Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Grid de Largada – GP da Austrália – 2016

FÓRMULA 1 – Grid de Largada – GP da Austrália – 2016

160
Foto: Twitter Aus Grand Prix ‏@ausgrandprix
Foto: Twitter Aus Grand Prix ‏@ausgrandprix

FÓRMULA 1 – Grid de Largada – GP da Austrália – 2016 – E nesta madrugada de sábado (19/03/2016) às 03:00 tivemos o primeiro treino classificatório do ano na temporada 2016 da Fórmula 1. Palco? Melbourne na Austrália, circuito de Albert Park!

A grande novidade estava mesmo no novo formato de classificação. E não é que foi uma maravilha rapaz! Exceto o Q3 que mostrou ser MAIS chato e ridículo que no formato antigo.

Q1 – A primeira mudança em relação ao novo regulamento é que TODOS entram na pista já no início do treino e com a maioria usando os pneus super macios. A regra é a seguinte: 16 minutos de treino e após 7 minutos do início começam a ser eliminados pilotos a cada 90 segundos. Ao final do contador teremos 16 carros e ainda o último da lista também é eliminado. O problema para as grandes equipes é que o tráfego é constante. A dinâmica do treino ficou muito mais interessante, já que o ritmo foi de corrida com pits e trocas de pneus em formato de corrida. Ou seja, NADA de rodar e voltar aos boxes para tomar um suquinho. Os 10 primeiros, após 7 minutos retornaram aos boxes por sentirem segurança nos seus tempos. Quanto aos tempos destaque MARAVILHOSO pra as McLarens de Button (7º), Alonso (3º) e as Toro Rosso de Sainz e Verstappen. Por outro lado, descepção TOTAL com Kvyat da Red Bull (18º) eliminado faltando 3 minutos para o final do Q1 e as Saubers de Nasr e Ericsson. Felipe Massa no final do treino faz volta brilhante e garante o 2º tempo. Final de Q1 e sobraram 15 pilotos. Eliminados: M.ERICSSON, F.NASR, D.KVYAT, R.GROSJEAN, E.GUTIERREZ, R.HARYANTO, P.WEHRLEIN.

q1
Q2 – Após a boa surpresa do novo formato no Q1, partimos para o Q2 com a seguinte regra: mais 15 minutos e após 6 minutos iniciam as eliminações a cada 90 segundos. Após zerar o contador restarão 9 pilotos e ainda, o último da lista também é eliminado. Em relação ao treino, da mesma forma que no Q1, todos entraram na pista para garantir bons tempos logo no início. Hamilton e Rosberg cravam na faixa dos 1:24s e garantem a passagem para o Q3. Os carros da Renault, obviamente, foram os primeiros eliminados (14º e 15º). Mais uma vez boa participação do brasileiro Felipe Massa com o 8º lugar e garantindo a passagem ao Q3. Tristeza por conta das McLarens com Button (13º) e Alonso (12º), pareciam bem no Q1. E os eliminados foram: Perez, Hulkenberg, Bottas, Alonso, Button, Palmer e Magnussen.

Como não podia faltar, polêmica de Alonso: “Este novo formato é bom para equipes grandes. Não para equipe como a McLaren.”.

q2
Q3 – Aqui a regra é a seguinte: Últimos 14 minutos de treino e após 5 minutos iniciam as eliminações (a cada 90 segundos). Ao final da contagem os 2 restantes poderão dar mais uma volta rápida caso tenham ultrapassado a linha antes de zerar o cronômetro. Definido assim o mais rápido e as demais posições. Quanto ao Q3 em si, o primeiro a marcar tempo foi Rosberg e crava 1:25.033. Mas rapidamente ultrapassado por Vettel e Hamilton, ambos na casa dos 1:24s. Massa tratou de marcar o 5º tempo para fugir das primeiras eliminações. E o primeiro a ser desclassificado foi Ricciardo (8º), seguido de Sainz (7º) e Massa (6º) após boa volta de Verstappen que fica com a 5ª posição. A briga mesmo ficou entre Mercedes e Ferrari. MAS, a Ferrari simplesmente desistiu, faltando 5 minutos para o fim, da briga pela pole. Rosberg vai para a pista e toma a 2ª posição de Vettel. E encontramos um problema no novo formato: Q3 totalmente sem graça e sem emoção por não ter realmente as brigas acirradas de última hora pela POLE. Chato, chato total! Faltando 3 minutos e todos já estavam se pesando. E sem emoção alguma, ou dificuldade alguma, Hamilton garante mais uma pole na carreira!

RESULTADO FINAL – GRID DE LARGADA

final
A corrida será na madrugada de sábado para domingo (20/03/2016) às 02:00 com transmissão pela Rede Globo. Veja mais sobre a programação de TV neste final de semana.