Início Destaque STOCK CAR – O que esperar da oitava etapa da temporada –...

STOCK CAR – O que esperar da oitava etapa da temporada – 2022

487
Mogi Guaçu será palco da oitava etapa da temporada 2022 da Stock Car (Foto: Marcelo de Melo Machado/Stock Car)
Principal categoria brasileira de turismo retorna a Mogi Guaçu, onde esteve há três meses atrás.

A Stock Car Pro Series está de volta nesse fim de semana (2, 3 e 4 de setembro), para realizar a oitava etapa do calendário: a rodada dupla no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. O evento contará com duas corridas de 30 min + 1 volta cada, que acontecerão no domingo.

Essa será a segunda vez que a Stock Car Pro correrá no Velocitta neste ano, já que a pista recebeu a etapa de número quatro da temporada, entre os dias 13, 14 e 15 de maio. Os vencedores das corridas 1 e 2 foram, respectivamente, Ricardo Zonta e Matias Rossi, este último que garantiu sua primeira vitória da carreira na categoria.

Diferente do que aconteceu em maio, a Stock Car Pro Series terá apenas a companhia da Fórmula 4 Brasil, que consumará a quarta prova de seu campeonato inaugural.

Vale mencionar que a corrida 2 desse fim de semana marcará a 20ª largada da Stock no Autódromo paulista, que começou a receber a classe mais alta do automobilismo nacional em 2017, e é o circuito mais jovem do calendário atual.

Informações do circuito
(Foto: Duda Bairros/Vicar)

O Autódromo Velocitta possui 3.443 km de extensão, 12 curvas, fluxo no sentido anti-horário e tem como características principais mudanças de elevação e setores predominantes de média velocidade. Por apresentar setores estreitos, as ultrapassagens são difíceis, o que torna o classificatório uma sessão de extrema importância.

O Velocitta exige muito do sistema de freios dos carros, pois a frenagem é acionada em 1/4 (25%) da volta. Por isso, a principal preocupação dos pilotos nesse traçado é manter a temperatura ideal das pastilhas de freio nas corridas.

O setor 3 é a área mais desafiadora: há a sequência de curvas “saca-rolhas”, um trecho que começa no final da reta oposta e é seguido pelas curvas 8 (E), 9 (D) e 10 (E), estas que acontecem em um forte declive. Por isso, os freios dianteiros são os mais afetados durante a volta.

Palavras do último vencedor em Mogi Guaçu
Matias Rossi (Foto: Duda Bairros/Vicar)

O último vencedor em Mogi Guaçu foi o piloto #117 da A.Mattheis Vogel, Matias Rossi, que largou em segundo na corrida 2, logo atrás de Bruno Baptista e, após superar o pole position com uma estratégia de parada que deu certo, cruzou a linha de chegada em primeiro.

Matias falou, com exclusividade, sobre suas expectativas, as características da pista e o estilo de pilotagem exigido no circuito em Mogi Guaçu.

O Velocitta é um circuito muito lindo pra mim, gosto bastante dele. Venci na última oportunidade em que corri lá, então é sempre especial voltar. Tenho boas expectativas pra esse final de semana, o carro funcionou bem nas últimas etapas.

A pista possui muitas curvas, então o piloto praticamente não tem descanso, já que está sempre atento a virar o volante. As frenagens são intensas na curva 1, pois é precedida da reta principal. A temperatura dos freios precisam de atenção extra; até o posicionamento diante de outros carros pode contribuir para o superaquecimento, como andar atrás de outro carro por muito tempo.

Antes da chicane, na reta oposta, freamos em declive e já entramos no S [curvas 8, 9 e 10], um setor que requer atenção pra evitar contatos com outros carros e é crucial encontrar a linha perfeita para a volta rápida. Nesse fim de semana vamos continuar o trabalho que estamos fazendo e buscar finalizações lucrativas no domingo.”

Novidades

Novo argentino na Full Time

Julian Santero (Foto: Divulgação)

Na última terça-feira (30), a Full Time Sports anunciou que o piloto argentino, Julian Santero, será o novo integrante da Toyota Gazoo Racing Latin America a correr na Stock Car pela equipe. Esse é o terceiro rodízio de pilotos feita pela Full Time nesta temporada.

Anteriormente, Gabriel Petecof foi o primeiro a assumir o volante do Corolla TGR preto, vermelho e branco, e correu da etapa inicial em Interlagos (corrida de duplas) até a quarta prova, no Velocitta, como parceiro de Rubens Barrichello. Na sétima disputa, em Interlagos, o argentino, Andi Jakos, assumiu o lugar de Petecof.

Santero, que compete na Turismo Nacional da Argentina, será o novo parceiro de Barrichello, e guiará o Toyota Corolla da equipe Full Time Sports sob o número #68.

O que esperar
(Foto: Duda Bairros/Vicar)

Por ser um circuito com trechos apertados e apenas a reta principal de pé embaixo, é de se prever disputas próximas e com muitos contatos, o que pode gerar bandeiras amarelas e até Safety Cars no domingo.

A previsão do tempo aponta céu aberto com intervalos de sol entre nuvens em todo o final de semana, uma boa notícia para os pilotos, que podem acelerar, e para os fãs, que contarão com duas corridas emocionantes.

No campeonato de pilotos Gabriel Casagrande é o líder com um total de 206 pontos, 22 de vantagem sobre o segundo colocado da Eurofarma RC, Daniel Serra. O terceiro lugar pertence ao argentino, Matias Rossi, que soma 171 pontos.

O piloto da equipe A.Mattheis Vogel é um dos maiores destaques nesta temporada da Stock Car: Matias já garantiu 3 vitórias (no Galeão, Velocitta e Interlagos) e 6 pódios, além de ser o competidor que mais finalizou dentro do top 3 neste ano. Assim, Rossi chega ao Velocitta com sede de se aproximar ainda mais da liderança do campeonato.

Programação do final de semana da Stock Car Pro Series

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!