Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado final – GP da Austrália – 2016

FÓRMULA 1 – Resultado final – GP da Austrália – 2016

381
Foto: Foto Studio Colombo / Pirelli / Fotos Públicas
Foto: Foto Studio Colombo / Pirelli / Fotos Públicas

FÓRMULA 1 – Resultado final – GP da Austrália – 2016 – E neste final de semana tivemos a 1ª etapa do Mundial de Formula 1 2016. O palco foi Melbourne na Austrália, no circuito de Albert Park. A largada não foi boa para a Mercedes. Hamilton foi pior ainda, caindo de 1º para 5º. Rosberg perdeu também a posição para as Ferraris. Veja abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=LLZ-vGaad0w&ebc=ANyPxKqh_4DX-m5M-L5zaXAaQhO6Di51LJ9mEUF2bh42Si5JfyB3rczjmgVE4jTIWD-QcHah1KoNEhEpJggrwYPefzX_qgmUlA

Kimi Raikkonen conseguiu manter-se na 2ª posição até a primeira rodada de paradas. Perdeu a posição para Rosberg que decidiu mudar a estratégia de parada/composto e a antecipou. O outro piloto da Ferrari, Vettel, estava com uma corrida tranquila e com muita vantagem sobre os demais. Tal situação obrigou o Hamilton a mudar completamente a estratégia e acabou colocando pneus médios e assim, economizou 1 parada. Tal escolha certamente dificultaria a situação de Vettel, mas a vida do Alemão ainda seria mais complicada. Um acidente gravíssimo entre Alonso e Gutierrez, obrigou a direção da prova paralisar a corrida (Red Flag) e toda a vantagem de Vettel foi por água abaixo. Logo após a relargada, Vettel praticamente foi obrigado a efetuar a sua 2ª parada e já perdeu a posição para os pilotos da Mercedes.

E no fim, o que realmente complicou a vida Ferrari, principalmente pela vantagem antes do acidente, foi a decisão de manter a estratégia de 2 paradas. As Mercedes acabaram trocando por médios e assim, não pararam mais. Hamilton até sofreu um pouco de pressão de Vettel nas voltas finais em virtude dos desgastes dos pneus, mas Vettel errou e saiu rapidamente da pista, proporcionando que o inglês conseguisse manter a 2ª posição. Rosberg venceu o GP da Austrália, seguido pelo companheiro e Vettel em 3º. Daniel Ricciardo, da Red Bull, ficou com a 4ª posição em boa corrida e o brasileiro Felipe Massa, da Williams em 5º.

O destaque positivo foi de Romain Grosjean, da Haas, que finalizou em 6º lugar na estreia da equipe na categoria. Por fim, Nico Hulkenberg, da Force India, Valtteri Bottas e a dupla da Toro Rosso, Sainz e o Verstappen, completaram o TOP 10.

“É como se a gente tivesse no topo do pódio. Foi uma corrida fantástica. A Austrália nunca foi muito bom para mim, troquei de cores e funcionou” – Grosjean feliz com o 6º lugar

Abandonaram a corrida: Alonso e Gutierrezpelo acidente, Raikkonen por problemas no motor, Kvyat, da Red Bull, nem chegou a largar. Rio Haryanto, da Manor e Marcus Ericsson, da Sauber, saíram por problemas mecânicos.

O outro brasileiro, Felipe Nasr terminou apenas na penúltima posição (15º). Pelo visto será um ano mais difícil que o anterior para a Sauber e consequentemente para o piloto.

SUSTO – Acidente

O fato mais marcante da corrida, sem dúvida alguma, foi o gravíssimo acidente de Fernando Alonso. O piloto tentava ultrapassar Esteban Gutierrez, o mexicano tentou defender a posição, já Alonso também não aliviou e partiu para definir ultrapassagem. A roda dianteira direita do espanhol chocou no pneu traseiro esquerdo do carro da Haas. Fernando capotou 2 vezes e parou com o carro virado ao lado de uma proteção de pneus. Felizmente o piloto saiu sozinho e Gutierrez, em ato sensato e justo, tentou socorrê-lo.

[envira-gallery id=”4109″]

Sobre o incidente Alonso disse:

“Sou consciente de que gastei uma das vidas que me restava hoje. Quero agradecer à McLaren e à FIA pela segurança dos monopostos. A meus companheiros e fãs pela preocupação demonstrada e apoio incondicional. Agora é me recuperar, pensar no Bahrain e e tentar os primeiros pontos”

Veja o VÍDEO em vários ângulos:

https://youtu.be/-u200gz1yZ4

RESULTADO FINAL

20160320_australiangp_race

POLÊMICA – Novo Formato de classificação

Na manhã deste domingo (20/03/2016), foi feita reunião e emergência e por unamidade foi decidido que deve-se retornar ao formato antigo de classificação. Segundo a maioria, o resultado do treino classificatório foi mais desastroso que o CAOS esperado.

Horner, da Red Bull, foi além e citou que a Fórmula 1 deve desculpas aos fãs.

“Devemos pedir desculpas. As intenções foram boas, mas nada deu certo. O que vimos hoje foi péssimo para a Fórmula1. Sempre fui o primeiro a dizer que não devemos ficar criticando a F1 na TV, mas foi um grande lixo. Precisamos ouvir os fãs”

Opinião Tomada de Tempo: Concordo com o Honer! Deve-se ouvir os fãs. E então DIGO abertamente! A culpa não foi apenas do formato! Equipes e pilotos DEVERIAM ter apoiado mais a tentativa e não se reservarem a mediocridade! O Q1 e Q2 , repito, foi excelente! Apenas o Q3 foi desastroso, mas pelo fato de pilotos e equipes ficarem poupando ou melhor, saíram torrando tudo que tinham nas primeiras partes e depois DESISTIRAM de brigar pela ponta! RIDÍCULO! RIDÍCULO! Sempre culpei a F1 e seus organizadores pelas porcarias de decisões tomadas, mas desta vez, CULPO sim as equipes pela falta de apoio! ERRAR tentando sempre é válido, ontem ERRARAM por medo, por serem medíocres! O Q3 deixou a desejar e agora tenho certeza de que trata-se de POSTURA e PLANEJAMENTO e não do formato!

Mas a decisão está tomada, a partir da próxima etapa, retornaremos ao formato CHATO e ENTEDIANTE de sempre! Parabéns pilotos, equipes e F1. O entusiastas da nova geração agradecem o esforço para distanciá-los do esporte!

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

1 – ROSBERG – MERCEDES – 25
2 – LEWIS HAMILTON – MERCEDE – 18
3 – SEBASTIAN VETTEL – FERRARI – 15
4 – DANIEL RICCIARDO – RED BULL – 12
5 – FELIPE MASSA – WILLIAMS – 10
6 – ROMAIN GROSJEAN – HAAS FERRARI – 8
7 – NICO HULKENBERG – FORCE INDIA – 6
8 – VALTTERI BOTTAS – WILLIAMS – 4
9 – CARLOS SAINZ JR – TORO ROSSO – 2
10 – MAX VERSTAPPEN – TORO ROSSO – 1

CORRIDA COMPLETA – ASSISTA ONLINE

Clique aqui e veja a corrida completa diretamente do site da Rede Globo.

PRÓXIMA ETAPA

A Fórmula 1 retorna em 2 semanas com o GP do Bahrain. Veja o calendário completo aqui!

GALERIA DE FOTOS

Apreciem algumas fotos do final de semana. Todos os direitos reservados a Foto Studio Colombo / Pirelli / Fotos Públicas:

[envira-gallery id=”4119″]