Início Destaque FÓRMULA 1 – GP da Austrália mostra que dificilmente Charles Leclerc não...

FÓRMULA 1 – GP da Austrália mostra que dificilmente Charles Leclerc não será campeão em 2022

Com um ritmo impressionante, piloto da Ferrari liderou de ponta a ponta, ampliando sua vantagem no mundial de pilotos

806
Ferrari se mostrou absoluta durante o fim de semana, permitindo que o monegasco fizesse a melhor corrida de sua carreira. | Foto: Pirelli F1 Press Area
Ferrari se mostrou absoluta durante o fim de semana, permitindo que o monegasco fizesse a melhor corrida de sua carreira. | Foto: Pirelli F1 Press Area

O Grande Prêmio da Austrália, realizado na madrugada do último domingo (10), mostrou uma dominância até então inédita da Ferrari na temporada. Com direito ao seu primeiro Grand Slam – isto é, pole-position, melhor volta e vitória de ponta a ponta – o monegasco Charles Leclerc, junto com a Ferrari, mostraram que, se seguirem com o mesmo desempenho para as próximas corridas, dificilmente perderão o título de piloto e construtores.

DOMÍNIO ABSOLUTO

A Ferrari dominou o final de semana inteiro. Tanto nos treinos livres, como na classificação. Enquanto isso, Max Verstappen, da Red Bull, se apresentava em um de seus piores finais de semana dos últimos dois anos. O holandês não conseguiu encaixar uma boa volta na classificação, com seu companheiro de equipe Sergio Perez o acompanhando de perto, e muitas vezes, o superando nos tempos de volta.

Apesar de ter largado em 2º, Verstappen em nenhum momento conseguiu se manter próximo do pole-position Leclerc. Apenas na volta 27, com a segunda relargada após o Safety Car ser acionado pelo acidente de Sebastian Vettel, que Max conseguiu colocar sua Red Bull lado a lado com a Ferrari de Charles. Entretanto, o monegasco conseguiu se sair melhor na freada da primeira curva, mantendo um ritmo impecável até o final da prova.

Como se não bastasse o desempenho alucinante da Ferrari, o inseguro RB18 apresentou na volta 37, novamente, problemas de confiabilidade com o Red Bull Power Trains, motor próprio desenvolvido pela equipe, levando Verstappen ao segundo abandono em três provas. Um começo de campeonato preocupante para o atual campeão, que viu as chances de título ficarem mais distantes: “Eu não quero nem pensar sobre o campeonato, agora é só sobre terminar corridas. É muito frustrante e inaceitável.”, disse Verstappen para a emissora Sky Sports após a corrida.

QUEM PODE PARAR A FERRARI?

Enquanto o mundo fala sobre a rivalidade Leclerc e Verstappen, seus escudeiros Carlos Sainz e Sergio Pérez tiveram papéis opostos nesse final de semana. Sainz, após classificar sua Ferrari apenas na 9ª colocação, teve uma péssima largada e rodou sozinho na 2ª volta, abandonando a prova. Já Pérez seguiu Verstappen o final de semana inteiro, e diminuiu o prejuízo do abandono de Max com um 2º lugar, trazendo 18 pontos para a Red Bull no campeonato.

Comendo pelas beiradas, a Mercedes, mais uma vez, se aproveitou das falhas da Red Bull, Alpine e McLaren para conseguir um sólido 3º e 4º lugares com Russell e Hamilton, respectivamente. Levando para a casa 27 pontos, os alemães estão tendo uma excelente “redução de dano”, enquanto seus engenheiros quebram a cabeça para trazer atualizações que permitam as flechas de prata brigarem por vitórias mais para frente no campeonato

Com uma Ferrari alucinante, os únicos que podem fazer frente a Leclerc são Sainz, seu companheiro, e Verstappen, que consegue tirar mais do que sua Red Bull consegue oferecer. Entretanto, até agora os dois concorrentes de Leclerc não demonstram estabilidade na disputa pelo título. Até que os dois se firmem no campeonato, ou que a Mercedes surja como uma potência, Leclerc terá um caminho fácil para seu primeiro título mundial, e além disso, levar a Ferrari à quebra de um jejum de 14 anos sem títulos.

A próxima corrida acontece daqui duas semanas, dia 24, no Grande Prêmio da Emília-Romanha, em Ímola. Calendário completo aqui!

 

👉👉👉 E AÍ? Que tal receber as notificações no seu celular para cada sessão das etapas da F1? Baixe AGORA o nosso aplicativo para ANDROID!

 

MINHAS REDES
SIGA A GENTE