Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Grã-Bretanha – 2023

458
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida em um dos circuitos mais rápidos e tradicionais do calendário.

A Fórmula 1 retorna nesse fim de semana (7 a 9) para realizar o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, a décima etapa da temporada 2023 da categoria que acontecerá no histórico Circuito de Silverstone, localizado em East Midlands, região central da Inglaterra.

Essa será a corrida em casa para as equipes Aston Martin, McLaren e Williams, e para os pilotos Lewis Hamilton, George Russell, Lando Norris e Oscar Piastri, estes que terão o apoio da maior parte da torcida nas arquibancadas.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP britânico, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba as novidades para a etapa, as características do traçado, informações dos compostos de pneus e a previsão do tempo para os três dias de competição.

Oracle Red Bull Racing (377 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1:Indo para outra corrida em casa para nós como equipe neste fim de semana em Silverstone – é uma ótima pista para ir e também estou curioso para ver como o RB19 se sairá lá. Há sempre uma boa atmosfera com muitos fãs apaixonados por corrida em toda a pista.

A Áustria foi um fim de semana incrível para nós e esperamos ter um fim de semana forte novamente em Silverstone, com um desempenho sólido e limpo. Você nunca sabe o que o clima fará no Reino Unido, então isso pode misturar o grid.”

Sergio Perez #11:Tivemos um ótimo fim de semana na Áustria e foi bom estar de volta ao pódio. Eu me senti confortável com o carro durante todo o fim de semana e tivemos um ótimo ritmo desde o início. O RB19 funcionou para mim no domingo e fiquei muito satisfeito com isso.

Agora me sinto confiante para correr em Silverstone e tudo se resume a repetir o bom progresso que fiz junto com a equipe. Tirei um tempo para descansar para ter certeza de que estou pronto fisicamente, porque quero manter a forma até as férias de verão.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (178 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Estamos satisfeitos por voltar a correr depois de um fim de semana contundente na Áustria. Marcamos alguns pontos, mas não tínhamos ritmo para mais.

A luta atrás da Red Bull é incrivelmente acirrada e também varia a cada fim de semana. Caímos do lado errado dessa equação em Spielberg, mas temos a chance de nos recuperar imediatamente.

Com as próximas atualizações e experimentos chegando em Silverstone, há motivos para otimismo. No entanto, não estamos nos precipitando. Estamos focados no trabalho que temos em mãos, extraindo desempenho do carro, e veremos onde ficaremos neste fim de semana.”

Aston Martin Aramco Cognizant (175 pts)
(Foto: Mark Sutton/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18:Temos muita sorte de ter Silverstone como a corrida em casa da equipe; é um circuito clássico no qual todos gostamos de pilotar e correr. A sequência de Becketts, Chapel é uma das melhores do calendário e pilotá-la no carro deste ano será algo especial.

O foco neste fim de semana é manter o ímpeto da Áustria, enquanto buscamos retomar o segundo lugar no Campeonato de Construtores; sei que a equipe continuará se esforçando e a torcida da casa é sempre uma grande motivação.”

Fernando Alonso #14:Chegamos da Áustria, onde marcamos alguns bons pontos como equipe em um fim de semana desafiador, com condições climáticas mistas e formato Sprint. Agora o nosso foco está na nossa corrida caseira em Silverstone. É sempre bom correr neste circuito histórico.

Estive no novo Technology Campus esta semana e sempre que estou aqui é muito impressionante e um local incrível para trabalhar. É um sinal real de intenção para o futuro da equipe. Estou animado para ver o que podemos fazer do outro lado da estrada na frente dos torcedores britânicos em Silverstone.”

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (154 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: “A equipe fez um excelente trabalho na Áustria e vamos continuar pressionando nessa direção. Agora vamos para Silverstone que, com Spielberg, está entre os meus circuitos favoritos. Espero que possamos aproveitar as novas atualizações que temos no carro novamente e oferecer um pouco mais de desafio para a Red Bull na próxima etapa.

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):As duas últimas corridas demonstraram claramente que fizemos progressos com o SF-23 e nossos pilotos foram capazes de fazer corridas de ataque, graças ao melhor gerenciamento de pneus e a um ritmo de corrida mais consistente. No entanto, ainda não estamos em uma posição para desafiar os atuais líderes do campeonato, e é por isso que continuamos trabalhando duro.

“A Ferrari tem uma ligação muito forte com a pista de Silverstone, que é um dos locais históricos do calendário da Fórmula 1. Suas curvas de alta velocidade são um duro teste de acerto para os carros e estamos ansiosos para ver o desempenho do SF-23.

“No ano passado, Carlos garantiu sua primeira vitória na Fórmula 1 aqui e Charles chegou perto em algumas ocasiões, listando Silverstone como um de seus circuitos permanentes favoritos. Os dois pilotos, juntamente com toda a equipe, farão de tudo para levar a luta aos nossos adversários que naturalmente farão questão de brilhar em casa.”

BWT Alpine (47 pts)
(Foto: XPB Images/Alpine F1 Team)

Esteban Ocon #31: “Silverstone é uma pista muito icônica, com um bom fluxo e uma mistura emocionante de curvas de alta, média e baixa velocidade. A famosa combinação Maggotts-Becketts-Chapel é muito rápida e legal de pilotar, especialmente nesses carros de alto downforce.

De forma mais geral, o circuito é conhecido por suas curvas de alta velocidade e retas curtas regulares, e a pista exposta em Silverstone também significa que o vento pode ter um efeito considerável e muitas vezes imprevisível em todos os carros.

Neste fim de semana, teremos uma atualização no carro, então esperamos melhorar nosso desempenho neste fim de semana após uma prova difícil na Áustria. Esperamos fazer uma boa corrida diante de todos os fãs britânicos, mas também diante de muitos dos meus colegas do Reino Unido, já que nossa fábrica em Enstone não fica longe.”

Pierre Gasly #10: “O que eu gosto nas corridas consecutivas é o fato de haver uma oportunidade imediata de correr novamente e provar seu valor. É a corrida em casa da equipe em Enstone e isso adiciona motivação adicional para competir para os membros da Alpine que, sem dúvida, estarão em grande número nas arquibancadas.

Silverstone é um dos circuitos mais famosos e históricos das corridas; é uma pista emocionante, de alta velocidade com algumas boas chances de ultrapassagem, especialmente na curva 3, curva 6 (Brooklands), curva 9 (Copse), curva 15 (Stowe) e curva 16 (Vale).

Temos uma atualização para essa corrida, a primeira de algumas que estão por vir, então estou ansioso para ver o benefício que isso traz para o carro. O objetivo é ter um fim de semana tranquilo com muitos pontos garantidos no domingo. Estou pronto para isso.”

Otmar Szafnauer (chefe de equipe): Não comentou.

McLaren (29 pts)
(Foto: Steven Tee/McLaren Racing Media)

Lando Norris #4:O GP da Grã-Bretanha é a minha corrida em casa, a da equipe e um dos meus finais de semana favoritos do ano. Os fãs são incríveis e mal posso esperar para ver todos os espectadores de laranja na multidão, principalmente com a incrível pintura do Google Chrome que temos no carro.

A P4 na Áustria foi um momento de bem-estar para todos. O carro estava bom e eu gostei de correr com alguns dos competidores da frente. Quero agradecer à equipe da fábrica mais uma vez por trabalhar duro nesse pacote de atualização.

Voltei ao simulador para me preparar para o fim de semana, trabalhando para otimizar ainda mais o novo pacote aerodinâmico e estou animado para passar mais tempo no carro durante a etapa. Embora ainda tenhamos muito trabalho a fazer, esperamos terminar esta rodada dupla em alta e conseguir mais pontos para a o campeonato.”

Oscar Piastri #81:Estou muito animado para minha primeira corrida em casa na McLaren. Todos na escuderia estão ansiosos por isso e será ótimo ver todos os fãs da McLaren lá em Silverstone.

A etapa na Áustria foi encorajadora, ao vermos as melhorias com as atualizações e conseguir mos alguns bons pontos. Já voltei ao simulador esta semana e estou ansioso para ver como o novo pacote se sai na pista. Também estaremos com a decoração especial do Google Chrome e esperamos ter outro fim de semana positivo.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Toda a equipe está ansiosa para a corrida em casa da McLaren e para entrar na pista na frente de nossos fãs. Para muitos, é a única vez que terão a oportunidade de ver nossos carros ao vivo.

Voltamos da Áustria com 12 pontos, um resultado muito bom para nós. Foi bom ver as atualizações funcionando bem no carro de Lando. Teremos as mesmas atualizações instaladas no carro de Oscar nesse fim de semana.

Continuamos focados e realistas, com os pés no chão, independentemente do resultado animador e positivo na Áustria. O mais importante é continuar avançando e evoluindo, ainda que pouco, a cada dia.

Silverstone é um circuito muito diferente da Áustria, mas obviamente esperamos alcançar outro bom resultado em um local de provas que trouxe muita alegria para todos os fãs e competidores da F1 desde sempre.”

MoneyGram Haas (11 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:A corrida em Silverstone é um grande evento porque a atmosfera é fantástica. Os torcedores britânicos adoram a Fórmula 1 e o local é uma grande festa, um verdadeiro festival. A pista também é incrível e é sempre um destaque pilotar um carro de Fórmula 1 nesse circuito, algo pelo qual estou ansioso para fazer.”

Nico Hulkenberg #27:Silverstone é um ótimo local de provas; os fãs são muito gostam muito da Fórmula 1. Sinto muito amor e apoio lá. A pista também é fantástica: tem algumas das melhores curvas do calendário e é super rápida. Tenho boas lembranças de correr lá no passado, então estou ansioso para me preparar e entrar na pista.”

Guenther Steiner (chefe de equipe): Não comentou.

Alfa Romeo Stake (9 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77: “Sem dúvida, esperávamos mais da Áustria, pois vínhamos de alguns resultados decentes consecutivos. Foi difícil para a equipe, pois lutamos durante todo o fim de semana e, além disso, também vimos a corrida de domingo ser comprometida.

Apesar de tudo, estou ansioso para correr em Silverstone neste fim de semana, outro clássico atemporal no calendário. Estamos trazendo um novo pacote aerodinâmico para lá, o que deve nos ajudar a recuperar a forma que mostramos no mês passado.

Sabemos em quais áreas precisamos trabalhar para melhorar nosso desempenho, e todos na equipe, tanto na pista quanto em Hinwil, têm colocado todos os seus esforços nisso. Será crucial obter essas atualizações desde os primeiros treinos, para nos colocarmos de volta na luta.”

Guanyu Zhou #24: “Ao seguirmos para Silverstone para a segunda parte da rodada dupla, estamos motivados para deixar o duro fim de semana em Spielberg para trás. Teremos algumas peças novas no carro para esta prova, o que deve nos permitir dar mais um passo à frente. Estou ansioso para voltar à pista e extrair todo o potencial do C43.

Espero que possamos encontrar mais ritmo, o que nos faltou na Áustria. Etapas difíceis podem acontecer, mas o que é importante agora é mantermos nosso foco e continuar trabalhando para voltar para a zona de pontuação.

Claro, lembro do acidente em que me envolvi no ano passado; isso, porém, é um capítulo encerrado, desde que voltei para casa naquele mesmo dia. Este GP é importante para mim, já que passei muito tempo no Reino Unido: toda a minha motivação neste fim de semana será para ir bem em um lugar familiar.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (7 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Uma corrida em casa para a equipe é, de certa forma, uma corrida em casa para mim também. Adoro este circuito, pois é uma das melhores pistas do ano. Silverstone é sempre uma corrida especial para participar.

Estamos comemorando nosso 800º GP, então será bom mostrar a pintura comemorativa. Em termos de ritmo, não sabemos como nos sairemos. Possivelmente não tão competitivo quanto o Canadá ou a Áustria, mas talvez o suficiente para nos dar a oportunidade de marcar pontos.”

Logan Sargeant #2: “Estou muito empolgado por voltar a uma das minhas pistas favoritas do calendário da Fórmula 1. Silverstone sempre foi bom para mim e adoro todas as seções de alta velocidade da pista. Espero que possamos fazer o carro funcionar bem e ter um bom fim de semana.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia AlphaTauri (2 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Yuki Tsunoda #22:Acho que quase todos os pilotos gostam de Silverstone e eu definitivamente sou um deles. A maioria das curvas são rápidas e, dado ao fato que teremos atualizações aerodinâmicas significativas para esta etapa, estou bastante otimista de que podemos dar um passo à frente neste fim de semana.

“Após o Sprint na Áustria, voltamos ao formato normal e isso significa que teremos mais tempo para testar minuciosamente as atualizações. É bom, porque essa corrida será importante e nos dará uma ideia do que podemos esperar para a segunda metade da temporada.

O carro perfeito para Silverstone é, de certa forma, semelhante ao necessário na Áustria: baixo arrasto e uma boa quantidade de downforce. Silverstone e o GP da Inglaterra têm uma grande história: nós, não muito longe daqui, em Bicester, temos nosso próprio túnel de vento e nossos engenheiros aerodinâmicos.”

Nyck De Vries #21:Silverstone é uma pista que conheço bem. Corri lá em diferentes categorias e também com o Campeonato Mundial de Endurance. É uma pista muito rápida, acho que uma das mais rápidas do calendário, com um grande número de curvas de alta velocidade.

“Com os nossos carros, o vento costuma ser um fator, já que o circuito é plano e fica em um espaço aberto, além de ter um clima que pode ser imprevisível. É um lugar histórico, pois é o coração da Fórmula 1 e do automobilismo.

Se a pista vai se adequar ao nosso carro é uma questão difícil de responder. As lacunas são tão próximas que fazer tudo certo é essencial. Com um fim de semana limpo, você pode fazer a diferença e ficar perto dos dez primeiros, mas é preciso tomar as decisões certas durante para aproveitar ao máximo o pacote disponível.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

NOVIDADES PARA O GP

Williams com pintura comemorativa

(Foto: Williams Racing/Divulgação)

A Williams Racing correrá nesse final de semana em Silverstone com um novo layout de pintura. A equipe britânica comemorará o seu 800º Grande Prêmio na Fórmula 1 com um esquema visual que estampa o número histórico de corridas disputadas na maior categoria mundial de automobilismo.

Apesar do design estilizado estrear nesse final de semana em Silverstone, a escuderia britânica completará o seu 800º GP após o apagar das luzes da etapa seguinte, na Hungria. A Williams alcançaria o oitavo centenário em provas completas na F1 em Silverstone, mas o cancelamento do GP da Emilia-Romagna atrapalhou o plano da equipe.

Para que os fãs conterrâneos da escuderia fundada por Frank Williams não ficassem de fora da comemoração, a Williams decidiu implantar a pintura especial tanto na Inglaterra quanto na Hungria.

Além da Williams Racing, a McLaren e a Aston Martin também correrão no GP da Grã-Bretanha com um design temporário e exclusivo. A primeira equipe homenageará o Google Chrome, enquanto a segunda fará uma referência a Valvoline, a nova patrocinadora da Aston Martin.

Detalhes do circuito
Circuito de Silverstone (Foto: Imagem/Divulgação)

O circuito de Silverstone possui 5.891 km de extensão, 18 curvas (10-D e 8-E) recebe GPs de Fórmula 1 desde 1950 e a corrida terá um total de 52 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado ainda pertence a Max Verstappen, que cravou 1:27.097 na temporada 2020.

A pista é caracterizada por possuir trechos predominantes de média a alta velocidade e várias curvas em formato circular. O principal ponto de ultrapassagem nessa pista é a reta oposta, onde é localizada uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) disponíveis no traçado.

A seção mais famosa de Silverstone é a Maggots-Becketts-Chapel, formada pelas curvas 10, 12 e 13, um trecho de alta velocidade que se apresenta em uma sequência de Ss. Confira abaixo como é uma volta no circuito britânico, através do simulador/game F1 22.

Por ser um local de provas com trechos em sua maioria de alta velocidade, os carros precisam de um pacote aerodinâmico que combine baixo arrasto e pressão aerodinâmica, devido às curvas rápidas predominantes em Silverstone.

Ano passado, Carlos Sainz venceu o GP britânico, marcado por uma série de incidentes, seguido de Sergio Perez e de Lewis Hamilton.

Sainz, que largou na pole, perdeu a liderança para Max Verstappen antes da curva 1, após o apagar das luzes, mas recuperou a P1 na volta 12/52, por conta de problemas no carro do piloto #1 da Red Bull Racing.

Mais pra frente, a Ferrari mandou Carlos ceder a posição para Charles Leclerc mas, na volta 43/52, Sainz superou o parceiro de equipe na pista e reassumiu a P1, onde se manteve até receber a bandeira quadriculada.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

As equipes terão o C1 como o P Zero Branco duro, o C2 como o P Zero Amarelo médio e o C3 como o P Zero Vermelho macio na Grã-Bretanha, uma escolha influenciada pelas altas cargas de energia que Silverstone coloca sobre os pneus.

A pista é uma das mais exigentes de toda a temporada, especialmente para o pneu dianteiro esquerdo que tem que lidar com cargas pesadas ao longo de oito curvas diferentes.

Algumas das maiores velocidades médias de curva na temporada são vistas em Silverstone (Maggotts, Becketts e Chapel são todas contornadas de pé embaixo), enquanto os pilotos são submetidos a forças laterais que podem exceder 5g.

Vale mencionar que a estratégia de duas paradas foi a mais utilizada no GP britânico da temporada 2022. Além disso, todos os três compostos foram vistos durante a corrida.

A Pirelli permanecerá em Silverstone de 11 a 12 de julho para um teste de desenvolvimento de pneus slick que não dependem de mantas térmicas. As equipes que participarão do teste são Red Bull (por um dia), Haas e Williams.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 14°C e Máxima de 26°C. Tempo aberto, ensolarado.

Sábado:

Mínima 11°C e Máxima 23°C. Céu fechado com chuva moderada a qualquer hora.

Domingo:

Mínima de 11°C e Máxima de 21°C. Céu nublado com 25% de possibilidade de chuva leve durante o dia.

Fonte: www.bbc.com/weather

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 11h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!