Início Fórmula e FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix da Cidade do México –...

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix da Cidade do México – 2023

1250
(Foto: Sam Bloxham/LAT Images)
Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito e o que esperar do apagar das luzes inicial da nona temporada da categoria elétrica.

Nesse sábado (14), a Fórmula E está na América do Norte para realizar o E-Prix da Cidade do México, a etapa de abertura da temporada 2022/2023 que apresentará ao mundo a primeira corrida do Gen3, o carro da nova geração, além de outras novidades.

O E-Prix no México está presente na programação desde 2015/2016 e, de lá pra cá, não ficou de fora de nenhum calendário. Vale mencionar que o país latino-americano já recebeu a Fórmula E 8 vezes, e é o terceiro país que mais sediou E-Ps da classe elétrica da FIA, atrás apenas da Alemanha (16), e dos Estados Unidos (13).

Este ano, a capital do México se torna a quarta cidade a sediar o pontapé inicial do campeonato, depois de Pequim, Hong Kong e Diriyah.

Layout do circuito mexicano
(Imagem: Fórmula E/Divulgação)

Para a nova era com o inédito carro da terceira geração, a F-E decidiu alterar uma parte do traçado no Autódromo Hermanos Rodríguez: uma chicane foi adicionada após a curva 8. Assim, a pista passa a ter 2.630 km de extensão, 24m e 3 curvas a mais em relação ao layout da temporada passada e se torna a configuração mais longa do E-Prix.

Com a nova disposição, o circuito, que se apresenta em sentido horário, agora possui 19 curvas (12-D e 7-E) e a prova terá um total de 36 voltas. O Modo Ataque também mudou de lugar, ao sair da curva 12 e ser movido para a 15, área da icônica seção Foro Sol, que é cercado por arquibancadas.

Expectativas dos pilotos brasileiros
Lucas Di Grassi durante os Testes em Valência (Foto: Sam Bloxham/LAT Images)

Lucas Di Grassi #11 (Mahindra Racing): “É a primeira corrida da temporada com o Gen3, então é um novo desafio para todos. Eu gosto da pista do México, os fãs mexicanos são os melhores e é uma das minhas etapas favoritas do ano

“Já ganhei duas vezes na Cidade do México então tenho uma grande paixão por esta prova. Tenho trabalhado muito desde as férias para deixar minha mente e meu corpo em forma e estar 100% pronto para correr. Agora começa a temporada. Espero que tudo ocorra bem e possamos somar bons pontos para a equipe.”

Sergio Sette Camara no Circuito Ricardo Tormo, em Valência (Foto: Simon Galloway/LAT Images)

Sergio Sette Camara #3 (NIO 333 Racing): “Adoro correr no México. A energia das arquibancadas e forma de torcer do público me lembra muito o Brasil. Teremos grandes desafios, principalmente nessas primeiras etapas, mas acredito que teremos um ano de crescimento. Nosso objetivo será o de lutar para estar com regularidade na zona de pontuação.”

O que esperar do E-Prix no México
(Foto: Andrew Ferraro/LAT Images)

Com carros mais potentes em mãos, os 22 pilotos do grid terão que saber gerenciar o nível de energia das baterias de seus Gen3 e evitarem contatos, principalmente com as rodas expostas. Uma característica forte das disputas no Autódromo Hermanos Rodríguez é a facilidade de ocorrerem toques que comprometem o alcançar a linha de chegada pelos competidores.

Na temporada passada, o vencedor do E-Prix mexicano foi Pascal Wehrlein, que conquistou o topo do pódio pela primeira vez, após largar na pole position. O parceiro de equipe, André Lotterer, finalizou logo atrás; juntos garantiram a primeira dobradinha vencedora no pódio da TAG Heuer Porsche. Jean-Éric Vergne completou o top 3 final do E-P com a Techeetah.

Apesar das emoções do E-Prix latino-americano da rodada 2021/2022, a classe 100% elétrica continua imprevisível e qualquer um pode receber a bandeira quadriculada em primeiro lugar no Autódromo Hermanos Rodríguez.

Lucas Di Grassi é um dos candidatos a vitória, ao possuir o melhor histórico no México, já que venceu 2 E-Ps, um deles, em 2016/2017, quando largou da P15, a pior posição de largada com P1 da F-E até o momento. Di Grassi é a melhor chance do Brasil para brigar pelo ponto mais alto do pódio na prova de abertura da temporada.

Transmissão no Brasil

O canal BandSports transmitirá o E-Prix da Cidade do México de Fórmula E ao vivo, a partir de 16h30, de acordo com o horário de Brasília.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!