Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Arábia Saudita – 2024

591
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida em um dos circuitos de rua mais rápidos do calendário.

Nesse final de semana (07, 08 e 09), a Fórmula 1 retorna para realizar o Grande Prêmio da Arábia Saudita, a segunda etapa da temporada 2024 que acontecerá na cidade litorânea de Jeddah, localizada na região oeste do país do Oriente Médio.

Assim como o GP do Bahrein, a prova que abriu a temporada com a vitória de Max Verstappen seguido de Sergio Perez e de Carlos Sainz, a corrida em território árabe ocorrerá à noite e em uma pista de rua: no circuito de Jeddah Corniche, que beira o Mar Vermelho.

O Grande Prêmio da Arábia Saudita é a segunda de seis disputas noturnas no itinerário, depois do Bahrein e antes das etapas em Singapura, Catar, Las Vegas e Abu Dhabi. Vale mencionar que o GP acontecerá, de forma inédita, no sábado, em respeito à tradição muçulmana Ramadã.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP saudita, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba as novidades que essa etapa trará, as características do traçado, informações dos compostos de pneus para a etapa e a previsão do tempo para o fim de semana.

Oracle Red Bull Racing (44 pts)
(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1:A equipe fez uma ótima primeira corrida da temporada e estou ansioso por Jeddah. É um circuito de alta velocidade, com menos degradação dos pneus. Também será um pouco mais quente em comparação com o Bahrein, por isso será interessante ver a diferença no desempenho entre todas as equipes.

O ano passado foi uma boa pista para nós, então esperamos poder fazer algo semelhante e garantir um ótimo desempenho para a equipe neste fim de semana.”

Sergio Perez #11:As coisas não foram tão perfeitas na primeira corrida e há muita evolução a ser feita com o carro, mas temos uma boa base para trabalhar a partir de agora. Há sempre muita ação neste GP e pode ser uma prova muito disputada. 1. No ano passado tive uma grande vitória e adoraria repetir esse bom desempenho.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (27 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16:Jeddah tem um asfalto liso e curvas de alta velocidade, ao contrário de Sakhir [Bahrein]. Eu diria que as duas pistas são pólos opostos, por isso será interessante ver se os sinais encorajadores que vimos há uma semana serão confirmados aqui.”

A pista árabe não é um verdadeiro circuito de rua, mas tem muitas semelhanças com um deles. Gosto de progredir passo a passo desde o início dos treinos livres para encontrar o limite. Isso me lembra dos meus tempos de kart e na qualificação, se você consegue equilibrar risco e velocidade, você consegue um bom resultado.”

Carlos Sainz #55: Não comentou [O piloto não passou bem no dia de mídia (quarta-feira, 06) e voltou ao hotel, sem dar entrevistas].

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):A primeira corrida da temporada confirmou que trabalhamos na direção certa durante o inverno. Em Sakhir, vimos que as lacunas na qualificação diminuíram ainda mais, embora a distância para Max Verstappen na corrida ainda seja significativa. No entanto, é encorajador termos reduzido essa diferença em comparação com o ano passado, o que é um bom ponto de partida.

“Em Jeddah enfrentaremos um teste completamente diferente e queremos verificar se os sinais positivos que vimos no SF-24 nas últimas semanas se repetem nesta pista bem diferente. A superfície é muito lisa, portanto a degradação dos pneus deve ser insignificante, enquanto pela primeira vez lidaremos com curvas de alta velocidade que irão destacar a força descendente e a eficiência aerodinâmica dos carros.

“Charles e Carlos sempre correram bem em Jeddah Corniche e espero que voltem a ser os primeiros colocados, embora mais uma vez tudo esteja muito próximo. Creio que eles conseguirão se destacar tanto na qualificação quanto na corrida.”

Mercedes-AMG Petronas (16 pts)
(Foto: Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Nossa corrida no Bahrein foi melhor descrita como desanimadora. Ambos os pilotos ficaram satisfeitos com o equilíbrio no início do fim de semana e com a plataforma mais estável fornecida pelo W15. Infelizmente, no sábado à noite, o nosso desempenho de refrigeração não correspondeu às nossas previsões. Foi uma maneira frustrante de começar a temporada, mas que aprenderemos.

Jeddah é uma pista de rua com muito conteúdo de alta velocidade. Será bom continuar nosso aprendizado com o novo carro em um circuito muito diferente do Bahrein. Nosso objetivo será um fim de semana mais consistente e descobrir nosso verdadeiro desempenho em relação ao resto do grid.”

McLaren (12 pts)
(Foto: Sam Bloxham/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4:Começamos bem a temporada de 2024 e esperamos levar esse impulso para o GP da Arábia Saudita. Tínhamos algumas coisas para analisar depois do final de semana no Bahrein, nas quais queremos continuar trabalhando, mas tivemos um bom começo e podemos construir a partir daqui. É ótimo começar a temporada com pontos acumulados, vamos trazer mais para casa em Jeddah.”

Oscar Piastri #81:Estou ansioso para voltar ao GP da Arábia Saudita. Estamos numa posição melhor este ano e é bom já ter garantido alguns pontos na primeira corrida. Notamos algumas coisas para melhorar desde domingo, que pretendemos abordar neste fim de semana. Faremos o nosso melhor para fechar esta etapa com mais pontos duplos.”

Andrea Stella (chefe de equipe):Saímos do Bahrein com 12 pontos, o que é um forte início de temporada em 2024. Seguimos agora para o GP da Arábia Saudita, que é um circuito de rua rápido e com características muito diferentes da pista do Bahrein. Isso nos apresenta um novo desafio e uma nova oportunidade de aprender sobre o MCL38 em um traçado rápido e fluido.

Gostaria de agradecer mais uma vez a todos da equipe pelo trabalho árduo, que nos permitiu começar a temporada de forma positiva. Continuaremos trabalhando duro para melhorar nosso desempenho e entregar resultados fortes e consistentes.”

Aston Martin Aramco (3 pts)
(Foto: Sam Bloxham/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (0 pts)
(Foto: Simon Galloway/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77:Um dos pontos positivos das corridas consecutivas é a oportunidade de se recuperar imediatamente após uma etapa decepcionante, e este é o meu objetivo para Jeddah. Prefiro focar nos aspectos positivos do fim de semana passado: pudemos ver o sólido ritmo de corrida que nosso carro pode oferecer, não apenas no desempenho de Zhou, mas também no meu, apesar dos danos que sofri na largada.

Podemos aproveitar isso e garantir que os outros elementos do fim de semana também melhorem, e tenho plena confiança na nossa capacidade de sermos competitivos em todas as pistas. Jeddah é um local de provas divertido de pilotar: é rápido, tem algumas curvas realmente desafiadoras e alguns trechos com um fluxo incrível.

Por ser um circuito urbano, a evolução da pista desempenha um papel importante à medida que o fim de semana avança e as equipes precisam ser capazes de reagir a isso. Estou ansioso para ver o quão bem podemos nos sair em um traçado muito diferente da última vez, no Bahrein.”

Guanyu Zhou #24:O desempenho da semana passada foi um grande aumento de confiança para todos na equipe. Sabemos que a base do nosso carro é sólida e que podemos lutar na frente do nosso grupo, mas também precisamos continuar nos esforçando para entender como extrair o seu potencial e configurá-lo da forma mais eficaz.

Há muita coisa em andamento e tentaremos aproveitar ao máximo todas as oportunidades que tivermos. Do ponto de vista pessoal, estou muito satisfeito com o que pude entregar em Sakhir: foi um forte início de temporada e isso me deixou com vontade de mais. Jeddah é mais uma oportunidade para corrermos bem e todos na equipe vão querer confirmar a nossa posição e lutar por alguns pontos.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe):Abordamos a próxima corrida em Jeddah com confiança: vimos o que podemos entregar, tendo sido de forma convincente a sexta melhor equipe no GP do Bahrein, e pensamos que podemos dar mais um passo neste fim de semana.

Sabemos onde precisamos melhorar, tanto em termos de carro quanto em termos de execução: nosso desempenho em uma única volta tem que ser melhor, já que posições mais altas no grid nos permitiriam estar no meio da batalha pelos pontos finais. Precisamos continuar trabalhando para refinar o acerto do carro para extrair todo o seu potencial.

O Circuito da Arábia Saudita, é muito diferente do Bahrein, e precisaremos estar no topo das condições (da superfície da pista, do traçado, da temperatura) desde a primeira sessão de treinos livres. Sabemos o quão acirrada é essa batalha e cada pequeno detalhe tem o potencial de fazer a diferença, mas estamos ansiosos pelo desafio que temos pela frente.”

MoneyGram Haas (0 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:Sou um grande fã do circuito de Jeddah, especialmente porque marcamos pontos lá no ano passado. É uma pista fenomenal de pilotar porque é de alta velocidade e em cada vértice há uma linha branca diante de uma parede.

“Este é um local que não é usado fora do GP, então há muita evolução na pista e é uma corrida noturna com algumas sessões durante o dia. Como no Bahrein ou em Singapura, é preciso levar em consideração essas condições.

A primeira vez que corri na Arábia Saudita em 2022, nunca tinha feito antes, nem no virtual, porque fui chamado muito tarde para ir ao Bahrein e simplesmente não tive tempo de chegar ao simulador. Tive que aprender ali mesmo e já fazia um tempo que não precisava aprender uma pista como essa, quase na época do kart. É um local muito louco para fazer isso.”

Nico Hulkenberg #27:O circuito de Jeddah Corniche é espetacular; um traçado de rua de altíssima velocidade, que é muito desafiador, mas gosto de lá. É um local muito dinâmico, especialmente a pista, e tenho boas recordações das duas corridas que fiz até agora. Me sinto muito bem preparado para a minha terceira disputa aqui e espero poder somar pontos desta vez.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (0 pts)
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:O Bahrein foi um fim de semana útil onde aprendemos muito sobre o nosso carro, as suas limitações e onde podemos melhorar. Nossa equipe não apenas mudou de nome, ela é nova em muitos aspectos; temos novas pessoas e implementamos novos procedimentos, por isso ainda estamos aprendendo como trabalhar bem juntos ao mesmo tempo que aprendemos sobre o novo carro.

Agora, vamos continuar esse processo na Arábia Saudita. No ano passado, estive nos pontos até algumas voltas do final. Gosto de Jeddah Corniche porque é uma pista muito rápida e divertida de pilotar, e será a primeira chance para ver como o novo carro funciona em um traçado muito diferente.

Sabemos que quase não haverá degradação de pneus, e veremos como a aerodinâmica do carro funciona em velocidades realmente altas. O circuito da Arábia Saudita é muito rápido e as paredes estão sempre muito próximas, o que o torna muito interessante de dentro do cockpit.

Todos estão muito motivados para ir mais longe, melhorar o carro e somar pontos o mais rápido possível. Vimos o quão próximo o pelotão intermediário está, então sabemos que não será um trabalho fácil, mas estamos todos determinados a continuar na disputa.”

Daniel Ricciardo #3:Foram feitas muitas análises na noite de sábado após a corrida no Bahrein e muitas coisas boas resultaram disso. No curto prazo, será necessária uma corrida perfeita para terminarmos nos pontos, mas acredito que ao longo das próximas etapas continuaremos a ficar cada vez mais fortes.

A Arábia Saudita é uma pista muito diferente e estou empolgado para correr lá novamente. Com uma corrida concluída, acho que posso tirar mais alguns décimos do carro neste fim de semana. Já corri duas vezes em Jeddah, onde o meu melhor resultado foi um quinto lugar. É uma pista ótima, da qual gosto muito e estou muito feliz por voltar.

A aderência é bastante elevada para um circuito de rua, por isso estou ansioso pelo desafio de alta velocidade e pelo pico de adrenalina que o acompanha. O primeiro setor é super rápido: depois de passar pelas curvas 1 e 2, é hora de aguentar porque as forças G em seu corpo são muito altas. Esta, sem dúvidas, é uma pista muito física.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (0 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Depois de uma primeira corrida decepcionante, é bom voltar ao trabalho e colocar os nossos esforços nesta semana. Jeddah é uma pista divertida e cheia de confiança com sua natureza rápida e fluida.

Será interessante ir a outro circuito e ver o desempenho do FW46. Espero que possamos aproveitar o que aprendemos no Bahrein e colocá-lo em prática neste fim de semana na luta entre as equipes intermediárias.”

Logan Sargeant #2:Aproveitamos o tempo entre o Bahrein e a Arábia Saudita para compreender e resolver os problemas que encontramos no fim de semana passado. Apesar dos pontos negativos, há aspectos positivos desde o início da corrida que podemos aproveitar para chegar à segunda disputa.

Pela minha experiência, Jeddah é um, se não o circuito de rua mais rápido do calendário, com múltiplas curvas de alta velocidade e pouca margem para erros. A batalha no pelotão intermediário parece acirrada depois da primeira corrida, com pouca diferença entre as equipes. Temos uma grande oportunidade de nos recuperarmos imediatamente e termos um resultado positivo.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (0 pts)
(Foto: XPB Images/Apine F1 Team)

Esteban Ocon #31:Sabíamos que ir para o Bahrein com um carro completamente novo seria um desafio, e isso acabou provando ser o caso quando os dois carros terminaram na linha de chegada. O bom, é que tivemos uma corrida limpa e foi importante recolher muitos dados. Com as provas em finais de semana consecutivos, não há muito tempo entre as corridas, por isso precisamos nos aprofundar nos dados e ver quais aprendizados já podemos trazer para Jeddah.

O circuito da Arábia Saudita é divertido de percorrer. É muito rápido e muito físico, e sendo uma pista de rua também exige muita concentração durante toda a corrida. Além disso, a superfície lisa do asfalto leva a uma baixa degradação, o que significa que a prova se torna mais um sprint do que uma maratona. Será interessante ver como o A524 reage em um layout diferente e esperamos que nos saiamos melhor do que no Bahrein.”

Pierre Gasly #10:O desempenho e o resultado final no Bahrein foram os esperados no início da temporada. Nosso objetivo era continuar aprendendo e melhorando e tentar maximizar tudo o que tínhamos em mãos. No final, não juntamos tudo, mas isso não teria feito muita diferença no nosso resultado.

Tivemos alguns dias para revisar e encontrar algumas melhorias antes deste fim de semana. Há algumas coisas que podemos levar adiante em Jeddah. A pista lá é um desafio emocionante; é muito diferente do Bahrein e será interessante ver como o carro se comporta em um traçado mais rápido. É um lugar onde gosto de correr, com natureza de alta velocidade, técnica e estou ansioso para voltar ao carro.”

Bruno Farmin (chefe de equipe): As primeiras semanas de temporada no Bahrein foram movimentadas, onde enfrentamos testes. Continuamos a aprender e a progredir com o nosso pacote 2024. Foi apenas a corrida de abertura, apenas uma pista em que estivemos até agora, e continuaremos trabalhando duro e encontrando melhorias ao longo da temporada.

Os pilotos estão fazendo um ótimo trabalho para manter o ânimo elevado. Seguimos para um desafio bem diferente do Bahrein. Jeddah é um circuito de rua muito rápido, com um bom fluxo e onde os pilotos precisam de total confiança no carro. Este é um local menos sensível à tração do que o Bahrein, e este fator continua sendo algo que precisamos melhorar o mais rápido possível.”

Detalhes do circuito
Circuito urbano de Jeddah Corniche (Imagem: Fórmula1/Divulgação)

O Circuito de Jeddah Corniche possui 6.174 km de extensão, 27 curvas (11-D e 16-E), fluxo no sentido anti-horário, receberá um GP de Fórmula 1 pela quarta vez e a corrida terá um total de 50 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado pertence ao heptacampeão, Lewis Hamilton, este que cravou o tempo de 1:30.734 na temporada 2021.

A pista possui trechos predominantes de alta velocidade e oferece várias oportunidades de ultrapassagem para os pilotos, pois disponibiliza três zonas de abertura da asa móvel (DRS). Para este ano, a terceira zona de detecção do DRS foi movida de antes da curva 27 para depois. No momento, essa é a pista de rua mais rápida e com o maior número de curvas do calendário: 27 no total.

O principal ponto de ultrapassagem no traçado saudita é a reta dos boxes, onde fica uma das três zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado. Confira abaixo como é uma volta no circuito de Jeddah, através do simulador/game F1 2022.

O grande desafio para os pilotos, além de evitar contato com o muro, é o primeiro setor, pois apresenta vários trechos sinuosos e que podem gerar punições por violação de limites de pista durante o final de semana.

Vale mencionar que o GP da Arábia Saudita costuma sofrer interrupções com bandeiras amarelas e Safety Cars desde a sua estreia. Em 2022, Nicholas Latifi bateu no muro e acionou o carro de segurança, o que mudou o rumo da corrida e atrapalhou o pole sitter, Sergio Perez. O mexicano trocou os pneus uma volta antes da entrada do Safety Car e perdeu a ponta para Charles Leclerc.

Ano passado, o vencedor da corrida foi Sergio Perez, que largou na pole, dominou a corrida de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada logo à frente de Max Verstappen e de Fernando Alonso. Apesar do triunfo de Perez, o ponto extra da volta mais rápida ficou com Verstappen.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

De uma pista com asfalto muito abrasivo, passamos agora para um local de provas com uma superfície bastante lisa e com velocidades muito altas (uma média por volta de 250 km/h).

O fato de muitas curvas serem de média a alta velocidade significa que os pneus estão sujeitos a altas forças laterais. Como no Bahrein, a classificação e a corrida acontecem à noite, com temperaturas mais baixas do que durante as primeiras sessões de treinos livres na quinta e na sexta-feira.

Com base na experiência das três edições anteriores do GP em território árabe, a Pirelli escolheu seus três compostos do meio da gama: o C2 como o duro, o C3 como o médio e o C4 como o macio.

Outra diferença em relação ao Bahrein é a estratégia durante a prova. No último sábado, a esmagadora maioria dos pilotos fez duas paradas, com três sendo a única outra opção provável. No entanto, em Jeddah, é bem possível imaginar uma corrida de apenas uma parada, com a troca entre o Médio e o Duro, de acordo com as posições dos pilotos no grid.

Como normalmente acontece nos circuitos urbanos, a evolução da pista será muito elevada. Além disso, na classificação será crucial escolher exatamente o momento certo para ir à pista para marcar um bom tempo de volta, e também será importante conseguir a volta de preparação no ponto certo.

Nas temporadas anteriores na Arábia Saudita, alguns pilotos fizeram duas voltas de preparação para deixar os Macios na temperatura certa e isso pode causar problemas de tráfego.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Quinta-feira:

Mínima de 22°C e Máxima de 29°C. Tempo aberto, ensolarado.

Sexta-feira:

Mínima 22°C e Máxima 28°C. Tempo aberto, ensolarado.

Sábado:

Mínima de 22°C e Máxima de 28°C. Tempo aberto, sem possibilidade de chuva.

Fonte: www.formula1.com

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo sábado, às 14h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.