Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de Singapura – 2023

623
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida mais desgastante fisicamente do calendário.

A Fórmula 1 retorna nesse final de semana (15 a 17) para realizar o Grande Prêmio de Singapura, a décima quinta etapa da temporada, no circuito urbano adaptado ao redor do Marina Bay Sands, um dos hotéis mais luxuosos do mundo, que fica na região central do país asiático.

Assim como em Sakhir (Bahrein) e em Jeddah (na Arábia Saudita), o GP em Marina Bay acontece à noite, devido a inviabilidade da corrida acontecer de dia, por conta das altas temperaturas no país, que é localizado na linha do Equador.

Mesmo assim, é a disputa mais desgastante da programação. A umidade intensa, as altas temperaturas e a retenção de calor devido às barreiras que cercam a pista tornam esta uma prova extremamente exigente para os competidores e todos os envolvidos no evento.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP singapuriano, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba as novidades que essa disputa trará, a matemática para a conquista do título antecipado pela Red Bull Racing, as informações dos compostos de pneus para o fim de semana e a previsão do tempo para os três dias de competição.

Oracle Red Bull Racing (583 pts)
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1: “Estou ansioso pela corrida noturna em Singapura; Marina Bay é um circuito bem legal. Este ano será interessante ver como o layout revisado da pista afetará o comportamento geral e a configuração do carro, acho que os tempos por volta serão muito mais rápidos.

Singapura provavelmente será o fim de semana mais desafiador das próximas corridas, já que os riscos são maiores em um traçado de rua e o pelotão geralmente é muito próximo, sem mencionar o calor e a umidade.

“No ano passado tivemos um fim de semana de muito azar, espero que este ano tudo corra bem, claro, faremos o nosso melhor para garantir o máximo de pontos em Marina Bay.”

Sergio Perez #11:O GP em Singapura da temporada passada foi provavelmente uma das melhores corridas da minha carreira, foi muito difícil, com o calor, as condições da pista e a concentração necessária em um circuito de rua.

É claro que adoraria repetir a vitória, mas será complicado, o novo traçado da pista vai tornar as coisas mais rápidas no setor três e há chances de chover, por isso pode ser divertido.

Este fim de semana é minha 250ª corrida na Fórmula 1 e nunca teria imaginado que correria tantas vezes com um carro de F1 quando comecei minha carreira. Foi um sonho e estou orgulhoso de ter representado o México em todo o mundo neste evento, e eu adoraria conquistar outra vitória para o meu país neste domingo.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (273 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Tivemos um tempo para analisar uma intensa rodada dupla e agora estamos caminhando para outra. Singapura é um desafio único para cada equipe. As condições quentes e úmidas são difíceis para os pilotos, mecânicos e carros.

É uma pista acidentada e há algumas mudanças no traçado para este ano também. Deve tornar a volta mais fluida e um pouco mais gentil com os pneus. A batalha com nossos concorrentes mais próximos é incrivelmente acirrada. É difícil prever como será o resultado a cada fim de semana.

No entanto, normalmente temos melhor desempenho em pistas com alta pressão aerodinâmica, por isso temos esperança de um desempenho competitivo.”

Scuderia Ferrari (228 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: “Espero que os tifosi tenham gostado da última prova em Monza tanto quanto eu. Além disso, estou ansioso para voltar à pista de Marina Bay nesse fim de semana.”

Carlos Sainz #55:O GP da Itália foi uma ótima etapa para nós e poder comemorar um pódio com os tifosi foi a cereja do bolo perfeita. Eu realmente quero agradecer a cada um deles por seu apoio infinito. Eles são muito especiais.

A RBR ainda têm vantagem sobre nós, e o máximo que poderíamos alcançar em Monza era a P3. Tivemos boas batalhas na pista com eles e com Charles, e espero que as pessoas tenham gostado tanto quanto eu. Agora seguimos para Singapura e irei em busca de mais.”

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Vamos correr novamente num circuito que não poderia ser mais diferente de Monza. A pista de Marina Bay exige um alto nível de downforce aerodinâmico, um carro particularmente eficiente em termos de tração e bem equilibrado, para dar aos pilotos a confiança necessária para correr entre paredes em Singapura.

”Como em todos os circuitos de rua, o piloto pode realmente fazer uma grande diferença aqui. Fizemos muito trabalho de preparação no simulador e agora o segredo será Carlos e Charles darem o máximo de voltas possível nos treinos livres, para extrair todo o potencial do SF-23.

”Em Monza tivemos uma corrida muito emocionante e positiva e queremos continuar essa tendência neste fim de semana em Singapura, com o objetivo de somar mais uma vez muitos pontos.”

Aston Martin Aramco Cognizant (217 pts)
(Foto: Zak Mauger/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou até o momento.

Fernando Alonso #14: Não comentou até o momento.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

McLaren (115 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4: “Estou muito animado por retornar a Singapura; é uma das pistas mais emocionantes do calendário, mas também uma das mais exigentes fisicamente. Nosso carro parece muito legal com um design de edição limitada do modo Stealth, então eu estou ansioso para entrar na pista.

Na semana passada, voltei ao MTC [McLaren Technology Centre] com meus engenheiros analisando nosso desempenho e resultado em Monza. Continuamos avançando e esperamos continuar finalizando de forma consistente nos pontos.”

Oscar Piastri #81:Sempre gostei de assistir ao GP de Singapura, então estou realmente ansioso para fazer minha estreia em Marina Bay. Passei um tempo no simulador na semana passada aprendendo o máximo que posso, mas como novato, é uma pista que você realmente precisa pilotar na vida real para ganhar experiência.

Singapura oferece algumas condições complicadas, especialmente com a alta umidade. É um novo desafio para mim, então é algo para o qual estou me preparando também. O carro tem uma pintura um pouco diferente para esta rodada dupla, o que eu realmente gosto. Espero que voltemos com um bom resultado.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Seguimos à vibrante cidade-estado de Singapura ansiosos pela primeira etapa desta rodada dupla com duas corridas asiáticas. Marina Bay oferece sempre um evento emocionante e, nesta corrida especial, o MCL60 terá as suas cores invertidas num design de pintura exclusivo com nosso parceiro OKX.

Corremos em condições únicas no Grande Prêmio de Cingapura, com alta umidade e um cronograma compensado, acrescentando um desafio adicional para nossa equipe e pilotos. Do ponto de vista de desempenho, temos trabalhado arduamente no desenvolvimento do MCL60 e esperamos continuar com este impulso positivo à medida que avançamos para a parte final da temporada.”

BWT Alpine (73 pts)
(Foto: XPB Images/Alpine F1 Team)

Esteban Ocon #31: “Gosto de ir a Singapura e, embora essa pista apresente alguns desafios únicos, me sinto confortável em pilotar lá. É fisicamente muito exigente para o corpo, para o qual todos os pilotos se preparam, claro, mas penso que conduzir em qualquer rua da cidade sob o as luzes são sempre emocionantes.

Ao contrário de Monza, o circuito de Marina Bay é uma pista mais lenta e sinuosa, o que o torna um circuito muito técnico para nós, pilotos. Além disso, sabemos que uma pista de rua como essa pode gerar oportunidades e estaremos focados em maximizar essas chances e tentar voltar aos pontos no domingo, o que seria um belo presente de aniversário pra mim.”

Pierre Gasly #10: “O Circuito Marina Bay é um dos mais complicados do calendário, pois é uma pista bastante acidentada, com muitas curvas e muitas mudanças de marcha. Além disso, é extremamente quente e úmido em Singapura, tornando este um dos maiores desafios físicos do ano para nós, pilotos, e um lugar para o qual temos que nos preparar bem.

Eu gosto da pista; marquei pontos nas últimas duas corridas lá e certamente pretendo somar três consecutivas. Há um layout ligeiramente novo com a remoção das chicanes no Setor 3 e, em vez disso, uma longa reta que leva à curva 16. A volta é muito mais rápida do que antes e veremos como é no Treino Livre 1 e quais oportunidades podem surgir.”

Bruno Famin (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (21 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Esse é um fim de semana emocionante, pois é uma corrida em casa para mim e especial para a equipe. Mostramos nossa pintura da Gulf eleita pelos nossos seguidores para a disputa aqui em Singapura, que ficará incrível sob as luzes.

Voltamos a uma pista de rua muito acidentada e bastante intransigente, com o calor a tornar essa uma das provas mais difíceis e exigentes do ano. Houve muito trabalho de preparação nesta semana, trabalhando ao máximo para nos aclimatarmos ao ambiente.

Embora esta não seja uma pista que normalmente se adequaria ao nosso carro, será interessante ver como será o fim de semana, com o clima provavelmente tornando as coisas mais desafiadoras.”

Logan Sargeant #2: “Estou muito empolgado por conduzir pela primeira vez sob as luzes de Marina Bay. É uma pista onde queria correr desde criança. Será uma corrida física, mas estou pronto para o desafio.

Singapura também será uma ocasião especial para a equipe, pois correremos com o uniforme e pintura da Gulf eleitos pelos nossos fãs, na primeira das três corridas, por isso esperamos que seja um bom final de semana pra nós.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (11 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:Singapura é a corrida noturna original; um ótimo lugar para os fãs experimentarem a Fórmula 1. Todo o fim de semana é repleto de eventos acontecendo por toda a cidade, e realmente toda a cidade abraça as atividades.

A pista é um circuito de rua que é sempre um desafio, com calor e a umidade. Isso é um esforço extra para os pilotos, mas também devido ao traçado da pista e à natureza de baixa velocidade da pista, a corrida continua por um longo tempo, muitas vezes perto do limite de duas horas para uma corrida de Fórmula 1.

Durante a prova, perdemos muito líquido e transpiramos muito; isso exige muito dos pilotos. Em todos os treinos que faço, o evento principal é a maior motivação para treinar em Singapura, pelo menos é assim que me sinto.

Eu acho que a alteração do layout do circuito de Marina Bay é interessante. Provavelmente vai torná-lo um pouco menos exigente fisicamente, vai ser mais rápido, então perderemos menos líquido e não será tão desgastante. Se isso mudará alguma coisa para nós como equipe, o tempo dirá.”

Nico Hulkenberg #27:Singapura é uma cidade linda e se tornou um marco em nosso calendário. É uma corrida que todos estão ansiosos para participar e eu pessoalmente gosto muito desse evento. A Fórmula 1 integrou algumas corridas noturnas ao itinerário agora, mas esta é a original e com isso vem um pouco mais de emoção.

Quanto à mudança no traçado no setor 3, será uma volta mais rápida e com certeza continuará sendo um desafio. Você precisará manter a concentração, mas até chegarmos ao primeiro treino é muito difícil avaliar o quão competitivos seremos.”

Guenther Steiner (chefe de equipe): Não comentou.

Alfa Romeo Stake (10 pts)
(Foto: Alfa Romeo Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “Foi bom voltar aos pontos em Monza; todos precisávamos disso, depois de algumas corridas difíceis, e estar em nosso Grande Prêmio em casa com o apoio de nossos colegas nas arquibancadas tornou tudo ainda mais especial. Um ponto, no entanto, não é suficiente e estou ansioso por mais.

Ainda temos oito corridas pela frente antes do final da temporada e vamos lutar até ao fim para atingir os nossos objetivos. Singapura é uma pista única e tanto as condições meteorológicas como o fato de ser uma pista de rua a tornam ainda mais desafiante.

Estamos prontos para trazer um novo pacote aerodinâmico neste fim de semana, que deverá nos ajudar a dar um passo extra, e estou ansioso para testá-lo na pista. A equipe de fábrica está trabalhando muito para melhorar nosso carro e só precisamos continuar atentos a qualquer oportunidade de pontuar que surja no caminho.”

Guanyu Zhou #24:Sem dúvidas, Singapura é o lugar mais próximo de uma corrida em casa para mim nesta temporada e isso faz com que seja uma corrida especial. No ano passado, o apoio dos fãs nas arquibancadas foi incrível. Terei a companhia de familiares e amigos na pista, mas o foco está firmemente em ter um bom desempenho no domingo.

Foi bom para a equipe estar de volta ao top 10 em Monza: esta é a prova de que ainda podemos mostrar um bom desempenho e que podemos continuar a lutar pelos nossos objetivos declarados. Tenho alguns assuntos pendentes em Singapura depois da corrida do ano passado em que abandonei; seria ótimo me redimir e trazer mais pontos para a equipe.

Temos novas peças chegando neste fim de semana, e esperamos que elas nos permitam dar esse passo extra para desafiar nossos concorrentes. Com oito corridas restantes, incluindo três eventos Sprint, ainda temos muitas chances de somar mais pontos à nossa contagem e subir na classificação.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “A temporada europeia ficou para trás e agora é hora de partir para o exterior para as últimas oito corridas da temporada. Seguimos para Singapura com grande motivação: voltar aos dez primeiros em Monza nos deu um grande impulso de confiança, depois de termos executado uma corrida impecável que mudou o rumo de um início de fim de semana desafiante.

Estamos trazendo um pacote de atualização para o C43 e importante para Singapura, e esperamos que isso nos ajude na busca por mais pontos. Será crucial, numa pista como Marina Bay, com o seu traçado e condições climáticas peculiares, obter a sensação certa desde o início e melhorar as nossas performances ao longo das sessões.”

Scuderia AlphaTauri (3 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Yuki Tsunoda #22:Agora vamos para a Ásia, em uma jornada dupla, começando pelo circuito de rua em Singapura. Gosto de pilotar nessa pista e cheguei ao Q3 ano passado em condições complicadas, quando não pudemos usar slicks até a parte final, pois o circuito estava molhado no início.

Singapura é uma pista de rua “real” porque cada parte dela é uma estrada pública. A condição da superfície da pista muda sempre de ano para ano e de sessão para sessão. Você tem que construir gradualmente e fazer o máximo de voltas possível para ganhar confiança no carro.

Para este ano, Marina Bay foi um pouco alterada, principalmente no Setor 3 onde algumas curvas foram cortadas. O TL1 será para avaliar as condições do traçado e ter uma primeira ideia de como o carro se comporta para ver se está adequado à pista. Vamos começar a partir daí, para estarmos 100% para a qualificação.”

Liam Lawson #40:Estive em Singapura no ano passado como piloto reserva. Quando eu era criança, era o meu circuito favorito. Acho que porque foi uma corrida noturna e parecia muito legal. Eu costumava jogar nos jogos de Fórmula 1 o tempo todo.

Eu sei que esta é uma corrida muito difícil fisicamente, e quando você é jogado na F1 nesta situação, mesmo com todo o treinamento do mundo, ainda é um ajuste muito difícil. Vai ser extremamente desafiador, mas temos treinado e nos preparado para isso.

Obviamente, o maior ajuste será me acostumar à pista, já que só percorri ela no simulador e os circuitos de rua são provavelmente os mais difíceis de replicar. Eles exigem confiança, e quando você é novo na Fórmula 1, ter essa confiança no início do fim de semana é bastante complicado.

Pretendo fazer o máximo de voltas possível, um pouco como Monza, para ser honesto. Esse era o objetivo lá, e será algo semelhante. Geralmente gosto de circuitos de rua, por exemplo, adoro Mônaco, então espero curtir Singapura também.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

NOVIDADES PARA O GP

Mudanças em Marina Bay

Para tornar o traçado mais rápido e fluido, a Organização do GP de Singapura, juntamente com a FIA e a Fórmula 1, decidiu alterar o layout do Circuito urbano de Marina Bay, especificamente no último setor.

O que até o ano passado foi a sequência de curvas 16 (D), 17 (E), 18 (E) e 19 (D), agora se torna uma reta com quase 400 metros de comprimento. Com a mudança, a pista passa a ter um total de 19 curvas, quatro a menos em relação ao traçado anterior.

O novo comprimento do local de provas é de 4.940 metros, 123 a menos que os 5.063 metros de antes, e é esperado pela Organização do GP que o tempo mínimo de volta seja na casa de 1:27s. Além disso, a corrida terá uma volta a mais do que no ano passado, para compensar a redução do traçado.

McLaren com pintura especial

(Foto: McLaren F1/Divulgação)

A McLaren correrá com um layout de pintura alternativo em Singapura, como parte de uma campanha em conjunto com a principal patrocinadora da equipe britânica, OKX. Os carros de Lando Norris e de Oscar Piastri terão um esquema de cores invertido, chamado de ‘Stealth’ (Furtivo) em Marina Bay.

O GP desse fim de semana será a primeira de duas etapas consecutivas em que a McLaren trará uma pintura diferente no MCL60, em comemoração aos 60 anos da equipe. Na prova seguinte, o GP do Japão, a escuderia fundada por Bruce McLaren também utilizará o esquema de cores temporário.

A possível conquista antecipada da Red Bull

(Foto: Alex Bierens de Haan/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Prestes a conquistar os dois títulos disponíveis na Fórmula 1 este ano, a Red Bull Racing pode levantar o troféu do campeonato de construtores de forma antecipada e se tornar hexacampeã na categoria.

Para isso, a equipe com sede em Milton Keynes precisa:

  • Terminar a corrida com dobradinha 1-2 no pódio e ver a Mercedes concluir o GP sem pontos;
  • ou Cruzar a linha de chegada com dobradinha 1-2 no pódio, com a volta mais rápida e ver a Mercedes não marcar mais que 1 ponto ao final da disputa.

Diante do desempenho avassalador da RBR nesta temporada, receber a bandeirada final em Singapura com Max Verstappen e Sergio Perez nas duas primeiras colocações e com o ponto extra da volta mais rápida não é uma tarefa difícil.

Porém, o que pode atrapalhar a equipe liderada por Christian Horner é a principal rival, Mercedes. A escuderia alemã pontuou em todas as etapas deste ano, se mostra consistente até o momento e, assim como a Red Bull, possui um carro que não costuma abandonar corridas por problemas mecânicos.

Detalhes do circuito
Circuito Urbano de Marina Bay (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito Urbano de Marina Bay possui 4,940 km de extensão, 19 curvas (7-D e 12-E), fluxo no sentido anti-horário, recebe GPs da Fórmula 1 desde 2008 e a corrida terá um total de 62 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado se encontra nulo, devido ao layout revisado, o que mudará com o piloto mais rápido nesse fim de semana.

Essa pista tem como características principais a predominância de trechos de média velocidade, curvas de ângulos variados (em sua maioria de aproximadamente 90°), e setores estreitos e técnicos.

Esse circuito gera um grande desafio para os pilotos e equipes devido as altas temperaturas, tanto dentro do carro quanto da pista em si, por conta da alta umidade do ar e da localização da cidade de Marina Bay: sob a linha do Equador.

Assim como Baku, é fácil para os automobilistas perderem o ponto de frenagem nas curvas fechadas e seguirem direto para as áreas de escape, algo que será notório durante os Treinos Livres de sexta-feira.

Singapura é uma das únicas pistas do calendário que disponibiliza três zonas de abertura da asa móvel (DRS), o que facilita as ultrapassagens em um traçado que se apresenta como um local difícil de ganhar posições.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Como ocorreu em todos os circuitos de rua este ano, a Pirelli trará o trio de compostos mais macios para Singapura: C3 como P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio.

Há muitos “aspectos urbanos” das vias públicas que compõem o circuito de Marina Bay, como linhas brancas pintadas e bueiros, o que pode afetar os níveis de aderência, principalmente em caso de chuva.

A estratégia de apenas uma parada é o caminho esperado das equipes para botar em prática, por conta do longo tempo que se perde ao percorrer o pit-lane: 28 segundos. Este é o tempo de parada total mais alto da temporada, junto com Ímola. O composto mais duro disponível é normalmente o pneu de corrida principal, em condições de pista seca.

No ano passado, a largada da corrida foi adiada em uma hora devido a uma tempestade que atingiu Marina Bay poucos minutos antes da formação do grid. Os carros começaram a corrida com pneus intermediários e depois mudaram para médio e macio. Além disso, um Safety Car Virtual também influenciou a estratégia das equipes.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 28°C e Máxima de 31°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens e 30% de chance de chuva.

Sábado:

Mínima de 27°C e Máxima de 30°C. Tempo aberto, com sol entre nuvens e sem possibilidade de chuva.

Domingo:

Mínima de 26°C e Máxima de 30°C. Céu aberto, com poucas nuvens. Não chove.

Fonte: www.metoffice.gov.uk

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 09h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão. Programação completa aqui!

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.