Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP dos EUA / Austin –...

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP dos EUA / Austin – 2017

360

E neste domingo (22/10/2017) às 17:00 (Horário de Brasília) tivemos a 17ª etapa do mundial de Fórmula 1. Hamilton e Vettel na primeira fila, seguidos de Bottas e Ricciardo.

LARGADA

Fantástica largada de Vettel que assume a ponta, seguido de Hamilton. Bottas também larga bem e segura a 3ª posição, seguido de Ricciardo. Ocon passa para 5º e Kimi fica com a 6a posição. Final de da primeira volta e Alonso era 7º, Sainz em 8º, Massa em 9º e Perez fechava o TOP10.

Foto: Twitter F1
VOLTAS 2 – 10

Verstappen já assume a 11ª posição e parte para cima de Perez na disputa do 10º lugar. Kimi pressiona Ocon e conquista a 5ª posição. Mais uma volta e Max engole Perez, sem dó e nem piedade! Ricciardo se aproxima de Bottas e passa a incomodar o piloto da Mercedes. Belas disputas entre eles. Vettel consegue abrir mais de 1 segundo em relação à Hamilton.

Volta 5 e Hulkenberg abandona. No mesmo momento em que Hamilton faz a melhor volta da prova até então. A disputa entre Bottas e Ricciardo segue forte. Kimi se aproxima e pode entrar na disputa!

Foto: Twitter F1

Hamilton consegue tirar a diferença e aproxima-se bem de Vettel. E na volta 6, Hamilton coloca por dentro e ultrapassa o piloto da Ferrari, além disso rapidamente abre boa distância.

Foto: Twitter F1

Volta seguinte e Max Verstappen já assume o 7º lugar ao ultrapassar Alonso. Wehrlein abandona! Perez começa a pressão para cima de Massa na disputa pela 10ª posição.

Final das 10 primeiras voltas, Hamilton já abria 2 segundos para Vettel e tínhamos:

VOLTAS 11 – 20

A corrida seguia com seus 4 ponteiros com boas distâncias entre eles: Hamilton -> 2.5seg -> Vettel – > 4.5seg -> Bottas -> 2seg -> Ricciardo. Stroll é o primeiro a parar nos boxes para troca de pneus e coloca os pneus mais duros disponíveis (macios/amarelos). Vettel, apenas na volta 12 já reclama de bolhas no pneu dianteiro esquerdo. Kimi se aproxima muito de Ricciardo, que não consegue mais acompanhar Bottas. Verstappen já era o 6º colocado – muito forte o ritmo de Max.

Volta 13 e Ricciardo faz sua parada de Box, retorna em 9º, logo à frente de Felipe Massa. Outros pilotos fazem também suas paradas de box. E…. e… na volta 15, Ricciardo abandona. Problemas no motor! Que pena, vinha em bela corrida!

Foto: Twitter F1

Volta 17 e Vettel faz seu pit-stop e volta na 5ª posição. Até então já haviam parado Hartley, Stroll, Grosjean, Magnussen, Perez, Alonso, Ocon e Vettel. Volta 19 e Hamilton faz sua parada e retorna com pneus macios. Retorna À frente de Vettel, que aproveita para pressionar, mas sem chances realmente. E ao final de 20 voltas tínhamos:

Lembrando que Kimi, Max e Bottas ainda não haviam parado nos boxes.

VOLTAS 21 – 30

Chegamos ao terceiro bloco da corrida e Kimi faz seu pit, assim como Bottas. Hamilton já começa a abrir distância para Vettel novamente. Max assume temporariamente a liderança. Ainda não haviam feito seus pits: Max, Massa, Vandoorne e Ericsson. Verstappen se mantem na pista, demora muito para parar e Hamilton/Vettel se aproximam do piloto da Red Bull.

Volta 23, Hamilton cola e ultrapassa Max Verstappen em uma bela disputa roda a roda por algumas curvas! Vettel já fica mais de 4 segundos atrás de Lewis. Volta 25 e Verstappen faz seu PIT, pinta de uma parada só! Retorna em 5º.

E… e… mais uma vez a McLaren, através de seu “motor confiável”, deixa Fernando Alonso na mão! Fora!

Foto: Twitter F1

Felipe Massa e a sua equipe SUPER ESTRATEGISTA demoram MUITO para parar e o desempenho é tão ruim que as Force India colam. Até que finalmente, na volta 30, faz sua parada e coloca ultramacios. Será? Será? Que fizeram isso e vão fazer o Massa parar mais uma vez? ÊÊÊ Laiá!

Foto: Twitter F1

Final da volta 30 e tínhamos: Ham, Vet, Bot, Kimi, Max, Ocon, Perez, Sainz, Kvyat e Grosjean no TOP10. Fora da corrida: Alonso, Ricciardo, Wehrlein e Hulkenberg.

VOLTAS 31 – 40

Volta 31 e Perez começa já com o MIMIMI para a equipe de que “está mais rápido que Ocon”! Ahhhh, tenha santa paciência! Tá mais rápido? PASSE! E o que acontece depois? Sainz encosta em Perez e o ENGOLE, fácil! Estreante da Renault assume a 7ª posição. Que boa troca não? Palmer por Sainz? Resposta fácil!

Foto: Twitter F1

Volta 36 e Kimi encosta em Bottas! Assim como Bottas também se aproxima de Vettel. Já Hamilton faz literalmente um passeio em Austin, com mais de 6 segundos à frente de Vettel. Kimi pressiona, Bottas frita pneus! Enquanto isso quem se aproxima dos dois é Max Verstappen, mas… mas… o que parecia uma estratégia de 1 parada não foi! Max entra nos boxes e coloca compostos supermacios. Ferrari reage rápido e manda Vettel para os boxes também: pneus supermacios. Vettel retorna ainda à frente de Max.

Foto: Twitter F1

Final da volta 40 e com a ultrapassagem de Massa em Grosjean, tínhamos: Hamilton, Bottas, Kimi, Vettel e Verstappen no TOP5. Mas Vettel e Max já fizeram suas últimas paradas de box.

VOLTAS 41 – 50

Kimi continua na cola de Bottas, mas não consegue ser efetivo! Felipe Massa com ultramacios segue mais rápido que os demais à frente: Kvyat e Perez. E finalmente, finalmente, na volta 42, Kimi em manobra belíssima ultrapassa Bottas!

Foto: Twitter F1

Vettel pega retardatários e Verstappen se aproxima muito. Neste meio tempo Magnussen e Ericsson se tocam, Mag roda! É a turma da lambança fazendo a festa em Austin! Volta 48 e Sainz se aproxima de Ocon definitivamente, começa a batalha pela 6ª colocação.

Foto: Twitter F1

Volta 50 e tínhamos: Hamilton, Kimi, Bottas, Vettel e Verstappen. Seguidos de Ocon, Sainz, Perez, Kvyat, Massa, Grosjean Vandoorne, Stroll, Hartley, Ericsson e Magnussen.

VOLTAS 51 – 56

Voltas finais e Vettel cola em Bottas! Não demora muito e Vettel ENGOLE Bottas por fora! Fantástico! Max é quem se aproxima de Bottas na sequência. Definitivamente a estratégia de 1 parada não funcionou bem pra Bottas.

Foto: Twitter F1

E na volta 52, Verstappen força a ultrapassagem, se tocam, Bottas sai da pista e na curva seguinte Max o ultrapassa. E para completar a péssima estratégia da Mercedes, somada ao baixo desempenho de Bottas, faz uma parada de box faltando 3 voltas para o final! Assim, Hamilton era o líder, seguido de Kimi, Vettel, Max e Bottas apenas em 5º.

E FINAL DE PROVA! Prova impecável de Hamilton e o resultado não podia ser outro… a VITÓRIA! Vettel, entre sobe e desce, fica em 2º. Kimi vinha tranquilo em terceiro até que Max Verstappen encosta e na ÚLTIMA volta o ultrapassa! Mas… mas… acaba cortando a curva e é penalizado com 5 segundos, sendo RETIRADO do pódio quando já preparava para tal. mas de qualquer forma, uma corrida BRILHANTE de Max Verstappen, largando em 15º e ainda assim, chegando em 4º. Bottas fecha o TOP5. Kimi acaba subindo no pódio, merecidamente também, em terceiro.

“Corte de caminho de Max” – Foto: Twitter F1

No campeonato ficamos assim: MERCEDES CAMPEÃ DO MUNDO e Hamilton fica ainda mais perto do título de pilotos! Grandes chances de levantar o caneco no México! Faltando 3 etapas, necessita apenas de um 5º lugar! Fácil!

Foto: Twitter F1
RESULTADO FINAL

PRÓXIMA ETAPA

E a próxima etapa será no México em 29/10/2017! Veja nosso calendário completo!