Início Destaque FÓRMULA 4 BRASIL – F4 Brasil estreia nesse final de semana no...

FÓRMULA 4 BRASIL – F4 Brasil estreia nesse final de semana no Velocitta – 2022

1800
(Foto: Duda Bairros/Vicar)
Campeonato da nova categoria de base nacional é certificado pela FIA e contará com carro de primeira qualidade e o apoio da Stock Car.

Nos dias 12 a 15 de maio, a BRB Formula 4 Brasil realizará a sua estreia no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, município do interior de São Paulo. O objetivo da nova categoria de base é formar jovens pilotos na condução de um carro de Fórmula e dá-los um passo adiante ao kartismo em direção ao tão sonhado lugar na Fórmula 1.

A Fórmula 4 da FIA ou FIA F4, como é conhecida, está presente em vários países pelo mundo, como na Itália, Estados Unidos, França e Japão, e, neste final de semana, será inaugurada no Brasil, junto com a quarta etapa da temporada 2022 da Stock Car.

O grid inicial contará com quatro escuderias: Cavaleiro Sports, Full Time Sports, KTF Sports e TMG Racing. Cada uma delas terá quatro pilotos e, assim, um total de 16 competidores batalharão pelas melhores posições nas corridas.

O carro
Teste forneceu informações muito importantes antes da abertura da temporada (Foto: Duda Bairros/Vicar)

O modelo base do Fórmula é o F4 T-021, a segunda geração de chassi da Tatuus, marca italiana experiente em fornecer carros para categorias juniores. O T-021 atende as especificações exigidas pela FIA, estas que são rigorosas e tornam as competições mais seguras para os jovens automobilistas.

O motor também vem da Itália: fornecido pela Abarth, preparadora de veículos de competição da FIAT, o Abarth-Autotecnica turbo, possui 4 cilindros em linha, 1.370cm3, duplo comando de válvulas, gerenciamento ECU Marelli SRG-141, 176cv a 5.500rpm e 250 Nm a 4.000 rpm.

Os primeiros testes do F4 T-021 ocorreram no Circuito Panamericano, complexo multipistas da Pirelli, e um representante de cada uma das quatro equipes do grid inicial testou o carro. Além deles, o atual piloto da equipe Full Time Sports de Stock Car e vice-campeão da F4 italiana em 2019, Gianluca Petecof, participou dos testes e deu alguns feedbacks do carro, como uma primeira avaliação do modelo para os engenheiros.

O teste ocorreu em partes: reconhecimento de pista, warm-up/aquecimento, simulação de classificação, avaliação e ajustes. Também houve voltas em ritmo de corrida no circuito Dry Handling, traçado de 3.400 metros de extensão, sob condições de pista seca, e um stint de longa duração com pista molhada artificialmente para testar os pneus de chuva no circuito Wet Handling, de 2 km.

Durante todas as sessões, a segunda geração do F4 da Tatuus não apresentou problemas. Esse fato dá a entender que o projeto do carro foi bem planejado.

A importância da Fórmula 4 Brasil comentada
‘Começamos com o pé direito’, destacou Gastão Fráguas, líder do projeto (Foto: Duda Bairros/Vicar)

O idealizador do projeto da F4 brasileira, Gastão Fráguas, explicou como a chegada da nova categoria de base é fundamental para o esporte a motor no país: “É um novo marco para o nosso automobilismo. A Vicar, ao trazer para o Brasil o Fórmula 4 Certificado pela FIA, proporcionará uma categoria de altíssimo nível, equivalente ao que tem de melhor no mundo. Vai ser um grande campeonato e um novo futuro para nosso esporte a motor”.

“É mais um passo importante. Foi muito bom ver que está tudo funcionando bem. Começamos com o pé direito, e a tendência daqui pra frente é ir melhorando e ajustando cada vez mais”, completou, Fráguas, o também campeão do Mundial de Kart da FIA de 1995.

A etapa inaugural do BRB Fórmula 4 Brasil da FIA contará com 3 corridas (2 no sábado e 1 no domingo) e com transmissão ao vivo da BandSports.

Calendário da temporada 2022

1ª – 15/05 – Velocitta (Mogi Guaçu, SP)
2ª – 31/07 – Interlagos
3ª – 04/09 – Local e data definir
4ª – 25/09 – Velocitta (Mogi Guaçu, SP)
5ª – 23/10 – Goiânia
6ª – 20/11 – Brasília – Super Final BRB

Equipes e pilotos:

CAVALEIRO SPORTS
Felipe Barrichello Bartz, João Tesser, Nicolas Giaffone, Vinícius Tessaro

KTF SPORTS
Álvaro Yoon Cho, Luan Lopes, Richard Annunziata, Victor Backes

FULL TIME SPORTS
Fernando Barrichello, Nelson Neto, Pedro Clerot, Ricardo Gracia

TMG RACING
Aurélia Nobels, Lucas Staico, Lucca Zucchini, Nicholas Monteiro

Com informações da assessoria de imprensa da Fórmula 4 Brasil.