Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de São Paulo – 2023

1123
(Foto: Chris Graythen/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida na pista brasileira mais icônica do automobilismo mundial.

A Fórmula 1 está de volta pela terceira semana consecutiva, entre os dias 3, 4 e 5 de novembro, para realizar o Grande Prêmio de São Paulo, a vigésima etapa da temporada que acontecerá no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, bairro da zona sul da capital paulista.

A disputa no Brasil encerrará uma rodada tripla pela América, depois do GP nos Estados Unidos e no México, que ocorreram nas duas semanas anteriores. Depois, na segunda semana de novembro, virá o GP de Las Vegas, a última passagem da F1 deste ano pelo continente americano.

Última Sprint Race da temporada
(Foto: Jared C. Tilton/Getty Images/Red Bull Content Pool)

O circuito de Interlagos sediará a última programação em formato Sprint do calendário 2023 da F1, com o sábado inteiramente voltado para a corrida curta de 100 km, com o Grande Prêmio marcado para o dia seguinte.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP brasileiro, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba as características do traçado, informações dos compostos de pneus e a previsão do tempo para os três dias de competição.

Oracle Red Bull Racing (731 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1:O Brasil é a última corrida de uma rodada tripla e a Sprint final deste ano. Vindo de uma boa corrida no México, estamos confiantes para este fim de semana, mas precisamos manter o foco. É uma loucura ter conseguido 16 vitórias até agora nesta temporada. Sou grato por todo o trabalho que todos na equipe estão fazendo, e estou feliz por podermos mostrar isso. Agora o foco está na minha 17ª vitória.”

Sergio Perez #11:O México foi devastador para mim, mas neste esporte essas coisas acontecem e você não pode se dar ao luxo de ficar repassando o que poderia ter sido. Queria vencer a minha corrida em casa mais do que tudo, mas isso já passou e o meu foco total está em terminar em segundo no campeonato.

Precisamos ter um ótimo final de semana no Brasil, e estou confiante na nossa capacidade de obter resultados neste momento. Parecia que as coisas estavam se acertando na etapa anterior; com a direção que estamos tomando, estou mais confortável no carro e o trabalho que a equipe e eu fizemos juntos está valendo a pena em termos de acerto e desempenho.

O Brasil é um desafio totalmente diferente do México, mas é sempre uma pista divertida e temos duas oportunidades de marcar pontos neste fim de semana, por isso, embora os finais de semana de Sprint sejam um desafio na preparação, queremos maximizar esta chance o máximo que pudermos.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (371 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Sair do México com um segundo lugar, dado o início desafiador do fim de semana e as nossas posições no grid, foi positivo. O carro mostrou um ritmo de corrida muito bom, mas sabemos que temos mais trabalho a fazer para extrair o máximo do W14 nos três dias.

Temos agora a última corrida nesta jornada tripla na América, e será no Brasil. Sabemos que demos um bom passo adiante nas últimas provas, mas o México mostrou que o W14 ainda pode ser difícil de dominar. Procuraremos chegar em Interlagos com uma base sólida para trabalhar e veremos o que podemos fazer a partir daí.

É claro que temos boas lembranças do Brasil, especialmente das duas últimas visitas, com a vitória espetacular de Lewis em 2021 e a primeira vitória de George em 2022. Os fãs são super apaixonados pela F1 e sempre recebemos uma recepção muito calorosa por parte deles. Esperamos que nosso pacote corra bem lá e possamos dar um bom show para todos.”

Scuderia Ferrari (349 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55: “O GP do México foi uma corrida longa e difícil, tendo que gerir pneus e temperaturas constantemente. Olhando para o ritmo que tivemos lá, o resultado conquistado foi o máximo que poderíamos ter alcançado. No final marcamos bons pontos para a equipe e agora focamos na próxima corrida, em São Paulo, com o último formato Sprint da temporada.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Chegou a hora da última etapa desta jornada tripla americana aqui em São Paulo, que contará com o último fim de semana com Sprint da temporada, o terceiro dos últimos quatro Grandes Prêmios. Nas duas últimas rodadas em Austin e na Cidade do México, fomos excelentes na qualificação, mas nas corridas ficou claro que ainda estamos vulneráveis ​​a ataques.

“Neste momento ainda estamos atrás [da Mercedes] por 22 pontos, por isso não é uma tarefa fácil que enfrentamos. O que podemos garantir é que estamos totalmente comprometidos em dar o nosso melhor no Brasil.

“A Mercedes será muito competitiva, mas temos de continuar a focar no nosso próprio desempenho, para avançar e fazer melhor em todas as áreas, especialmente quando se trata de gestão de pneus e estratégia de corrida. Carlos e Charles estão muito motivados, assim como a equipe na pista e em Maranello. Continuaremos lutando até a bandeira quadriculada em Abu Dhabi.”

McLaren (256 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4:A corrida no Brasil marca o fim da rodada tripla e o último final de semana Sprint da temporada. Há muita história e herança nesta etapa, especialmente com a McLaren e Senna. Gosto sempre de vir aqui, por isso espero que seja mais uma oportunidade para marcarmos bons pontos.

O carro teve um ótimo ritmo no México, me permitindo ganhar 12 posições, o que me deixa muito feliz. Sabemos do que somos capazes, só temos que ir lá e fazer o que precisamos.”

Oscar Piastri #81:Estou ansioso para correr no Brasil; é um fim de semana de Sprint, que eu gosto, e que nos dá mais chances de ganhar pontos. Nunca corri aqui antes, por isso estou entusiasmado por entrar na pista num circuito tão icónico.

As últimas provas foram tranquilas, especialmente considerando onde estávamos no início da temporada. O México foi um pouco mais difícil para mim com os danos, mas conversei com a equipe e levarei o aprendizado para este fim de semana, pois buscamos mais pontos.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Depois de uma corrida forte para encerrar nosso fim de semana no México com pontos para ambos os carros, voltamos nossa atenção para o Brasil. Continuamos encorajados com o desempenho do nosso carro e esperamos ser competitivos mais uma vez.

A equipe continua focada enquanto chegamos à corrida final desta rodada tripla. Foram semanas muito ocupadas, mas todos continuam motivados e com o desempenho no mais alto nível. Com o último evento Sprint da temporada, há uma perspectiva maior de marcar pontos e pretendemos maximizar as nossas oportunidades durante o fim de semana.”

Aston Martin Aramco Cognizant (236 pts)
(Foto: Steven Tee/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (101 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31: “Estou gostando muito de vir ao Brasil; é um país lindo que tem muita história, conhecimento e paixão pelo nosso esporte. Tenho sorte de ter muito apoio aqui e até recebi o apelido de ‘Oconzinho’ dos fãs de lá, o que é muito legal. Estou ansioso para ver muitos deles na pista neste fim de semana.

José Carlos Pace é um autódromo tradicional com um traçado de alta velocidade que curto muito e que já produziu ótimas corridas no passado. Também teremos mais uma Sprint Race neste fim de semana, então será importante estar por dentro de tudo desde o início. Vamos trabalhar muito para nos sairmos bem aqui e esperamos dar um bom show para os fãs brasileiros.”

Pierre Gasly #10: “Esta rodada tripla Austin-México-São Paulo é muito difícil para todos nós na Fórmula 1, pois é muito intenso. Além disso, dois desses finais de semana são eventos de Sprint. Para administrar essa intensidade, tento relaxar quando posso. Com certeza vou descansar um pouco essa semana, treinar um pouquinho e depois entrar na sexta pronto para pegar o carro.

Temos que alcançar a alta performance imediatamente, pois teremos apenas uma sessão de treinos antes da qualificação na sexta-feira. Isso funcionou bem para nós no Catar e em Austin, então estou definitivamente me sentindo pronto para isso.”

Bruno Farmin (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (28 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:À medida que nos dirigimos ao Brasil para a última etapa da rodada tripla, sabemos que pode ser sempre uma corrida imprevisível, com o clima desempenhando um papel importante.

Interlagos é uma pista com um grande fluxo, mas nem sempre é bom para o nosso carro, mas conquistamos uma boa sequência de pontos, por isso vamos tentar manter esse ímpeto enquanto os nossos rivais continuam a crescer.”

Logan Sargeant #2: “Tivemos dois domingos fortes em corridas de recuperação. Se conseguirmos alguns avanços na qualificação, isso pode mudar o fim de semana inteiro. Se fizermos isso e mantivermos as apresentações de domingo, as coisas ficarão muito melhores.

“Fiz o TL2 no ano passado no Brasil e é uma pista incrível. Quero manter o progresso e me esforçar ao máximo para ter outro fim de semana positivo.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia AlphaTauri (16 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Yuki Tsunoda #22:Interlagos é uma pista complicada e, além disso, é mais um fim de semana de Sprint, então não há muito tempo para acertar o carro. Espero que possamos nos adaptar a esse circuito o mais rápido possível, também com base no que aprendemos aqui no ano passado. O primeiro e o último setores são bastante rápidos, mas você precisa de uma força descendente média a alta para curvas mais lentas no Setor 2.

O circuito é muito exigente fisicamente, por isso tenho me preparado bem para isso. Sobrevivi ao Catar sem problemas, por isso estou confiante de que tudo ficará bem. O fato de ser um dos poucos circuitos que rodam no sentido anti-horário com curvas principalmente para a esquerda aumenta um pouco a dificuldade, mas a principal razão pela qual é difícil é porque você está sempre girando o volante para a esquerda ou para a direita.

Mesmo a reta principal não é uma reta real depois das duas curvas rápidas nas curvas 13 e 14, então você está sempre virando à esquerda ali, o que é difícil para o pescoço. No geral, uma volta aqui pode ser um pouco mais desafiadora do que em outras pistas, mas treino duro e estou em boa forma, por isso não estou preocupado.”

Daniel Ricciardo #3:O México foi um ótimo fim de semana do início ao fim e fiquei muito feliz. Tínhamos um bom carro e aproveitamos ao máximo. Fiquei lá alguns dias depois da corrida antes de vir para São Paulo. Interlagos é uma pista muito curta e não há muitas curvas, então você tem que ter certeza de deixar todas bem limpas, porque não há lugar para recuperar o tempo perdido.

Há algumas curvas excelentes aqui, a mais óbvia é a sequência ‘S’ do Senna. É onde você pode ultrapassar, geralmente planejando um pouco antes, talvez vendo o que o carro da frente fez na volta anterior para entender se vai deixar abertura ou defender, que é a parte divertida do esporte.

O GP do Brasil é sempre emocionante e a torcida lá é bem real. É muito parecido com o México, pois parece que há uma atmosfera de estádio com buzinas e sinalizadores, bandas tocando e pessoas dançando nas arquibancadas. Eu gosto, e, depois, as churrascarias são sempre divertidas.

Este é mais um fim de semana de Sprint depois de Austin e estou entusiasmado porque sinto que temos muito mais confiança no carro e na forma como o acertamos. Obviamente, tendo corrido dois GPs seguidos desde que voltei, estou ansioso para lidar com o formato Sprint em Interlagos. Dito isto, é difícil saber até que ponto esta pista se adequará ao nosso carro. Espero que possamos ter um carro entre os dez primeiros.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

Alfa Romeo Stake (16 pts)
(Foto: James Moy Photography Ltd/XBP Images/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “Não há como negar que o resultado no México foi difícil de aceitar, especialmente considerando o potencial das nossas posições iniciais. Foi uma pena não termos conseguido construir nada sobre isso, mas infelizmente não foi realmente o nosso dia e a sorte também não caiu do nosso lado.

Agora temos três corridas pela frente, nas quais todos vamos dar o nosso melhor dentro e fora da pista. Nosso ritmo de qualificação nos permitiu ultrapassar o limite do Q3, mas o foco principal continua sendo maximizar nosso potencial durante a corrida.

Interlagos nos convinha no passado; é uma pista curta onde piloto e carro podem fazer a diferença. É um lugar onde você pode lutar e se divertir, com oportunidades de ultrapassagem para subir posições. Espero que seja assim, mais uma vez, já que pretendemos recuperar rapidamente o terreno perdido.”

Guanyu Zhou #24: “O México é um capítulo encerrado e temos a oportunidade de nos recuperar rapidamente enquanto nos dirigimos ao Brasil neste fim de semana para a última etapa desta jornada tripla. Interlagos é certamente um dos circuitos mais emblemáticos do calendário e gostei de correr aqui no ano passado.

O GP de São Paulo será o sexto e último evento com Sprint da temporada e, portanto, será crucial acertar as coisas desde o início com os treinos limitados a apenas um. Todos nós estamos motivados e prontos para revidar depois de algumas semanas desafiadoras.

Vimos, logo no início do mês, que grandes resultados estão ao nosso alcance se fizermos o nosso trabalho com o melhor das nossas capacidades; este será o nosso objetivo comum, mais uma vez, enquanto nos preparamos para extrair plenamente o potencial do nosso carro e entrar na disputa para ganhar pontos.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Estamos indo para o Brasil para a terceira e última etapa da rodada tripla, após dois finais de semana difíceis no Texas e no México, onde não conseguimos converter boas posições no grid de largada em pontos, e caímos para o nono lugar na classificação. Mesmo assim, mantemos a cabeça erguida e os olhos fixos no alvo.

Mostramos uma melhoria em termos de ritmo de qualificação e o próximo passo é melhorar ainda mais o nosso ritmo de corrida. O Brasil é o último evento de Sprint da temporada, o que significa que temos mais uma vez o dobro de chances de somar pontos neste fim de semana, e o objetivo é tirar o melhor proveito disso.

Todos, desde os nossos pilotos até a equipe de pista, e os nossos colegas em Hinwil, estão determinados a trabalhar arduamente até ao final da temporada, para trazer atualizações ao nosso carro e dar mais um passo em frente, a partir deste fim de semana.”

MoneyGram Haas (12 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:Foi um momento fantástico para mim e para a equipe largar na pole na Sprint Race ano passado, mas precisamos nos concentrar no próximo objetivo que queremos alcançar. Estamos em uma situação muito diferente agora, mas vai ser bom voltar a São Paulo: é um circuito clássico e a lembrança da última vez aqui vai trazer uma sensação agradável.”

Nico Hulkenberg #27:Eu me lembro da minha primeira pole na Fórmula 1 que conquistei aqui em São Paulo há 13 anos atrás. Eram condições especiais e complicadas e estava meio úmido, mas seco. Interlagos é um ótimo circuito, adoro o ritmo na corrida, o lugar e a energia de São Paulo.”

Guenther Steiner (chefe de equipe): Não comentou.

Detalhes do circuito
Autódromo José Carlos Pace/Interlagos (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito de Interlagos possui 4.309 km de extensão, 15 curvas (5-D e 10-E), fluxo anti-horário, recebe GPs de Fórmula 1 desde 1972 e a corrida terá um total de 71 voltas. O recorde de volta mais rápida pertence a Valtteri Bottas, que cravou 1:10.540 em 2018.

A pista é caracterizada por possuir trechos predominantes de média a alta velocidade, com algumas curvas de baixa, presentes no setor 2. O principal ponto de ultrapassagem em Interlagos é a reta dos boxes, onde fica uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado. Confira abaixo como é uma volta no circuito paulista, através do simulador/game F1 22.

O templo do esporte a motor do Brasil, possui seções desafiadoras para os pilotos, como a sequência de curvas iniciais 1,2 e 3 (o S do Senna), que ocorre em declive e não concede margem para erros.

Outro ponto do traçado que costuma gerar Safety Cars e advertências por limites de pista é a curva 4, que oferece uma área de escape generosa. Ao mesmo tempo, é precedida por uma zona de ativação da asa móvel. Assim, é difícil para os competidores acharem o ponto correto de frenagem para não saírem do traçado.

Em 2022, George Russell foi o vencedor da etapa brasileira, seguido de Lewis Hamilton e de Carlos Sainz. Essa foi a primeira vitória de Russell na Fórmula 1, enquanto Kevin Magnussen garantiu a sua pole inédita na carreira em Interlagos.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Os três compostos escolhidos para o GP do Brasil são C2 como P Zero Branco duro, C3 como P Zero Amarelo médio e C4 como P Zero Vermelho macio. Em entrevista, o Diretor de automobilismo da Pirelli, Mario Isola, falou sobre o comportamento dos pneus esperado neste fim de semana no Autódromo José Carlos Pace.

Interlagos tem um pouco de tudo, com curvas de baixa e média velocidade, e os carros rodando em um nível bastante elevado de pressão aerodinâmica. As forças que atuam sobre os pneus são razoavelmente equilibradas entre laterais e longitudinais. O asfalto em si tem um alto nível de rugosidade, típico de pistas permanentes com uma longa história por trás.

“A degradação é principalmente térmica, por isso os compostos C2, C3 e C4 foram escolhidos. Uma estratégia com duas paradas é o mais provável, enquanto uma única parada exigiria bastante gerenciamento de pneus; afetando o ritmo de corrida. O safety car surge com frequência durante o GP, introduzindo outra variável. Também vimos que as condições climáticas podem variar rápida e amplamente nesta época do ano.

“O autódromo brasileiro também sediará a última etapa Sprint da temporada, dando às equipes e pilotos outra chance de avaliar o comportamento dos pneus em longos stints. Desde que as corridas curtas chegaram na temporada 2021, Interlagos sempre foi um sinal claro de que esse é o tipo de pista que se adapta muito bem a esse formato.”

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Chris Graythen/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 20°C e Máxima de 30°C. Céu fechado, com chuva a qualquer hora (75% de possibilidade).

Sábado:

Mínima 14°C e Máxima 26°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens.

Domingo:

Mínima de 15°C e Máxima de 21°C. Céu nublado, com intervalos de sol entre nuvens.

Fonte: www.weather.com

Transmissão no Brasil

A corrida principal acontecerá no próximo domingo, às 14h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão. A PROGRAMAÇÃO COMPLETA, incluindo F1, F4 BRASIL e PORSCHE CUP BRASIL, você encontra aqui!

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.