Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Leclerc abandona, Verstappen vence e assume a liderança do...

FÓRMULA 1 – Leclerc abandona, Verstappen vence e assume a liderança do campeonato – 2022

Holandês aproveitou a quebra do piloto da Ferrari e abriu 6 pontos na disputa pelo título

292
Red Bull conquistou sua 2ª dobradinha no ano com Verstappen e Perez. | Foto: F1 Pirelli Press Area
Red Bull conquistou sua 2ª dobradinha no ano com Verstappen e Pérez. | Foto: F1 Pirelli Press Area

A Fórmula 1 teve sua sexta corrida da temporada realizada no último domingo, 22, com a vitória de Max Verstappen, da Red Bull. Completando o pódio, Sergio Pérez, companheiro de Max, em 2°, e George Russell, da Mercedes, na 3ª colocação. 

Um final de semana que tinha tudo para dar certo para os italianos da Ferrari acabou em total pesadelo. Charles Leclerc, líder do campeonato, abandonou na volta 27 com problemas no motor. Seu companheiro, Carlos Sainz, rodou sozinho no começo da prova e teve de fazer uma corrida de recuperação até o final, chegando em 4°. Em apenas um final de semana, a Ferrari viu a liderança, tanto do mundial de pilotos, como o de construtores, ser roubada pela Red Bull e por Verstappen.

Após uma largada tranquila, Leclerc conseguiu segurar a 1ª posição, mantendo uma vantagem para Verstappen, 2°. Já Carlos Sainz, continuando com sua má fase, perdeu o 3° lugar para Russell, e ainda por cima, rodou sozinho na volta 7. Entretanto, o espanhol não foi o único a perder o carro na curva 4. Na perseguição a Leclerc, Verstappen saiu da pista na mesma curva, caindo para o 4° lugar e ficando preso, com um problema na asa móvel (DRS), atrás de Russell.

A partir desse momento, tudo se encaminhava para mais uma vitória tranquila do monegasco Leclerc, que estaria aumentando sua vantagem no campeonato. Até que na volta 27, o motor Ferrari de Leclerc “apaga” e perde a potência, acompanhado da clássica frase no rádio de Leclerc: “No power, no power!” (Sem força, sem força). Com Leclerc fora, a corrida tomou outra versão. Verstappen passou do lixo ao luxo, fazendo uma estratégia de 4 paradas e contando com a colaboração de Checo para ganhar a corrida e conquistar a liderança do campeonato, abrindo 6 pontos de vantagem para Leclerc.

PELOTÃO DO MEIO

No pelotão do meio, Russell fez uma prova fantástica, com destaque em sua briga com Verstappen, trazendo a Mercedes para o pódio. Já Lewis Hamilton, o heptacampeão tocou rodas com Kevin Magnussen, da Haas, na 1ª volta, e teve seu pneu furado. Porém, fez uma brilhante corrida de recuperação, terminando em 5°. As atualizações da equipe alemã prometeram e entregaram, levando a equipe a se consagrar como 3ª força da temporada. 

Destaques positivos às performances de Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, terminando na 6ª colocação, e Esteban Ocon, da Alpine, terminando em 7°. Ambos os pilotos estão se mostrando constantes no campeonato, superando as expectativas dos fãs.

Como destaques negativos, a dupla da Haas, com Kevin Magnussen se envolvendo em um toque com Lewis Hamilton na 1ª volta, e Mick Schumacher, que chegou a estar em 6°, porém acabou apenas em uma decepcionante 14ª posição. Além da dupla, Daniel Ricciardo, da McLaren, fez uma corrida discreta, terminando apenas na 12ª posição, enquanto seu companheiro Lando Norris chegou em 8°, trazendo 2 pontos aos ingleses.

A Fórmula 1 volta na próxima semana, nos dias 27 a 29 de maio, no tradicional circuito de Mônaco. Calendário completo aqui!

👉👉👉 E AÍ? Que tal receber as notificações no seu celular para cada sessão das etapas da F1? Baixe AGORA o nosso aplicativo para ANDROID!

 

MINHAS REDES
SIGA A GENTE