Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final (Vencedor: Lewis Hamilton) – GP da Bélgica...

FÓRMULA 1 – Resultado Final (Vencedor: Lewis Hamilton) – GP da Bélgica (Spa) – 2020

1760
Foto: Mercedes AMG F1 Twitter

E neste domingo (30/08/2020) tivemos o tradicional e especial GP da Bélgica de Fórmula 1! Diretamente de Spa-Francorchamps, Lewis partiu da posição de honra (pole), seguido de Bottas, Max, Ricciardo e Albon. A Ferraris, em final de semana deplorável, partiram das 13ª e 14ª posições, com Leclerc e Vettel, respectivamente! Grid teve a baixa de Sainz, que largaria em 7º, com problemas no exaustor da sua McLaren.

Largada tranquila, sem incidentes, Lewis mantem-se na ponta, com Bottas em seguida! Max muito pressionado por Ricciardo, consegue manter-se em 3º. Ocon ganha a posição de Albon e assume a 5ª colocação! Fatos marcantes da prova foram o acidente entre Giovinazzi e Russell, além da apresentação dramática da Ferrari – sendo ultrapassada inclusive por uma Alfa Romeo (Kimi) em pista – amargando as 13ª e 15ª posições (Vettel e Leclerc). E na ponta, sem pressão alguma, sem dificuldade alguma, vence ele… LEWIS HAMILTON, sua 89ª vitória! E nada mais que o esperado, Bottas e Max Verstappen completando o pódio!

Apresentações excelentes de Ricciardo (P4) e Gasly, com estratégia diferente, conseguiu concluir a prova em 8º! Albon também conseguiu uma prova consistente, colocando sua Red Bull entre os carros da Renault – 5ª posição – até a última volta. Mas o dia era mesmo da Renault, que conseguiram os P4 e P5 (Ricciardo e Ocon). E mais, Ricciardo ainda conseguiu a volta mais rápida (1:47.483s)!

Ferrari, realmente deixou muito a desejar, terminando nos 13º e 14º lugares (Vettel e Leclerc). No geral, prova morna, mas com algumas ultrapassagens nos pelotões de trás!

Em tese, teremos REPRISE da prova na SPORTV2 neste domingo (21:00 – horário de Brasília). Mais, acesse nossa programação da TV aqui!

RESULTADO FINAL

CORRIDA EM DETALHES

Antes de mais nada, tivemos as merecidas homenagens de todo o circo da F1 ao piloto Anthoine Hubert – que nos deixou em prova da F2 em Spa em 2019!

Mas quanto a corrida, participaram 19 carros – Sainz, que largaria em 7º, ficou de fora devido problemas no exaustor da sua McLaren. Largada tranquila, sem incidentes, Lewis mantem-se na ponta, com Bottas em seguida! Max muito pressionado por Ricciardo, consegue manter-se em 3º. Ocon ganha a posição de Albon e assume a 5ª colocação! Ao final da primeira vota tínhamos: Hamilton, Bottas, Max, Ricciardo, Ocon, Albon, Stroll, Leclerc (recupera 4 posições), Perez e Gasly! Mercedes e Verstappen com compostos médios/amarelos.

Voltas depois, Gasly (com compostos duros 0_o) passa a pressionar Perez, ganha a posição (na Eau Rouge) e em seguida parte para cima de Leclerc, assumindo a 8ª posição na volta 4. Vettel em 13º. Volta seguinte Perez ataca Leclerc e assume a 9ª posição. Chegamos à volta 5, Hamilton abre 1.7 segundos para o companheiro e quase 5 segundos para Max. Pela falta de potência no motor Ferrari, Leclerc começa despencar na classificação! Volta 7, ultrapassado por Norris e Kvyat, aparecia em 12º apenas.

Volta 10, TOP6 sem alterações (Hamilton, Bottas, Max, Ricciardo, Ocon e Albon). Gasly se aproxima e começa a pressionar Stroll, da luta pela 7ª posição. Já no “fundão”, Kimi, Russell, Grosjean, Magnussen e Latifi amargam as últimas 5 posições.

E… e… batida entre Giovinazzi e Russell na volta 11! Bandeira amarela, safety-car! O piloto da Alfa Romeo, perdeu controle, bateu e ao retornar para a pista, um dos pneus do carro acertou o carro de Russell, que acabou também no muro ao tentar desviar!

Vários pilotos entram para os boxes, e se já estava ruim para Ferrari, Leclerc tem problema na troca de pneus e perde muito tempo! Bottas também perde um pouco de tempo e quase perde a posição para Verstappen! Após as paradas de boxes de praticamente todos (exceto Gasly e Perez), a classificação era:

Relargada na volta 15, sem mudanças de posições! Praticamente todos com compostos duros (Perez com macios e Albon com médios)! Volta seguinte e algo sem precedentes, Kimi Räikkönen ultrapassa Leclerc, assumindo a 12ª posição! Hamilton já abre quase 1 segundo para Bottas e 2.5 segundos para Max. Gasly, em estratégia diferente dos demais, em 4º lugar e à frente de Ricciardo. Ocon perdeu algumas posições e aparecia em 8º.

Volta 19 e Perez realiza seu pit-stop, retornando em 17º (último). Enquanto isso, na disputa interna da Ferrari, Leclerc pressiona Vettel pela 12ª (0_o) posição.

Gasly, já com mais de 20 voltas com o pneu de largada (duros), começa a perder desempenho e perde a posição para Ricciardo. Em seguida Albon, com compostos médios, se aproxima do piloto da AlphaTauri e ganha a 5ª posição. Pouco tempo depois, perde também a posição para Ocon! Momento em que Hamilton abre 3.5 segundos para Bottas.

Volta 26, Ferrari chama Leclerc para os boxes, colocam compostos médios (novamente de forma demorada) e após ser questionado pelo piloto sobre o momento da parada, engenheiro dispara “Daqui a pouco a gente explica”! Leclerc retorna em último! Na volta 27, Gasly realiza sua troca de pneus e retorna com médios – em penúltimo, logo à frente de Leclerc.

Gasly começa sua prova de recuperação, volta 31 e assumia a 13ª posição – logo atrás de Vettel! E faltando 10 voltas, o piloto da AlphaTauri consegue ultrapassar Vettel, assumindo a 12ª posição. Momento em que o TOP10 era: Hamilton, Bottas, Max, Ricciardo, Albon, Ocon, Stroll, Norris, Kvyat e Kimi!

A expectativa naquele momento (volta 37) era se as equipes realizariam mais uma parada de box! Gasly assumia a 10ª colocação após ultrapassar o companheiro de equipe – Kvyat. E… e… provavelmente com desgastes maiores nos pneus, Hamilton escapa, mas segue na pista, com mais de 5 segundos à frente de Bottas.

FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! Nada de novas paradas de box entre os ponteiros, sem pressão alguma, sem dificuldade alguma, vence ele… LEWIS HAMILTON, sua 89ª vitória! E nada mais que o esperado, Bottas e Max Verstappen completando o pódio!

Foto: Mercedes AMG F1 Twitter

Apresentações excelentes de Ricciardo (P4) e Gasly, com estratégia diferente, conseguiu concluir a prova em 8º! Albon também conseguiu uma prova consistente, colocando sua Red Bull entre os carros da Renault – 5ª posição – até a última volta. Mas o dia era mesmo da Renault, Ocon tomou a posição de Albon e conseguiram os P4 e P5 (Ricciardo e Ocon). E mais, Ricciardo ainda conseguiu a volta mais rápida (1:47.483s)!

Ferrari, realmente deixou muito a desejar, terminando nos 13º e 14º lugares (Vettel e Leclerc). No geral, prova morna, mas com algumas ultrapassagens nos pelotões de trás!

CALENDÁRIO 2020

E a próxima etapa (8ª etapa) da categoria será entre 04 e 06 de setembro com o GP da Itália, em Monza.

Calendário 2020 – Fórmula 1 – Tomada de Tempo
SIGA A GENTE

E nossa, já ia me esquecendo… caso queira, siga ou curta nossas redes sociais: