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FÓRMULA 1 – O que as equipes esperam da corrida em Monza – 2019

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(Foto: Dan Istitene/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Saiba quais as expectativas da maioria dos 20 pilotos do grid, de alguns chefes de equipe e suas estratégias para conseguir uma boa colocação na Itália essa semana, a 14ª etapa da temporada.

Vamos começar com a escuderia que correrá no quintal de casa, a Ferrari. Abaixo, a opinião dos pilotos Sebastian Vettel, Charles Leclerc e do chefe da equipe, Mattia Binotto:

(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Vettel: Correr na casa dos tifosi na Itália, em torno de Monza, certamente significa muito para mim. Minha primeira vitória na Fórmula 1 foi nesta pista em um carro movido a Ferrari em 2008. Neste fim de semana, pretendemos vencer novamente. Acho que nos aproximamos cada vez mais nos últimos anos, mas nunca conseguimos. Olhando para a pista, é muito original. Você está correndo com baixa força de tração, possui muitas retas longas e, portanto, é difícil. O carro é bastante leve e se move bastante à medida que corremos com asas muito pequenas e isso pode dificultar a localização dos pontos de frenagem. Depois, há as chicanas apertadas e estreitas, nas quais você precisa saber quanto freio usar. Não é fácil montar o carro, mas se você o administra e coloca o carro no lugar certo, é uma sensação muito boa quando você encontra o ritmo.”

Leclerc : Estamos comemorando os 90 anos da Scuderia Ferrari e a 90ª edição de uma das corridas mais emblemáticas do calendário, o Grande Prêmio da Itália em Monza, neste fim de semana. Desde criança, sonhei em fazer parte do time mais famoso da Fórmula 1, por isso será muito especial dirigir o carro vermelho em nossa corrida em casa pela primeira vez. O circuito é famoso não apenas por suas longas retas, mas também por seus cantos, especialmente os dois Lesmos e o Parabolica. Nossa velocidade em linha reta tem sido uma das forças do nosso carro até agora nesta temporada, e trabalharemos duro para juntar tudo e extrair o máximo em todas as partes da pista. Faremos o possível para deixar nossos tifosi orgulhosos e, com sorte, trazer para casa um bom resultado.

Binotto: Monza é uma pista em que corremos em velocidades médias muito altas, apresentando retas longas e frenagem pesada, executando um pacote de baixa força de tração. Neste fim de semana, planejamos apresentar nossa terceira unidade de energia. 
Vimos na Bélgica que, para vencer, devemos fazer tudo com perfeição e nosso objetivo é fazer exatamente isso também em Monza. Não haverá espaço para erro. Nossa corrida em casa é sempre importante, mas desta vez é especialmente verdade, pois estamos comemorando os 90 anos da Scuderia Ferrari.

Como podemos ver, a Ferrari está confiante na corrida no quintal. Na Bélgica a escuderia italiana estava com otimismo, mas a Mercedes mostrou que pode pressionar: Leclerc dividiu o pódio com Hamilton e Bottas.

A seguir, é a vez do chefe da equipe pentacampeã, Toto Wolff, mostrar sua visão sobre a próxima etapa:

(Foto: Mercedes AMG F1/Divulgação)

Toto: Não temos o carro mais rápido em linha reta este ano, mas fizemos alguns progressos em relação às curvas de baixa velocidade e à maneira como nosso carro lida com os pneus. Não esperamos que o Grande Prêmio da Itália seja um fim de semana fácil. Monza é o circuito de potência da F1, que recompensa a alta potência e o baixo arrasto. Embora tenhamos o pacote geral mais rápido do grid nesta temporada, não é ideal para uma pista em que a velocidade em linha reta é um importante diferencial de desempenhoNo entanto, também vimos que os Ferraris parecem poderosos em pistas de alta velocidade aos sábados, mas não parecem tão fortes aos domingos – e é aí que os pontos são conquistados. Não seremos favoritos na Itália, mas faremos todo o possível para levar a luta para a equipe vermelha neste fim de semana.”

Seguiremos com a 3ª colocada no campeonato de construtores, a Red Bull Racing:

(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Verstappen: Monza é super-rápido, o que torna muito divertido dirigir, mas também pode ser um desafio para nós e, como em Spa, não é o nosso circuito mais forte do calendário. Para mim, as melhores partes são as seções de alta velocidade e pegar a última curva não é fácil, mas quando você faz isso é realmente agradável. Monza tem muita história e os fãs são alguns dos mais apaixonados que vemos o ano todo. Há muito vermelho nas arquibancadas, mas espero que o exército laranja também esteja presente para nos apoiar com força total neste fim de semana.

Albon: Estou ansioso para Monza. Na verdade, morei na Itália por dois anos, quando participei de karts e tenho muitos amigos por lá. Monza será realmente uma continuação do trabalho que fizemos em Spa e continuarei aprendendo o máximo que puder. Acho que é bom que Spa e Monza sejam corridas consecutivas, pois depois da corrida de domingo, eu pulo no simulador na quarta-feira para manter tudo em mente antes do fim de semana. Dessa forma, não preciso de tempo para entender novamente o carro. Monza obviamente não é a pista mais fácil para nós, mas agora eu dirigi o carro, então acho que a FP1 será um pouco mais suave desta vez! Também estou mais à vontade com todos da equipe, pois não conhecia muitas pessoas antes de ir ao circuito na semana passada. Todo mundo é muito amigável, existe uma ótima atmosfera e agora é só entender como tudo funciona. Eu estou supondo, e esperando, haverá muito menos barulho e atenção na quinta-feira, para que seja um pouco mais silencioso para mim!“.

Seguimos com a 4ª colocada na classificação, a equipe Papaya, Mclaren:

(Foto: Mclaren F1 Team/Divulgação)

Carlos Sainz: Depois de um fim de semana difícil em Spa em todos os sentidos, estou ansioso para seguir para a próxima corrida, que felizmente está a apenas alguns dias. Sabemos que temos áreas para trabalhar e estamos focados em maximizar nosso desempenho durante o fim de semana. Spa foi um exemplo claro de que a batalha no meio-campo será difícil até o final da temporada, por isso precisamos continuar avançando. Monza é uma pista incrível e histórica e os fãs italianos são alguns dos mais apaixonados do mundo, então a atmosfera na pista é sempre muito especial. Estou ansioso para voltar à pista e dar a ele 100%.

Lando Norris: Apesar do desapontamento da última corrida, houve vários pontos positivos que pudemos tirar de nossa apresentação no domingo. Tivemos um ritmo mais forte do que o esperado durante a corrida e eu estava no caminho para o meu melhor resultado na carreira. Meu objetivo é levar essa performance para o próximo fim de semana e desafiar pontos em Monza. É uma pista que conheço muito bem ter participado do FP1 e da Fórmula 2 no ano passado e também já corri lá algumas vezes antes nas fórmulas juniores. É uma pista muito rápida, a mais rápida do ano, o que significa que também é um dos circuitos mais emocionantes do calendário.

Andreas Seidl (chefe da equipe): “Vamos a Monza para a corrida final européia do calendário antes de seguirmos para as pistas finais. Havia muitas lições a aprender da Bélgica e seguimos para lá com uma melhor compreensão das áreas que precisamos melhorar. Como sempre, devemos continuar a garantir que nossa confiabilidade seja a mais forte possível, além de trabalhar continuamente em nossas operações na pista. O circuito de Monza é uma pista rápida e única, que requer uma configuração muito específica para maximizar o desempenho. Temos de garantir que o nosso trabalho nas sextas e sábados nos prepare para a corrida mais forte possível no domingo e aproveitemos ao máximo todas as sessões.

Abaixo, o parecer da equipe júnior da RBR, Toro Rosso:

(Foto: Toro Rosso/Divulgação)

Daniil Kvyat: Embora Spa tenha sido um fim de semana difícil para todos no automobilismo, minha corrida atual no domingo correu muito bem, indo da última fila do grid para a sétima. Talvez seja encorajador para este fim de semana em Monza, que como Spa é um circuito dependente de energia. […] Nunca tive bons resultados na F1 em Monza no passado, mas ganhei muito lá nas categorias juniores e gosto da pista, pois todos os cantos são agradáveis. Depois da semana passada em Spa, acho que deveríamos lutar mais este ano. A nova versão do PU também deve ajudar! As chicanas e saber como conduzi-las é uma parte essencial para obter uma boa volta, assim como as curvas de alta velocidade, como o Lesmos e o Parabolica, porque há tão poucas curvas que significa que cada uma delas é crucial.

Pierre Gasly: Apenas alguns dias depois daquele terrível sábado em Spa, ainda estou pensando muito em Anthoine, mas estamos aqui para correr e tentarei o meu melhor como de costume neste fim de semana. Eu gosto deste circuito, é um dos verdadeiramente históricos do calendário. É uma das pistas mais rápidas do ano e, em um carro moderno de Fórmula 1, gera muita emoção e adrenalina. É uma pista lendária, que geralmente produz grandes corridas com algumas boas lutas. No passado, sempre fui muito competitivo aqui e, no ano passado, na qualificação, entrei para os dez primeiros com a Toro Rosso, o que foi um pouco inesperado, embora a corrida tenha sido um pouco mais complicada. Estou ansioso para ver o que podemos fazer neste fim de semana. Minha corrida pode ser bem empolgante, pois terei penalidades na grade por ter assumido a última especificação Honda PU, então tentarei lutar contra a ordem na parte de trás da grade. Isso significa que a qualificação será menos importante para mim e, com meus engenheiros, podemos nos concentrar totalmente na corrida, tentando criar lugares e usar a força do novo motor.

À seguir, a equipe francesa que terá Esteban Ocon no seu line-up ano que vem, a Renault:

(Foto: Renault F1 Team/Divulgação)

Nico Hulkenberg: A pista é de alta velocidade, com muita demanda no motor, alta velocidade e a necessidade de manter o ritmo ao redor da volta. Temos uma configuração de baixa força aerodinâmica no carro, a mais baixa da temporada, para permitir a velocidade máxima em linha reta. O carro parecerá leve no começo, especialmente no FP1, e é preciso um pouco de tempo para se acostumar. Monza tem zonas de frenagem fortes, o Turn 1 é um destaque e você precisa ser bastante corajoso lá. O Lesmos, a corrida por Ascari e, claro, o Parabolica são muito divertidos de dirigir quando você os acerta.”

Daniel Ricciardo: Monza é um circuito muito bom. É de alta velocidade, incrível de dirigir e um dos destaques do ano. Se você for esperto no freio, poderá fazer boas ultrapassagens. Eu fiz alguns bons lá no passado! Se conseguirmos repetir nossa forma de classificação, esperamos estar em condições de lutar por pontos em dobro. Fiquei feliz em mudar da Bélgica. Nossa corrida terminou praticamente desde o incidente do primeiro turno, pois era difícil recuperar com os danos que sofremos. Mostramos um forte ritmo na qualificação e deveríamos ter marcado alguns pontos importantes. Monza significa que temos uma oportunidade imediata de recuperar e, com sorte, marcar bem.

A próxima escuderia, a Racing Point (antiga Force India):

(Foto: Racing Point F1 Team/Divulgação)

Lance Stroll: Gostaria de pensar que podemos mostrar um bom ritmo, como fizemos no fim de semana passado. Demos alguns passos importantes em Spa e o equilíbrio do carro é melhor comparado às corridas antes das férias de verão. Ainda estamos na fase de aprendizado dessas atualizações, por isso há mais potencial, com certeza. Monza é uma pista apropriada da velha escola. É tão rápido e existem algumas grandes zonas de frenagem que colocam uma enorme energia no carro. Como o carro está rodando com uma força descendente muito baixa, há muito menos carga e o carro se move um pouco mais, especialmente nas zonas de frenagem. É por isso que você tem que trabalhar tanto na prática para encontrar um equilíbrio. Confiança é tudo.

Sérgio Perez (Checo): Monza deve ser outro fim de semana forte para nós. Felizmente, podemos continuar com a velocidade que mostramos no Spa. É outra pista muito rápida e o carro funciona bem com especificações de baixa força de tração. Para ser rápido, você precisa ser corajoso nos freios e atacar os freios. Na qualificação, com pouco combustível, é um grande desafio e você precisa ser muito preciso. Há algumas partes muito boas na volta – as curvas de Lesmo, por exemplo, são realmente desafiadoras. O Parabolica também é outro canto onde você tem que usar cada centímetro da pista. O controle da tração também é importante em Monza, porque se você der um giro nas rodas nos cantos, ele rapidamente destrói seus pneus.

Ozmar Oftanauer (chefe da equipe): Poucas pistas testam um carro até o limite tanto quanto Monza. O foco está na velocidade máxima, mas também é um grande teste para os freios. Penso que podemos voltar a ser competitivos e chegamos a Monza determinados a aproveitar o momento do nosso resultado no Spa. Fizemos alguns progressos significativos nos últimos dois meses e a nova direção que tomamos com as atualizações desde que a Alemanha está dando resultado. Traremos mais elementos de nossa nova filosofia aeronáutica em Cingapura antes de transferir todos os nossos recursos para o carro de 2020. Como sempre, o meio da grade permanece incrivelmente apertado. Com os pontos distribuídos de maneira bastante uniforme em várias equipes, não é fácil compensar um déficit, mas não vamos desistir. Estamos a apenas 11 pontos do quinto lugar, por exemplo, então há tudo o que jogar com oito corridas pela frente.

Agora, a 9ª colocada no campeonato de construtores, a Alfa Romeo Racing:

(Foto: Alfa Romeo Racing/Divulgação)

Kimi Raikkonen: A corrida do fim de semana passado terminou efetivamente na primeira curva para mim, então espero uma melhor em Monza. Mostramos na qualificação que nosso carro pode ser muito competitivo, mas isso não significa nada se você não marcar pontos no domingo. Precisamos fazer um bom trabalho desde o início até o final de semana e depois podemos ver o resultado que trazemos para casa.

Antonio Giovinazzi: Competir em Monza como piloto italiano é uma sensação incrível, por isso estou ansioso pela minha primeira corrida de Fórmula 1 lá. Sei que haverá muito apoio para a equipe e para mim e quero ter uma boa corrida para retribuir algo aos fãs. Sabemos que poderemos nos sair bem aqui, mas vamos precisar dar tudo para garantir pontos.

Frédéric Vasseur (chefe da equipe):O GP da Itália é muito importante para nós, dentro e fora da pista. É uma corrida especial, a mais próxima de nossa sede em Hinwil, e é o lar da marca Alfa Romeo, por isso estamos especialmente motivados para fazer o bem. O campeonato está entrando em estágios cruciais e tudo está lá para se jogar, mas precisamos realmente converter nossa competitividade em pontos. Mostramos um bom ritmo na classificação e na corrida, mas precisamos reunir tudo no dia da corrida para produzir os resultados que merecemos. Todos na equipe estão trabalhando muito e estou confiante de que podemos fazer o trabalho neste domingo.

A próxima, a escuderia americana Haas, com o chefe da equipe, Guenther Steiner:

(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Steiner:Monza, sendo um circuito de baixo arrasto – o mais baixo do calendário – com certeza, tendo executado algo no Spa com um pouco mais de força do que o necessário, isso nos ajudará a aprender e a se preparar para Monza. Você precisa da menor resistência possível em Monza por causa das longas retas. Teremos, como todo ano, uma asa traseira diferente.

E para concluirmos a matéria, a equipe que tem sofrido uma longa ausência de pontos na temporada: com apenas 1, conquistado por Robert Kubica, a Williams:

(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Robert Kubica:Monza é um dos meus circuitos favoritos. É um lugar único, pois é uma pista de alta velocidade, com alguns pontos de frenagem pesados ​​nas chicanas, especialmente no primeiro setor. É um local especial para mim; Fiz minha estréia em lugares individuais lá, além de ser meu primeiro pódio na Fórmula 1. Sempre existe uma boa atmosfera em Monza, é um ótimo lugar para correr e espero que muitos fãs italianos estejam torcendo por mim.

George Russell:É bom voltar a correr imediatamente em Monza. A pista é extremamente icônica, e tenho boas lembranças por lá, pois é um circuito que venci nos últimos dois anos. Acho que vai ser um fim de semana difícil para nós, com base no nosso desempenho em Spa. No entanto, faremos o possível para o aproveitar ao máximo.

Dave Robson (engenheiro sênior de corrida):O layout do circuito inevitavelmente leva a baixas configurações de força descendente e significa que os pilotos precisam de tempo para se acostumar com distâncias de frenagem mais longas e baixa aderência geral. As ultrapassagens são relativamente fáceis em Monza e reduzem a importância da classificação e, por sua vez, aumentam a ênfase no gerenciamento de pneus durante a corrida. Isso e a natureza única do circuito ditarão grande parte do nosso programa de sexta-feira, à medida que procuramos equilibrar o desenvolvimento de médio prazo do carro com a necessidade imediata de instalar o carro em Monza. A Pirelli trouxe o meio da gama de compostos para esse evento, que é um passo mais suave que o usado em Spa e o mesmo que o Hungaroring; será interessante ver como eles se comportam nesse circuito exigente.

Em geral, a Ferrari é a favorita da próxima corrida nesse final de semana em Monza: casa da escuderia, maior número de fãs nas arquibancadas, uma pista rápida e com retas predominantes. Mas como ocorreu em Spa, a vermelhinha pode ser ameaçada de perto pela Mercedes e talvez, pela Red Bull Racing.