Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – Vence Kimi Raikkonen – GP dos...

FÓRMULA 1 – Resultado Final – Vence Kimi Raikkonen – GP dos EUA – 2018

931
Foto: Twitter Scuderia Ferrari

E tivemos, neste domingo (21/10/2018), a 18ª etapa do Mundial de Fórmula 1 2018! Resumindo, largada fantástica de Kimi Raikkonen, novo ERRO de Vettel (Rodando), péssima estratégia de box da Mercedes. Um final fantástico de prova com disputa entre Hamilton e Max Verstappen, Kimi Raikkonen VENCE e muito bem! Ótimo ver a Ferrari acertando as vezes, tanto em estratégia como no acerto de carro! Parabéns também ao Max Verstappen, que largando em 15º, fez prova fantástica, segurou brilhantemente Hamilton nas últimas voltas e subiu ao pódio em 2º. Hamilton apenas fecha o pódio em 3º. Título? Fica para o México! Hamilton precisará de um 7º lugar para garantir o título!

LARGADA

Hamilton, Kimi, Bottas, Ricciardo e Vettel no TOP5. Kimi em largada fantástica toma a ponta com Hamilton e Bottas na sequencia. Mais algumas curvas e Vettel ultrapassa Ricciardo, que recupera a posição em seguida. Mas… mas… VETTEL, na tentativa de ultrapassar Ricciardo novamente, toca no carro do piloto da Red Bull e RODA, RODA! Mais um erro grave!

Foto: Twitter F1 Oficial

Na parte de trás do pelotão alguns toques entre Williams, Haas, McLaren e mais alguns! Stroll literalmente destruiu a lateral do carro de Alonso. Grosjean toca em Leclerc. Incidentes sob investigação.

Foto: Twitter F1 Oficial
CORRIDA

Final da 1ª volta: Kimi, Hamilton, Bottas, Ricciardo, Hulk, Sainz, Ocon, Perez e Max Verstappen no TOP10. Vettel, que necessitada de ao menos um 2º lugar, apenas em 13º.

Volta 5, Vettel em 10º e Verstappen em 7º, logo atrás dos carros da Renault. Kimi, com pneus ultramacios, consegue abrir apenas 1.5 segundos em relação à Hamilton, mas já abrem mais de 5 segundos para Bottas. Abandonaram até aquele momento Grosjean e Alonso. Mais 5 voltas, Verstappen ultrapassa as duas Renaults e assume o P5. Mas… mas… Ricciardo vai parando, parando! Para variar, Red Bull com problemas. Max já era o 4º. Vettel em 7º.

Foto: Twitter F1 Oficial

E a Mercedes, aproveita o Safety-Car VIRTUAL em virtude do abandono de Daniel e vai aos boxes para a troca de pneus! Retorna com compostos amarelos e ainda em 3º. Pouco tempo depois encosta em Bottas e claro, sem resistência alguma do companheiro, Hamilton reassume o P2 com 6 segundos atrás de Kimi. Vettel em 5º.

Foto: Twitter F1 Oficial

Chegamos na volta 15, no pelotão intermediário tínhamos Hulkenberg em 6º, seguido de Sainz, Ocon, Perez e Magnussen fechando o TOP10. Hamilton se aproxima de Kimi – diferença era apenas 2.8s. Três voltas depois a diferença já se reduz à metade e na volta 21, Hamilton tenta a primeira ação e Kimi joga duro, não permitindo a ultrapassagem. Momento em que a Ferrari chama Kimi para os boxes, retornando com compostos amarelos e em 5º, atrás de Vettel. Max e Bottas também partem para os seus pit-stops e Vettel assume, temporariamente, a 2ª colocação. Bottas retorna atrás de Max 0_o!

Foto: Twitter F1 Oficial

Volta 25 e Vettel facilita a vida de Kimi, que assume a 2ª colocação. A FERRARI aposta tudo em Raikkonen para evitar o pentacampeonato de Hamilton! Mais duas voltas e Vettel efetua sua troca de pneus, retornando em 5º, atrás de Bottas. Faltando apenas Magnussen e Ericsson efetuarem suas paradas de box, tínhamos a seguinte classificação: Hamilton, Kimi, Max, Bottas, Vettel, Magnussen, Hulkenberg, Sainz, Ocon, Ericsson no TOP10. Leclerc e Stroll amargavam a última fila.

Chegamos à volta 35, Hamilton perde algum desempenho e diferença para Kimi passa a ser 12 segundos apenas. Verstappen, Bottas e Vettel completavam o TOP5. Momento em que Leclerc abandona.

E… como esperado, Mercedes faz uma segunda parada de box para Hamilton! Coloca compostos amarelos novamente e retorna em 3º, perdendo as posições para Kimi e Max Verstappen.

Foto: Twitter F1 Oficial

Volta 42 de 56, Kimi líder, seguido de Verstappen. Hamilton em 3º com 4.5 segundos de diferença para Kimi. Bottas e Vettel completando o TOP5. Naquele momento Hamilton não seria campeão. Volta 45 e Vettel se aproxima de Bottas. Volta 48, Kimi tinha 1.2 para Max, que tinha 1.2 para Hamilton! Os 3 carros na mesma imagem!

Foto: Twitter F1 Oficial

Últimas voltas, Hamilton reduz a diferença em relação à Max para 0.800s, o que lhe permitia abrir a asa móvel. Mas como Max também se aproximou de Kimi, também conseguia abri-la para se defender! Mas… mas… O QUE FOI AQUILO! Faltando 2 voltas, Max erra, Hamilton coloca de lado e Max se defende, mais uma tentativa e Max se defende brilhantemente, até que Hamilton fica na parte suja e escapa. GIGANTE! GIGANTE Verstappen, literalmente evitando o título antecipado de Hamilton! E ainda, na última volta, Vettel pressiona definitivamente Bottas e consegue ultrapassar, assumindo o P4, eliminando qualquer chance do título de Lewis nesta data!

Foto: Twitter F1 Oficial

UAU! UAU! QUE FINAL DE PROVA! Kimi Raikkonen VENCE e muito bem! Ótimo ver a Ferrari acertando as vezes, tanto em estratégia como acerto de carro! Parabéns também ao Max Verstappen, que largando em 15º, fez prova fantástica e subiu ao pódio em 2º. Hamilton apenas fecha o pódio em 3º.

SEM DÚVIDA o melhor final de prova do ANO! Sem dúvida, Kimi Raikkonen e Max Verstappen como os destaques do dia! Kimi não vencia desde a Austrália em 2013!

RESULTADO FINAL
CLASSIFICAÇÃO PILOTOS

E após a vitória fantástica de Kimi e o 3º lugar de Hamilton, temos o seguinte TOP5:

  • 1º – Hamilton – 346 pontos
  • 2º – Vettel – 276
  • 3º – Kimi – 221
  • 4º – Bottas – 217
  • 5º – Max Verstappen – 191

Hamilton precisa de um 7º lugar na próxima etapa, independente da posição de Vettel.

PRÓXIMA ETAPA

A próxima etapa será no México em 28/10/2018! Calendário completo aqui!