Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final (Venceu: Verstappen) – GP da Emilia Romagna...

FÓRMULA 1 – Resultado Final (Venceu: Verstappen) – GP da Emilia Romagna (Itália/Imola) – 2021

6871

E surpresa para pilotos e equipes em Ímola! Chuva, pista molhada para o GP da Emilia Romagna pela Fórmula 1 2021! Pole de Hamilton, com Perez ao seu lado na fila 1. Max e Leclerc na fila 2, seguidos de Gasly e Ricciardo. Vettel acabou largando dos boxes em virtude de problemas no carro. Com exceção de Gasly, Ocon, Schumacher e Mazepin, que largaram com pneus de chuva forte, os demais de intermediários!

E com prova repleta de variantes e variáveis (UAU!), deu MAX VERSTAPPEN no GP da Emilia Romagna 2021! Pódio completado por Hamilton (em corrida de recuperação, após cair para 8º) e Norris – sem dúvida o piloto do dia!

Boas posições para a Alpine, com 10º de Ocon e 11º de Alonso! Ainda Kimi na 9ª posição, com Gasly à sua frente! Vamos para a próxima: Portugal!

RESULTADO FINAL
CORRIDA EM DETALHES

Largada sem incidentes, pressão TOTAL de Max para cima de Hamilton, tomando a liderança da prova. Hamilton conseguiu segurar o ímpeto de Perez, que manteve-se em 3º. Na parte de trás, rodadas e escapadas, mas a principal delas com Latifi: após toque em Mazepin, Latifi acabou com o carro no muro, safety car em pista! Classificação, na volta 2, era:

E… e… ainda em regime de safety car, M. Schumacher (no famoso “aquecer os pneus”) acabou batendo o carro reta dos boxes, arrebentando parte do carro, mas conseguiu retornar! Mais parte da pista para limpeza!

Após liberação dos pontos afetados na pista, retomada da prova! Volta 7, Max seguiu na liderança, mas pressão completa de Lewis! Leclerc acabou tomando a posição de Perez, assumindo o P3. Na sequência, Ricciardo, Gasly, Sainz (que recuperação), Stroll, Norris e Bottas (ainda no modo vergonha) no TOP10. Verstappen conseguia abrir rapidamente, grande diferença para Hamilton (+3.5s) em apenas 2 voltas. Mais atrás, belíssima manobra de Norris para ultrapassar Stroll e Sainz, UAU!

Passamos da volta 10, volta mais rápida de Max Verstappen, que abria 5 segundos em relação à Hamilton! Leclerc, Perez e Ricciardo seguiam no TOP5. Norris, já figurava em 6º e aproximando-se rapidamente do companheiro! Gasly, com compostos de chuva forte, perdendo muitas posições, o piloto da AlphaTauri (que largou em 5º) figurava em 10º na volta 12. Momento em que Perez recebe punição (10 segundos no PIT) por irregularidades durante o safety car: após escapar, perdeu posições e ao retornar à pista, devolveu as ultrapassagens em bandeira amarela.

No pelotão de trás, até uma prova movimentada, mas Vettel seguia em 15º, Alonso em 17º com disputas com Ocon pela 16ª posição. Tsunoda figurava em 13º e Russel assumia a 10ª colocação por volta do 14º giro! Mesmo momento em que Sainz escapa mais uma vez, situação dramática para o piloto da Ferrari – 7º lugar.

Chegamos na volta 20, Max seguia na liderança com os mesmos 5 segundos de diferença para Hamilton! Norris em tese mais rápido que Ricciardo, e no melhor estilo “Norris is faster than you”, Ricciardo recebe o comando da equipe para que libere o caminho para o companheiro! Troca de posição, Norris assumia a 5ª posição para tentar se aproximar de Perez!

E pelo visto Norris tinha razão, após a troca de posições, abriu mais de 5 segundos para Ricciardo em poucas voltas! Volta 22 e o primeiro a arriscar com compostos de pista seca foi Vettel, que acabara também de receber uma punição de 10 segundos de penalização em Stop&Go (cumprido na volta 24).

Chegamos próximo a volta 30, praticamente metade da prova e a diferença de 5 segundos de Max para Hamilton se reduzia à 1.5 segundos! Volta 28 e Max Verstappen vai aos boxes, retornando com pneus médios em 3º lugar! Volta seguinte, Hamilton vai aos boxes e retorna com médios também. Max Verstappen reassumiu a liderança. Momento em que Perez também realiza sua parada, cumprindo também a penalização, retornando em 5º (logo atrás de Norris). Com todas as paradas concluídas (todos com pneus de pista seca), tínhamos:

E… e… e… LEWIS HAMILTON acabou escapando ao tentar negociar com retardatários! Depois de tentar incansavelmente colocar o carro de volta na pista, ré, primeira, ré, primeira, ré… mas com carro completamente danificado, vai aos boxes, retornando à pista em 8º.

E… e… em outro ponto da pista, batida entre RUSSELL e BOTTAS! Muita sujeira em pista e Russel REVOLTADÍSSIMO com Bottas! Mas pelo visto, Russel que acabou rodando após “pisar” na grama! Todos bem! Bandeira vermelha acionada para limpeza da pista! Pena, Russel em corrida sensacional, inclusive, estaria ultrapassando Bottas naquele momento!

E após tempo interminável, corrida retomada com largada em regime de safety car. Situação em pista, volta 34:

Relargada, Max seguiu na ponta e Norris (de forma sensacional) assumiu a 2ª colocação após ultrapassar Leclerc! Perez e Sainz, apesar de tudo até então, fechando o TOP5. Hamilton em 8º. Estavam fora da corrida: Bottas, Russell e Latifi.

Voltas seguintes se resumiram na recuperação de Hamilton, algumas dificuldades de Perez na condução da sua Red Bull, despencando para 13º lugar. Volta 50 e Hamilton assumia a 4ª posição para cima de Sainz. Max com mais de 12 segundos para Norris, que tinha a pressão de Leclerc.

Faltando 8 voltas para o final, Hamilton encosta em Leclerc e sem muita dificuldade, assumia a 3ª colocação! Em seguida partiu para cima de Norris, obviamente, também conquistando a posição.

E com prova repleta de variante e variáveis (UAU!), deu MAX VERSTAPPEN no GP da Emilia Romagna 2021, Red Bull! Pódio completado por Hamilton (após prova de recuperação) e Norris, Lando Norris da McLaren!

PRÓXIMA ETAPA

E o próximo encontro será em maio (30/04 a 02/05/2021) com o GP de Portugal (Portimão). Calendário completo aqui:

Calendário F1 2021 - Tomada de Tempo
Calendário F1 2021 – Tomada de Tempo
SIGA A GENTE