Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Austrália – 2023

758
(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da segunda prova consecutiva em um circuito de rua de alta velocidade.

A Fórmula 1 retorna nesse fim de semana (30 de março a 2 de abril) para realizar o Grande Prêmio da Austrália, a terceira etapa da temporada, que acontecerá em Melbourne, capital costeira do estado de Victoria, no sudeste do país oceânico. Devido ao fuso horário, as atividades de pista aqui no Brasil começam nesta quinta-feira (30), com o Treino Livre 1.

Essa será a corrida em casa para o piloto da McLaren, Oscar Piastri, que precisa se sair bem em sua terra natal, principalmente por ainda estar sem pontos no campeonato. Oscar necessita de um bom resultado para engatar de vez em sua campanha de estreia na F1.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP australiano, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba as novidades que essa etapa trará, as características do traçado, informações dos compostos de pneus para a prova e a previsão do tempo para o fim de semana.

Oracle Red Bull Racing (87 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1:Pra mim é sempre bom experimentar um pouco do circuito de Melbourne, embora, do ponto de vista das nossas últimas corridas, não tenha sido muito gentil conosco nos últimos anos.

A pista de Albert Park é ótima, com algumas curvas de alta velocidade e eu gosto de correr lá, então espero que possamos fazer uma boa corrida neste fim de semana. Só precisamos que seja direto e consistente.”

Sergio Perez #11:Bahrein e Arábia são pistas muito diferentes uma da outra e a Austrália será outro desafio para nós e para o carro. Temos um ótimo ritmo e estamos trabalhando muito juntos para garantir que nossa confiabilidade também esteja lá. Foi um começo divertido para 2023, mas isso não importa se não mantivermos nosso alto nível.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Aston Martin Aramco Cognizant (38 pts)
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Lance Stroll #18:Foi decepcionante abandonar o Grande Prêmio da Arábia Saudita, então estou ansioso para voltar à pista na Austrália. É outro circuito muito diferente dos dois que experimentamos até agora nesta temporada, o que significa que não há expectativas; vamos levá-lo dia a dia.

Albert Park é uma pista legal que evolui ao longo do fim de semana enquanto colocamos a borracha. Gosto especialmente da chicane muito rápida da sequência de curvas 9-10; é sempre divertido de passar por lá.

Melbourne em si é uma grande cidade que eu gosto de visitar. Os fãs são incríveis também, então espero que possamos fazer um bom show para eles.”

Fernando Alonso #14:O carro teve um desempenho muito bom em dois circuitos diferentes até agora. No entanto, nossos pés permanecem no chão e somos realistas de que, para continuar marcando bons resultados, precisamos entregar em todas as áreas da equipe.

A Austrália é sempre uma corrida divertida e estou curioso para ver como a pista difere dos anos anteriores. Vai ser ainda mais rápido do que no ano passado e esperamos ver mais ultrapassagens.

Como sempre, a qualificação provavelmente será fundamental em Albert Park, por isso precisamos garantir um sábado forte para nos colocar na melhor posição possível para marcar o máximo de pontos possível.”

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (38 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):O progresso que vimos na Arábia Saudita foi animador. Maximizamos o pacote que tínhamos e marcamos pontos sólidos. Os sinais que estamos vendo na fábrica são promissores. Temos que dar um passo de cada vez e não vamos nos deixar levar até vermos o desempenho traduzido em bons tempos de volta na pista.

Estamos ansiosos pela Austrália: é um país sério no automobilismo, com uma grande tradição automobilística, e os fãs são apaixonados pela F1. Albert Park é um circuito com características únicas, às quais teremos que trabalhar muito para nos adaptar com o W14.

“Como sempre, procuraremos maximizar o carro que temos e marcar tantos pontos quanto nosso potencial permitir. Não estamos onde queremos estar, mas isso não nos impedirá de correr e dar tudo de nós.”

Scuderia Ferrari (26 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16:Infelizmente, não havia mais nada que poderíamos ter extraído do carro na Arábia Saudita. Temos trabalho a fazer em nosso ritmo de corrida e vamos nos esforçar para voltar mais fortes na Austrália.

Carlos Sainz #55:Entrando na corrida e olhando para as sessões do fim de semana, esperávamos um ritmo de corrida melhor em Jeddah. Temos trabalho a fazer e sabemos que o carro não está onde queremos no momento. No entanto, vamos continuar nos esforçando e estou confiante de que podemos melhorar a situação.”

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Ainda há um longo caminho a percorrer nesta temporada e vamos continuar lutando. Estamos totalmente comprometidos a maximizar nosso pacote e desenvolver ainda mais o SF-23 para as próximas etapas, começando na Austrália nesse final de semana.”

BWT Alpine (8 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31:A Austrália é sempre a favorita para pilotos e equipes. Melbourne tem uma vibração especial quando a F1 está na cidade e os fãs são incríveis. Vale a pena a longa viagem. A pista em si é divertida, e as mudanças feitas no ano passado realmente melhoraram o circuito com melhores oportunidades de ultrapassagem.

“Apesar das modificações, Melbourne continua sendo um circuito desafiador, tanto técnica quanto fisicamente, com muitas mudanças de direção em baixas e altas velocidades. Sabemos que a estabilidade da frenagem, a linha para aproveitar as zebras e a agilidade do carro serão importantes para o acerto dos carros.

A equipe está pronta para partir novamente e mal podemos esperar para começar nosso fim de semana em Melbourne.”

Pierre Gasly #10:Albert Park é um grande local de prova e outro desafio diferente para nós este ano. Vimos como estamos em um traçado normal no Bahrein, um circuito de rua rápido na Arábia Saudita, e agora veremos como estamos em Albert Park, que é diferente quanto às características; é um traçado divertido e bastante acidentado em alguns lugares.

A Austrália é um lugar onde não marquei tantos pontos quanto gostaria na minha carreira na Fórmula 1, então é hora de resolver isso nesse fim de semana.”

Otmar Szafnauer (chefe de equipe): Não comentou.

Alfa Romeo Stake (4 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77:Não acho que seja uma surpresa que eu adore correr aqui na Austrália. Considero esta quase uma corrida em casa. Estive no Adelaide Motorsport Festival no último fim de semana, onde conduzi um Aussie V8 e um Alfa Romeo clássico de turismo, por isso já estou com vontade de correr.

Chego em mais um GP visando conseguir um bom resultado para a equipe em uma pista que gosto bastante; acredito fortemente que nosso carro tem potencial para se sair bem e deixar para trás o fim de semana difícil que tivemos na Arábia Saudita.

Vimos o quão perto todos estão nesta temporada, mas se fizermos um bom trabalho desde o Treino Livre 1, seremos capazes de voltar a zona de pontos.”

Guanyu Zhou #24:A corrida do ano passado em Melbourne foi uma das minhas favoritas da temporada e estou ansioso para voltar. A comunidade chinesa aqui é muito grande e foi ótimo sentir o apoio das arquibancadas desde o primeiro dia: tenho certeza de que haverá muitos fãs torcendo por nós nesta temporada.

Depois do forte desempenho no Bahrein, esperávamos mais de Jeddah, mas a corrida na Arábia Saudita não abalou nossa esperança de poder lutar em alto nível novamente em Melbourne. Sabemos o que precisamos fazer para alcançar o top 10. Além disso, também temos algumas atualizações para testar e estamos confiantes de que podemos ter um fim de semana de sucesso.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe):Abordamos a corrida em Melbourne com confiança, sabendo que temos tudo para lutar por pontos novamente. Além disso, também teremos algumas peças novas no carro, que estamos ansiosos para testar, já que a equipe em casa continua trabalhando para trazer mais performance para o C43.

Considerando tudo, estamos ansiosos pela Austrália: é um circuito clássico e moderno da Fórmula 1 e é sempre uma sensação especial estar lá. Os torcedores no Melbourne Walk são uma ótima visão e todos nos fazem sentir em casa, mesmo do outro lado do mundo.”

MoneyGram Haas (1 pt)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:A Austrália é um lugar incrível para ir. Geralmente, é uma viagem muito boa, com uma vibração especial porque Melbourne foi a primeira corrida da temporada por muitos anos.

Acho que o promotor do GP fez um bom trabalho com o novo layout, mas não sei se ficou melhor, pois ainda gosto muito da pista antiga. Tinha um caráter real e agora é talvez um pouco semelhante a outras que frequentamos. Mesmo assim, se tornou um circuito mais rápido e fluido, o que é divertido em um carro de Fórmula 1.”

Nico Hulkenberg #27:Melbourne é um lugar legal e vibrante e, embora seja uma grande jornada para todos nós chegarmos lá, é sempre divertido viajar e fiz muitos amigos ao longo dos anos. Então estou ansioso para voltar.

A pista foi ligeiramente modificada desde a última vez que corri lá em 2019; eles abriram algumas curvas, então acho que é muito mais alta velocidade agora. Há muitas zonas de DRS também, então estou ansioso para aprender as novas características de alta velocidade do circuito de Albert Park.”

Guenther Steiner (chefe de equipe):Todo mundo gosta de vir para Melbourne; é uma combinação de coisas: o povo maravilhoso da Austrália que sempre nos dá as boas-vindas, é o autódromo que fica na cidade, mas não é uma corrida de rua, é um autódromo, e é a história. As pessoas apreciam muito a nossa presença e é muito simples: todos adoramos ir para lá.

Devemos aproveitar todas as oportunidades. Acho que estamos no meio do pelotão, no limite superior, mas a cada corrida pode haver uma mudança onde cada equipe está. A única coisa a fazer no momento é trabalhar duro e tentar não cometer erros, porque eles vão custar caro.”

Williams Racing (1 pt)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Tenho ótimas lembranças da corrida do ano passado aqui e adoro vir a Melbourne; é uma grande cidade e os torcedores criam uma atmosfera incrível. Parece que pode ser um fim de semana chuvoso, então vamos ficar de olho nisso, mas estou ansioso por isso de qualquer forma.”

Logan Sargeant #2:Estou muito animado para correr na Austrália pela primeira vez. Melbourne é uma pista e um local que sempre quis visitar, por isso estou empolgado.

Também acho que é outra grande oportunidade para nós, como equipe, continuarmos desenvolvendo o que fizemos até agora. É outro circuito desafiador, mas estou realmente ansioso pelo fim de semana que temos pela frente.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia AlphaTauri (0 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Yuki Tsunoda #22:Pela segunda vez em minha carreira, vou correr em Melbourne. Na semana passada, testei a pista no simulador e, na ocasião, também analisamos alguns aspectos da corrida em Jeddah que queríamos rever, como elementos que não pudemos testar naquela semana ou configurações que poderiam funcionaram melhor.

“Para o GP da Austrália, teremos um pacote de atualização aerodinâmica e, portanto, quero dar um bom feedback à equipe sobre isso. Espero que dê certo, para poder tirar o máximo proveito do carro e lutar pelos pontos novamente. Não tive um fim de semana bom em Melbourne no ano passado, mas gostei da experiência de estar na Austrália, onde a atmosfera é ótima.”

Nyck De Vries #21:Nunca estive em Melbourne, nem na Austrália; será uma experiência completamente nova para mim. Quando criança, sempre me lembro de acompanhar as corridas lá, quando era a primeira etapa da temporada. Será especial depois de todos esses anos ir a Melbourne para correr.

Obviamente não estou feliz com o resultado na Arábia Saudita, mas digamos que ainda estou feliz com o progresso que fiz. Acho que as duas provas realizadas até agora mostraram pontos fracos e fortes e, no geral, Jeddah foi mais competitivo. Depois da corrida, fui crítico quanto ao meu desempenho e falei sério: acho que tenho que melhorar nessas condições.

Teremos algumas atualizações nesse fim de semana, mas é impossível dizer que efeito terão, considerando que os outros também continuam desenvolvendo os carros. Será um processo contínuo que esperamos que nos permita ser um pouco mais competitivos no pelotão intermediário, mas vamos descobrir durante a qualificação.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

McLaren (0 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4:Estou ansioso para voltar a Melbourne para o Grande Prêmio da Austrália nesse fim de semana. Fiz minha estreia na Fórmula 1 em Albert Park em 2019, então é uma corrida especial para mim e na qual marquei pontos no ano passado no novo layout do circuito.

Depois de um fim de semana frustrante em Jeddah, estou ansioso para voltar à pista para dar alguns passos positivos. Passei um tempo na fábrica trabalhando duro com a equipe para me preparar e as sessões que fizemos no simulador tem sido benéficas. O foco é melhorar corrida a corrida, e vamos lutar com o objetivo de garantir um bom resultado em Melbourne.”

Oscar Piastri #81:É hora de estar em Melbourne para o meu Grande Prêmio em casa. Cresci nos subúrbios da cidade e é uma sensação especial voltar como piloto de F1. Será uma atmosfera fantástica e mal posso esperar para chegar lá e fazer parte disso.

Estou realmente ansioso para ver toda a torcida local e todos os fãs da McLaren. Esta será a primeira vez que corro em Albert Park e tenho certeza que será uma experiência muito boa. O clima é geralmente variável aqui, então pode ser interessante.

Garantir uma posição inicial como P8 na minha segunda qualificação na F1 e marcar outra lacuna ao terminar um Grande Prêmio inteiro foi extremamente satisfatório em Jeddah, embora o domingo não tenha sido perfeito. Há um longo caminho a percorrer nesta temporada. Vamos continuar trabalhando duro como equipe e minha curva de aprendizado continua.”

Andrea Stella (chefe de equipe): Não comentou.

Detalhes do circuito
Circuito de Albert Park (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito urbano de Albert Park possui 5.278 km de extensão, 16 curvas (11-D e 5-E), fluxo no sentido horário, recebe GPs de Fórmula 1 desde 1996 e a corrida terá um total de 58 voltas. O recorde de volta mais rápida pertence a Charles Leclerc, que cravou 1:20.260 na temporada anterior.

O traçado australiano tem como características principais ser de média a alta velocidade, possuir áreas de escape extensas e oferecer muitas oportunidades de ultrapassagem durante a corrida.

Devido a reformulação feita no ano passado, a pista está bem mais veloz e, este ano, contará com um total inédito de quatro zonas de abertura da asa móvel (DRS), com a adição da zona depois da curva 8. Confira como é uma volta rápida no circuito de Albert Park, através do simulador/game F1 2022.

Por estar mais rápido após as atualizações no layout, o circuito australiano se tornou um grande desafio para os pilotos, que precisam se segurar e manter o carro fora da grama, brita e das áreas de escape nas curvas rápidas.

Ano passado, a corrida em Melbourne foi marcada por vários incidentes, que geraram bandeiras amarelas, Safety Car e Virtual Safety Car. Dentre eles, Carlos Sainz abandonou por invadir a brita após a curva 12, depois de subir na grama antes da 11, e Sebastian Vettel se retirou da prova após bater no muro quando perdeu a traseira na saída da curva 4.

O vencedor da corrida em 2022, com direito ao ponto extra da volta mais rápida, foi Charles Leclerc. O monegasco largou na pole e se beneficiou com o problema terminal no RB18B de Max Verstappen, que o tirou da prova nas voltas finais. Logo atrás de Leclerc, vieram Sergio Perez e George Russell.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Para o Grande Prêmio da Austrália, o C2 é o P Zero Branco duro, C3 o P Zero Amarelo médio e C4 o P Zero Vermelho macio.

O circuito de rua de Albert Park foi reasfaltado em 2022 com alguns elementos metálicos incluídos na composição, o que melhorou a aderência dos pneus. O asfalto é menos abrasivo do que o de outras pistas do calendário, onde o pico de aderência só é alcançado após várias sessões na pista.

As demandas de energia nos pneus para o GP da Austrália são medianas levando-se em conta a temporada, com níveis contidos de abrasão.

Uma configuração de carro com tendência a uma melhor tração pode ser útil nas saídas de curvas para aumentar a chance de um movimento de ultrapassagem bem-sucedido nas retas curtas do circuito.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 12°C e Máxima de 20°C. Tempo nublado, com 50% de chance de chuva.

Sábado:

Mínima 12°C e Máxima 17°C. Tempo fechado, com 70% de possibilidade de chuva.

Domingo:

Mínima de 10°C e Máxima de 19°C. Tempo com intervalos de sol entre nuvens e 20% de chance de chover.

Fonte: Australian Government Bureau of Meteorology

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 02h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!