Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Hungria – 2023

700
(Foto: Dan Mullan/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da disputa em um dos circuitos mais exigentes fisicamente para os pilotos.

A Fórmula 1 está de volta nesse final de semana (21 a 23) para realizar o Grande Prêmio da Hungria, a décima primeira etapa do calendário 2023 que acontecerá no Circuito Hungaroring, localizado em Mogyorod, cidade a 19 km de Budapeste, capital do país europeu.

Diferente dos anos anteriores, o GP na Hungria não antecederá as férias de verão, mas será a penúltima etapa, antes do GP da Bélgica. Assim, essa prova marcará o início da última rodada dupla (duas corridas em dois finais de semana consecutivos) da primeira metade da temporada.

Essa prova marcará a estreia de um novo formato de classificação, que pode tornar a sessão que define o grid de largada mais competitiva (detalhes no final da matéria).

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP húngaro, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba as novidades para a etapa, as características do traçado, informações dos compostos de pneus e a previsão do tempo para os três dias de competição.

Oracle Red Bull Racing (411 pts)
(Foto: Ryan Pierse/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1:O GP da Hungria é sempre interessante. No ano passado, foi difícil tomar as decisões certas com a chuva que se aproximava e as temperaturas mais baixas, mas como equipe mantivemos a calma e conseguimos.

Temos algumas atualizações neste fim de semana. Esperamos que elas façam o que esperamos que façam, para que possamos encontrar desempenho extra para as próximas corridas.

“Vamos ver onde estamos em uma pista onde executamos alta pressão aerodinâmica com curvas de velocidade relativamente baixa. É uma pista incrível de pilotar e muito técnica também. Definitivamente, um lugar que sempre espero voltar.”

Sergio Perez #11:A Hungria é uma corrida importante para mim, porque trata-se de ter todo o meu fim de semana bem feito. Estive em Milton Keynes trabalhando duro com a equipe para fazer melhorias. Também passei o último fim de semana de folga em um carro de Fórmula 1.

“Sei que falhei na classificação algumas vezes nesta temporada, então meu foco é ter um sábado de sucesso porque sei que tenho o ritmo de corrida em um domingo e um carro incrível que deveria estar no pódio em todos os GPs.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (203 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Vamos para a Hungria ansiosos para enfrentar a rodada dupla antes da paralisação do verão. Em Silverstone, superamos nossos concorrentes mais próximos no dia da corrida. Conseguimos subir ao pódio e ampliar nossa vantagem de P2 no campeonato.

No entanto, a hierarquia está oscilando quase todo fim de semana. Várias equipes obtiveram grandes ganhos recentemente. Isso trouxe alguns para a luta conosco, especialmente a McLaren. Tem sido impressionante e nos encoraja também, já que podemos continuar a obter ganhos.

O Hungaroring é um circuito de diferente de Silverstone. Será interessante explorar como nossas últimas atualizações funcionam nas curvas de raio longo e velocidade lenta. Temos boas lembranças da Hungria no ano passado, com a primeira pole position de George na F1 e um pódio duplo para a equipe. Espero que possamos ter outra exibição forte desta vez.”

Aston Martin Aramco Cognizant (181 pts)
(Foto: Zak Mauger/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18:O Hungaroring é um circuito técnico e um desafio muito diferente de Silverstone, tanto para os carros quanto para os pilotos. Estruturalmente, é como uma pista de kart com sequências de curvas apertadas e apenas uma reta na real, então esperamos que seja adequado para o AMR23.

As ultrapassagens podem ser difíceis, por isso vamos procurar encontrar um bom ritmo nos treinos para garantir um bom desempenho na qualificação de sábado. Budapeste é uma ótima cidade e os fãs sempre trazem uma atmosfera incrível, então estou ansioso para correr aqui.”

Fernando Alonso #14: “Acho que extraímos o máximo de um fim de semana desafiador em Silverstone. Foi ótimo correr na frente dos fãs britânicos, mas agora mudamos nosso foco para Budapeste. Tenho muitas boas lembranças das provas em Hungaroring. Ganhei minha primeira corrida na Fórmula 1 em 2003 e costuma ser o local onde comemoro o meu aniversário.

Será estranho comemorar isso este ano na Bélgica, mas esperemos que tenhamos algo mais para festejar neste fim de semana. Ultrapassar não é fácil aqui, mas às vezes há corridas muito estranhas com clima imprevisível, então temos que estar prontos para capitalizar e marcar o máximo de pontos possível.”

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (157 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55:A Grã-Bretanha foi uma corrida difícil. Não fomos tão rápidos quanto esperávamos e, como consequência, não conseguimos lutar com os carros da frente. Sinto que os melhores resultados têm escapado de nós ultimamente, mas vamos continuar trabalhando e lutando incansavelmente na Hungria neste fim de semana.”

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Agora chegamos a Budapeste; de nossa parte, estamos determinados a continuar avançando, e começaremos com a introdução de várias atualizações técnicas no SF-23. Mesmo que Silverstone tenha visto uma queda na tendência ascendente, houve sinais claros de progresso no Canadá e na Áustria e acreditamos que agora temos um carro que permitirá que Charles e Carlos deem o seu melhor em Hungaroring.

“Ambos os pilotos gostam desta pista e se prepararam muito bem para este fim de semana, dando particular atenção à qualificação, que é sempre importante neste circuito apertado. Pela primeira vez, todas as equipes têm de lidar com as novas regras de qualificação, o que acrescenta mais uma variável que deve ser observada. Esperamos estar lutando na frente no sábado e no domingo.”

McLaren (59 pts)
(Foto: Mark Sutton/McLaren Racing Media)

Lando Norris #4:Hungria a seguir, o início da última rodada dupla antes das férias de verão. Subir ao pódio em Silverstone foi muito bom. É ótimo estar nessa posição, mas continuaremos trabalhando duro pelo resto da temporada enquanto continuamos melhorando nosso desempenho.

Na semana passada, voltei ao MTC [McLaren Technology Centre] com meus engenheiros trabalhando na preparação para a Hungria. Estou ansioso para voltar ao carro e ver o que podemos fazer. Hungaroring é uma pista desafiadora, mas divertida, e Budapeste é uma ótima cidade. Estou realmente ansioso para voltar à pista.”

Oscar Piastri #81:Estou bem feliz com nosso desempenho no GP da Grã-Bretanha. A atualização foi boa e temos muitos dados para trabalhar na próxima corrida. Na semana passada, voltei ao simulador no MTC me preparando, levando nossos aprendizados para garantir que continuemos a progredir.

Mal posso esperar para voltar ao Hungaroring. Pode ser um circuito complicado em algumas partes, mas gostamos do desafio. Estou animado para entrar nesta rodada dupla e espero ir bem em Budapeste.”

Andrea Stella (chefe de equipe):Após um GP da Grã-Bretanha bem-sucedido, agora voltamos nossa atenção para a Hungria, onde pretendemos manter o ritmo e continuar nossa jornada para extrair mais desempenho do MCL60.

O circuito em Budapeste é um local de provas muito diferente, com curvas de baixa velocidade. Isso representará um novo desafio para o agora atualizado MCL60. Continuamos com os dois pés no chão, mas esperançosos para outro fim de semana competitivo.”

BWT Alpine (47 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31:Adoro pilotar em Hungaroring. Está lá em cima como um dos meus favoritos e não é só porque ganhei lá: é um circuito próprio para pilotos com muitas voltas e reviravoltas, onde as ultrapassagens podem ser difíceis e a gestão dos pneus é muito importante.

Budapeste como cidade é linda e tem uma boa vibração. Será um pouco diferente não ir direto para as férias de verão após o fim de semana de corrida, como costumamos fazer, mas estou animado para os próximos dois GPs, onde sabemos que precisamos entregar bons resultados para entrar no desligamento de verão deste ano em um alto.”

Pierre Gasly #10:Eu amo Budapeste; é uma cidade fantástica e uma das minhas favoritas da temporada. A atmosfera lá é sempre incrível com tantos fãs na cidade e na pista nos apoiando. O Hungaroring é uma pista rápida com um ótimo fluxo, muito boa de se percorrer em uma volta de classificação.

Espero que esse traçado se adeque ao nosso pacote e possamos ter um fim de semana competitivo, onde Esteban e eu nos esforçamos para voltar aos pontos e almejar um final forte para a primeira metade da temporada antes das férias de verão com Budapeste e depois Spa-Francorchamps.”

Otmar Szafnauer (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (11 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:A Hungria é um ótimo circuito e todos nós gostamos de correr nele, pois tem um ótimo fluxo. Acabamos de sair de três corridas fortes, mas acho que nesta semana precisamos administrar um pouco as expectativas, já que não é necessariamente uma pista que deve nos servir. Veremos como as atualizações funcionam em um local de alta pressão aerodinâmica, algo que não tivemos nas três corridas anteriores.”

Logan Sargeant #2:Estou muito animado para voltar a Budapeste, já que é uma pista complicada com um formato de qualificação diferente dessa vez. Espero que possamos capitalizar isso e ter um bom final de semana.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (11 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:Acho que o GP da Hungria é sempre bom. A pista é estreita e sinuosa, então é meio difícil de ultrapassar. Isso coloca mais ênfase na classificação, então o sábado é sempre muito emocionante na Hungria.

“Normalmente, não este ano, é a última corrida antes das férias de verão, então também há o que esperar. Estou ansioso para correr aqui e espero que possamos ser competitivos.”

Nico Hulkenberg #27:Budapeste é definitivamente um local que estou animado para correr. Normalmente, foi a última etapa antes das férias, então é um pouco diferente este ano com Spa depois.

“Por ser muito quente, é um Grande Prêmio físico também, mas uma volta divertida; muito intensa, especialmente no setor intermediário, que é apenas uma curva após a outra, e você precisa encontrar um bom ritmo lá.”

Guenther Steiner (chefe de equipe):Obviamente, as duas últimas corridas foram difíceis para nós, mas precisamos pensar no futuro. Essas coisas acontecem em geral: em vez de seguir em frente, todo mundo avança e você fica parado. A única coisa que podemos fazer e faremos é trabalhar duro com toda a equipe para seguir em frente.

Acho que vamos para a Hungria sabendo que precisamos aprender mais. A melhor maneira de aprender sobre um carro de corrida é pilotando-o e as oportunidades de pilotá-los não são grandes hoje em dia porque não há testes, então o treino de sexta-feira será bom para nós.”

Alfa Romeo Stake (9 pts)
(Foto: Alfa Romeo Media Hub)

Valtteri Bottas #77:Foi bom ter algum tempo antes de voltar ao trabalho após a rodada dupla anterior, especialmente porque não alcançamos os resultados que esperávamos; foi uma chance de colocar meu foco de volta nas corridas restantes antes das férias de verão, bem como treinar no simulador para encontrar o desempenho extra que poderia nos ajudar durante o fim de semana.

As atualizações que trouxemos em Silverstone nos permitiram fazer uma ligeira melhora em termos de ritmo, embora não tenhamos aproveitado tudo, e sei que todos temos trabalhado duro para liberar totalmente o potencial do C43.

Sempre gostei de correr em Hungaroring no passado e estou ansioso para voltar neste fim de semana. Este GP é o mais próximo possível de uma corrida em casa para um piloto finlandês, e adoro a atmosfera à moda antiga da pista.”

Guanyu Zhou #24:Com uma nova rodada dupla, surgem novas oportunidades e estou pronto para voltar à correr. Sem dúvida, Spielberg e Silverstone foram bastante difíceis para a equipe, mas o que importa é que todos nós temos trabalhado duro em Hinwil para melhorar nossas fraquezas.

Nossos principais adversários deram um claro passo à frente nas últimas corridas, também graças às atualizações que trouxeram, mas estou confiante de que temos a chance de alcançá-los e voltar à luta neste fim de semana em Budapeste.

Será importante acertar todos os detalhes desde o primeiro treino, já que a execução muitas vezes é a diferença entre um resultado positivo e um negativo, e nos colocar em uma posição favorável no grid. Os pontos são concedidos no domingo, e vamos estar prontos para lutar.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe):Vamos para a Hungria com o objetivo de nos recuperar após duas corridas consecutivas bastante desafiadoras em Spielberg e Silverstone. Esperávamos mais dessas duas etapas, especialmente com as atualizações que trouxemos para a Grã-Bretanha, mas demos uma boa olhada em nossas performances mais recentes e entendemos outras maneiras de otimizar nosso novo pacote aerodinâmico.

Houve uma melhora em nosso ritmo de corrida, o que nos dá confiança para a próxima rodada dupla, a última antes das férias de verão. Vimos como é crucial executar a corrida perfeita, em uma temporada em que cada décimo pode fazer a diferença no final de uma sessão. Com o objetivo de voltar a somar pontos, cada um de nós estará focado em estar no seu melhor a partir de sexta-feira, sem espaço para erros.”

Scuderia AlphaTauri (2 pts)
(Foto: Ryan Pierse/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:Estou ansioso para trabalhar com Daniel. Não posso dizer que o conheço muito bem, mas, no início deste ano, tivemos um dia divertido juntos filmando em Miami. Acho que terei a vantagem de ter um piloto muito bom e experiente como companheiro de equipe. Tenho certeza de que posso aprender muito com ele e também espero que ele seja capaz de trazer algo a mais para a AlphaTauri e levar o desenvolvimento do carro adiante.

Para este final de semana, teremos mais atualizações no carro além das que já trouxemos no último final de semana. Budapeste tem características completamente diferentes das duas últimas corridas e suas curvas lentas devem se adequar melhor ao AT04 em relação às rápidas.

Gosto da pista de Budapeste: é técnica e exigente, além de divertida. Tenho boas lembranças da minha primeira corrida de F1 em 2021. Foi realmente caótico e terminei em 6º depois de largar em 16º. Como equipe, estamos muito motivados para seguir em frente e desenvolver o carro o máximo possível.”

Daniel Ricciardo #3:Quando pilotei o RB19 no teste de pneus em Silverstone, na semana passada, tudo parecia muito normal. Com o AT04 da AlphaTauri, também espero que seja. Vai ser um desafio entrar no caminho certo e começar a trabalhar, mas estou ansioso por isso.

“Estou ansioso para desenvolver o carro e colocar minha experiência em uso e, em última análise, acho que para Budapeste tudo se resume a ir para a pista, tentar usar o pé direito mais do que o esquerdo e se divertir. A chave para este local de provas é entrar no ritmo; há várias curvas consecutivas e se o carro estiver equilibrado, você pode realmente se dar bem.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

NOVIDADES PARA O GP

Novo formato de classificação

(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

O GP da Hungria será a primeira etapa da temporada a receber a Alocação Alternativa de Pneus (ATA), o novo formato de classificação que exige o uso de um único composto slick para cada parte da sessão que define o grid de largada para domingo.

Obrigatoriamente, os pilotos deverão usar o pneu duro no Q1, o médio no Q2 e o macio no Q3. Se o classificatório for em pista molhada, os compostos podem ser escolhidos livremente entre Full Wet (Faixa azul) e Intermediário (Faixa verde).

O ATA estava planejado para estrear na categoria em Ímola, no início do ano, mas com o cancelamento do GP por conta das inundações na região, a Pirelli decidiu implantá-lo neste final de semana na Hungria.

Vale mencionar que depois da disputa em Hungaroring, o novo formato de qualifying será testado novamente no Grande Prêmio da Itália, em setembro.

O retorno de Daniel Ricciardo

Christian Horner e Daniel Ricciardo (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Após Nyck De Vries perder o assento como titular na AlphaTauri, por conta de seu baixo desempenho ao não marcar pontos em dez etapas, o piloto australiano Daniel Ricciardo foi anunciado como o novo parceiro de Yuki Tsunoda na escuderia italiana.

Ricciardo estava como reserva da Red Bull Racing, ao perder a sua vaga como titular na McLaren no final do ano passado, e retornará oficialmente ao grid principal da Fórmula 1 na equipe satélite da RBR a partir deste fim de semana.

Red Bull perto de quebrar um novo recorde

Max Verstappen (Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Diante de uma temporada extremamente dominante da Red Bull Racing, a equipe com sede em Milton Keynes está próxima de bater um novo recorde na Fórmula 1: o de mais vitórias consecutivas conquistadas por uma mesma escuderia.

Ao vencer do GP de Abu Dhabi de 2022 até a última etapa na Grã-Bretanha, a RBR igualou o recorde da McLaren de alcançar 11 vitórias seguidas, garantido pela equipe britânica em 1988 com Ayrton Senna e Allain Prost.

Caso cruze a linha de chegada em primeiro lugar mais uma vez, a Red Bull será a nova detentora do recorde, com um total de 12 finalizações na P1 de forma ininterrupta.

Detalhes do circuito
Circuito Hungaroring (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito Hungaroring possui 4.381 km de extensão, 14 curvas (8-D e 6-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1986 e a corrida terá um total de 70 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado pertence a Lewis Hamilton, que marcou o tempo de 1:16.627 na temporada 2020.

A pista tem como características principais a predominância de trechos de média e baixa velocidade, aclives e declives, sequências de curvas com ângulos variados e oferece seções estreitas. Percorrer esse traçado costuma ser um esforço físico bem intenso para os pilotos, já que passam a maior parte da volta em entradas e saídas de curvas consecutivas.

O traçado húngaro apresenta apenas uma reta, onde fica localizada uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) disponíveis. Confira abaixo como é uma volta no Hungaroring, através do simulador/game F1 22.

Um trecho do circuito que costuma gerar problemas para os competidores durante o final de semana é a chicane das curvas 6 e 7, que possui zebras altas e é um setor que exige precisão e total foco dos pilotos.

A grande dificuldade nesse traçado é o ganho de posições. Devido aos setores estreitos, as ultrapassagens no Hungaroring são pouco frequentes, o que, praticamente, torna a classificação no sábado mais importante do que o GP no domingo.

Ano passado, Max Verstappen foi o grande vencedor do Grande Premio da Hungria, seguido de Lewis Hamilton e de George Russell, este que largou em sua primeira pole na Fórmula 1.

Verstappen viu as luzes se apagarem na P10, logo à frente do parceiro de equipe Sergio Perez, mas escalou o pelotão, alcançou a liderança no final da corrida e a manteve sem dificuldades até a linha de chegada.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Para o GP da Hungria, as equipes usarão compostos mais macios do que no ano passado. O C3 será usado como P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio.

Com o formato ATA no sábado, o número de conjuntos de pneus disponíveis para cada carro neste fim de semana, foi reduzido para 11, em vez dos 13 disponíveis em uma etapa normal. Cada piloto terá três jogos de pneus duros, quatro jogos de pneus médios e quatro jogos de pneus macios.

O número de pneus de chuva continua o mesmo: três conjuntos Full Wet e quatro conjuntos de intermediários, com um conjunto extra de intermediários autorizado se chover na sexta-feira ou se houver previsão de tempo adverso para sábado.

Na sexta-feira, um jogo de pneus deve ser devolvido ao final de cada sessão de treinos livres. Mais dois conjuntos devem ser devolvidos no sábado após o TL3. Isso deixa sete jogos de pneus para a classificação e a corrida, dos quais pelo menos um jogo de pneus duros e um jogo de pneus médios devem ser mantidos para domingo.

A Hungria costuma apresentar altas temperaturas ambiente e de pista. Com a corrida realizada no final de julho e o circuito localizado numa bacia natural com pouco fluxo de ar, Budapeste será um desafio para a gestão térmica dos pneus, bem como para o cansaço dos pilotos.

A estratégia mais comum em Hungaroring é a de duas paradas, sendo ocasionalmente preferida uma parada. As escolhas feitas em 2022 foram fortemente influenciadas por um Safety Car Virtual e um físico. Quase todos os pilotos fizeram três paradas, utilizando todos os compostos disponíveis.

Na largada, metade do grid começou com os macios e a outra metade com os médios, com os duros sendo usados para o segundo ou terceiro stints.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Dan Mullan/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 19°C e Máxima de 28°C. Tempo nublado, com 80% de possibilidade de chuva.

Sábado:

Mínima 19°C e Máxima 29°C. Céu aberto, com intervalos de sol sob nuvens e 20% de chances de chover à tarde.

Domingo:

Mínima de 18°C e Máxima de 30°C. Tempo aberto, ensolarado.

Fonte: www.formula1.com

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!