Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Holanda – 2022

523
(Foto: Clive Rose/Formula 1/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida em um circuito clássico e peculiar.

A maior categoria do automobilismo mundial está de volta já nesse final de semana (2, 3 e 4) para realizar o Grande Prêmio da Holanda, a décima quinta etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, em Zandvoort, província ao norte do país europeu.

Desde seu retorno em 2021, a pista holandesa passou a ter uma característica peculiar e única no calendário: a curva 14, que foi modificada em 2021 e ganhou mais inclinação, uma novidade na Fórmula 1 atual. Por isso, o circuito de Zandvoort tem um lugar especial no coração dos pilotos.

(Foto: Boris Streubel/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Essa será a corrida em casa para o atual campeão e favorito ao título deste ano, Max Verstappen, que terá o apoio de aproximadamente 90% da torcida nas arquibancadas, uma motivação extra e importante para o piloto da Red Bull Racing.

Max utilizará um capacete especial nesse final de semana, em homenagem ao seu pai, Jos Verstappen, que é ex-piloto de Fórmula 1 e correu na categoria mais alta do automobilismo de 1994 a 1998, depois em 2000, 2001 e 2003.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP holandês, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores. Além disso, saiba a grande mudança que a FIA implementou para a etapa europeia.

Oracle Red Bull Racing (475 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1:Estou orgulhoso de ter sido nomeado Oficial da Orange-Nassau pela Família Real Holandesa [prêmio concedido pelos serviços meritórios de longa data à sociedade, ao Estado ou à Casa Real] mas, em geral, estou ansioso por essa corrida em casa e espero que possamos ter um fim de semana positivo.”

“Vai ser ótimo ter minha família lá me apoiando, e vou curtir o final de semana com todos os fãs nas arquibancadas. Sem dúvidas vai ser bem louco.”

Sergio Perez #11:É ótimo estar de volta a Zandvoort, é um lugar bem vibrante. Os torcedores holandeses são incríveis para a equipe e seu apoio ao Max é uma loucura, é que é ótimo; também uma boa pista no geral.”

Christian Horner (chefe da equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (357 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16:Acho que as características da pista ajudaram um pouco a Red Bull em Spa, mas não explica toda a diferença que houve. Mas temos trabalhado muito nos últimos dias; temos algumas ideias de onde vem, mas só teremos confirmação em Monza em uma pista um pouco semelhante a Spa.”

Carlos Sainz #55:A etapa anterior, em Spa, é um ótimo exemplo de como a percepção da Fórmula 1 pode mudar. Não acho que fomos tão ruins quanto parece e acho que podemos voltar à boa forma neste fim de semana e lutar pela pole e pela vitória.”

Talvez eu esteja sendo muito otimista e esperançoso de que não veremos essa [grande diferença para a Red Bull] acontecer novamente, mas é o meu sentimento e talvez neste fim de semana isso prove que estou completamente errado, mas veremos.”

Mattia Binotto (chefe da equipe):Esperamos estar de volta nas próximas corridas, estar mais perto, enquanto ainda acreditamos que A Red Bull têm um carro um pouco mais rápido. A degradação dos pneus no F1-75 tem sido o elemento que mais tem afetado o desempenho hoje, o que precisamos entender e abordar porque é um fator muito importante para as próximas corridas.”

Mercedes-AMG Petronas (316 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44:Creio que teremos um fim de semana positivo em Zandvoort: deve ser uma oportunidade um pouco melhor dessa vez. Na Bélgica, o carro não parecia bom e toda a confiança que construímos em cinco corridas, foi do tipo ‘dois passos à frente e cinco atrás’, mas acho que talvez tenha sido um momento único.

Acho que vai ser difícil vencer as Red Bulls, então vamos precisar de algo para abrir e criar essa oportunidade, mas isso é sempre possível, então vamos ver como será. Não temos ritmo em uma única volta, algo em que estamos tentando resolver, mas o ritmo de corrida é definitivamente fundamental em alguns lugares.

“Em resumo, temos que continuar trabalhando nisso, não perder nosso potencial de corrida, mas tentar melhorar nosso ritmo de volta única para nos sairmos melhor nesse quesito.

George Russell #63:Ser mais rápido na corrida do que na qualificação definitivamente foi um tema para nós nesta temporada: ainda estamos tentando entender por que temos uma oscilação tão grande, para ser honesto. O balanço é provavelmente menor em comparação com a Red Bull, mas quando você olha para eles em comparação com o pelotão do meio, muitas vezes estamos sendo superados por um Alpine ou um McLaren.”

Zandvoort é uma volta mais curta do que em Spa, então não acho que as diferenças sejam tão grandes. Eu acho que tenho certeza de que Max [Verstappen] e a Red Bull estarão em uma posição privilegiada e serão muito competitivos.

Temos motivos para acreditar que nosso desempenho aqui pode ser um pouco melhor que Spa, mas acho que o traçado da Bélgica também foi um circuito que trouxe o pior do nosso carro, então, para ser honesto, estamos sempre com a mente aberta agora.”

Toto Wolff (chefe da equipe):Estamos trabalhando duro para entender nossas dificuldades em Spa e, felizmente, não temos muito que esperar até que possamos maximizar esses aprendizados. O que fará a diferença para o resto da temporada é a rapidez e eficácia com que podemos continuar aprendendo, para entregar nosso melhor desempenho neste ano e no próximo.

O GP da Holanda é o próxima disputa, e foi uma verdadeira atmosfera de festa no ano passado. É uma pista interessante e antiga, com curvas amplas, curvas inclinadas e muito caráter. Estamos empolgados por estar de volta lá e enfrentar os desafios do circuito com o carro deste ano.”
BWT Alpine (115 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Fernando Alonso #14:Zandvoort é um lugar divertido para se visitar. Nós só estivemos lá uma vez antes, mas agora é obviamente muito maior graças, em parte, à ascensão de Max [Verstappen]. Toda a atmosfera e o burburinho dos torcedores holandeses me lembram um pouco o início dos anos 2000, quando os fãs espanhóis realmente se apaixonaram pelo esporte.

A atmosfera é realmente ótima e tenho certeza de que experimentaremos a mesma coisa novamente neste fim de semana. Agora seguimos para uma rodada dupla, mas estamos empolgados em voltar ao carro, especialmente após o desempenho da equipe em Spa, também com o pit stop mais rápido pra prova belga.”

Esteban Ocon #31:É ótimo voltar a um circuito histórico como Zandvoort. É claro que o esporte voltou à Holanda no ano passado e também corri lá na DTM em 2016, então conheço o traçado e gosto de correr nele.

O contraste entre Zandvoort e Spa é enorme. Passamos de voltas longas e fluidas para uma pista muito mais curta e sinuosa. É um local interessante, ondulado, rápido e fluido, que exige bastante foco e comprometimento.

O cenário também é bastante espetacular, estando bem na praia, e também muito perto de Amsterdã, que é uma cidade legal e vibrante para se visitar. Os fãs realmente fazem um grande show, a atmosfera durante todo o fim de semana é eletrizante.”

Otmar Szafnauer (chefe da equipe): No ano passado, o Grande Prêmio da Holanda foi um destaque da temporada, pois trouxe algo um pouco diferente para o calendário. Acima de tudo, é uma grande corrida para os fãs, que criam uma atmosfera fantástica e isso só torna as corridas ainda mais agradáveis. Será interessante ver como o evento melhorou desde então.

A corrida em 2021 foi ótima, com ultrapassagens possíveis na volta. Nosso objetivo é estar na briga por pontos novamente e ter um resultado semelhante, se não melhor, do que tivemos na Bélgica, e ampliar nossa liderança em quarto lugar no Campeonato de Construtores. Há um longo caminho a percorrer, mas ser consistentemente forte está no topo da nossa lista de prioridades.”

McLaren (95 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4:Eu gosto de pilotar em Zandvoort, onde tive alguns resultados decentes nas categorias juniores. A ondulação e as curvas fazem com que pareça uma montanha-russa, então estou animado para chegar lá e dar tudo o que temos. Também sempre tem uma atmosfera incrível e gosto de pensar que a maior parte da laranja está lá para apoiar a McLaren.

No último final de semana ficou claro que ainda temos muito trabalho a fazer para continuar na luta com a Alpine. Tenho plena fé na equipe e sei que faremos tudo o que pudermos para avançar e estar o mais preparados possível para continuar lutando. As próximas duas corridas são fundamentais, então vamos manter o foco e continuar o trabalho duro.”

Daniel Ricciardo #3:Estou ansioso por Zandvoort: é um circuito incrível e tem uma atmosfera bem divertida, quase festiva, ótima para o seu humor no fim de semana. É mais um circuito das antigas, com características interessantes como a curva 1 [Tarzan] e a capacidade de ultrapassar lá, então estou animado para entrar na pista e ver como é diferente do ano passado nos carros novos.

O fim de semana passado não foi o que queríamos que fosse, mas nos recuperamos antes, então podemos definitivamente fazer o mesmo desta vez. Temos alguns bons aprendizados de Spa, que podemos usar para este fim de semana, então esperamos nos sair um pouco melhor e poder lutar adequadamente com a Alpine.”

Andreas Seidl (chefe da equipe):Zandvoort é um circuito incrivelmente rápido e teve alguns momentos memoráveis ao longo dos anos. Com a F1 testando o DRS até a última curva inclinada para o TL1, deve ser interessante ver como a nova iteração de carros se comporta e qual impacto isso tem em nossa capacidade de ultrapassar, especialmente porque os carros podem correr lado a lado lá. As seções de ondulação e swooping também são uma boa característica do traçado e oferecem um bom desafio para os pilotos.

O resultado em Spa não foi o que esperávamos, mas podemos pegar esses aprendizados e usá-los para maximizar nosso pacote. Precisamos manter nosso foco total em fazer cada pequeno ganho e empurrar o carro para obter o máximo que pudermos dele.”

Alfa Romeo ORLEN (51 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77:Uma nova semana de corrida nos dá a oportunidade de nos recuperarmos imediatamente de um fim de semana infeliz em Spa. Gostei de correr em Zandvoort no ano passado, onde também terminei no pódio. Foi decepcionante terminar a corrida anterior depois de apenas duas voltas, pois o ritmo que mostramos com Zhou era bom e eu estava confiante de que poderíamos ter ido bem.

Com o ritmo que apresentamos como ponto de partida, temos a oportunidade de construir um forte desempenho para o fim de semana seguinte, voltando com alguns pontos. Os fãs aqui são, claro, muito apaixonados, então vamos nos certificar de fazer um bom show para eles.”

Guanyu Zhou #24:Claramente queríamos mais do fim de semana em Spa, mas estávamos cientes de que cumprir penalidades e largar no fundo do grid significava que seria difícil terminar nos pontos. Apesar disso, nosso ritmo na pista foi promissor, então espero que possamos mostrá-lo novamente em Zandvoort.

A pista será relativamente nova para mim: já corri aqui na F3 há alguns anos, então será importante me adaptar a ela em um carro de Fórmula 1 o mais rápido possível, para me classificar em um bom lugar no grid e nós mesmos na mistura durante a corrida para marcar pontos. Sabemos que podemos fazer isso, mas será uma questão de executar nosso final de semana do início ao fim.”

Frédéric Vasseur (chefe da equipe):Fechado o capítulo de Spa, é hora de voltar à pista novamente esta semana em Zandvoort para a segunda parte desta rodada tripla. O GP da Holanda do ano passado foi um dos melhores eventos que já vi, os organizadores fizeram um show incrível e estou realmente ansioso para o mesmo sentimento este ano.

Sabíamos que a Bélgica seria um fim de semana difícil quando optamos por receber essas penalidades na unidade de potência e na caixa de câmbio, e ainda assim procuramos trazer pontos para casa de forma realista: o ritmo que mostramos na pista é definitivamente um ponto positivo sobre o qual devemos construir.

A qualificação está se tornando cada vez mais uma sessão decisiva para todo o fim de semana neste pelotão do meio apertado: se começarmos em uma boa posição, temos velocidade para permanecer lá. Temos que nos certificar de que estamos no topo de nossas performances, para tirar o máximo proveito do fim de semana e nos colocar de volta onde pertencemos.”

Haas (34 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Mick Schumacher #47:Eu gosto de ir a Zandvoort, é uma pista divertida porque as pessoas estão de bom humor e você tem o mar perto, então é bom ir. Estou animado para voltar. É difícil dizer se o circuito vai se adequar ao nosso carro ou não, espero que sim. Uma coisa é certa: vai ser muito mais difícil em comparação a 2021.

Temos carros que são muito mais mecânicos, e em pistas como Baku e outras, eles são um pouco mais difíceis do que gostaríamos, e acho que Zandvoort também será assim. Temos curvas inclinadas onde os carros estão ficando bastante baixos e vimos este ano que, quando ficamos baixos, as coisas ficam muito acidentadas.

Curvas inclinadas essencialmente nos permitem ir mais rápido nelas. No lado físico, isso significa apenas mais tensão no pescoço, mas Zandvoort sempre foi uma pista que tem sido difícil para o pescoço. Há muitas voltas, muitas curvas rápidas e também uma alta pressão aerodinâmica, então definitivamente será interessante.”

Kevin Magnussen #20:Corri em Zandvoort na Fórmula 3 e também antes, na Fórmula Renault 2.0, e sempre adorei a pista. Mudou um pouco desde a última vez que pilotei lá, mas pelo que vi na TV, ainda tem o mesmo tipo de personagem e ainda é emocionante.

Pilotar um carro de Fórmula 1 por lá vai ser incrível. É um daqueles lugares dos anos setenta e oitenta, então você realmente sentirá um pouco de nostalgia pilotando por lá em um carro de Fórmula 1. Vai ser significativo, então estou animado e ansioso por isso.

Sou fã de curvas inclinadas. Isso significa que você pode usar linhas diferentes, muito melhor para sair do ar sujo gerado pelo carro da frente e ainda ir rápido nas curvas, além de ser melhor para ganhar posições. Com esses novos carros, acho que Zandvoort será uma das pistas onde será mais fácil ultrapassar, é o que vamos testar nesse final de semana.”

Guenther Steiner (chefe da equipe):Espero que possamos ter bons resultados em Zandvoort, onde acho que foi o melhor exemplo de um local da velha escola com uma nova interpretação. Estamos bastante ansiosos para voltar a essa pista.

Acho que Kevin [Magnussen] se prepara para correr em um traçado desconhecido muito bem e aprende com facilidade. Obviamente, sair para encontrar níveis de aderência precisa de um pouco de tempo, mas acho que ele vai lidar como em qualquer outro novo circuito.

Espero que tenhamos um TL1 e TL2 sem problemas para que possamos fazer o maior número de voltas possível para estarmos prontos para a classificação, mas não tenho medo de que Kevin não se adapte a isso.”

Scuderia AlphaTauri (29 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Pierre Gasly #10:No ano passado, tirando Baku, Zandvoort foi meu melhor fim de semana: me classifiquei em quarto e terminei na mesma posição, à frente das duas Ferraris. Foi um GP fantástico em uma pista muito complicada; fiquei muito feliz com esse resultado.

Gosto muito da pista, apesar de ser desafiadora. Tem algumas curvas à moda antiga e você não pode cometer erros; não é bem como Mônaco, mas chega muito perto. Não há áreas de escape pavimentadas e qualquer erro te leva para o cascalho ou para o muro, além de algumas curvas serem incomuns [as inclinadas].

Os carros deste ano são muito diferentes, mas espero conseguir outra boa colocação graças a tudo o que aprendemos na corrida da temporada passada.”

Yuki Tsunoda #22:No ano passado, em Zandvoort, fui forçado a abandonar a prova, mas até então havia aproveitado o fim de semana. Gosto muito da pista, principalmente das curvas com grande inclinação, como a curva 14. É muito divertido correr lá e estou curioso para ver como esses carros novos, mais rígidos e com pneus de 18 polegadas, se saem nas curvas inclinadas e sobre os solavancos.

“Se pudermos fazer uma volta limpa aqui na classificação, podemos terminar dentro da zona de pontos. Agora conhecemos o nosso carro e sabemos tirar o máximo partido dele.”

Aston Martin Aramco Cognizant (24 pts)
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Lance Stroll #18:Estou ansioso para voltar a Zandvoort. A pista é espetacular e todo o evento é muito legal. Sabemos que será desafiador neste fim de semana, devido à tendência do nosso carro de correr melhor do que se classifica e à natureza sinuosa deste circuito, o que dificulta as ultrapassagens.

“Em termos de estratégia, dessa vez pode haver uma chance maior de tentarmos algo um pouco diferente de nossos principais rivais.”

Sebastian Vettel #5:A natureza da velha escola de Zandvoort é majestosa e é um desafio de pilotagem fantástico, principalmente na primeira metade da pista. Estou curioso para ver como nosso carro se comportará aqui.

No papel, pode ser um fim de semana difícil para nós, mas conseguimos correr bem na Hungria pouco antes das férias de verão, e os circuitos são bastante semelhantes. Os carros de 2022 podem correr melhor do que os carros do ano passado, então veremos se podemos fazer uma boa corrida.”

Mike Krack (chefe da equipe): Não comentou.

Williams Racing (4 pts)

Nicholas Latifi #6:Voltar a Zandvoort no ano passado foi muito agradável: é uma pista antiga e gera sessões de volta rápida divertidas. Há curvas de alta velocidade, curvas inclinadas e tem trechos estreitos, com pouca margem para erros, o que a torna uma pista com muitas características únicas. A atmosfera dos fãs realmente fez algo especial em 2021 e tenho certeza que será o mesmo novamente.”

Alex Albon #23:Sábado será um dia importante para nós e apesar de querermos repetir o que fizemos em Spa, isso obviamente será um pouco difícil. Não corro neste circuito desde 2015, então vou trabalhar para aproveitar sexta e sábado para aprender a pista e ver o que podemos fazer no fim de semana.”

NOVIDADES PARA O GP

Zona de ativação do DRS levemente alterada

(Foto: Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull Content Pool)

A FIA adiantou a segunda área de abertura da asa móvel (DRS) do circuito de Zandvoort para antes da curva 14, afim de promover disputas mais próximas e ultrapassagens mais frequentes da curva inclinada até o final da reta dos boxes.

Essa medida já estava nos planos do órgão regulador desde o ano passado, com o intuito de implementá-la na etapa holandesa, que retornaria após uma reforma de atualização feita na pista. O motivo principal que embarreirou essa mudança foi o até então Diretor de Provas da FIA, Michael Masi, afastado do cargo após a controversa decisão do título da temporada passada.

Detalhes do circuito
Circuito de Zandvoort (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito de Zandvoort possui 4.259 km de extensão, 14 curvas (10-D e 4-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1952 e a corrida terá um total de 72 voltas. O recorde de volta mais rápida pertence a Lewis Hamilton, que cravou 1:11.097 na temporada 2021.

A pista possui como características principais a predominância de trechos de média velocidade, leves mudanças de elevação e setores estreitos, esta última que dificulta as ultrapassagens. O ponto mais viável para os pilotos na conquista de posições é a reta dos boxes, já que possui uma das duas zonas de abertura da asa móvel (DRS) do traçado.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Os três compostos mais duros foram escolhidos para Zandvoort: C1 como o P Zero Branco duro, C2 como o P Zero Amarelo médio, e C3 como o P Zero Vermelho macio.

Este ano há uma diferença maior entre os compostos C1 e C2 do que havia anteriormente: outra razão pela qual as equipes podem se concentrar mais nos dois compostos macios neste fim de semana.

A inclinação nas curvas 3 e 14 se apresentam em torno de 18 graus, 12 a menos que a curva histórica que se encontrava no antigo circuito de Monza: aproximadamente 30 graus, em média.

Zandvoort gera grandes forças g ao redor da pista de 4,2 quilômetros: frear nas Curvas 1 e 11 gera uma desaceleração de cerca de 5g, enquanto que a Curva 7 também fornece forças laterais de cerca de 5g.

Como o nome sugere, Zandvoort pode ser afetado pela areia soprando sobre a superfície: a localização costeira também pode levar a mudanças frequentes na direção do vento, duas preocupações consideráveis para os pilotos nesse final de semana.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Dan Mullan/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 16°C e Máxima de 26°C. Tempo aberto, ensolarado.

Sábado:

Mínima 16°C e Máxima 24°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens.

Domingo:

Mínima de 17°C e Máxima de 24°C. Tempo firme, com intervalos de sol entre nuvens.

Fonte: www.bbc.com/weather

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!