Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Arábia Saudita – 2021

987
(Foto: Fórmula 1/Divulgação)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da penúltima etapa do calendário, em um circuito completamente novo.

Após uma semana de intervalo, a Fórmula 1 retorna no próximo final de semana (3, 4 e 5), para realizar a primeira edição do Grande Prêmio da Arábia Saudita, que acontecerá em uma pista de rua recém-construída: o circuito de Jeddah Corniche. Essa prova noturna retoma a reta final da temporada 2021, e antecede o GP de encerramento, em Abu Dhabi.

(Foto: Fórmula 1/Divulgação)

A pista recém-inaugurada, é localizada em Jeddah, uma área conhecida por ser um resort, às margens do Mar Vermelho. Essa região árabe é um dos principais pontos turísticos da Arábia Saudita, cujo o clima costuma ser quente, por ficar em uma região de deserto, e úmido, devido a proximidade com a marina.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP árabe, em ordem decrescente da classificação atualizada do campeonato de construtores.

Mercedes (546,5 pts)
(Foto: Mercedes/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

Valtteri Bottas #77: Não comentou.

Toto Wolff (chefe da equipe):Duas corridas pela frente e dois campeonatos ainda por decidir. Estamos todos felizes por ainda estarmos na luta nesta fase final da temporada. Da última vez, vimos uma direção perfeita de Lewis no Catar, comandando a corrida do início ao fim, e uma forte recuperação de Valtteri [Bottas], antes do infeliz furo o tirar da prova. O carro tem tido um bom desempenho e provavelmente está no melhor lugar de toda a temporada.

Jeddah é outro desafio completamente novo, uma pista inédita para se familiarizar e muito trabalho foi feito nos bastidores para garantir que estejamos com tudo pronto na sexta-feira. Assim, obteremos o máximo de informações do traçado durante as primeiras as sessões, o que será vital.

Esse é um circuito de rua rápido com longos trechos planos e várias curvas de alta velocidade, cercadas por barreiras, o que aumenta o risco e a recompensa. Estamos mais motivados do que nunca e esperamos estar na caça, por isso estamos todos ansiosos para a estreia do Grande Prêmio da Arábia Saudita.”

Red Bull Racing (541,5 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #33: “Vai ser interessante correr em Jeddah Corniche e estou ansioso pelo desafio. Foi divertido ir a pistas diferentes este ano, então tenho certeza de que não será diferente na Arábia Saudita.

Sergio Perez #11: “Acho que nunca pilotei em um circuito tão rápido antes com tantas curvas de alta velocidade, então acho que será um grande desafio.

Christian Horner (chefe da equipe):Vamos para para a primeira corrida na Arábia Saudita, onde a pista parece uma loucura, pelo que vi. É extremamente rápida e o primeiro setor é como Suzuka, mas com paredes. Vai ser um grande desafio e tenho certeza que haverá muita emoção e drama.

Estaremos observando a corrida de Fórmula 2 com muito cuidado. No papel, parece um circuito sensível à potência, então você diria que tende a favorecer a Mercedes e parece que eles se sentem assim também, mas simplesmente não sabemos ao certo o que irá acontecer em Jeddah.”
Ferrari (297,5 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: Já corri em Jeddah no simulador e tenho que admitir que, no começo, lutei com todas essas curvas. Mas então, parecia que era razoavelmente fácil entrar no ritmo, embora eu gostaria de dar algumas voltas antes de dizer isso. A primeira sessão também será útil para ver o quão competitivos somos contra nossos rivais pelo terceiro lugar.

Acho que depois das atualizações de motor que introduzimos na parte final da temporada, agora parece que realmente temos o terceiro melhor carro da categoria. No entanto, essa pista parece mais adequada para outros carros do que os nossos.”

Carlos Sainz #55: A pista parece muito incomum e se possível, tentarei fazer mais do que apenas uma volta de bicicleta antes da primeira sessão de treinos livres, quando descobriremos se as velocidades médias são realmente tão altas quanto as indicadas na simulação.

Quanto à briga pelo terceiro lugar nas Construtores, esse é o nosso objetivo para o final da temporada. Os interesses da equipe vêm sempre em primeiro lugar, mas dito isso, obviamente com o Lando (Norris) 7,5 pontos à minha frente e Charles 6,5, seria bom ultrapassar os dois. Não significa muito, mas confirmaria que tive uma boa temporada.”

Mattia Binotto (chefe da equipe): Não comentou.

Mclaren (258 pts)
(Foto: Mclaren F1 Team/Divulgação)

Lando Norris #4:Creio que a pista de Jeddah vai ser divertida; é muito rápida e fluida com paredes fechadas, o que criará um desafio único. Tenho conduzido o circuito no simulador para me familiarizar com o layout, o que é muito importante quando se chega a um novo local.

Participar dos Treinos Livres com o MCL35M neste circuito vai ser uma experiência muito boa e vai nos preparar para uma corrida forte no domingo. Vamos dar o máximo até a bandeira quadriculada em Abu Dhabi, para terminarmos na melhor posição possível nos dois campeonatos.”

Daniel Ricciardo #3:Após uma rodada tripla intensa e decepcionante, foi bom tirar algum tempo do carro e reiniciar para as duas últimas corridas do ano. Não sabemos ao certo o que esperar em Jeddah, mas temos trabalhado muito no Reino Unido para nos preparar para o evento e estamos prontos para a luta. Faremos o nosso melhor para trazer para casa pontos decentes e terminar a temporada em alta.”

Andreas Seidl (chefe da equipe): “Voltamos ao deserto para as duas últimas corridas da temporada de 2021, e nossa primeira parada é em outro local novo: o circuito Jeddah Corniche. Com duas novas instalações em sucessão, a equipe da fábrica tem trabalhado muito para se preparar e usamos a janela entre o Catar e a Arábia Saudita para dar aos pilotos um tempo no simulador, em preparação para entrarem na pista nesta sexta-feira.

Embora a última rodada tripla do calendário não tenha corrido bem, ainda estamos empenhados em aplicar tudo o que aprendemos nos últimos GPs e lutar pelos melhores resultados possíveis. Esta temporada tem sido uma batalha intensa e emocionante, mas ainda não acabou e queremos terminá-la da melhor maneira.”

Alpine (137 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Fernando Alonso #14: “Será uma nova experiência para todos de cima e para baixo no grid. Pelo que vi e analisei com a equipe, será um circuito muito rápido. Não tenho certeza se podemos fazer comparações ainda. Como acontece com qualquer nova pista, você deve se preparar para o fim de semana cuidadosamente e olhar cada detalhe.

Não é novidade que já estivemos em alguns circuitos novos este ano, então temos uma ideia do que precisamos procurar, mas um novo local pode nos trazer muitas surpresas. Você nunca sabe o que pode acontecer, mas vamos torcer para outro fim de semana forte.”

Esteban Ocon #31: “Vai ser interessante ir para a Arábia Saudita pela primeira vez e descobrir outro circuito inédito. É sempre uma experiência emocionante aprender uma nova pista, como foi na última corrida. Espero que Jeddah seja tão bom para nós quanto Losail e possamos ser competitivos. A preparação é a chave para entrar no ritmo em novos lugares.

A equipe vem trabalhando muito para fazer simulações e entender tudo da melhor forma possível, e tivemos um bom dia no simulador para entrar no circuito e não ter nenhuma surpresa quando chegarmos lá esta semana. Eu gosto desse tipo de traçados malucos, como Baku, por exemplo. Isso leva tudo ao limite e acho que vai ser divertido.”

Alan Permane (diretor esportivo da equipe): “Como em qualquer circuito, temos usado nossas ferramentas de simulação para otimizar a configuração do carro antes de chegar em Jeddah. Ambos os pilotos estarão familiarizados com o layout da pista através de nosso simulador.

A qualificação e a corrida acontecerão à noite, sob as luzes – então isso adiciona outra dimensão para os engenheiros, já que o TL1 e o TL3 ocorrerão durante o dia (embora no final do dia) e enfrentaremos temperaturas muito diferentes de sessão para sessão. Parecíamos muito fortes em condições semelhantes no Catar e pretendemos retomar de onde paramos há duas semanas.”

AlphaTauri (112 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Pierre Gasly #10:A julgar pelo que vi no simulador, o circuito da Arábia Saudita será extremamente rápido, com várias curvas de alta velocidade, algumas delas cegas. Acho que vai ser complicado do ponto de vista da direção e haverá o desafio extra de a superfície da pista ser completamente nova. Nenhum carro correu nele, não haverá borracha e, provavelmente, ainda haverá óleo saindo do asfalto, o que normalmente acontece em uma nova pista.

Por isso, estamos perante um traçado de rua com uma aderência bastante baixa, o que é um novo desafio porque nenhuma equipe tem quaisquer dados de Jeddah Corniche. Apesar disso, mostramos no Catar que podemos nos adaptar a novas situações, correndo perto do grupo da frente desde sexta-feira.

Teremos que trabalhar duro para ser rápidos em uma única volta e também em uma longa distância, para encontrar o ritmo certo para sábado e domingo.”

Yuki Tsunoda #22:Passei um tempo no simulador aprendendo a percorrer o traçado Saudita. É muito rápido e isso significa que a confiança no carro será um fator importante, porque as áreas de escape não são tão grandes.

“Será importante para mim fazer um bom trabalho para aumentar a velocidade durante as sessões de treinos livres. Pelo menos estou na mesma situação dos outros pilotos, pois este circuito será completamente novo para todos, assim como foi no Catar.”

Aston Martin (77 pts)
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Lance Stroll #18:É uma pista totalmente nova na Arábia Saudita, o que significa que os primeiros treinos serão cruciais. Vamos aprender a cada volta do fim de semana, é um bom desafio e, depois de terminar em sexto no Catar, queremos levar essa forma para as duas últimas corridas da temporada para terminar o nosso ano em uma boa posição no campeonato.”

Sebastian Vettel #5:O circuito parece interessante; é muito longo, rápido, e tem várias curvas. Nos preparamos para a pista da melhor forma possível, mas nada como fazer voltas na vida real. Queremos marcar mais pontos neste final de semana.”

Otmar Szafnauer (chefe da equipe): Não comentou.

Williams (23 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

George Russell #63:Estou pronto para ir para a Arábia Saudita neste fim de semana e dar uma olhada no Circuito Jeddah Corniche. Com certeza será uma pista provocante, com sua natureza de alta velocidade e, quando você junta isso ao fato de ser um circuito de rua com as paredes fechadas, tenho certeza que será um espetáculo emocionante por dentro e por fora do carro.

À medida que avançamos para as últimas duas provas da temporada, nosso foco total como equipe continua em consolidar nossa posição no Campeonato de Construtores e estaremos dando absolutamente tudo o que temos para isso.”

Nicholas Latifi #6: “Estou realmente ansioso para experimentar o Circuito Jeddah Corniche e descobrir outra pista nova. Os circuitos de rua são sempre emocionantes; a adrenalina extra que você obtém ao pilotar entre as paredes apertadas da cidade o torna realmente agradável, apesar de também ser um desafio extra.

Pelo que experimentei no simulador, a natureza de alta velocidade do circuito vai tornar as coisas bastante intensas. Há muitas curvas, a maioria delas muito rápidas, por isso vai ser uma pista excitante de conduzir. Esta também será minha primeira prova de rua realizada à noite; isso adiciona outro elemento interessante para enfrentar.”

Alfa Romeo Racing (11 pts)
(Foto: Alfa Romeo Racing/Divulgação)

Kimi Raikkonen #7: “Estamos indo para outra nova pista e, como da última vez em Doha, a preparação para a corrida da maneira mais eficaz será crucial. A pista parece rápida e, como um circuito de rua, é um local onde é preciso estar sempre focado. Tenho curiosidade de correr nela e não vou formar opinião até lá.

Com certeza, alcançar um bom resultado e aproveitar ao máximo as circunstâncias, será nosso foco, mas isso é o que fazemos em todos os outros fins de semana.”

Antonio Giovinazzi #99: “Mais duas corridas até o final da temporada significam duas chances de ter um bom resultado para terminar o ano com um sorriso. Me mantive bastante ocupado nas últimas semanas, mas acho que isso me mantém focado e animado para este fim de semana.

A pista de Jeddah é um grande ponto de interrogação para todos, ninguém correu nela, então, de certa forma, estamos todos começando do zero aqui. Pode ser uma oportunidade para nós e precisamos fazer nosso dever de casa para ter certeza de que teremos a melhor chance. É cedo para dizer se esse layout funcionará bem para nós ou não, mas penso que podemos alcançar um bom resultado no domingo.”

Frédéric Vasseur (chefe da equipe):Seguimos para a Arábia Saudita com a curiosidade que sempre surge quando uma nova pista chega ao calendário e com a confiança nos nossos meios para voltar a marcar pontos.

O Catar foi um pouco atípico, pois não tivemos o mesmo ritmo que mostramos após as férias de verão, mas sabemos que podemos voltar a lutar pelas dez primeiras colocações no sábado e no domingo em Jeddah.

Como sempre, teremos de fazer um bom trabalho desde o TL1 para maximizar as nossas possibilidades, ainda mais em uma pista completamente nova. Cada minuto será crucial para recolher informações sobre o circuito, os pneus e todos os outros fatores que terão impacto na qualificação e na corrida.”

Haas (0 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Mick Schumacher #47:Estou louco para ver como será pilotar nesse circuito da Arábia Saudita. Ninguém correu ao redor da pista antes, então, para lidar com isso, é importante acelerar o ritmo no TL1 para acertar a filosofia do traçado. É sempre desafiador encontrar a abordagem certa para um novo local e isso se aplica para todos no grid.

Com três zonas de abertura da asa móvel disponíveis, espero que estejamos envolvidos nas ultrapassagens e em uma posição onde possamos lutar. A esperança está aí e com certeza vamos dar o nosso melhor para manter o ritmo e lutar com os outros carros.”

Nikita Mazepin #9:Jeddah Corniche parece um circuito muito difícil. Acho que teremos que preparar o pescoço depois de uma longa temporada. Sinto que meu corpo realmente se adaptou a este carro, então estou ansioso para ver o que essa pista reserva para nós.

Acho que talvez tenhamos um bom fim de semana. Nós vimos três zonas DRS este ano antes, no entanto, pode ser um novo desafio com retas longas. Estamos rápidos nas retas este ano, então há chances de sairmos com um bom resultado.

Guenther Steiner (chefe da equipe):Há alguns anos atrás, quando você pensou que iríamos para Jeddah correr em uma pista de corrida emocionante, seria algo que não acreditaria. Eu vi a pista no papel e, na minha opinião, parece incrível e algo completamente novo. Se você sempre pensa que mais ou melhor não pode ser feito, provamos que estamos errados mais uma vez.

Nossas expectativas para esse Grande Prêmio eu realmente não sei, já que não vi o suficiente, mas vamos alcançá-las assim que dermos algumas voltas no traçado.

NOVIDADES PARA O GP
(Foto: Mercedes/Divulgação)

A Mercedes confirmou que Lewis Hamilton disputará o GP árabe com o motor novo utilizado pelo britânico no Brasil. Em seu primeiro uso em Interlagos, o heptacampeão superou Max Verstappen de forma impressionante e conquistou a vitória, após ter largado em décimo lugar.

A nova unidade de potência, somada aos setores predominantemente rápidos de Jeddah, prometem trazer um excelente resultado para o heptacampeão. Além disso, a escuderia alemã é a atual favorita à vitória em pistas velozes.

DETALHES DO CIRCUITO
Circuito de Jeddah Corniche (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito de Jeddah Corniche possui 6.174 km de extensão, vai receber um GP de Fórmula 1 pela primeira vez e a corrida terá um total de 50 voltas. Por ser um local inédito para a categoria, o recorde de volta mais rápida se encontra nulo, o que mudará neste final de semana.

A pista possui trechos predominantes de alta velocidade e oferece várias oportunidades de ultrapassagem para os pilotos, pois disponibiliza três zonas de abertura da asa móvel (DRS). No momento, essa é a pista de rua mais rápida e com o maior número de curvas do calendário: 27 no total.

Além da falta de informações do traçado, é esperado que as equipes encontrem dificuldades com o gerenciamento de pneus e com a aderência, pois haverá óleo na superfície da pista por conta do asfalto recém-pavimentado.

MATEMÁTICA PARA O TÍTULO ANTECIPADO DE VERSTAPPEN

O atual líder do campeonato de pilotos, Max Verstappen, pode conquistar seu primeiro título na Fórmula 1 neste domingo. Para isso acontecer, há quatro maneiras do holandês terminar a corrida em relação a Lewis Hamilton:

  • Terminar em primeiro com a volta mais rápida e Hamilton em sexto ou menos;
  • Finalizar em primeiro e Hamilton em sétimo lugar ou abaixo;
  • Concluir em segundo com volta mais rápida e Hamilton de 10º para trás;
  • Cruzar a linha de chegada em segundo e Hamilton não pontuar.
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Para Verstappen poder disputar com Hamilton de maneira equilibrada no próximo final de semana, é necessário que a Red Bull siga o conselho da sua fornecedora de motores (Honda) e introduza um novo motor à combustão no RB16B de Max.

Caso a equipe austríaca decida instalar uma quinta unidade de potência no carro de Verstappen, o holandês será punido e terá que largar em último no grid.

TRANSMISSÃO DO GP

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 14h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.