Realmente os elétricos são o futuro, e já algum tempo a Fórmula E vem ficando mais convidativa para as escuderias, times como Jaguar, BMW, Audi, Renault já fazem parte do grid da categoria que está revolucionando o automobilismo mundial.
Marchionne confirmou que a Ferrari pode nas próximas temporadas compor o grid da Fórmula E. O presidente também confirmou que a algum tempo isso já era um assunto debatido dentro do time de Maranello.
Segundo o presidente, o atual formato exige uma troca de veículos durante as etapas pois se esgota a energia acumulada no carro. O que no caso não seria muito atrativo para os italianos, porque impede o time de usufruir de toda sua experiência adquirida e acumulada na principal e mais conceituada categoria do mundo, a Fórmula 1.
O questionamento do presidente é pelo fato das baterias serem de um desempenho muito baixo, perto dos carros da E, com uma bateria maior a escuderia poderia usar apenas um acertos no veículo para o ePrix todo, e assim não precisar mais trocar o carro durante as provas.
Para 2018 a categoria terá outra fornecedora de bateria, a empresa promete trazer um componente que deve ser capaz de fornecer 220 kW de potência aos veículos – um acréscimo de 50 kW em cima do que temos hoje em dia na Fórmula E.
O acréscimo de 50 kW pretende fazer com que a velocidade máxima dos automóveis ultrapasse facilmente o que a categoria oferece no momento: pouco mais de 241 km/h.
Com esses aperfeiçoamento, a F-E passa a ser ainda mais empolgante elevando a tecnologia dos carros elétricos a um novo patamar.
Vale lembrar que a Ferrari não é o único construtor presente na Fórmula 1 interessado na Fórmula E. A Honda a algum tempo já mostrou interesse em entrar na competição elétrica, enquanto a Mercedes já assinou o acordo que lhe permite alinhar na quinta temporada da categoria.
Aspirante a escritor e futuro piloto, tenho uma admiração muito grande por Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Jeff Gordon. Entusiasta de categorias como: Fórmula Truck, Stock Car, NASCAR, DTM, V8 australiana, entre outras. – Cardoso é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!