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WEC – Prólogo das 6 Horas de Monza – 2023

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(Foto: Marius Hecker/Focus Pack Media)
Confira as principais informações da quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance, na casa da vencedora das 24 Horas de Le Mans na divisão Hypercar.

O World Endurance Championship (WEC) retoma a temporada nesse final de semana (7 a 9) para realizar as 6 Horas de Monza, a quinta disputa do calendário 2023 que acontecerá na Itália, no histórico Autódromo Nazionale di Monza.

Conhecido como ‘Templo da Velocidade’, o circuito italiano faz parte do itinerário do WEC desde a campanha 2021, e é um dos eventos mais novos da categoria, juntamente com Portimão, em Portugal.

As 6 Horas de Monza será a última disputa do Campeonato Mundial de Endurance na Europa da programação 2023, antes das etapas finais no Japão e no Bahrein, que ocorrerão em setembro e novembro, respectivamente.

Essa será a corrida em casa para a equipes Ferrari (Hypercar), Prema Racing (LMP2), AF Corse (LMGTE Am), Richard Mille AF Corse (LMGTE Am), Iron Linx (LMGTE Am) e Iron Dames (LMGTE Am). Ao todo, 36 carros estarão presentes no grid em Monza: 13 da Hypercar, 11 da LMP2 e 12 da LMGTE Am.

Abaixo, confira as principais informações sobre a quinta prova da 11ª temporada do Campeonato Mundial de Endurance, como as informações sobre o traçado, as expectativas dos pilotos brasileiros participantes e as novidades para a competição.

Características do circuito
(Foto: Harry Parvin/Focus Pack Media)

O Autódromo Nazionale di Monza possui 5.793 km de extensão, 11 curvas (7-D e 5-E), sentido horário e setores predominantes de alta velocidade. As principais características do circuito são a presença de duas chicanes de baixa, alguns trechos estreitos e bordas de asfalto com gramado e caixas de brita fundas.

A pista italiana conta com três grandes retas, a dos boxes, interrompida pela chicane das curvas 1 e 2, a oposta, entre as curvas 7 e 8, e a final, que antecede a famosa curva rápida ‘Parabólica’, a última do traçado. Vale mencionar que, em Monza, os carros alcançam a velocidades acima de 310 km/h e 60% a volta é feita com o acelerador totalmente pressionado.

A seção mais desafiadora para os competidores é a curva 6. Embora seja de média velocidade, qualquer erro ao entrar nela pode fazer o carro subir na brita e não conseguir voltar ao circuito.

Outro ponto que requer atenção por parte dos pilotos é a segunda chicane, formada pela sequência das curvas 8, 9 e 10. Por não exigir uma redução de velocidade tão intensa, é comum passar do ponto de frenagem e invadir a área de fora do traçado. Nessa parte, há kerbs (salsichas) que podem desestabilizar e até danificar o carro se utilizados em alta velocidade.

Vencedores da etapa em 2022
Pódio da LMGTE Am das 6 Horas de Monza de 2022 (Foto: Jan Patrick Wagner/Focus Pack Media)

No ano passado, as 6 horas de disputa em Monza foi marcada por vários dramas, principalmente na classe de hipercarros. A Glickenhaus largou na pole com o#708, mas, pela segunda vez na temporada 2022, a equipe não conseguiu transformar a P1 do grid de largada em uma vitória, e terminou em quinto lugar na divisão principal.

A Alpine Elf com o A480 Gibson #36 dos pilotos André Negrão, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere, venceu a etapa italiana e consumou a sua segunda P1 da 10ª campanha do WEC. Logo atrás da equipe francesa, vieram as duas Toyotas: o GR010 Hybrid #8 de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, e o #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez.

A escuderia vencedora na LMP2 foi a WRT, com o trio do Oreca 07 #41 formado por Rui Andrade, Ferdinand Habsburg-Lothringen e Norman Nato, enquanto na LMGTE Am, a Dempsey-Proton Racing com o Porsche 911 #77 de Christian Ried, Sebastian Priaulx e Harry Tincknell subiu ao ponto mais alto do pódio em Monza.

Expectativas dos pilotos brasileiros
André Negrão (Foto: Julien Delfosse/DPPI)

André Negrão (Alpine ELF LMP2 #35): Nossa vitória no ano passado na Hypercar foi sensacional, uma das mais memoráveis da minha carreira, mas não tem nada a ver com a temporada 2023. Neste ano voltamos ao zero, estamos em outra categoria. Vamos tentar fazer o máximo possível em Monza e ver no que dá. Tivemos uma Le Mans construtiva, conseguimos evoluir o carro, mas sabemos que temos muito chão pela frente ainda.”

Pietro Fittipaldi (JOTA LMP2 #28): Estou muito feliz por estar de volta. Le Mans foi uma corrida boa para a gente, em que estávamos bem rápidos e, infelizmente, o resultado final não foi o que a gente queria. Indo para Monza, estou confiante em estar muito competitivo. Nossa meta é terminar no pódio e, quem sabe, vencer a corrida.

Monza é uma pista clássica e sensacional. A corrida vai ser muito boa não só para os pilotos, mas para os fãs também, pois teremos muitas ultrapassagens e estratégias diferentes. Será uma prova muito legal e estou feliz por estar com a JOTA Sport para mais uma etapa do WEC.”

João Paulo de Oliveira (Floyd Vanwall Racing #4): Não comentou.

Novidades
Estreia da Proton na Hypercar
(Foto: Proton Competition/Divulgação)

A Proton Competition, equipe que atualmente corre na IMSA e na European Le Mans Series (ELMS), competirá no WEC a partir das 6 Horas de Monza desse fim de semana até a etapa final no Bahrein. A escuderia alemã de Christian Reid fará parte do grid na divisão Hypercar, com um Porsche 963.

O trio de pilotos da Proton no #99 será formado por Neel Jani (vencedor das 24 Horas de Le Mans e campeão do WEC de 2016), Gianmaria Bruni (ex-piloto de Fórmula 1) e Harry Tincknell (duas vezes vencedor em Le Mans).

Um fato curioso é que, em entrevista ao WEC, Jani disse ainda não ter guiado o carro. “Todas as equipes fizeram testes e correram em Le Mans e têm muito mais experiência do que nós. Vamos a Monza sem ter conduzido o carro, e ainda iremos configurar os assentos, para os três pilotos, assim que estivermos lá. Não é o ideal, mas essa é a nossa situação no momento”, finalizou o automobilista suíço.

Assim, a equipe alemã e seus três pilotos chega à quinta etapa do WEC em Monza às escuras, e precisa aproveitar as três sessões de Treinos Livres ao máximo.

Importante lembrar que a Proton terá em mãos um dos quatro Porsche 963 LMDh no grid em Monza: dois da própria montadora, que corre com a Penske, e o da outra cliente da montadora alemã, Heartz Team Jota.

Ausência de Daniel Serra

O piloto brasileiro da Kessel Racing, Daniel Serra, não disputará as 6 Horas de Monza, devido a compromissos com a Stock Car Pro Series, esta que também realizará a quinta etapa de sua temporada nesse final de semana.

Como substituto para o lugar vago de Daniel, a equipe suíça convocou o automobilista japonês Kei Cozzolino, que dividirá a Ferrari 488 GTE Evo #57 com os titulares Takeshi Kimura e Scott Huffaker.

Outras novidades
  • Esteban Guerrieri substituirá Tom Dillmann na Floyd Vanwall, e terá Tristan Vautier e o estreante brasileiro João Paulo de Oliveira como parceiros na equipe;
  • A escuderia Northwest AMR não participará das 6 Horas de Monza, mas pretende correr na próxima etapa, as 6 Horas de Fuji;
  • A Glickenhaus recrutou Nathanael Berthon para o lugar de Ryan Briscoe, e se unirá aos titulares Romain Dumas e Olivier Pla no 007 #708, uma escalação completa de pilotos franceses;
  • A AF Corse de LMGTE Am contará com o francês Julien Piguet como piloto Bronze da equipe na Ferrari 488 GTE Evo #21;
  • A equipe Project 1 – AO de LMGTE Am confirmou o italiano Matteo Cairoli no Porsche 911 #56, apenas um de seu trio de automobilistas;
  • e a Goodyear, fornecedora oficial de pneus da classe LMP2, comemorará 125 anos de existência em Monza, e utilizará o logo no formato clássico ‘Wingfoot’ nos compostos para esse final de semana.
BOP para a prova
(Foto: Divulgação)

Confira o Balanço de Performance aplicado na divisão Hypercar para as 6 Horas de Monza:

Cadillac (LMDh)

Peso: -14 kg;

Potência: -15 kW;

Duração de energia: -15 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Ferrari

Peso: +5 kg;

Potência: -12 kW;

Duração de energia: -8 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Glickenhaus (motor a combustão)

Peso: Nenhuma alteração;

Potência: Nenhuma alteração;

Duração de energia: +3 MJ (Megajoules).

Peugeot

Peso: +4 kg;

Potência: +4 kW;

Duração de energia: +6 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 150 km/h.

Porsche (LMDh)

Peso: +1 kg;

Potência: -10 kW;

Duração de energia: -11 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Toyota

Peso: Nenhuma alteração;

Potência: -5 kW;

Duração de energia: Nenhuma alteração;

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Vanwall (motor a combustão)

Peso: Nenhuma alteração;

Potência: +8 kW;

Duração de energia: +12 MJ (Megajoules).

O que esperar
(Foto: Harry Parvin/Focus Pack Media)

Atual líder no campeonato de fabricantes na Hypercar, a Toyota Gazoo Racing Europe terá um grande desafio nesse final de semana: correr na casa da vencedora das 24 Horas de Le Mans na divisão principal, Ferrari AF Corse.

As arquibancadas lotadas de fãs vestidos de vermelho mais o desejo da escuderia de conquistar uma vitória consecutiva em sua corrida caseira, tornarão a disputa em Monza ainda mais difícil para a montadora japonesa, que está apenas 18 pontos à frente da Ferrari na classificação.

Com os poucos pontos que a separam da Toyota, a Ferrari aproveitará a motivação que conquistou após a vitória na corrida mais importante do WEC (Le Mans) para alcançar a fabricante asiática e assumir a liderança entre as montadoras da Hypercar.

(Foto: Gabi Tomescu/Focus Pack Media)

Apesar do recente triunfo, devido às limitações por conta do BOP, não será fácil para a montadora italiana conquistar a P1 em casa, já que competirá com as outras marcas que também buscam o lugar mais alto do pódio, como a Peugeot, Cadillac e Porsche, estas que ainda não venceram nesta temporada.

Na classe LMP2, a disputa está ainda mais intensa: a WRT se encontra no topo da tabela, mas a vantagem sobre a segunda colocada, Inter Europol Competition, é de 4 pontos, uma diferença que pode ser tirada facilmente nesse fim de semana.

A divisão de carros turismo LMGTE Am tem como líder a equipe Corvette Racing, esta que venceu 3 das 4 etapas da temporada e não possui concorrência no momento, por estar 74 pontos acima da segunda colocada, ORT by TF, que soma 59 pontos.

Sem dúvidas, a escuderia americana correrá em busca de sua segunda vitória no ‘Templo da Velocidade’, após garantir a P1 no circuito italiano na extinta LMGTE Pro, no ano passado.

A Richard Mille AF Corse, que quebrou a hegemonia da Corvette ao vencer as 6 Horas de Spa-Francorchamps, fará o melhor que puder para agradar a sua torcida exclusiva: os tifosi, assim como as outras competidoras italianas do grid da LMGTE Am.

Transmissão

As 6 Horas de Monza terá transmissão ao vivo no domingo em janelas através do BandSports: de 7h às 7h45, 8h45 às 10h e de 11h às 13h, de acordo com o horário de Brasília.

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