Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Arábia Saudita – 2023

1094
(Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida no circuito de rua mais rápido do calendário.

Nesse final de semana (17, 18 e 19), a Fórmula 1 retorna para realizar o Grande Prêmio da Arábia Saudita, a segunda etapa da programação 2023 que acontecerá na cidade litorânea de Jeddah, localizada na região oeste do país asiático.

Assim como o GP do Bahrein, a prova que abriu a temporada com a vitória de Max Verstappen seguido de Sergio Perez e Fernando Alonso, a corrida em território árabe ocorrerá à noite e em uma pista de rua: no circuito de Jeddah Corniche, que beira o Mar Vermelho.

O Grande Prêmio da Arábia Saudita é a segunda de seis disputas noturnas no itinerário, depois do Bahrein e antes das etapas em Singapura, Qatar, Las Vegas e Abu Dhabi.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP saudita, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores. Além disso, saiba as novidades que essa etapa trará, as características do traçado, informações dos compostos de pneus para a etapa e a previsão do tempo para o fim de semana.

Oracle Red Bull Racing (43 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1:Jeddah é uma pista bem diferente do circuito Bahrein. Você tem mais retas, curvas rápidas e menos degradação. Em termos de ritmo de corrida, espero que todos estejam mais próximos nesse fim de semana. Jeddah é um circuito de rua muito legal, com bastante aderência, então sempre gosto de voltar lá para correr.

Nosso carro parece forte em alta velocidade, mas acho que a Ferrari é bem rápida nas retas. Vamos tentar chegar da melhor forma possível e depois descobriremos durante os treinos onde estamos exatamente em termos de desempenho diante das outras equipes.

As mudanças que foram feitas na pista são principalmente para melhorar a visibilidade, então espero que tenha de fato cumprido com o objetivo, porque para nós, pilotos, era perigoso em alguns trechos.”

Sergio Perez #11:Temos que tentar manter o ritmo do Bahrein. Definitivamente, ainda podemos fazer muitas melhorias para tentar melhorar nosso carro. Reunimos muita informação desde a primeira corrida e temos feito muito nos bastidores.

Será interessante ver como todos chegarão em Jeddah esta semana, é uma pista muito diferente do Bahrein. Estou ansioso para voltar a esse circuito depois de conseguir a pole em 2022. Tive muito azar no ano passado com o tempo do Safety Car enquanto liderava a corrida, então espero que seja minha vez de vencer.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Aston Martin Aramco Cognizant (23 pts)
(Foto: Sam Bloxham/LAT Images/Aston Martin Canto Global)

Lance Stroll #18:Fiquei muito satisfeito com nosso resultado no Bahrein, então precisamos fazer o nosso melhor para trazer esse impulso positivo para a segunda corrida do ano na Arábia Saudita. Como sempre, as primeiras provas da temporada são sobre aprender as complexidades do carro novo.

O circuito da Arábia Saudita é completamente diferente do Bahrein, por isso nos oferece uma oportunidade inestimável de coletar mais dados e aprofundar nossa compreensão do AMR23. Jeddah Corniche é uma pista incrivelmente rápida e o traçado urbano mais rápido do calendário, por isso é muito divertido de pilotar, mas também é um verdadeiro desafio.

Vimos Safety Cars em ambas as ocasiões em que corremos na Arábia Saudita, por isso precisamos garantir que estamos prontos para capitalizar qualquer oportunidade que surgir em nosso caminho.”

Fernando Alonso #14:O carro estava muito bom no Bahrein e aproveitamos nosso fim de semana marcando nosso primeiro pódio na temporada. Mas agora mudamos todo o nosso foco para a Arábia Saudita. Jeddah será um desafio muito diferente, pois é um circuito completamente diferente do que experimentamos na corrida anterior.

Passamos duas semanas no Bahrein e todos nos familiarizamos com o circuito e as condições, de modo que a curva de aprendizado a partir desta sexta-feira será muito mais acentuada.

Mais adiante, teremos três fins de semana de corrida muito diferentes em circuitos variados no Bahrein, Arábia Saudita e Austrália. Nossos pés permanecem no chão e trabalho duro é necessário para manter este começo e tentar obter outro resultado forte neste fim de semana.”

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (16 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Nossa performance no Bahrein não foi o que queríamos, mas essa é a posição em que nos encontramos e já estamos a todo vapor com o carro, entendendo e trabalhando para colocá-lo em um lugar melhor. Esse é um desafio empolgante para todos nós.

Tudo pode acontecer no automobilismo, então estaremos trabalhando em Jeddah para maximizar cada parte de nosso desempenho, perseguindo cada ponto, cada posição e cada milissegundo. Esse é um dos grandes pontos fortes de nossa formação de pilotos com Lewis e George. Somos pilotos e damos tudo o que temos sempre que vamos para a pista.”

Estamos trazendo alguns pequenos desenvolvimentos para o carro: eles não vão mudar o jogo, mas podem começar a nos mover na direção certa. Vamos nos esforçar o máximo que pudermos para criar oportunidades e esperamos que nos dê uma conta melhor de nós mesmos do que no Bahrein.”

Scuderia Ferrari (12 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “Saímos do Grande Prêmio do Bahrein com uma primeira imagem dos pontos fortes e fracos do nosso carro e dicas úteis para progredir. Comparando a qualificação do SF-23 e o desempenho da corrida, ainda há espaço para melhorar nosso desempenho de domingo.

“Estamos trabalhando bem em equipe para extrair o máximo de nosso pacote em termos de dirigibilidade e confiabilidade. Encontramos a causa do problema que parou Charles em Sakhir e usaremos o terceiro Controle Eletrônico para o seu carro, o que significa que teremos uma penalidade para o grid de largada.

“A pista da Arábia Saudita é muito diferente do Bahrein em termos de layout e de superfície, e a velocidade máxima é particularmente importante. Estou confiante de que podemos ter um fim de semana melhor lá.”

Alfa Romeo Stake (4 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77:Tivemos um ótimo começo no Bahrein, terminando entre os dez primeiros na primeira corrida da temporada. Ficamos entre as cinco primeiras equipes durante toda a disputa, e também fizemos um excelente trabalho ao longo do fim de semana. Ainda assim, como sempre, há espaço para melhorias.

Chegando a Jeddah, devemos manter o ritmo e focar em continuar o bom trabalho feito até agora. Nossos colegas em Hinwil estão trabalhando duro para preparar as atualizações para os próximos GPs, enquanto nos concentramos em progredir e trazer mais bons resultados para a equipe.

Nosso carro é forte e sabemos que podemos lutar decentemente contra nossos concorrentes. Mais uma vez, a atenção aos detalhes será essencial para estar na frente desde o Treino Livre 1 na sexta-feira.”

Guanyu Zhou #24:Começar a temporada com pontos foi uma boa motivação para a equipe, inclusive para mim; fiquei feliz em dar minha contribuição marcando a volta mais rápida e tirando um ponto dos nossos rivais.

Enquanto vamos para a Arábia Saudita para a segunda etapa do campeonato, me sinto determinado a abrir minha contagem de pontos para a temporada. No Bahrein, nosso carro melhorou dia após dia, e isso mostrou que estamos indo na direção certa. Devemos continuar encontrando as margens para manter nossa progressão e melhorar ainda mais.

Podemos prever que o pelotão estará apertado mais uma vez, mas se conseguirmos extrair todo o desempenho possível de nosso carro, não vejo razão para não almejarmos ainda mais neste final de semana.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe):Marcar pontos na estreia foi uma ótima maneira de começar nossa temporada, uma recompensa pelo trabalho duro feito por todos na equipe durante o inverno e uma confirmação do progresso que fizemos. No entanto, não devemos descansar, pois tivemos a prova de como o pelotão está apertado ao nosso redor este ano e como apenas alguns décimos podem fazer uma enorme diferença em termos de resultados.

Sabemos que, se fizermos bem o dever de casa e aproveitarmos todo o potencial do nosso carro, temos a chance de alcançar resultados cada vez melhores, e é isso que nos propomos a fazer neste fim de semana. Precisamos estar no topo do nosso jogo quando se trata de execução, pois temos a oportunidade de trazer mais pontos para casa.”

BWT Alpine (2 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31:Jeddah é um circuito único na Fórmula 1: um traçado urbano muito rápido e fluido e a maior parte da volta é feita de pé embaixo, o que é muito emocionante. Há algumas mudanças no local este ano, para melhorar a segurança e a visibilidade na entrada da curva, então definitivamente daremos algum feedback sobre as mudanças na sexta-feira após o treino.

Em termos de corrida na Arábia Saudita, sabemos que as ultrapassagens são possíveis, mas as chances de carros de segurança são altas devido à natureza da pista, então temos que estar prontos para todas as possibilidades. A equipe está preparada e motivada para ter um fim de semana melhor para iniciar nossa temporada.”

Pierre Gasly #10:No geral, fiquei muito satisfeito no Bahrein, especialmente no domingo por ir do último lugar ao nono e levar alguns pontos para casa. Sei que há muito mais por vir de mim e da equipe, pois ainda não chegamos a 100%. Nem tudo se encaixou e é importante aprender com isso para extrairmos nosso desempenho máximo.

Gostei da minha estreia com as cores da Alpine; toda a equipe é muito talentosa e motivada para ter sucesso e estou animado para ver o que podemos alcançar quando executamos um fim de semana de corrida mais satisfatório.”

Otmar Szafnauer (chefe de equipe): Saímos do Bahrein com sentimentos misturados. Por um lado, ficamos satisfeitos em terminar com pontos, já que Pierre saiu da P20 para a P9 e sua pilotagem exigiu boas decisões, uma estratégia bem executada e um forte ritmo de corrida. Por outro lado, cometemos muitos erros durante o fim de semana e todos podemos fazer um trabalho melhor para melhorá-los.

Acredito que a corrida de Esteban foi pontual, o resultado de uma série de erros, alguns do lado dele, outros operacionalmente, e seu lado da garagem, sem dúvida, se recuperará na Arábia Saudita.

No momento, sabemos que o A523 tem potencial. Ainda não exploramos tudo ao máximo e temos trabalho pela frente para conseguir isso. Esta é uma temporada longa, abrimos com pontos e temos que continuar nos esforçando como equipe.”

Williams Racing (1 pt)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Jeddah é uma pista de rua muito divertida e estou ansioso pra correr nela. No entanto, é uma daqueles circuito que a confiança é muito importante e é preciso construí-la ao longo do fim de semana.

No papel, é um local de prova que pode nos servir um pouco melhor do que foi no Bahrein, então veremos como nos sairemos lá. Ainda estamos entendendo o carro e será interessante ir para uma pista diferente para aprender mais sobre o carro.”

Logan Sargeant #2:Estou realmente ansioso pela segunda rodada na Arábia Saudita. Construímos uma grande base no Bahrein para trabalhar. Espero que possamos continuar competitivos e melhorando como equipe.

Obviamente, Jeddah é um circuito muito desafiador, então teremos que aproveitar o fim de semana com o objetivo de sair com um bom resultado.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia AlphaTauri (0 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Yuki Tsunoda #22:No ano passado, meu fim de semana saudita não foi nada bom, pois vários problemas técnicos me impediram de correr no sábado e de largar no domingo. Acho uma pista divertida: o primeiro setor é realmente único, especialmente com aquelas curvas rápidas que são o diferencial desse circuito.

A confiabilidade do carro tem sido boa até agora. Tanto durante os testes quanto durante a primeira corrida não encontramos grandes problemas e por isso estou confiante que este ano poderei usufruir de todas as sessões e estou ansioso por isso.”

Nyck De Vries #21:Foi ótimo finalmente poder começar nossa temporada juntos no Bahrein. Foi uma longa espera e, no final das contas, somos pilotos e só queremos competir. Estou muito feliz por ter passado no primeiro teste e por ter encontrado o ritmo na corrida.

Quanto à Arábia Saudita, estive lá no ano passado, mas nunca andei na pista de Jeddah, embora já o tenha feito muitas vezes no simulador. Parece muito legal, rápido e sinuoso. Sinceramente, mal posso esperar para aceitar o desafio, aprender uma nova pista e voltar a correr.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (0 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:Acho que Jeddah é um ótimo circuito. No ano passado foi a minha primeira vez lá e é uma pista muito divertida e excitante de pilotar. Espero que ainda seja um lugar emocionante para correr, ainda mais que é um circuito onde a confiança conta muito: você precisa estar focado e feliz com o carro porque é uma pista bastante plana.

“No ano passado, a Arábia Saudita foi um fim de semana forte. Saindo do Bahrein com um quinto lugar e vindo para Jeddah, as expectativas eram altas e o ritmo do carro estava bom. Tivemos um pouco de azar com a estratégia e o safety car apareceu em um momento vulnerável para nós; mas ainda assim conseguimos marcar alguns pontos e espero que possamos ser fortes aqui novamente este ano.”

Nico Hulkenberg #27:Jeddah Corniche é um circuito de rua, então você sempre começa um pouco do lado mais seguro e volta a volta, sessão a sessão, percorre forçando mais, aproximando-se do limite e assumindo riscos maiores.

“Na classificação, um pequeno erro pode ter consequências prejudiciais, e você está ciente disso como piloto. É tudo sobre o gerenciamento de risco versus recompensa e isso fazemos sempre.

Estamos em uma situação de ‘trabalho em andamento’, onde as coisas ainda são muito dinâmicas e estão em um estágio inicial. Jeddah tem características de pista muito diferentes do Bahrein, mas todas as outras também são um pouco diferentes, então vai demorar mais de duas corridas para entender o carro completamente e ver a quais características ele se adapta ou não

Guenther Steiner (chefe de equipe):O circuito da Arábia Saudita é um pouco diferente em termos de layout em comparação com o Bahrein, mas tudo o que aprendemos em Sakhir na abertura da temporada nos ajudará a acertar melhor o carro para Jeddah. Espero que consigamos em uma boa janela e, assim, extrair todo o potencial do VF-23 resultando em pontos.”

McLaren (0 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4:Estou feliz em estar de volta à pista em Jeddah. A velocidade aqui é ótima e eu adoro circuitos de rua, então estou ansioso para correr. Tive um resultado decente aqui no ano passado, e o GP do Bahrein mostrou que temos um bom ritmo de corrida, então terminar com pontos é uma possibilidade, só precisamos extrair o máximo que pudermos do carro.

A equipe está trabalhando incansavelmente para aprender tudo o que pudermos do Bahrein e fazer mudanças para que tenhamos um fim de semana melhor na pista da Arábia Saudita.

“Sabemos que temos muito trabalho a fazer para chegar onde queremos, mas confio na equipe e sei que estão fazendo de tudo para que sejamos melhores. Iremos chegar com tudo.”

Oscar Piastri #81:Estou ansioso para correr no Circuito de Jeddah Corniche. Eu já corri aqui na F2, então tenho alguma experiência da natureza veloz de lá e estou animado para chegar lá. Existem alguns recursos interessantes, como as curvas rápidas, e será minha primeira vez em uma pista de rua em um Fórmula 1.

“O resultado da etapa inicial foi decepcionante para minha primeira corrida na F1, mas aprendi muito e é importante que todos mantenhamos a cabeça erguida. Sei que a equipe está trabalhando muito duro para dar a volta por cima depois do GP no Bahrein e fazer o melhor carro possível para o Lando e para mim.”

Andrea Stella (chefe de equipe):Jeddah Corniche é um circuito rápido e arrebatador, com algumas características interessantes que proporcionam um bom desafio para os pilotos. Estamos satisfeitos em ver que as novas adaptações foram feitas para atender a algumas das preocupações de segurança expressas, com melhor visibilidade para os pilotos e zebras mais suaves.

A equipe segue para a Arábia Saudita com mentalidade renovada e determinação para voltar aos pontos, o que foi possível no Bahrein sem problemas de confiabilidade.

Houve muita análise na McLaren e na Mercedes High Performance Powertrains [HPP] na semana passada para garantir que os problemas sejam resolvidos. A equipe em Woking e na pista está totalmente focada nos desenvolvimentos e pronta para voltar a correr na Arábia.”

NOVIDADES PARA O GP

Mudanças na pista

(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Para melhorar ainda mais a visibilidade dos pilotos durante a volta e a segurança deles ao passarem pelos setores de alta velocidade, a organização do Grande Prêmio da Arábia Saudita, com aval da Fórmula 1 e da FIA, decidiu diminuir os pontos cegos do Circuito de Jeddah Corniche e deixar o traçado com zebras melhores.

As curvas 3, 14, 19, 20 e 21 receberam zebras mais suaves, além das de metal serem substituídas por chanfradas nas curvas 4, 8, 10, 11, 17 e 23.

Quanto a visibilidade, os muros de proteção das curvas 8, 10, 14 e 20 recuaram em 7,5 e 5 metros, respectivamente. A última mudança é em relação a velocidade: com o intuito de reduzir a velocidade média em 50km/h, o muro das curvas 22 e 23 foram reposicionados e as zebras também foram substituídas por chanfradas.

Detalhes do circuito
Circuito de Jeddah Corniche (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito de Jeddah Corniche possui 6.174 km de extensão, receberá um GP de Fórmula 1 pela terceira vez e a corrida terá um total de 50 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado pertence ao heptacampeão, Lewis Hamilton, este que cravou o tempo de 1:30.734 na temporada 2021.

A pista possui trechos predominantes de alta velocidade e oferece várias oportunidades de ultrapassagem para os pilotos, pois disponibiliza três zonas de abertura da asa móvel (DRS). No momento, essa é a pista de rua mais rápida e com o maior número de curvas do calendário: 27 no total.

O principal ponto de ultrapassagem no traçado saudita é a reta dos boxes, onde fica uma das três zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado. Confira abaixo como é uma volta no circuito de Jeddah, através do simulador/game F1 2022.

O grande desafio para os pilotos, além de evitar contato com o muro, é o primeiro setor, pois apresenta vários trechos sinuosos e que podem gerar punições por violação de limites de pista durante o final de semana.

Vale mencionar que o GP da Arábia Saudita costuma sofrer interrupções com bandeiras amarelas e Safety Cars desde a sua estreia. Em 2022, Nicholas Latifi bateu no muro e acionou o carro de segurança, o que mudou o rumo da corrida e atrapalhou o pole sitter, Sergio Perez. O mexicano trocou os pneus 1 volta antes da entrada do Safety Car e perdeu a ponta para Charles Leclerc.

Ano passado, o vencedor da corrida no domingo foi Max Verstappen, que largou em quarto, passou a maior parte da disputa na briga pela liderança e ganhou a P1 de Charles Leclerc nas voltas finais.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Para o GP da Arábia Saudita, C2 é o P Zero Branco duro, C3 é o P Zero Amarelo médio e C4 é o P Zero Vermelho macio. A pista em Jeddah surgiu há três anos e continua em processo de mudanças desde então.

Este ano, há algumas mudanças nas áreas de escape. Algumas muretas de proteção foram reposicionadas, como as das curvas 8 e 10, para melhorar a visibilidade na entrada, e da curva 23, para diminuir a velocidade da curva.

A configuração do carro será muito diferente do Bahrein. Para a etapa saudita, é importante ter uma boa estabilidade nas curvas rápidas de Jeddah Corniche.

O circuito oferece um nível médio de aderência, mas a areia soprada na superfície pode influenciar para um asfalto de baixa abrasão, além de ser exigente em termos de tração e frenagem, com forças laterais afetando diretamente os pneus.

Espera-se que as temperaturas permaneçam em grande parte consistentes ao longo de cada uma dessas sessões, bem como na corrida. As demais sessões de treinos livres estão marcadas para o fim da tarde, em temperaturas no asfalto que podem ser 10 graus mais quentes.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Mason/ Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 19°C e Máxima de 31°C. Tempo aberto, ensolarado, sem previsão de chuva.

Sábado:

Mínima 19°C e Máxima 32°C. Céu aberto, ensolarado sem previsão de chuva.

Domingo:

Mínima de 19°C e Máxima de 32°C. Tempo aberto, sem previsão de chuva.

Fonte: www.bbc.com/weather

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 14h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!