. Analisamos o que deu errado no último domingo e tenho certeza que vamos conseguir lutar por pontos e recuperar o que perdemos. Sabemos que será uma questão de pequenos detalhes, como sempre, mas estamos confiantes.”

Guanyu Zhou #24:No momento em que saí de Silverstone no domingo passado, já estava ansioso para voltar ao carro. Foi uma grande queda, e mais uma vez estou grato pelas melhorias de segurança dos últimos anos que me permitiram sair sem lesões: mas isso já passou e estou apenas concentrado nessa disputa aqui na Áustria.

Nosso desempenho na Grã-Bretanha parecia promissor, o carro estava bom, então mal posso esperar para continuar de onde paramos depois da qualificação do último fim de semana e dar uma boa conta de nós mesmos na pista. Temos o classificatório em Sprint neste sábado, minha segunda depois de Ímola, e estou ansioso por isso também; é uma boa oportunidade para nos colocarmos em um bom lugar para domingo.”

Frédéric Vasseur (chefe da equipe):Este fim de semana na Áustria é uma oportunidade para nos recuperarmos de Silverstone, e voltar imediatamente ao nível que mostramos este ano. Podemos aproveitar os pontos positivos da semana passada: nosso ritmo, que nos permitiu lutar bem dentro dos pontos, e o desempenho que mostramos ao longo do fim de semana.

Estou confiante de que podemos lutar na frente do pelotão do meio; o Sprint Qualifying também nos oferece uma oportunidade extra de levar pontos para casa. Como sempre, precisaremos estar afiados e precisaremos executar cada sessão da melhor maneira possível, mas sabemos que o espírito desta equipe é alto e estamos prontos para o desafio que temos pela frente.”

Scuderia AlphaTauri (27 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Pierre Gasly #10:Para a Red Bull, o GP da Áustria é a sua corrida em casa, e toda a equipe quer correr bem. No Red Bull Ring marquei pontos em três ocasiões apenas. A pista é muito rápida, especialmente o segundo e terceiro setores; é o tipo de traçado que tem sido difícil para nós desde o início do ano. Por outro lado, aprendemos muito com as corridas até agora e podemos tentar melhorar o carro nestas condições e fazer algum progresso.

Precisaremos de um fim de semana perfeito, porque tivemos algumas dificuldades desde o início da temporada e será importante fazer nosso pacote funcionar bem em circuitos que no papel não são adequados para nós. Faremos o possível para aproveitar qualquer oportunidade que surgir.”

Yuki Tsunoda #22:Estou feliz por poder voltar imediatamente a correr e deixar a corrida em Silverstone para trás. O único momento positivo daquele fim de semana foi no sábado à tarde, quando conseguimos trabalhar bem no molhado e nos qualificar melhor do que esperávamos, dado o desempenho de sexta-feira. Faremos o possível para nos recuperar da decepção da prova passada.

Em 2021, eu me diverti muito na Áustria: entrei no Q3 e, na corrida, conquistei o décimo lugar. E olhando um pouco mais para trás no tempo, também consegui um segundo lugar aqui, quando corria na Fórmula 2. Pode ser um fim de semana um pouco complicado para nós, não tenho certeza se as altas velocidades combinam bem com nosso carro.

Nosso desempenho tem sido variável em diferentes tipos de circuitos, então veremos como serão as coisas em Spielberg. Não é uma pista complicada de configurar, usa uma configuração média em termos de downforce para enfrentar melhor as seções de alta velocidade. Considerando o desempenho do ano passado, creio que conseguiremos ser competitivos.”

Haas (20 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Mick Schumacher #47:Estou animado por simplesmente ir para a Áustria. É uma grande pista, um grande local, e é sempre bom. Geralmente o tempo está favorável, então trago minha bicicleta e vou andar com a equipe.

Já fiz muitas Sprint Races na Fórmula 2, mas gosto de pilotar em sessões de treinos livres e ser capaz de realmente aperfeiçoar o carro e depois ir para a qualificação. Tudo se acumula para esse grande evento, enquanto eu sinto que, com a Sprint, você tem um treino livre, uma qualificação e então vai direto para essa corrida classificatória.

“Particularmente, eu quero que chova. Este ano, também com o carro, definitivamente ajuda, então obviamente, gera mais motivação na chuva. Se você já pensa que está feliz pelo fato de chover, isso pode mudar muito na forma como você aborda esse fator em comparação com uma pessoa que não gosta de chuva; é tudo uma questão de mentalidade.”

Kevin Magnussen #20:Ímola foi o meu primeiro Sprint do ano, e tivemos um bom fim de semana: marcamos pontos tanto nessa corrida classificatória quanto na corrida principal, por isso é sempre bom ter uma boa primeira experiência, e esperamos poder fazer o mesmo aqui na Áustria.”

Guenther Steiner (chefe da equipe):Julho é um mês cheio de corridas. Seria bom ter mais alguns pontos, mas como eu disse antes, não quero aumentar a expectativa agora de que quando não pontuamos, ficamos chateados, isso não é verdade. O pelotão do meio está muito apertado este ano e em cada corrida alguém pode conseguir esse feito.

Precisamos ter um final de semana impecável para chegarmos a zona de pontuação, porque nossos concorrentes são fortes. Obviamente, vamos lutar por pontos, mas se eles não vierem, há uma corrida duas semanas depois na França, onde podemos ter essa chance. Acredito que podemos potencialmente marcar pontos em cada uma das corridas.”

Aston Martin Aramco Cognizant (18 pts)
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Lance Stroll #18:Este é um pequeno circuito divertido: é rápido e implacável; você está sempre indo ao limite para maximizar o tempo de volta. Tive alguns bons resultados aqui nos últimos dois anos e sinto que podemos desenvolver algum impulso positivo se conseguirmos um final de semana limpo. É mais fácil ultrapassar aqui do que em Ímola, local da última Sprint Race, por isso espero ver mais ação no sábado dessa vez.”

Sebastian Vettel #5:Este é um circuito realmente implacável: saia do traçado e você será punido rapidamente. Mas isso o torna agradável porque você é sempre testado. As curvas são muito agressivas e, com esses carros mais baixos, precisaremos ser mais cuidadosos. Espero que sejamos mais competitivos nessa etapa.

O Sprint adiciona outra dimensão ao fim de semana, e as corridas aqui são normalmente cheias de surpresas. Por isso estou ansioso por conseguir aproveitar essas duas oportunidades na Áustria.”

Mike Krack (chefe da equipe): Não comentou.

Williams Racing (3 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Nicholas Latifi #6: Não comentou até o momento.

Alex Albon #23:Seguimos para a Áustria agora. Tendo sido piloto da Red Bull, é um lugar que conheço bem. No papel, acho que é uma pista em que a Williams se saiu muito bem no passado. George teve algumas sessões de qualificação muito boas em 2021 e, novamente, no papel, acho que se adequará um pouco mais ao nosso carro do que em outros circuitos.

O Red Bull Ring é um ótimo lugar para testar o pacote de atualização. Tem uma boa mistura de curvas de baixa e alta velocidade, o que torna o nosso acerto importante, especialmente porque há poucas curvas para acertar. Você está procurando por centésimos nesta pista, mais do que décimos, então, se pudermos encontrar um bom ritmo, acho que teremos uma boa corrida.

Estou animado para correr em Spielberg novamente, e também temos um teste de pneus na semana após o Grande Prêmio da Áustria, o que será bom para nós: mais quilometragem e no novo pacote aerodinâmico.”

Novidades para o GP

Semana de Sprint

(Foto: Dan Mullan/Getty Images/ Red Bull Content Pool)

O GP da Áustria marcará o segundo final de semana com sistema de classificação em formato Sprint Race da temporada, depois da corrida em Ímola, em abril, e antes do GP de São Paulo, previsto para ocorrer em novembro.

Por isso, o formato do final de semana vai ser assim: na sexta-feira, acontecerá o Treno Livre 1 e, mais tarde, a qualificação tradicional (Q3, Q2 e Q1), esta que definirá o grid da Sprint Race. No sábado, será a vez do Treino Livre 2 e, três horas depois, a Sprint, a disputa em que o resultado estabelecerá o grid de largada para a corrida principal de domingo.

Vale lembrar que o piloto que conquista a Pole Position para a Sprint Race, recebe 3 pontos, e os ocupantes das oito primeiras posições ao final da corrida curta de sábado, pontuam (8 pontos para o vencedor e 1 para o 8° lugar.

Detalhes do circuito
Circuito Red Bull Ring (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito Red Bull Ring possui 4.318 km de extensão, 10 curvas (7-D e 3-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1970 e a corrida terá um total de 71 voltas. O recorde de volta mais rápida nesse traçado ainda pertence a Carlos Sainz, que cravou o tempo de 1:05.619 na temporada 2020 pela McLaren.

Essa pista tem como características principais a predominância de trechos de média a alta velocidade, retas interrompidas por frenagens fortes e grandes mudanças de elevação presentes no traçado. Além disso, há 3 zonas de uso do DRS (asa móvel) disponíveis, o que proporciona ultrapassagens frequentes durante as provas. Confira abaixo como é uma volta no circuito austríaco, através do simulador/game F1 2019.

O Red Bull Ring, apesar de curto e apresentar um layout que parece inofensivo, costuma punir de uma maneira bem severa pilotos que saem da pista em direção às britas, principalmente no complexo das curvas 6, 7 e 8.

Outra dificuldade que os competidores encontram nesse circuito, é acertar a curva 1 sem infringir os limites de pista, que são rigorosos e costumam deletar voltas boas durante a classificação.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

O circuito em Spielberg, na Áustria, é uma montanha-russa curta, acentuada (com apenas 10 curvas) e mudanças constantes de elevação. A Pirelli traz os três pneus mais macios da linha: C3 como P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio.

Ano passado, houve duas corridas consecutivas no Red Bull Ring: este fim de semana traz a mesma nomeação de pneus que a segunda corrida de 2021, concebida para ajudar no show, aumentando a degradação e criando mais oportunidades de ultrapassagem. Naquela ocasião, a estratégia vencedora foi a de duas paradas: um stint de abertura no médio, seguido de dois stints com pneus duros. Importante lembrar que os compostos e estruturas são diferentes este ano.

A Áustria também recebe o segundo fim de semana de corrida sprint na temporada, depois de Ímola. Como lembrete, em vez de ter 13 jogos de pneus para um fim de semana convencional, haverá apenas 12 jogos. Estes consistem em dois conjuntos de duro, quatro de médio e seis de macio.

Além disso, as equipes terão até seis conjuntos de Cinturato Verde intermediário e três conjuntos de pneus Cinturato Azul de chuva disponíveis em caso de pista molhada, o que é muito possível nas colinas da Estíria.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 11°C e Máxima de 19°C. Pancadas de chuva de manhã, 50% de possibilidade.

Sábado:

Mínima 12°C e Máxima 22°C. Tempo parcialmente nublado, não chove (7% de chances de chover).

Domingo:

Mínima de 11°C e Máxima de 20°C. Chuva fraca pela manhã, 72% de possibilidade no decorrer do dia.

Fonte: www.weather.com

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

Artigo anteriorSTOCK CAR – Resultado Final (6ª etapa) – Velopark/RS – 2022
Próximo artigoFÓRMULA 1 – Programação, Horários e Transmissão – GP da Áustria (Red Bull Ring) – 2022