Início Destaque STOCK CAR – O que esperar da quinta etapa da temporada –...

STOCK CAR – O que esperar da quinta etapa da temporada – 2023

786
(Foto: Duda Bairros/Stock Car)
Maior categoria brasileira de automobilismo está de volta ao circuito por onde passou em abril.

A Stock Car Pro Series retorna nesse fim de semana (7 a 9) para realizar a quinta etapa da temporada no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, bairro da zona sul de São Paulo. O evento contará com duas corridas no domingo, uma seguida da outra, com duração de 30 min + 1 volta cada.

O circuito de Interlagos recebeu a Stock Car em abril, durante a segunda disputa do calendário, quando Gabriel Casagrande foi o vencedor da corrida 1, seguido de César Ramos e de Guilherme Salas, e Ricardo Maurício levou a P1 na segunda prova, logo à frente de Rafael Suzuki e de Gaetano Di Mauro.

O retorno da categoria de turismo a Interlagos será especial: a corrida 2 de domingo no Autódromo José Carlos Pace será a de número 150 da história no local de provas mais icônico do país.

Para comemorar o marco histórico, a Stock Car fará uma ação na sexta-feira, em frente à linha de chegada, e reunirá 40 vencedores de corridas no clássico circuito paulista, para homenageá-los.

Além da quinta etapa da Stock Car Pro Series, a pista da zona sul de São Paulo também receberá a segunda prova da temporada 2023 da Fórmula 4 Brasil e a terceira da Copa Shell Hyundai HB20.

Informações do circuito
(Foto: Duda Bairros/Vicar)

O Autódromo José Carlos Pace possui 4.309 km de extensão, 15 curvas e fluxo no sentido anti-horário. O ‘Templo do Esporte a Motor’ nacional costuma gerar corridas bem disputadas, já que possibilita ultrapassagens, principalmente na reta dos boxes, a mais extensa do local de prova.

O icônico traçado paulista tem como características principais mudanças acentuadas de elevação, predominância de setores de média e baixa velocidade e curvas técnicas, com ângulos variados.

O trecho mais famoso e polêmico de Interlagos é o S do Senna, sequência inicial do circuito composta pelas curvas 1 e 2. Geralmente, é a parte que mais gera contatos entre carros e corte de curvas pelos pilotos durante as provas.

Segundo a Fras-le e a Fremax, fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da Stock Car, o S do Senna tem a primeira parte contornada pelos carros a cerca de 75 km/h mas, antes disso, os pilotos acionam o pedal do freio depois de cruzarem a reta principal a 240 km/h.

Previsão da Fras-le e Fremax
(Foto: Luís França/P1 Media Relations)

Até o momento, a Stock Car passou pelas pistas mais rápidas do país: Tarumã, no Rio Grande do Sul, e Cascavel, no Paraná. Normalmente, esses traçados exigem pouco do sistema de frenagem, composto pelas pastilhas de freio da Fras-le e os discos da Fremax.

O circuito de Interlagos é o contrário dos locais de prova mencionados. A pista possui a freada mais forte do calendário com o S do Senna, onde os carros reduzem de 240 km/h para cerca de 70 km/h em poucos metros, durante uma freada de apenas cinco segundos, na maior desaceleração da temporada, com 1,5G.

Com informações da assesoria de imprensa da Fras-le e da Fremax.

Expectativas do último vencedor em Interlagos
Ricardo Maurício com o troféu da corrida 2 da segunda etapa em Interlagos (Foto: Magnus Torquato)

Na última corrida da Stock Car no Autódromo José Carlos Pace, Ricardo Maurício venceu pela oitava vez no circuito paulista e entrou para a história ao se tornar o piloto mais vezes vencedor em Interlagos do grid atual.

Em entrevista exclusiva ao TDT, Ricardo falou sobre as suas expectativas para a prova em território paulista e mais.

A segunda etapa não foi muito boa para nós, apesar da vitória na corrida 2. A classificação não foi a das melhores para a equipe. Na primeira passagem por São Paulo usamos a asa menor, do ano passado, mas nessa etapa em Interlagos retornamos com a asa da atual temporada, o que vai mudar o acerto do carro para todos os pilotos.

“Os carros seguem evoluindo a cada etapa, principalmente com os novos pneus da Hankook Tire, e vamos torcer para que possamos encontrar um caminho positivo nesse final de semana. Temos alguns testes diferentes para fazer; veremos se serão promissores e se permitirão que o carro evolua para melhor.”

Novidades

Ausência de Felipe Fraga

O piloto da Blau Motorsport, Felipe Fraga, não correrá nesse final de semana em Interlagos, devido a compromissos com a IMSA, que realizará a sua sexta etapa da temporada no Canadá. Para substituir o campeão da temporada 2016 da Stock Car, a equipe convocou Diego Nunes.

O piloto paulista competiu na categoria brasileira de turismo com a Blau de 2020 a 2022, e já disputou 218 corridas na Stock Car Pro. Atualmente, o competidor de 36 anos corre na categoria de turismo TCR South America, com o apoio da Blau Farmacêutica.

Diego Nunes (Foto: Rodrigo Guimarães)

Diego Nunes comentou sobre retornar à classe de elite do automobilismo nacional e falou sobre suas expectativas para a disputa em Interlagos. “Estou muito feliz em voltar a acelerar na Stock Car e, principalmente, com as cores da Blau Motorsport. Conquistamos resultados incríveis juntos e reviver essa parceria em Interlagos será muito especial.

Estou muito animado em trabalhar com o novo corpo técnico do time, agora chefiado pelo Rodolfo Mattheis, e quero ajudar a Blau a somar muitos pontos para o campeonato de equipes nessa oportunidade.”

Com a ausência, Felipe Fraga usará a segunda passagem por Interlagos como uma etapa de descarte, em prol de seu progresso no campeonato de pilotos da Stock Car.

O que esperar
(Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car)

O Rei da Pista do grid atual em Interlagos é Ricardo Maurício, que é o único a somar 8 vitórias no total. Depois do piloto #90 da Eurofarma RC, vem Thiago Camilo e Cacá Bueno, que possuem 7 triunfos no traçado paulista.

Dentre os três competidores mencionados acima, Camilo se encontra em uma melhor posição na temporada, ao ocupar a segunda colocação no campeonato de pilotos, atrás do líder Gabriel Casagrande por apenas 4 pontos.

Assim como Cacá Bueno, Thiago buscará a sua oitava vitória no circuito paulista, para alcançar Ricardo Maurício. Além disso, o piloto #21 da Ipiranga Racing também tentará se sair bem nesse fim de semana para superar Casagrande e retomar a P1 na classificação.

A briga pelo título segue bastante acirrada, com a passagem de quatro pilotos diferentes pela liderança em quatro etapas realizadas até agora: Daniel Serra, Ricardo Maurício, Thiago Camilo e Gabriel Casagrande. Esse fato mostra como a quinta competição do calendário promete ser imprevisível e pode surpreender os apostadores.

O fator clima também é um ponto a se observar, devido a previsão de chuva para domingo, que pode gerar várias interrupções da prova com bandeiras amarelas e até Safety Car, algo comum no rápido e técnico circuito de Interlagos.

Top 10 do campeonato de pilotos:

1º – Gabriel Casagrande, 135 pts
2º – Thiago Camilo, 131
3º – Cesar Ramos, 115
4º – Daniel Serra, 102
5º – Ricardo Maurício, 86
6º – Felipe Fraga, 86
7º – Rubens Barrichello, 83
8º – Guilherme Salas, 81
9º – Bruno Baptista, 81
10º – Rafael Suzuki, 78

Previsão do tempo

Sexta-feira – Mínima de 14ºC e máxima de 25ºC. Céu aberto, ensolarado.

Sábado – Mínima de 15ºC e máxima de 25ºC. Tempo ensolarado.

Domingo – Mínima de 15ºC e máxima de 21ºC. Céu nublado, com possibilidade de chuva na parte da tarde.

Fonte: www.accuweather.com.br

Programação do final de semana

Sexta-feira, 07 de julho:
09:20 – Shakedown
11:30 – Treino Livre 1

Sábado, 08 de julho:
08:45 – Treino Livre 2
13:00 – Classificação

Domingo, 09 de julho:
13:40 – Corrida 1 (30 minutos +1 volta)
14:20 – Corrida 2 (30 minutos +1 volta)

Transmissão

A quinta etapa da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!