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FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Emilia Romagna (Itália/Imola) – 2020

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Foto: Mercedes AMG F1 Twitter

E tivemos neste domingo (01/11/2020) a 13ª etapa da temporada 2020 da Fórmula 1! O palco é nada mais, nada menos que IMOLA, depois de 14 anos de ausência e sob o codinome GP de Emilia Romagna – mais um feito da #pandemia #covid19. No grid atual, apenas Kimi já havia corrido de F1 no circuito!

Na pole position tivemos Bottas, seguido de Hamilton, Max e sim, Gasly fechando as 2 primeiras filas. Na Largada Bottas conseguiu manter-se na ponta! Hamilton sofre pressão de Max, Gasly e Ricciardo. Verstappen assume a 2ª colocação, deixando Lewis em terceiro. Ricciardo tomou a posição de Gasly. Stroll tocou na roda traseira de Ocon e acabou nos boxes para troca da asa dianteira. Ainda, toque entre Vettel e Magnussen, resultando na rodada da Haas.

Final da primeira volta e tínhamos no TOP10: Bottas, Max, Verstappen, Ricciardo, Gasly, Leclerc, Albon, Kvyat, Norris e Sainz. Vettel figurava apenas em 15º.

Completadas as primeiras 10 voltas, diferença de Bottas para Max era de 1.7s, praticamente a mesma distância entre o piloto da Red Bull e Hamilton. Momento em que, INFELIZMENTE, Gasly abandona por problemas no carro. Uma pena, o piloto da AlphaTauri vinha utilizando capacete em homenagem ao nosso saudoso Ayrton Senna e em EXCELENTE desempenho durante todo o final de semana.

Volta 15 e tivemos algumas trocas de pneus, entre eles, Leclerc, Norris, Ocon, Russel. Ricciardo, Albon e Kvyat entraram em seguida. Enquanto isso, Bottas abria mais de 2.2 segundos para Max, quje conseguia manter-se mais de 1.5 segundos à frente de Hamilton. Voltas 19 e 20, entraram nos boxes Max e Bottas! Hamilton pede à equipe para não ser chamado e passa a voar BAIXO! Bottas retorna à frente de Max, mas com apenas 1.1s de diferença.

Chegamos à volta 25 e não haviam ainda realizado suas paradas: Hamilton (1º), Perez (4º), Vettel (5º), Kimi (6º), Latifi (7º) e Magnussen (8º). Momento em que a equipe questiona se Hamilton conseguiria andar mais 10 voltas e a resposta foi “Até mais que isso”! Hamilton praticamente definia mais uma vitória, já que em tese – com esta performance – faria apenas 1 parada na prova. Algumas voltas depois, Ocon abandona com problemas no motor – safety-car virtual! Estrategicamente, Hamilton vai aos boxes e retorna COM TODA TRANQUILIDADE DO MUNDO na liderança (+3.8s).

Metade da prova, excluindo Vettel, Kimi e Lafiti que ainda não haviam parado, o TOP 10 REAL era: Hamilton, Bottas, Max, Perez (que largou em 11º), Ricciardo, Leclerc, Albon, Kvyat, Sainz e Norris. Com Hamilton se distanciando mais de 5.5 segundos para Bottas. Mas ao menos Max Verstappen seguia muito próximo a Bottas (0.980s).

Bottas, pressionado por Max, quase escapa e assim permitiu aproximação ainda maior do rival, na volta 38 era de 0.700s. Momento em que a Mercedes avisa Bottas que tem algum tipo de dano no assoalho do carro. Enquanto isso, Hamilton abria mais de 9 segundos em relação a esta disputa.

Volta 40, Vettel vai aos boxes e, que fase, tem problemas no pneu dianteiro direito! UIA! O alemão retorna em 14º. Kimi seguiam em pista, sem realizar seu pit-stop. E em pista, única “possível” disputa estava na caça de Max para cima de Bottas. No restante do grid, não existiam expectativas naquele momento.

E… e… com muita dificuldade com o carro, Bottas ERRA mais uma vez! Max encosta definitivamente e curvas depois, assumia a 2ª colocação! VIVA as pistas “das antigas”, com BRITA, AREIA, TERRA, ÁGUA! Ou seja, ERROU, não tem punição de “voltinha cancelada”, o piloto perde tempo DE VERDADE, permite disputa, ultrapassagem. É isso, é Imola!

Faltando 15 voltas para o final, tínhamos Hamilton na ponta com 14 segundos à frente de Max Verstappen, que já havia conseguido abrir quase 8 segundos para Bottas. Kimi FINALMENTE entra nos boxes e com isso Perez assumia a posição de direito, o 4º lugar! UAU! Ele largou em 11º. E fechando o TOP5 tínhamos Ricciardo. Após TODAS os pit-stops tínhamos:

E… e… e… NÃO, NÃO, NÃO! Em uma prova sensacional até então, faltando 10 voltas para o final, MAX Verstappen tem pneu estourado e abandona! Safety-car em pista, todo mundo junto novamente, Bottas aproveita e entra nos boxes para troca de pneus, retornando com compostos macios. Vários outros entram na mesma estratégia: Perez, Kvyat, Sainz, Vettel, Hamilton.

E… e… e… de forma inacreditável, Russell, que vinha em prova razoável (na ZONA de pontuação), consegue perder o controle do carro atrás do carro de segurança e bate! Que coisa o_0!

Após paradas e não paradas, o TOP10 era: Hamilton, Bottas, Ricciardo, Leclerc, Albon, Perez, Kvyat, Sainz, Norris e Kimi. Ricciardo, Leclerc e Albon foram os únicos que não haviam efetuado o segundo pit-stop durante o safety-car. Relargada na volta 58, faltando 5 apenas! Hamilton consegue manter-se na liderança, lá atrás boas disputas entre Perez e Albon, que ERROU e acabou rodando como sempre! Ainda, que relargada de Kvyat que assumia a 4ª posição, logo atrás de Ricciardo.

FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! Deu ele, apesar da “dificuldade” no início da prova, LEWIS HAMILTON! Mais uma para a conta! Com o abandono de Max, Bottas fechou mais uma dobradinha! E será que o chefão da Renault fará mais uma tatuagem? Sim, Riccardo completou o pódio! Sensacional!

Destaque também para Kvyat, que na ausência de Gasly, fez a vez da AlphaTauri e garantiu um belo 4º lugar. Leclerc fechou o TOP5.

Com a dobradinha da Mercedes e sem Max, a equipe CONQUISTA o mundial de construtores 2020! E ainda, quebrou um recorde, assumindo a liderança isolada de uma grande marca: 7 campeonatos de construtores consecutivos. Até ontem, estava empatada com a Ferrari que tem 6.

Mercedes campeã de construtores – Foto: Twitter F1
RESULTADO FINAL
PRÓXIMA ETAPA

Vamos agora para a Turquia – 14ª ETAPA – 13 a 15 de novembro. Calendário completo aqui:

Calendário 2020 – Fórmula 1 – Tomada de Tempo
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