Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do Bahrein – 2023

1101
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam do apagar das luzes inicial da temporada.

A Fórmula 1 está de volta às pistas para realizar o Grande Prêmio do Bahrein, nesse final de semana (03, 04 e 05), a etapa de abertura do calendário 2023 que acontecerá em Sakhir, área desértica ao sul do país asiático.

O 73º campeonato da categoria traz novidades, principalmente: pilotos estreantes, mudança no nome de algumas equipes, nova gama de pneus, um itinerário com 23 provas programadas, e a inauguração de um GP (detalhes no final da matéria).

Há uma grande expectativa em relação a este ano, principalmente em termos de competitividade. Existem vários questionamentos quanto às escuderias de ponta; dentre eles, se a Red Bull Racing continuará no topo, se a Ferrari (agora sob a direção de Frédéric Vasseur) terá condições de brigar pelo título e se a Mercedes voltará a preocupar a RBR. A resposta de cada um deles começará a ganhar forma nesse domingo no Bahrein.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP barenho, em ordem decrescente da classificação final do campeonato de construtores de 2022. Saiba também o que a nova temporada traz para os fãs da Fórmula 1.

Oracle Red Bull Racing
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1: “Fiquei no Bahrein depois do teste, então foi uma boa preparação para a corrida. Com todos os testes que concluímos, seguimos para o GP em uma boa posição.  cada pista é muito diferente em termos de como um carro pode se comportar.

Há muito a ser dito sobre a leitura dos dados nos testes, cada pista é muito diferente em termos de como um carro pode se comportar, então acho que como equipe vamos nos concentrar em melhorar e sempre tentar fazer melhor. Tivemos três dias positivos nos testes, mas agora é aqui que conta, na corrida.”

Sergio Perez #11: “Acho que entendemos bem o nosso carro. Fizemos muitas análises de configuração e pneus nos testes e acho que o time fez um trabalho incrível. De volta a Milton Keynes, toda a fábrica trabalhou muito durante o inverno. Certamente temos um bom carro basicamente.

Acho que só vamos descobrir no próximo fim de semana onde realmente estamos. Será um fim de semana importante, as condições serão um pouco semelhantes às que experimentamos no último dia dos testes, por isso será ótimo começar a temporada muito mais forte do que no ano passado.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16:Temos três dias muito intensos de testes pré-temporada atrás de nós. O primeiro dia foi sobre a execução de grandes varreduras e a tentativa de entender até que ponto nossos dados correspondem ao que previmos na fábrica. O que aprendemos é que existe uma correlação muito boa.

Focamos muito no trabalho de acerto nos testes e demos alguns bons passos à frente. Também experimentei alguns estilos de direção diferentes para testar o que mais me convém neste novo carro.

Estaremos de volta na próxima semana para a corrida de abertura da temporada, e será interessante ver como todas as equipes estão em relação aos seus concorrentes mais próximos.”

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Os três dias de testes da semana passada mostraram que o carro está correspondendo às nossas expectativas e agora precisamos continuar moldando para tirar o máximo proveito dele. Uma coisa é certa: este será o campeonato com mais corridas da história, então não importa o resultado, o título não será ganho ou perdido no Bahrein.

Conhecemos o circuito de Sakhir muito bem, mas as mudanças de temperatura do ar e da pista, bem como as mudanças nas condições do vento, além dos novos pneus Pirelli, tornarão muito complicado acertar o carro, mas tanto Carlos quanto Charles coletaram muitos dados durante os testes, por isso podemos esperar um bom fim de semana.”

Mercedes-AMG Petronas
(Foto: Mercedes AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44:Tivemos alguns dias interessantes aqui no Bahrein. Toda a equipe está segue com a mesma mentalidade, trabalhando arduamente, sem ser complacente e mantendo o foco. Ainda não estamos onde queríamos, mas é uma boa plataforma para começar. Não sabemos onde estaremos nesse final de semana, mas vamos nos manter positivos e continuar a dar o nosso máximo.”

George Russell #63:No terceiro dos três dias de testes pré-temporada, demos um passo à frente e avançamos com os problemas que enfrentamos no segundo. Acredito que melhoramos o carro ao longo dos testes e colocamos o W14 em uma janela muito mais promissora. Ainda há muito trabalho a fazer, mas estamos em melhor forma para a próxima semana.”

Toto Wolff (chefe de equipe):Não tivemos o teste de inverno mais tranquilo no Bahrein. Sofremos alguns problemas de confiabilidade e lutamos com o acerto do carro no segundo dia. Mas o objetivo principal era aprender sobre o carro, e aprendemos muito. Fizemos um bom progresso no último dia, o que nos deu indicações para trabalhar no curto período entre o teste e a corrida desse fim de semana.

É sempre difícil ter uma visão clara da competitividade nos testes de pré-temporada, ainda mais com apenas três dias de dados disponíveis. Nossas expectativas eram de que provavelmente estaríamos alcançando a ponta, com base em como o ano passado terminou. Esse parece ser o caso até agora, mas só saberemos com certeza depois da primeira corrida no Bahrein.

Estamos confiantes de que temos um carro com o qual podemos trabalhar e estamos em uma posição mais forte do que há 12 meses. Mais importante, estamos saboreando o desafio. Este campeonato será disputado em 23 fins de semana de corrida, e cada um nos dará uma oportunidade de melhorar.

O início de uma nova temporada é sempre emocionante, quer você esteja trabalhando neste esporte há algumas décadas, anos ou semanas. Muito trabalho duro foi feito no W14 durante o inverno e a expectativa de começar a correr continuou crescendo. Seguiremos determinados e continuaremos assim até a última volta em Abu Dhabi.”

BWT Alpine
(Foto: Apine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31:Me sinto ótimo e muito animado para voltar ao carro para esse fim de semana de Grande Prêmio. Foi um inverno longo e agitado, e estamos todos ansiosos para voltar ao modo de corrida e ver o que o A523 pode alcançar na pista.

Tivemos os últimos dias para relaxar e nos preparar aqui no Bahrein após o teste, então me sinto renovado e pronto para começar a temporada de 2023. Também havia muito o que pensar e dados para analisar após os testes, então foi uma semana de aprendizado para todos, e seguimos tentamos nos familiarizar ainda mais com o carro deste ano.”

Pierre Gasly #10:Estou muito animado para correr pela primeira vez com a Alpine neste fim de semana. Desde meu primeiro teste com a equipe em Abu Dhabi, em dezembro, estava ansioso por esse momento. Todo o meu foco está em me preparar bem para o GP do Bahrein e já estou ansioso para minhas primeiras voltas de qualificação no A523 antes de corrermos no domingo.

Sei que vai demorar um pouco para ficar totalmente confortável com a equipe e o carro, mas agora estou definitivamente confiante de que podemos fazer uma prova forte aqui no Bahrein e a meta é sair com alguns pontos e começar a temporada da melhor forma possível.”

Otmar Szafnauer (chefe de equipe): Todos na equipe estão prontos para correr neste fim de semana. Tivemos um período de inverno com muito trabalho duro em nossas fábricas em Viry e Enstone para continuar obtendo progressos em nosso pacote.

Esta temporada de 23 corridas é longa e é sobre onde você termina, e não onde você começa. Saberemos onde estamos no domingo e vamos nos concentrar para garantir que alcancemos nossos objetivos.

Apresentaremos a primeira atualização de muitas nesta temporada para o carro do Bahrein e estamos ansiosos para ver o que isso trará. Esteban e Pierre estão ansiosos para ir e o objetivo para eles é somar pontos para começar nossa campanha de forma positiva.”

McLaren
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4: “Finalmente é a semana da corrida e mal posso esperar para voltar ao MCL60 e entrar na pista. Estou entrando na minha quinta temporada na Fórmula 1 agora, mas estou mais animado do que nunca para correr e começar a correr.

Os testes tiveram seus desafios, mas estamos trabalhando duro para continuar avançando para voltar para onde queremos estar no grid. Aprendemos muito sobre o carro e já implementamos alguns ajustes para otimizar o desempenho onde podemos.”

Oscar Piastri #81:Estou ansioso para minha primeira corrida na Fórmula 1, e ser da equipe laranja mamão é muito especial. Esperei muito tempo pela minha estreia na categoria, então é ótimo pra mim que o momento finalmente tenha chegado.

Me sinto preparado para os desafios que se avizinham e para voltar à pista num ambiente competitivo. Já faz um tempo desde a última vez que corri, então estou ansioso para começar de novo.

O trabalho que fiz com a McLaren nos últimos meses e as boas-vindas dos fãs me prepararam bem para a próxima temporada. Ainda tenho muito a aprender e algumas coisas para entender com o MCL60. Como equipe, ainda temos muito trabalho a fazer para chegar onde queremos, mas estou otimista para a temporada.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Após um agitado período de intervalo e alguns dias produtivos de testes, toda a equipe está ansiosa pelo primeiro Grande Prêmio no Bahrein. Estamos prontos para correr em um ano emocionante ao comemorarmos nosso 60º aniversário.

Toda a equipe trabalhou incrivelmente para entregar o MCL60, e agradeço a eles por seu trabalho árduo e compromisso em nos preparar para a temporada. Temos uma longa jornada pela frente, 23 corridas e alguns desafios no horizonte, mas podemos contar com uma empolgante nova formação de pilotos em Lando e Oscar.

Temos a companhia de pessoas trabalhadoras e talentosas, uma parceria forte com a Mercedes HPP [High Performance Powertrains] e o apoio de nossos parceiros comerciais e nossos incríveis fãs. Sentimos a força dessa equipe unida.

É muito cedo para fazer previsões de como será o grid, mas temos como objetivo recuperar um lugar entre as quatro melhores forças ao longo do ano. Sabemos que será desafiador e temos muito trabalho a fazer, mas estamos otimistas com a temporada como um todo.”

Alfa Romeo Stake
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77: “Foi um primeiro ano interessante com a equipe, ficamos mais fortes ao longo da temporada 2022 e fizemos um progresso sólido juntos. Agora, a direção a seguir é apenas uma: para cima. Acho que esses primeiros dias nos ajudarão a ter uma ideia adequada de onde estamos em comparação com as outras equipes e ver quem serão nossos concorrentes diretos.

Estou muito motivado para voltar às pistas e ansioso para conseguir bons resultados, tanto para nós aqui no Bahrein quanto para os integrantes da fábrica em Hinwil; o esforço deles é essencial para colocar os carros em sua melhor forma. Sabemos que podemos nos sair bem e devemos manter o foco para liberar todo o potencial do C43.”

Guanyu Zhou #24: “Simplesmente, estamos no início de uma nova temporada. Aprendi muito no meu ano de estreia e levarei toda a experiência comigo para 2023, para melhorar ainda mais. Conseguimos coisas boas juntos como equipe e, claro, a expectativa para este ano é definitivamente maior.

“Me sinto muito mais tranquilo em relação à minha estreia em 2022 e estou pronto para usar isso a meu favor. Agora, me sinto pronto para enfrentar todos os desafios da pista novamente. Ainda há muito a aprender e a ser conquistado, e estou animado para ver o que está por vir para nós como equipe.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Deixando os testes de pré-temporada para trás, finalmente é hora de correr novamente. Temos trabalhado duro durante o inverno, indo além para nos preparar e todos aqui e em Hinwil podem se orgulhar disso.

Estamos prontos e motivados para a nova temporada: fizemos um bom trabalho nos testes e agora estamos ansiosos pelos desafios que temos pela frente. Assim como todos os nossos adversários no grid, estamos curiosos para começar e ver onde todos estão. Obviamente, é cedo para definir metas, mas nosso objetivo é continuar crescendo e se desenvolvendo como equipe.

“Entrando em seu segundo ano como companheiros de equipe, nossos pilotos formam um line-up forte, diversificado e estamos muito satisfeitos por continuar trabalhando com eles.”

Aston Martin Aramco Cognizant
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Lance Stroll #18: O início de uma nova temporada é sempre interessante e, tendo perdido os testes de pré-temporada devido ao meu acidente de bicicleta, estou ainda mais animado para começar.

A equipe parecia correr bem no testes e Fernando e Felipe [Drugovich] ficaram satisfeitos com os desenvolvimentos que foram realizados, então espero que possamos continuar com esse momento positivo esta semana e mostrar uma performance da qual possamos nos orgulhar.

Como vimos nos anos anteriores, o circuito costuma ser repleto de ventanias, superfície arenosa e quente, e condições difíceis de enfrentar. No entanto, existem ótimas oportunidades para corridas, e é isso que todos esperamos depois de um longo inverno.”

Fernando Alonso #14: Estou animado para a minha primeira corrida com a Aston Martin e pelo início dessa nova temporada. O carro se comportou bem durante os três dias de testes, mas todos revelarão seu verdadeiro ritmo nesse fim de semana. Acho que há muito potencial no carro e veremos o que podemos fazer aqui no Bahrein.

“É ótimo ter Lance [Stroll] de volta ao carro depois que ele perdeu o teste pré-temporada. Sua contribuição e experiência com o carro de 2022 são inestimáveis ​​para aprendermos mais sobre o deste ano e esperamos que ele possa acelerar rapidamente.”

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:Antes de tudo, venho para esta temporada preparado fisicamente e me sinto muito melhor do que no ano passado. É bom começar a correr e tivemos bons testes pré-temporada. Aprendemos as coisas que queríamos aprender.

Eu não vi muito Nico [Hulkenberg] porque estávamos dividindo os dias: quando ele estava pilotando, eu estava observando e vice-versa. Ele tem dado um bom feedback e tem sido muito consistente, fazendo um bom teste também, então acho que será um ano bom.

“No grupo de dianteira, são as equipes de sempre; em seguida, há um grande grupo de concorrentes e é muito difícil ver onde se está. Sabemos que estamos entre eles e temos uma longa temporada pela frente.

“Parece que o ponto forte do nosso novo carro são os setores de alta velocidade mas, no geral, o VF-23 parece um bom carro. A equipe tem feito um bom trabalho até aqui e estamos prontos para 2023.”

Nico Hulkenberg #27:Não é como se eu nunca tivesse ido embora, mas corri quase toda a minha vida, é para isso que fui treinado e acho que o DNA de corrida está tão enraizado dentro de mim que, quando começamos a trabalhar, eu sei o que fazer e todos os instintos entram em ação.

Eu me senti muito bem durante os testes, o que me deixou muito feliz e, desde então, estou relaxando, treinando e analisando todos os dados. O pelotão do meio sempre foi apertado, e pequenas coisas fazem a diferença. Só precisamos ter certeza de que faremos nossa lição de casa e, daqui em diante, desenvolver nosso carro com eficiência e maximizar o que temos.

Acho que me adaptei bem, e a equipe também me recebeu bem. Eu sou mais um cara de corrida do que um cara de teste, então estou ansioso para o apagar das luzes. Estou pronto para o modo de ataque.”

Guenther Steiner (chefe de equipe):Acho que tivemos os melhores testes pré-temporada da Fórmula 1 até agora: não vimos muitas bandeiras vermelhas e para nós foi uma preparação e uma corrida. Os caras receberam muitas informações e o carro deste ano é uma evolução do ano passado, não é um modelo completamente novo, então você pode aprender muito mais rápido porque já sabe o que acha que encontrará.

Do lado mecânico, leva muito menos tempo para fazer mudanças porque conhecemos o carro, diferente do ano passado em que tudo era novo. Nico se encaixou muito bem na equipe, como se estivesse aqui há muito tempo, e todos estamos animados por trabalhar com ele. É a experiência que queríamos e acho que conseguimos.

Se você me perguntar onde está alguém no pelotão intermediário, eu não saberia dizer. Acho que este ano alguns carros serão melhores em certas pistas, enquanto outros serão melhores em outras porque estão muito próximos; posso estar errado, mas é assim que vejo as coisas. Você não pode basear seu desempenho na falha de outras pessoas, você não terá sucesso com essa abordagem.

Todos na equipe tem feito um trabalho incrível para nos colocar na posição que estamos a caminho do GP do Bahrein, e espero que neste fim de semana tenhamos um resultado que reflita todo esse trabalho duro.”

Scuderia AlphaTauri
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Yuki Tsunoda #22:Nossos testes no Bahrein foram tranquilos e nos deram muitas informações sobre o carro. Identificamos algumas limitações, algumas positivas e outras negativas, que nos serão muito úteis para enfrentarmos a primeira corrida deste fim de semana. Existem algumas áreas do pacote onde posso sentir melhorias claras em relação ao carro do ano passado, enquanto há outras áreas nas quais ainda precisamos trabalhar.

A equipe inteira está trabalhando bem, agora mal posso esperar para voltar às corridas. Este ano, meu objetivo é ser mais consistente ao longo do fim de semana, para ter um melhor desempenho nos domingos. Houve algumas mudanças: agora tenho um novo treinador e alguns novos engenheiros, mas me sinto bem preparado e quero continuar. Como sempre, darei o meu máximo.”

Nyck De Vries #21:Sem dúvidas, estou pronto para a primeira corrida do ano aqui no Bahrein. Em outubro do ano passado, soube que estaria no grid titular, os preparativos foram longos e esperei por este momento não só nestes últimos meses, mas praticamente toda a minha vida.

Os testes correram muito bem: completamos muitas voltas, aprendemos muito sobre nosso pacote e testamos muitas coisas diferentes. Recolhemos uma grande quantidade de informação para processar a tempo para este fim de semana, e é difícil perceber em que nível estamos, porque o pelotão do meio parece muito compacto, mas esperamos estar na frente.

Só experimentei o carro do ano passado uma vez, mas claramente percebi uma evolução. Todos tentaram otimizar seu pacote e nós também. Meu sentimento sincero é que, como as regras permaneceram basicamente as mesmas, não teremos grandes diferenças entre os dois carros.

“Acho que dois décimos por volta podem ter muita influência na ordem de largada e a situação provavelmente mudará um pouco de uma etapa para outra: será exigente, mas obviamente faremos o nosso melhor.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Estou pensando positivo depois que os testes de inverno foram tranquilos, no entanto, ainda há muitos dados a serem analisados ​​e muito trabalho a ser feito antes da primeira corrida nesse fim de semana.

Indo para a primeira etapa da temporada, teremos que maximizar tudo o que temos, usando esse tempo entre os testes e a prova de abertura para entender melhor o carro e ir para o GP do Bahrein com um bom equilíbrio, para podermos competir com o resto do pelotão intermediário.”

Logan Sargeant #2:Indo para a primeira disputa deste ano, sinto que estou o mais preparado possível. Maximizamos nossa quilometragem ao longo dos três dias de testes pré-temporada e realmente progredimos em termos de direção e carro.

Então, estou ansioso para ver como nos comportaremos nesse fim de semana no circuito do Bahrein e espero que possamos ter um bom início de temporada.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

NOVIDADES DA TEMPORADA
Calendário
(Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O calendário 2023 da Fórmula 1 conta com 23 etapas, um recorde que a categoria pretendia alcançar desde o ano passado. O banimento do Grande Prêmio da Rússia da programação, devido ao ataque do país à Ucrânia, resultou em apenas 22 corridas concretizadas.

Este ano, a F1 tem um itinerário menos propenso a sofrer alterações por conta de cancelamentos, mas também oferecerá um grande desafio para as equipes em termos de logística. Como acontece desde 2020, a temporada iniciará no Bahrein e terminará com o Grande Prêmio de Abu Dhabi, em novembro.

Importante destacar que a corrida em casa para a Alpine e seus pilotos Esteban Ocon e Pierre Gasly, o Grande Prêmio da França, ficou de fora do calendário 2023, enquanto o GP do Qatar retorna após estrear em 2021 e fechar um contrato de 10 anos com a F1 a partir desta temporada.

A categoria também decidiu implantar o formato de classificação Sprint em seis etapas da campanha 2023: Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Qatar, Estados Unidos e São Paulo.

A estreia de um GP
Circuito Urbano de Las Vegas (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

Em busca de mais visibilidade da classe mais alta do automobilismo nos Estados Unidos, a Liberty Media, empresa que comanda a Fórmula 1, juntamente com a FIA, decidiu apostar todas as suas fichas em mais uma etapa em território americano: o Grande Prêmio de Las Vegas.

A terceira corrida na terra do Tio Sam, depois de Miami e Austin, está prevista para fazer seu retorno em novembro, como a penúltima disputa da temporada, antes do encerramento em Abu Dhabi.

Las Vegas não é um local de prova inédito para a Fórmula 1: a cidade já recebeu a categoria na década de 80 (1981 e 1982), em um circuito que ficava no estacionamento do famoso cassino Caesars Palace. O novo traçado urbano em Nevada percorrerá a rua principal, a Strip, e envolverá os hotéis e cassinos mais icônicos do mundo, como o Bellagio e o Venetian.

A pista terá 6,12 km de extensão em sentido anti-horário, um total de 17 curvas e oferecerá setores de média a alta velocidade. Por estar programado para ocorrer à noite, o GP de Las Vegas será a sexta etapa sob holofotes do calendário.

Estreantes de 2022
Nyck De Vries #21
Nyck De Vries (Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Após surpreender o grid ao pontuar em sua primeira corrida de Fórmula 1 em Monza pela Williams, no ano passado, Nyck De Vries, que tinha lugar garantido na escuderia britânica, resolveu aceitar a oferta da AlphaTauri e, agora, é o novo parceiro de Yuki Tsunoda para esta temporada.

O campeão de Fórmula E e de Fórmula 2 era reserva da Mercedes em 2022, mas participou de Treinos Livres para três equipes: Aston Martin, Williams Racing e para a própria escuderia alemã. De Vries foi o único piloto reserva a testar para três escuderias diferentes no campeonato anterior.

Por suas conquistas em outras categorias e pela sua estreia impressionante na Itália em 2022, o holandês de 28 anos é um dos principais e mais promissores estreantes titulares desta temporada, assim como Oscar Piastri.

Oscar Piastri #81
Oscar Piastri (Foto: McLaren F1/Divulgação)

Formado pela Academia de Pilotos da Alpine, Oscar Piastri decidiu cortar relações com a escuderia francesa para aceitar correr para uma equipe de renome: a McLaren. O australiano é o novo companheiro de Lando Norris, entrou no lugar de Daniel Ricciardo e disputará sua primeira corrida de Fórmula 1 nesse fim de semana no Bahrein.

Como Nyck De Vries, o piloto de 21 anos possui uma trajetória até a F1 impossível de ser ignorada, ao ser campeão de Fórmula 2 e de Fórmula 3. Diante de suas conquistas no esporte a motor, é esperado que Piastri entregue à McLaren o que ela busca desde 2021: um segundo piloto que entregue bons resultados de forma constante.

Logan Sargeant #2
Logan Sargeant (Foto: Williams Racing/Divulgação)

O terceiro novato a realizar o sonho de ser titular na Fórmula 1 é Logan Sargeant, membro do Programa de Jovens Pilotos da Williams. Ano passado, o automobilista americano foi a única opção real da escuderia britânica para assumir o assento de Nicholas Latifi, já que o favorito à vaga, Nyck De Vries, já estava em negociações avançadas com a AlphaTauri.

A grande questão era a superlicença de Sargeant, que dependia do piloto americano terminar o campeonato da Fórmula 2 em sexto lugar na classificação para alcançar os 40 pontos necessários na superlicença e poder correr na F1.

Apesar do drama, Logan concluiu sua segunda e última temporada na F2 em quarto, conseguiu um lugar entre os 20 competidores do grid atual da Fórmula 1 e agora é o novo companheiro de equipe de Alex Albon.

Pilotos que retornam a F1
Nico Hulkenberg #27
Nico Hulkenberg (Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Depois de um jejum de três anos, Nico Hulkenberg está de volta ao grid da categoria como titular, após ficar fora do line-up principal de 2020 a 2022. O alemão de 35 anos assumiu o lugar de Mick Schumacher e é o novo parceiro de Kevin Magnussen na Haas para esta temporada.

Nico estreou na F1 em 2010 pela Williams, ano em que também conquistou a sua primeira pole position da carreira, no GP do Brasil, em Interlagos. De lá pra cá, Hulkenberg correu como piloto principal para outras três equipes: Force India (atual Aston Martin) entre 2012 a 2016, Sauber (atual Alfa Romeo) em 2013, e para a Renault (atual Alpine) de 2017 a 2019.

De 2020 até o ano passado, o piloto número #27 ficou como reserva da equipe Aston Martin e substituiu pilotos que testaram positivo para COVID-19 em certos GPs, como Sebastian Vettel, que perdeu as duas primeiras etapas de 2022 e foi coberto por Nico.

Um fato curioso é que Hulkenberg e Magnussen nunca se deram bem, viviam brigando entre si e, agora, estão na mesma equipe. Só o tempo dirá se essa parceria custará caro ou se foi a escolha certa para a Haas rumo ao topo do pelotão intermediário.

Os novos compostos de pneus
(Infográfico: Pirelli)

Este ano, a Pirelli adicionou um novo composto de pneus para a gama: o C0, o antigo C1 do ano passado e que, agora, é o pneu mais duro da relação, enquanto o C1 com especificações de 2023 é um produto totalmente novo que se encaixa entre o C1 e o C2 anteriores.

Os compostos C1, C2 e C3 foram escolhidos para a abertura da temporada do Grande Prêmio do Bahrein, enquanto os compostos C2, C3 e C4 serão apresentados na Arábia Saudita e na Austrália.

Em todos os GPs, o composto mais macio em uso terá faixa vermelha, o composto médio amarela e o mais duro branca. Os pneus de chuva intermediários (de faixa verde) e azuis da Pirelli também estarão disponíveis para as equipes ao longo da temporada em caso de condições climáticas adversas.

Em um fim de semana padrão, os pilotos recebem 13 conjuntos de pneus para seco, quatro conjuntos de intermediários e três conjuntos de pneus de chuva. Todos os pilotos devem usar pelo menos dois compostos slick (sem ranhuras) diferentes na corrida, desde que a pista esteja seca.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

NOVIDADES PARA O GP

Carros da Alpine com pintura rosa

(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

A Alpine anunciou que utilizará uma pintura especial para as três primeiras etapas da temporada 2023: Bahrein, Arábia Saudita e Austrália. A escuderia francesa correrá a partir desse final de semana com um layout em rosa por toda a carroceria de seus A523, em homenagem a sua patrocinadora nominal BWT.

Essa será a segunda vez que a equipe liderada por Otmar Szafnauer altera a cor principal do carro, já que em 2021 fez o mesmo nos carros de Fernando Alonso e Esteban Ocon.

Detalhes do circuito
Circuito Internacional do Bahrein (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito Internacional do Bahrein possui 5.412 km de extensão, recebe GPs da Fórmula 1 desde 2004 e tem como principal característica a predominância de curvas de baixa e média velocidade, que exigem dos pilotos uma melhor estratégia nas frenagens e retomadas.

O recorde de volta mais rápida nesse traçado pertence ao ex-piloto Pedro de la Rosa, que cravou 1:31.447 com a McLaren durante a temporada 2005. Assim como no ano passado, a pista oferecerá três zonas de abertura de asa (DRS).

Por ser localizado no deserto, o maior desafio para as equipes nessa pista será lidar com a areia, fator que afeta a aderência e traz um maior desgaste para os pneus. Confira abaixo como é uma volta no traçado barenho, através do simulador/game F1 2022.

O último vencedor nessa pista é Charles Leclerc, que chegou a primeira corrida da temporada 2022 com um carro veloz e a sorte de ficar sem concorrência, após Max Verstappen e Sergio Perez abandonarem por problemas no motor do RB18B.

O circuito do Bahrein também costuma ser uma dor de cabeça para os pilotos por conta das regras de limites de pista, que são rigorosas e responsáveis por deletarem vários tempos de volta durante a classificação.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Para a temporada 2023, a Pirelli expandiu a gama de compostos disponíveis para seis, com três ainda escolhidos para cada corrida. O novo composto C1 preenche a lacuna entre o C0 mais duro (antigo C1 em 2022) e o C2, que permanece inalterado em relação ao ano passado.

No GP do Bahrein, C1 será o P Zero Branco duro, C2 será o P Zero Amarelo médio e C3 será o P Zero Vermelho macio. As equipes terão à sua disposição dois jogos de pneus duros, três conjuntos de médios e oito de macios por carro, bem como a alocação normal de pneus Cinturato de chuva, tanto os intermediários quantos os de chuva pesada.

O Circuito Internacional do Bahrein apresenta alguns dos asfaltos mais abrasivos do ano, enquanto a pista coloca altas demandas de tração e frenagem nos pneus. O layout também requer um bom nível de estabilidade na parte traseira do carro.

O calor é um fator a ser levado em consideração. As temperaturas do asfalto podem chegar a 45 graus centígrados durante o dia, caindo pelo menos 15 graus à noite. O TL2, a classificação e a prova serão disputadas em condições bem diferentes das demais sessões, estas que ocorrem no início da tarde.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 13°C e Máxima de 28°C. Tempo aberto, ensolarado.

Sábado:

Mínima 18°C e Máxima 30°C. Tempo aberto, ensolarado.

Domingo:

Mínima de 17°C e Máxima de 32°C. Tempo aberto, ensolarado, com a temperatura mais alta do final de semana.

Fonte: www.metoffice.gov.uk.com

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 12h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!