Início Assuntos gerais Massa deixa rusga com Verstappen no passado e elogia bom rendimento do...

Massa deixa rusga com Verstappen no passado e elogia bom rendimento do piloto na F1

149
Fonte: Unsplash
Fonte: Unsplash

Na temporada 2017 da Fórmula 1, última de Felipe Massa como piloto da Williams, uma confusão durante o Q3 do GP do Bahrein fez com que o piloto brasileiro e o jovem Max Verstappen trocassem algumas acusações e palavras indelicadas. Após o incidente, ambos evitaram comentar sobre a situação ou opinar sobre o outro. Isso mudou recentemente, após os resultados das primeiras 11 corridas da F1 na temporada atual. Agora correndo na Stock Car, Massa deixou o desentendimento para trás e exaltou os excelentes resultados do piloto da Red Bull.

Com cinco vitórias e 187 pontos conquistados, Verstappen terminou a primeira metade da temporada na segunda posição do Mundial de Piloto com apenas oito pontos de desvantagem para o heptacampeão Lewis Hamilton. O bom desempenho na pista é uma grande surpresa para os fãs, pois o esperado era mais um ano de domínio da Mercedes, algo que acontece desde 2014. Hamilton pode ter tomado a liderança após o GP da Hungria, com 195 pontos, mas o desempenho na pista mostra que a disputa contra o holandês será apertada.

Felipe Massa foi um dos primeiros pilotos a reconhecer o esforço de Max Verstappen na temporada, e exaltou os resultados até aqui. Em entrevista recente feita à Betway, site de apostas online, o brasileiro afirmou que o piloto da Red Bull pode ser considerado um campeão, mesmo sem ter um título na Fórmula 1. Ele fez uma comparação com antigos pilotos da escuderia, como Daniel Ricciardo, e mostrou que apenas Verstappen conseguiu resultados mais significativos com o carro. Essa seria a maior prova de que o holandês tem um nível acima da média quando o assunto é talento e habilidade na F1.

Além disso, Massa também se mostrou surpreso pelo crescimento do antigo desafeto na Red Bull. Após a saída de Ricciardo, o holandês ficou sozinho trabalhando na evolução da equipe e, mesmo com apenas 23 anos, conseguiu fazer o carro austríaco alcançar um rendimento de alto nível na pista para desafiar a Mercedes. Ou seja, na opinião do brasileiro, Verstappen é o grande responsável pela Red Bull deixar de ser apenas uma equipe coadjuvante.
Mais equilíbrio nas pistas

Felipe Massa não falou apenas dos bons resultados de Verstappen, mas também da disputa acirrada que está acontecendo na F1 neste ano, algo que surpreendeu a quase todos na categoria. Na conversa para o blog Betway Insider, o piloto da Stock Car afirmou que o amplo domínio da Mercedes na F1, que conseguiu 100% de aproveitamento nos últimos sete anos, não é saudável para o automobilismo.

Ele acredita que os fãs sempre estão ansiosos por uma disputa acirrada, e que o domínio de um só piloto acaba com boa parte da diversão de assistir cada etapa. “Acho que as pessoas sempre querem ver alguma disputa, independente do esporte. Agora é a época da Mercedes, e isso sem dúvida não é positivo para os fãs”, afirmou Massa durante a entrevista. O próprio piloto admitiu que as últimas temporadas não foram tão animadas quanto o esperado por ele.

O curioso é que em 2008, quando Felipe Massa foi vice-campeão para Lewis Hamilton, a F1 passava por um momento de equilíbrio entre as equipes. A Ferrari havia sido campeã em 2007, enquanto a McLaren levou a taça naquela temporada. Infelizmente, desde 2014, a Mercedes conseguiu uma vantagem muito grande perante aos rivais e começou um forte domínio na categoria.
Mudanças para o futuro

A disputa entre Red Bull e Mercedes em 2021 é só um aperitivo do potencial que a Fórmula 1 tem para o futuro. Como mostra reportagem do site Globoesporte, as mudanças nas regras para a próxima temporada prometem causar um maior equilíbrio entre as equipes. A Liberty Media quer controlar os gastos financeiros, e impedir que a Mercedes gaste R$ 2,3 bilhões, como foi em 2020, e não dê nenhuma oportunidade para os rivais que investem menos, como é o caso da Haas com o orçamento de apenas R$ 800 milhões.

Outras alterações importantes envolvem diretamente os carros da F1. A categoria está fazendo mudanças para que as ultrapassagens durante os GPs sejam mais comuns. Atualmente, a turbulência sofrida pelos carros impede uma disputa mais próxima e acirrada entre os rivais. Isso é algo que promete mudar a F1, algo que é necessário desde que a Mercedes começou a mostrar que não tinha espaço para nenhum outro rival.