Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Inglaterra – 2016

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Inglaterra – 2016

106

 5 min de leitura

Foto: Studio Colombo / Pirelli / Fotos Públicas
Foto: Studio Colombo / Pirelli / Fotos Públicas

E neste domingão (10/07/2016) tivemos o Grande Prêmio da Inglaterra, no circuito de Silverstone, pelo mundial de Fórmula 1. A largada, infelizmente, ocorreu com carro de segurança devido a grande quantidade de água na pista! Cena curiosa e interessante foi a diferença no circuito quanto ao clima – Muita água em alguns pontos e muito sol em outros.

Os pilotos saíram com compostos de chuva e ficaram por 5 voltas atrás do safety car.

Na relargada, os 4 primeiros resolvem dar a primeira volta ainda com os pneus de chuva. O resto já entrou para efetuar as trocas para pneus intermediários. Volta 6 completada e tínhamos Hamilton, Rosberg, Max e Ricciardo. Max foi para cima de Rosberg e pressionou muito, o que ajudou Hamilton a disparar na liderança desde o início. Volta seguinte, o primeiro dos ponteiros a parar nos boxes, Ricciardo. Massa também entra para troca. Hamilton, Rosberg e Max seguem com pneus de chuva.

A primeira vítima da pista molhada foi WEHRLEIN que escapou e abandonou! Volta 8 e os 2 pilotos da Mercedes, JUNTOS, nos boxes para colocarem os pneus intermediários, assim como Max e os lixos ambulantes da Sauber. Ericsson, apesar do acidente no sábado, largou dos boxes e “participou” da corrida.

Após praticamente todos trocarem os compostos, tínhamos: L.HAMILTON, N.ROSBERG, M.VERSTAPPEN, S.PEREZ, D.RICCIARDO, K.RAIKKONEN, C.SAINZ, F.MASSA, V.BOTTAS, N.HULKENBERG

Seguimos com boas brigas no pelotão intermediário, principalmente devido a diferença de pneus entre alguns pilotos. Volta 11 e o “Sony” Ericsson abandona com problemas no carro. Na mesma volta, Bottas rodou e acabou perdendo boas posições, ainda atrapalhou o Button no retorno à pista.

Boa prova da Force India com PEREZ e HULKENBERG. Bela disputa, pelo 8º lugar, entre HULK e Massa por diversas voltas. Tempo depois Alonso entra na disputa e passa a pressionar HULKENBERG.

Lá na ponta, Hamilton abre quase 5 segundos para Rosberg em 15 voltas. Kimi resolve dar um passeio fora da pista e depois tem dificuldades para encontrar o rumo correto! Destaque mais uma vez para VERSTAPPEN que conseguiu acompanhar Rosberg por muito tempo. É a diferença de qualidade do piloto na pista molhada! E na volta 16 ULTRAPASSA Rosberg de forma brilhante, por FORA! Foi auxiliado por um errinho do Nico, mas por fora Max, por fora? Parabéns ao garoto!

Ferrari, com Vettel, é a primeira a colocar pneus de pista seca. Na volta seguinte os demais começam a trocar também. Na Renault é que a coisa não funcionou bem, lambança geral com a troca de Palmer. Perdeu um dos pneus traseiros na saída do box, para piorar foi punido com um Stop&GO. Volta 18, Hamilton e Rosberg entram para trocar pelos pneus médios e Verstappen assume a liderança temporária. Na mesma volta, o primeiro a se complicar com o pneu slick na parte molhada, Vettel roda.

Volta 19 e Max Verstappen entra para colocar os pneus médios e retorna às frente de Rosberg. Assim temos: L.HAMILTON, M.VERSTAPPEN, N.ROSBERG, S.PEREZ, D.RICCIARDO, K.RAIKKONEN, C.SAINZ, N.HULKENBERG, F.MASSA, ALONSO. Excelente prova de Perez até então. HULKENBERG ganha a posição de Massa nas paradas e Alonso passa a pressionar o brasileiro, belas disputas entre eles. Até que Alonso perde o carro e vai para a caixa de brita, ainda consegue voltar, mas complicou sua prova.

Enquanto isso, com 21 voltas, o show era mesmo de Verstappen em 2º lugar, com tempos similares ao de Hamilton! Mas na volta 24 Rosberg mostra que não está morto e parece entra na corrida! Lá atrás, na disputa pela 14ª posição, Nasr faz bonito e pressiona com muita garra o piloto da Williams, Bottas. Na volta 26 ultrapassa o piloto da Williams! Bela ação do brasileiro de posse com aquele lixo ambulante da Sauber.

Na volta 28, Hamilton erra na Curva 1 e perde um bom tempo! Verstappen, um pouco atrás erra da mesma forma e Rosberg cola na Red Bull do garoto. Até a volta 39, Max consegue segurar, e MUITO BEM, o ímpeto do Rosberg, quando o carro da Mercedes ultrapassa e segue em busca de Hamilton, que faz volta rápida atrás de volta rápida e abre dos 2!

Na volta 40, Vettel parte para cima de Massa na disputa pela 9ª posição e em uma das disputas o piloto da Ferrari praticamente empurra o piloto do carro branco para fora da pista. Aparentemente Vettel perdeu o ponto de frenagem, errou, e acabou forçando o brasileiro a passear lá fora. Ficou sob investigação e no final das contas, o piloto da Ferrari foi punido e terá 5 segundos adicionados ao seu tempo de prova! Mais uma péssima prova do alemão, nesta com muitos erros, muitos erros!

Segue a prova e naquele momento tínhamos: L.HAMILTON, N.ROSBERG, M.VERSTAPPEN, D.RICCIARDO, S.PEREZ, K.RAIKKONEN, N.HULKENBERG, C.SAINZ, S.VETTEL, D.KVYAT. Ricciardo já pode ficar de cabelos em pé mesmo! Max vai complicar sua vida na Red Bull, ao menos tem mostrado isso!

Na volta 47 Rosberg tem aparente problema com câmbio da Mercedes, faz um acerto de configuração no carro com dica da equipe via rádio (o que em tese é proibido e ficou sob investigação) e segue! A equipe pede para pular a 7ª marcha para evitar maiores danos. Verstappen se aproxima, mas não foi suficiente para ultrapassar!

Que final de prova! Mais uma vez valeu demais aguardar até o final! É isso que queremos! Hamilton vence fácil e conquista sua 47ª vitória na carreira e em casa, Rosberg em segundo e Max Verstappen fecha pódio! Mais uma prova difícil para Nico e mais um show de Max. Dos brasileiros, Massa até participou de disputas bacanas, mas praticamente perdeu todas, seja em pista, seja nos boxes. Ficou em 11º. Nasr fez o que pode, ao menos levou essa porcaria de carro ao final da prova, teve boa disputa com Bottas e terminou em 15º. Apesar dos erros, boa prova para Perez e também de Hulkenberg.

RESULTADO FINAL

 

corridafinal

Obs: Lembrando que Vettel terá 5 segundos adicionados ao seu tempo e perderá algumas posições. E Rosberg passará por investigação após contato via rádio para solucionar problema com câmbio.

MUNDIAL DE PILOTOS

mundial

PRÓXIMA ETAPA

Nosso próximo encontro com a Fórmula 1 será no GP da Hungria – Budapeste – 22 a 24/07/2016. Veja o calendário completo!

FOTOS

Vejam algumas fotos do final de semana em Silverstone – Créditos: Studio Colombo / Pirelli / Fotos Públicas