Início Fórmula e FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de São Paulo – 2023

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de São Paulo – 2023

1042
(Foto: Carl Bingham)
Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito e o que esperar da inauguração da corrida em território brasileiro.

Após um mês desde o agitar da bandeira quadriculada na Cidade do Cabo, a Fórmula E retorna nesse fim de semana (24 e 25) para realizar a estreia do E-Prix de São Paulo, a sexta etapa da temporada 2022/2023 que acontecerá no Sambódromo do Anhembi, em Santana, zona norte da capital paulista.

Essa é uma das provas inaugurais mais importantes da F-E, já que o Brasil sempre fez parte do grid da categoria, com um total de seis pilotos; dentre eles, dois campeões: Nelson Piquet Jr (2014/2015) e Lucas Di Grassi (2016/2017).

Os outros competidores nascidos no país que correram/correm na classe elétrica são Felipe Massa (2018/2019 a 2019/2020), Felipe Nasr (2018/2019), Brunno Senna (2014/2015 a 2015/2016) e Sergio Sette Camara, este que faz parte do grid titular desde a temporada 2019/2020.

Um fato que vale mencionar é que o E-Prix paulista é a 106ª etapa da história da Fórmula E e São Paulo a 32ª cidade a receber a Fórmula E desde a temporada 1 (2014/2015).

Layout do circuito paulista
Circuito Urbano de São Paulo (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O Circuito Urbano de São Paulo possui 2.933 km de extensão, 11 curvas (7-D e 4-E), fluxo no sentido horário e a corrida terá um total de 31 voltas, o equivalente a uma distância percorrida de 90.923 km.

O traçado paulista tem como características principais uma superfície de concreto plana (um fator raro de se encontrar em pistas da categoria) e a predominância de setores de média a alta velocidade, com três longas retas e o mesmo número de zonas de frenagem acentuadas.

O Modo Ataque ficará localizado na curva 3, área de ativação da potência extra que se apresenta em forma de grampo, uma característica tradicional da zona de boost na F-E.

Uma curiosidade interessante sobre o local de prova é que a Fórmula Indy (IndyCar Series) já correu no Sambódromo do Anhembi, com as 300 milhas de São Paulo, que aconteceu de 2010 a 2013.

Expectativas dos pilotos brasileiros
À direita, Lucas Di Grassi (Foto: Simon Galloway)

Lucas Di Grassi #11 (Mahindra Racing): “Mal posso esperar para correr em São Paulo. Isso tem sido um sonho pra mim desde a primeira corrida de Fórmula E. Estive perto algumas vezes e não aconteceu, mas depois de 10 anos de trabalho duro e persistência, finalmente se realiza e no início da era Gen3. Sou de São Paulo e vai ser uma corrida incrível diante da minha torcida.

O circuito no Sambódromo promete ser emocionante e as milhares de pessoas que gostam de curtir o carnaval e passar um tempo no Brasil poderão ficar para a corrida. Tenho certeza que os fãs brasileiros vão lotar as arquibancadas.”

Situação no campeonato: P10 – 18 Pontos

Sergio Sette Camara (Foto: Simon Galloway/LAT Images)

Sergio Sette Camara #3 (NIO 333 Racing): “Estou muito animado por essa corrida no Brasil. Essa é minha primeira vez correndo em casa, desde quando comecei a minha carreira na Europa. Claro que é uma grande responsabilidade, mas vou saber lidar com isso bem.

“Minha sensação é que esse E-Prix no Brasil é uma das etapas mais importantes da Fórmula E; a estrutura do Anhembi é espetacular e estou ansioso para correr lá. Quero convidar o público brasileiro a encher as arquibancadas: precisamos da torcida de vocês. Vamos pra cima.”

Situação no campeonato: P15 – 10 Pontos

Por correrem em casa, Lucas Di Grassi e Sergio Sette Camara terão apoio da maior parte da torcida nas arquibancadas, o que pode ajudá-los na busca de um resultado de alto nível no sábado para os fãs brasileiros.

Novidades

O retorno de Robin Frijns

Robin Frijns (Foto: ABT CUPRA/Divulgação)

O piloto #4 da ABT CUPRA, Robin Frijns, se recuperou da fratura na mão esquerda que sofreu no E-Prix do México e estará de volta ao carro nesse fim de semana em São Paulo. Enquanto se recuperava, Frijns ficou de fora das últimas quatro provas, substituído pelo piloto sul-africano, Kelvin van der Linde.

Robin comentou sobre o seu retorno e o que espera da estreia do E-Prix de São Paulo. “É uma sensação insana estar se preparando para uma corrida novamente com Nico [Müller] e toda a equipe; é muito bom estar de volta. Os últimos dois meses pareceram uma eternidade. Muito obrigado à equipe, à FIA, a todos os médicos e fisioterapeutas e a todo o paddock da Fórmula E, que foram pacientes comigo apesar de eu não ser.

Frijns correu nas 1000 Milhas de Sebring da FIA WEC no final de semana passado, após receber alta; isso mostra o quanto o piloto de 31 anos está pronto para voltar a ação na Fórmula E após 2 meses em inatividade na categoria. “Minha mão está boa, a corrida em Sebring foi tranquila, e estou apto para o E-Prix em São Paulo.

“Estive o tempo todo em contato com a equipe, envolvido em tudo e a par de todos os procedimentos; o fim de semana de corridas já pode começar pra mim.”

O que esperar do E-Prix no Brasil
(Foto: Sam Bagnall)

Por ser um E-Prix inaugural, São Paulo será uma verdadeira disputa às escuras, já que não há dados ou qualquer informação prévia que ajude os pilotos e equipes a enfrentarem melhor o novo circuito. Vimos nas últimas duas etapas (Hyderabad e Cidade do Cabo) como um local de provas inédito pode embaralhar o campeonato.

O atual líder na tabela de pilotos ainda é Pascal Wehrlein, este que abandonou a corrida no E-Prix anterior na Cidade do Cabo, após um contato com Sébastien Buemi. O alemão da TAG Heuer Porsche possui 80 pontos, seguido do principal adversário na briga pelo título, Jake Dennis, e de Jean-Éric Vergne, os dois com 62 e 50 pontos respectivamente.

António Félix da Costa comemorando a vitória no E-Prix da Cidade do Cabo (Foto: Carl Bingham)

Após as duas vitórias de Pascal Wehrlein em Diriyah e a P1 de António Félix da Costa na etapa anterior na Cidade do Cabo, a TAG Heuer Porsche lidera o campeonato de equipes com folga. A montadora alemã soma 126 pontos na classificação, 42 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, Envision Racing, e 46 à frente da Avalanche Andretti, ocupante da P3.

A previsão para o E-Prix brasileiro é de chuva, o que pode gerar entradas de Safety Car e bandeiras amarelas durante a disputa. Com esse fato adicional, fica claro como tudo pode acontecer em São Paulo nesse sábado.

Transmissão

O canal BandSports transmitirá o E-Prix da Cidade do Cabo de Fórmula E nesse sábado, ao vivo, a partir de 14h, de acordo com o horário de Brasília.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!