Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Programação, Transmissão e Horários – GP do Brasil –...

FÓRMULA 1 – Programação, Transmissão e Horários – GP do Brasil – 2015

75
Foto: Andrew Honne / Pirelli / Fotos Públicas
Foto: Andrew Honne / Pirelli / Fotos Públicas

GP do Brasil – 2015 – E finalmente (quanta espera) chegamos ao Brasil, o país de um povo louco e apaixonado por… FUTEBOL! Hum hum hum? Tá, tem uma galera que gosta do automobilismo e até de outros esportes! Mas deixa de filosofia, chegamos a São Paulo/SP com o Graaaaande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 neste final de semana (13 a 15 e novembro de 2015). Mesmo com Hamilton campeão, corrida é corrida e vai animar a torcida! Ainda, temos a disputa pelo vice campeonato entre Rosberg e Vettel! #felizmente

Mas a maior novidade mesmo é… INTERLAGOS! Sim, o próprio circuito! Semana passada tivemos a inauguração das áreas modernizadas e reformuladas da segunda fase das obras gerais do autódromo! Constou de construção de novos edifícios e modernização dos demais, além de ampliação da área do paddock e o espaço atrás dos boxes (que realmente era beeeeem apertadinho). Estiveram presentes no evento Fernando Haddad (prefeito) e Bernie Ecclestone, tio Bernie (o todo poderoso da F1).

Titio Ecclestone, que sempre foi crítico ferrenho de Interlagos, declarou sua satisfação pelo que encontrou e ainda retirou a responsabilidade do prefeito pela demora em termos as mudanças estabelecidas:

“As equipes ficarão contentes. Fiquei chateado no passado pois era o pior circuito do mundo. Agora todos ficarão empolgados. Pelo que eu vi, está muito, muito bom. Não diria que estou surpreso, porque não estou surpreso. Isso foi prometido muitos anos atrás, a previsão era para ano passado, acabou atrasando um pouco. Mas isso não tem nada a ver com o prefeito, não é culpa dele”.

A reforma era a contrapartida de Bernie para renovar contrato até 2020. A ideia inclusive era transferir os boxes e a largada para a reta oposta, mas felizmente não aconteceu!

“A mudança não ficaria tão boa quanto ao que estamos vendo hoje. Isso acabou ajudando no atraso das obras. Este equipamento vai ter uma longevidade muito grande, com a melhor solução técnica possível. Nós terminaremos 2016 com o autódromo inteiramente reformulado. Hoje o equipamento é mais rentável, mas mais importante que isso é o uso da comunidade. Não é só o atendimento às exigências da Fórmula 1, Nós estamos atendendo às exigências de uma São Paulo mais moderna que quer utilizar este equipamento inclusive com outras finalidades” – explicou o prefeito de São Paulo.

Tirando uns e outros, cuja opinião nem conta muito (como é o caso de Ricciardo), a maioria dos pilotos gosta muito de Interlagos. Querendo ou não, o circuito proporciona boas corridas em seu traçado clássico com 4.309 metros de comprimento e suas 71 voltas. Para este ano teremos o recapeamento, que melhorou MUITO a qualidade do asfalto! Os pneus disponíveis pela Pirelli este ano serão: Macios e Médios.

"Autódromo José Carlos Pace" por Will Pittenger
“Autódromo José Carlos Pace” por Will Pittenger

INFORMAÇÃO EXTRA: Você sabia que no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), existe o parque perimetral de Interlagos, que possui quase 4 quilômetros de extensão e pode ser usado para atividades físicas como caminhada, corrida ou ciclismo? Diferentemente da maioria (FICA A DICA PARA OUTROS ESTADOS), a pista funciona todos os dias (exceto quando há eventos e a entrada é restrita), das 6h às 17h, e o acesso é gratuito. Aproveite para manter a saúde em dia no Autódromo de Interlagos!

“O Autódromo de Interlagos representa todo o início da minha paixão pela velocidade. Foi na casa da minha avó, que era vizinha do circuito, onde cresceu essa vontade, o gosto pelo automobilismo, e as primeiras provas que assisti no muro. No estacionamento do Kartódromo de Interlagos foi onde andei com meu primeiro kart, pois no domingo a pista ficava estava fechada. Se tem um lugar que posso falar de ‘correr em casa’, certamente é o Autódromo de Interlagos. Existem várias recordações especiais. Uma delas é certamente o carinho com que sempre fui recebido nos 19 anos que corri pela de F1 aqui, e agora com a Stock Car. É sempre muito especial estar e correr em Interlagos.” – Rubens Barrichello – atual campeão da Stock Car Brasil.

Com a chegada das equipes no autódromo, muitos elogios e principalmente pela ampliação das áreas atrás dos boxes, mais espaço para guardar equipamentos, reuniões de time e aqueeeela cervejinha. Apenas a Lotus que quase não conseguiu apreciar as novidades. A coisa realmente não está fácil! A crise financeira da equipe volta a tona em Interlagos! Na manhã desta quarta-feira, foram colocados seguranças nas portas dos boxes e impediram a entrada de quem quer que seja! Mas após pagar o devido (mais de R$ 90mil) aos organizadores do GP do Brasil, o acesso foi liberado. A situação apenas não foi pior que no GP do Japão, em que os mecânicos e demais colaboradores contaram com a ajuda das outras equipes até para a alimentação! MEU DEUS, isso é forte! Forte! A Lotus ainda tem como agravante a pendência jurídica movido pelo ex-piloto (reserva) Charles Pic. A montadora Renault é quem pretende salvar a parada! Ela pretende retornar à F1 como equipe e já assinou uma carta de intenção de compra da Lotus. #forçaLotus #vamosNaFé

“O Autódromo de Interlagos é tudo na minha carreira, pois comecei a correr lá quando tinha 14 anos. O circuito hoje é um ícone não só aqui no Brasil, mas também no mundo. A pista tem história, tem tradição, faz parte da cultura e do esporte brasileiro. Para mim é meu escritório.” – Emerson Fittipaldi – ex piloto, bicampeão de Fórmula 1.

Felipe Massa quer muito repetir o feito do ano passado e conquistar o 3º pódio do ano. O piloto diz ser emocionante correr em casa e também uma “obrigação” sair bem!

“O GP em casa é sempre a corrida mais importante para um piloto. Para mim, correr em casa, onde comecei a minha carreira deste o kartódromo e em seguida, na pista de corrida, existirá sempre uma grande expectativa para ter um bom desempenho na frente da torcida. Amo esta pista, é uma das melhores para mim e sempre tive bons resultados. Estou realmente ansioso e espero alcançar outro bom resultado este ano. No ano passado, consegui terminar no pódio”.

O outro brazuca, Felipe Nasr, estreante em 2015, pisará no palco de Interlagos com seu C34 da Sauber pela primeira vez. O traçado não é bem conhecido pelo piloto, pois deixou muito cedo o automobilismo nacional (sabemos beeeem os motivos né). Uma pena que, em teoria, o carango da Sauber não deve ir bem nas curvas do circuito paulista! Muitas curvas de baixa e ainda os 2 pontos de fortes freadas podem ser mais uma vez o DRAMA para os péssimos sistemas de freios do C34.

Outro bom motivo para não perder o GP Brasil de F1 é a disputa pelo vice campeonato! No México, graças à lambança de Vettel (like Maldonado), o segundo piloto da Mercedes (Nico Rosberg) reassumiu a 2ª colocação do mundial. Rosberg possui 272 pontos e Vettel 251. A favor de Nico temos a sua vitória no ano passado em Interlagos. Mas Vettel tem ótimo retrospecto – já ganhou em 2010, 2013 e em 2012 comemorou junto ao público brasileiro seu tricampeonato. Ainda, o piloto definiu META de vencer as últimas 2 etapas de 2015 para garantir o vice!

“O GP do México foi provavelmente minha pior corrida neste ano. Prometo que vamos dar tudo de nós nas próximas corridas e ficar o mais perto possível da ponta, inclusive pretendo estar à frente. Faltam duas corridas para terminar, e SIM, podemos ganhar, mesmo entendendo ser difícil” – disse o alemão da Ferrari.

E os sensacionalistas desta vez pegaram pesado! Ôôôhhhh bando de gente desnecessária! Durante a semana foi cancelada, pelo piloto Lewis Hamilton, apenas uma porcaria de uma conferência que deveria ter acontecido hoje (quarta-feira). O motivo dado: “questões pessoais”. PELO AMOR DE DEUS, se isso indicar que um piloto NÃO vai participar da corrida, meu cérebro deve ter sérios problemas de entendimento e correlação com a realidade dos fatos! Outros já começaram a chamar o piloto de “estrela” e blá blá blá… mi mi mi! Por favor gente! Estrela, de ouro, é o Marcos Gomes (líder da Stock Car) reclamando de tudo e todos na Etapa Tarumã no último final de semana! Mas felizmente para nós, SERES JUSTOS E CORRETOS, a equipe Mercedes já desmentiu a questão! “Lewis está chegando um pouco mais tarde do que o planejado. NADA MAIS QUE ISSO!”. Segundo a imprensa especializada, o motivo foi uma febre alta e indicação médica de repouso! O piloto, campeão 2015, chegará ao Brasil nesta quinta-feira (12/11/2015) e espera vencer para homenagear o ídolo Ayrton Senna.

VAI À CORRIDA? DICAS IMPORTANTES e COMO CHEGAR AO AUTÓDROMO

  • Leve boné, óculos de sol e passe protetor solar – como o Autódromo é um local aberto, há poucos lugares com sombra. É importante se proteger dos raios solares. Use roupas e calçados confortáveis.
  • Leve blusa para o frio do Autódromo. O Autódromo situa-se no lugar mais alto do bairro de Interlagos e entre duas represas – Billings e Guarapiranga. No final da tarde, geralmente faz um pouco de frio. Por isso, leve sempre uma blusa com você.
  • Leve com você uma máquina fotográfica para registrar momentos inesquecíveis no Autódromo de Interlagos.
  • Interlagos é um bairro com clima muito instável, então sempre há possibilidade de chover. É recomendado que leve uma capa de chuva, já que, na maioria dos eventos, a entrada com guarda-chuva não é permitida.

O Autódromo de Interlagos localiza-se na região sul de São Paulo e o endereço oficial é Av. Senador Teotônio Vilela, 261, no bairro de Interlagos – São Paulo – SP, CEP 04801-010. Mais informações!

mapa
PROGRAMAÇÃO E TRANSMISSÃO

programacao_formula1_18

APLICATIVO OFICIAL

Uma novidade por parte da organização é a disponibilização do APLICATIVO MOBILE do GP BRASIL de F1. No App teremos todas as informações importantes para quem vai ao autódromo nos dias 13, 14 e 15 de novembro. Além disso terá a história da corrida (desde 72), programação completa do evento, informações sobre as equipes e pilotos. Para baixar acesse: GOOGLE PLAY e iTUNES.