Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP do Catar/Qatar – 2021

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP do Catar/Qatar – 2021

7674
Hamilton venceu o GP do Catar 2021 - Fórmula 1 | Foto: Mercedes AMG F1 Twitter
Hamilton venceu o GP do Catar 2021 – Fórmula 1 | Foto: Mercedes AMG F1 Twitter

E com punições aplicadas em Max e Bottas (por descumprirem bandeira amarela no treino classificatório), tivemos na manhã deste domingo (21/11/2021) o estreante GP do Catar/Qatar de Fórmula 1! Hamilton na pole position, Gasly e Alonso completando o TOP3. Max acabou partindo da 7ª colocação e Bottas da 6ª. Largada sem incidentes, mas bem intensa! Hamilton conseguiu assegurar a ponteira, deixando a disputa pela 2ª posição entre Gasly e Alonso, levando a melhor o espanhol – tanto para cima de Gasly (tomando a 2ª colocação), quanto na defesa em relação a investida de Max. E falando em Max Verstappen, também largou muito bem e assumiu a 4ª colocação logo nas primeiras curvas. Bottas, em largada terrível, despencou para 11º.

Completadas 5 voltas, tínhamos Hamilton líder com quase 4 segundos de vantagem para Alonso, Gasly acabou perdendo a posição para Max Verstappen, que rapidamente alcançou Alonso, assumindo então a segunda posição. Alonso, Gasly e Norris completavam então o TOP5. Perez iniciava corrida de recuperação, assumindo a 8ª colocação – após a lamentável 11ª posição na largada. Bottas seguia em dificuldade na 11ª colocação.

Volta 10, Verstappen não conseguia aproximação e Hamilton já liderava com mais de 5 segundos de vantagem. Seguíamos com Alonso (mais de 28 segundos atrás dos líderes), Gasly e Norris no TOP5. Destaque para Perez assumindo a 6ª colocação após a ultrapassagem para cima de Ocon. Bottas, após “puxada de orelha” de Toto, resolveu acordar e assumiu a 9ª colocação.

A AlphaTauri, com Tsunoda e em seguida com Gasly, foram os primeiros nas trocas de compostos – largaram com macios, retornando nas últimas posições com médios. Volta 18 e foi a vez de Max realizar sua troca, retornando com duros na segunda colocação. Volta seguinte, Hamilton também troca pelos duros, retornando ainda em 1º, com mais de 8 segundos de vantagem para o rival da Red Bull. Via radio, Mercedes definia com Bottas que fariam parada única – posicionado em 5º na volta 22. Entre os ponteiros, Alonso (3º) e Norris (4º) seguiam com compostos macios e sem pit-stop.

Volta 25, Bottas conseguiu ultrapassar Norris e com o pit-stop de Alonso, assumia assim, a 3ª colocação. Na liderança, Hamilton seguia tranquilo com amis de 7 segundos de vantagem para Max. Bottas, Norris, Sainz, Leclerc, Ric, Vettel e Mazepin ainda não haviam realizado suas trocas de pneus.

Chegamos à metade da prova, com todos pit-stops realizados (exceto de Bottas e Mazepin), tínhamos a seguinte situação em pista:

Disputa sensacional entre Alonso e Perez pela 4º colocação, levando a melhor o mexicano. Naquele momento (volta 30) Mercedes, Red Bull, Mercedes e Red Bull no TOP4. Alonso, destaque – sem dúvida – fechando o TOP5.

Bottas, na volta 34, com pneu FURADO! Arriscaram pela parada única e o prejuízo – que já era grande deste a largada – ficou maior ainda! O piloto da Mercedes conseguiu retornar aos boxes, retornando apenas em 14º.

Próximo da volta 40, iniciamos as paradas de box de quem resolveu realizar duas trocas de pneus. Tsunoda, Gasly, Kimi e Gio foram os primeiros! Momento em que a vantagem de Hamilton para Max aumentava ainda mais, chegando na casa dos 9 segundos. Duas voltas depois, Verstappen entra nos box e retorna – ainda em segundo – com compostos médios. Em seguida, Perez e Hamilton também trocam para médios. Hamilton retornou, obviamente, na liderança, mas Perez caiu para 7º – Alonso assumia, ao menos temporariamente, a 3ª colocação.

Faltando 10 voltas, disputa INCRÍVEL entre Perez e Ocon na luta pela 5ª colocação. Alonso, com indícios de parada única, seguia no TOP3 da prova.

Volta 51, Bottas abandonou, retornando aos boxes. Momento em que Russell e também Lafifi tinham problemas com pneus furados. Ainda tivemos um safety-car virtual nas últimas voltas, aproveitado por Max para trocar pneus, retornando com macios e garantindo a volta mais rápida! UAU!

FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! Vitória indiscutível de Hamilton, impecável! Max Verstappen, recuperando-se rapidamente do prejuízo na largada (punição), completou em segundo (com volta rápida) e segue forte na disputa pelo título.

E claro, DESTAQUE da prova – sem dúvida – FERNANDO ALONSO! Com disposição e desempenho incríveis deste a LARGADA, colocou a ALPINE no pódio em Losail! Sensacional! Alonso ainda assumiu a liderança da disputa de ULTRAPASSAGENS no ano! UAU! Perez que fez treino classificatório terrível, largou em 11º e conseguiu com pilotagem muito focada e boas estratégias, terminou ainda em 4º. E para fechar o final de semana fantástico da Alpine, Ocon fechou o TOP5.

Alonso termina em terceiro com a Alpine no Catar!
Alonso termina em terceiro com a Alpine no Catar!

Corrida incrível, mesmo com Hamilton liderando de ponta a ponta, várias ultrapassagens e disputas no restante do grid. Diferença no campeonato agora é de apenas 8 a favor de Max, garantia de EMOÇÃO nas últimas provas da temporada em dezembro: Arábia Saudita e Abu Dhabi.

Classificação do campeonato tem Max com 351,5 pontos, seguido de Hamilton com 343,5 e Bottas com os mesmos 203. Classificação COMPLETA aqui!

RESULTADO FINAL
PRÓXIMA ETAPA

E o próximo encontro será apenas em Dezembro, com o GP da Arábia Saudita entre os dias 03 a 05/12/2021, diretamente de Jeddah. Calendário completo aqui:

Calendário F1 2021 - Tomada de Tempo
Calendário F1 2021 – Tomada de Tempo
👉 SIGA A GENTE