Início Destaque STOCK CAR – O que esperar da oitava etapa da temporada –...

STOCK CAR – O que esperar da oitava etapa da temporada – 2023

428
(Foto: Duda Bairros)
Categoria elite do automobilismo nacional segue para uma disputa em um circuito rápido e traiçoeiro.

A Stock Car Pro Series está de volta nesse fim de semana (15, 16 e 17) para realizar a oitava etapa da temporada, que acontecerá no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, município do estado do Rio Grande do Sul. O evento contará com duas corridas de 30 min + 1 volta cada, que ocorrerão no domingo, uma seguida da outra.

Ano passado, o circuito gaúcho foi o único traçado do calendário que recebeu duas etapas (5ª e 6ª) da classe no mesmo final de semana, uma no sábado e outra no domingo. Na primeira, o vencedor da corrida 1 foi Gabriel Casagrande, enquanto Nelson Piquet Jr levou a melhor na corrida 2. Já na prova do dia seguinte, os vencedores foram Gaetano Di Mauro e Bruno Baptista.

Dessa vez, a Stock Car dividirá a pista gaúcha com duas categorias de apoio: a Stock Series, a divisão de acesso a Stock Car Pro, e a Copa Shell Hyundai HB20, que realizarão a quarta e sexta etapas de suas temporadas, respectivamente.

Informações do circuito

O Autódromo Velopark possui 2.278 km de extensão, 11 curvas (4-D e 7-E), fluxo no sentido anti-horário, e apresenta como características principais retas longas, setores predominantes de média velocidade e zebras altas.

Por sua natureza rápida e fluida, o circuito disponibiliza várias oportunidades de ultrapassagem, principalmente nas duas longas retas, os locais favoritos para o acionamento do boost extra de potência (Push to Pass) por parte dos competidores.

Apesar do traçado gaúcho ser o mais curto da temporada e ter poucas zonas de frenagem, as duas retas terminam com uma freada intensa, o que gera altas temperaturas no sistema de freios dos carros.

O trecho mais desafiador para os pilotos no Velopark é a curva 4, onde errar a linha ideal de entrada pode levar a um contato com as muretas de proteção, que geram danos críticos ao carro e uma alta probabilidade de abandono.

Expectativas do último vencedor em Nova Santa Rita
Bruno Baptista (Foto: Duda Bairros)

Na última disputa da Stock Car no Autódromo Velopark, Bruno Baptista venceu a segunda corrida, ao largar na ponta, manter a liderança e segurar com maestria Ricardo Maurício e Rubens Barrichello, segundo e terceiro colocados de modo respectivo.

Em entrevista, o competidor do Toyota Corolla #44 da RCM Motorsport falou sobre as suas expectativas para a oitava prova do calendário 2023. “Velopark é uma pista muito curta, por isso acaba aproximando muito os tempos no classificatório. As corridas lá costumam ser sempre muito disputadas, com um desgaste elevado para os freios.

“Apesar de tudo isso, já venci no Velopark e estou confiante para retomar os resultados que tivemos no início desta temporada.

O que esperar
(Foto: Duda Bairros/Vicar)

O Rei da Pista do grid atual no Autódromo Velopark é o líder do campeonato de pilotos, Daniel Serra, que possui um total de cinco vitórias em território gaúcho. O tricampeão do Chevrolet Cruze #29 da equipe Eurofarma RC pode estender o seu reinado no domingo de corrida, mas os 30 kg do lastro da vitória pode atrapalhar a façanha.

Logo atrás de Serra na classificação, vem Gabriel Casagrande, segundo colocado na tabela e que terá apenas um objetivo em mente: se recuperar da prova conturbada que disputou na etapa anterior, em Goiânia.

O competidor do Cruze #83 da AMattheis Vogel se envolveu em um incidente que tirou vários carros da segunda corrida no anel externo do circuito goianiense, e perdeu pontos preciosos devido ao abandono logo em seguida.

Vale mencionar que Casagrande é o único piloto desta temporada que venceu uma prova com os 30 kg de lastro em seu carro, sob condições normais, de pista seca. Por isso, o campeão de 2021 tem grandes chances de ser um dos vencedores no Velopark este ano, como fez na temporada passada.

Toyota com uma esperança promissora
Ricardo Zonta (Foto: José Mário Dias)

Empatado com Thiago Camilo e ocupante da terceira colocação na tabela, Ricardo Zonta chegará a pista de Nova Santa Rita em busca de resultados sólidos e que o façam alcançar a liderança na classificação de pilotos.

Importante destacar que Zonta acumulou 103 de 168 pontos disponíveis nas três últimas etapas do calendário, após um início de ano difícil para o piloto do Toyota Corolla #10 da RCM Motorsport.

Assim, o paranaense de 47 anos é o melhor representante da montadora japonesa do grid da Stock Car Pro Series, e é um dos principais favoritos à vitória no Velopark, ao lado de Daniel Serra e de Gabriel Casagrande.

Top 10 do campeonato de pilotos:

1º – Daniel Serra, 179 pts
2º – Gabriel Casagrande, 171
3º – Ricardo Zonta, 168
4º – Thiago Camilo, 168
5º – Rubens Barrichello, 165
6º – Rafael Suzuki, 159
7º – Cesar Ramos, 153
8º – Felipe Baptista, 127
9º – Gianluca Petecof, 125
10º – Nelson Piquet Jr, 124

Previsão do tempo

Sexta-feira – Mínima de 6ºC e máxima de 19ºC. Sol com algumas nuvens, não chove.

Sábado – Mínima de 8ºC e máxima de 24ºC. Tempo ensolarado, sem possibilidade de chuva.

Domingo – Mínima de 13ºC e máxima de 29ºC. Céu aberto, ensolarado. Não chove.

Fonte: www.climatempo.com.br

Programação do final de semana
Transmissão

A oitava etapa da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.