Início Fórmula Indy FÓRMULA INDY – Resultado Final – E deu Brasil, deu Hélio Castroneves...

FÓRMULA INDY – Resultado Final – E deu Brasil, deu Hélio Castroneves – 2017

168
Foto: IndyCar.com

E se a a vitória do nosso gaúcho Matheus Leist na Indy Lights já estava de bom tamanho para o final de semana, Hélio Castroneves achou que não e resolveu completar o nosso domingo, fantástico domingo (09/07/2017). Ambos realmente se destacaram em Iowa Speedway e subiram no local mais alto do pódio! Nada de Dixon, nada de Power, Helinho acabou com o tal jejum de 3 anos sem vitória na Indy (a última havia sido em Detroit/2014).

LARGADA

A largada em Iowa foi até tranquila e Castroneves saiu muito bem e partiu para cima de Hildebrand. Ultrapassou o piloto e partiu à caça de Will Power – pole! Em seguida Hildebrand também perdeu a posição para o companheiro Ed Carpenter. Depois tínhamos Takuma Sato, Aleshin, Hinchcliffe e Tony. Mas Kanaan não apresentou um bom desempenho desde a largada e começou a perder posições: Pagenaud, Rahal, Rossi, Hunter-Reay e Newgarden engoliram rapidamente o brazuka!

CORRIDA

E o ritmo dos ponteiros era tal que com apenas 15/16 voltas já estavam os 3 primeiros transformando Marco Andretti em retardatário – muito comum em um circuito tão pequeno. Aproveitando bem e negociando bem com os retardatários, Helinho conseguiu ultrapassar Will Power na volta 23. Ed Carpenter aproveitou o embalo do brasileiro e também abocanhou a 2ª posição de Power. Não demorou muito, Power recuperou a posição. Carpenter tinha logo atrás, surpreendentemente, Aleshin e Rahal nas 4ª e 5ª posições. Que após um tempo ultrapassaram Carpenter, que perdeu desempenho após 50 voltas.

A primeira BANDEIRA AMARELA ocorreu na volta 56/57. Mikhail Aleshin, em grande prova, acabou perdendo o controle e em oval, não resta opção: MURO! A turma aproveitou e tivemos a primeira etapa de paradas nos boxes! Castroneves conseguiu manter a ponteira, seguido de Will Power, Graham Rahal, Ed Carpenter, Hildebrand, Simomn Pagenaud, Ryan Hunter-Reay, Takuma, Hinchcliffe e Dixon no TOP 10.

Foto: IndyCar.com

Somente na volta 67 tivemos a relargada e o brasileiro conseguiu relargar muito bem! Power seguia colado no brazuka. Carpenter se superou e conseguiu ultrapassar Rahal. Lá pela volta 100 Carpenter voltava a ficar lento na pista e perdia posições – já era 6º. Mais à frente quem resolver aparecer e estragar a festa de Castroneves foi Hildebrand. Atropelando todo mundo, conseguiu superar Helinho e assumiu a ponta! Will Power aproveitou e tempos depois também tomada a 2ª posição do brasileiro. Parecia ali que a Penske de Helio já não respondia como no início.

Lá para trás, Newgarden começava a aparecer na prova e subiu a 6º lugar, aproveitando o péssimo desempenho de Ed Carpenter que já era 8º. Na disputa pelo 10º lugar apareciam os pilotos da Ganassi – Tony e Dixon (em excelente recuperação após largar em um péssimo 17º). Para piorar, na disputa chegaram a se encostar, o que causou sério desiquilíbrio no carro do líder do mundial.

Até que veio a segunda bandeira amarela, causada por Carlos Munoz – MURO! Péssimo para alguns pilotos que já tinham feito o pit #2. E quem não tinha parado, aproveitou. Foi o caso de Castroneves, que assim RECUPEROU a ponta. O brasileiro tinha atrás: Hildebrand, Will Power, Ryan Hunter-Reay, Graham Rahal, Hinchcliffe, Josef Newgarden, Ed Carpenter, Chilton e Pagenaud. A relargada aconteceu na volta 143/144 e Will Power conseguiu ultrapassar Hildebrand. Helinho relargou bem e manteve-se na ponta! Outro que largou bem foi Josef e foi para 6º lugar. Kanaan era o 9º após a relargada.

Lá pela volta 170 Hildebrand deu o troco em Power e aproveitou para pressionar Castroneves. Mas não deu tempo para executar o golpe, já que Conor Daly resolveu experimentar o MURO de Iowa e estava lá, a 3ª bandeira amarela! Praticamente todos resolveram ir aos boxes novamente e assim retornaram: Helio Castroneves, Will Power, Ryan Hunter-Reay, Hildebrand, Graham Rahal, Tony Kanaan, Josef Newgarden, Simon Pagenaud e Hinchcliffe. Mas como não havia parado, Charlie Kimball apareca em 1º! 0_o

Na relargada, volta 182 aproximadamente, coitado de Kimball que se viu literalmente ATROPELADO pelos líderes reais! Em 1 ou 2 voltas já era 8º! Tempo depois a grande surpresa de Iowa! Sem nenhuma previsão para tal, começa a chuviscar! Claro, OVAL+CHUVA = BANDEIRA AMARELA! Que acabou virando BANDEIRA VERMELHA em seguida (faltando 90 voltas ainda) – prova paralisada sem previsão de retorno! Quem se complicou com isso? Quem parou nos boxes achando que a “chuvinha” iria parar rapidamente: Josef Newgarden, Scott Dixon e Simon Pagenaud.

Relargada e quem aparece atropelando todos foi Newgarden, surpreendentemente! Na ponta, Castroneves e colado nele, Will Power. Newgarden já era 3º, seguido de Pagenaud. Penske no TOP4. Voltas depois tivemos a última rodada de pit-stops e com excelente estratégia do piloto e equipe, Hildebrand alcançou o P1. Mas Castroneves estava incançavel e seguia colado no piloto da Carpenter. E com tamanha garra, não demorou muito para que o brazuka retomasse a ponteira e partisse para a vitória, mesmo com uma certa aproximação de Hildebrand no final! JEJUM QUEBRADO, VITÓRIA NO BOLSO! Parabéns HELIO, Parabéns CASTRONEVES!

Foto: IndyCar.com

“Eu era um pouco mais jovem quando subia no alambrado! Gente, que carro incrível e que equipe. Posso dizer que estou sem palavras, quero agradecer muito a Penske, meu engenheiro e também a todos meus companheiros. No início da prova tivemos um problema, mas conseguimos acertar o carro e ficou perfeito. É como se fosse a primeira vez, estou muito orgulhoso por fazer parte de tudo isso! É fantástico! Jamais pensei que não fosse vencer mais. Jamais esteve na minha cabeça. Tive sempre um grande apoio, especialmente da Penske. A estratégia foi perfeita e vencemos!” – Castroneves

Hildebrand ficou em 2º e Hunter-Reay que andou muito bem fechou o pódio! Seguidos de Will Power (pole), Graham Rahal, Josef Newgarden, Simon Pagenaud, Scott Dixon (em recuperação FANTÁSTICA), Tony Kanaan e James Hinchcliffe.

Foto: IndyCar.com
Foto: IndyCar.com
RESULTADO FINAL

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL

Com a bela recuperação, Dixon continua líder (403 pontos), mas tem agora Hélio Castroneves colado com 395. Em seguida temos Pagenaud (372) e Power (350). Kanaan é o 8º.

Veja a classificação completa AQUI!

CORRIDA COMPLETA

E perdeu a corrida? Também achou imperdível? Veja o vídeo OFICIAL da IndyCar com a corrida completa:

PRÓXIMA ETAPA

O próximo encontro será em Toronto dia 16/07/2017 para a 12ª Etapa. Veja o calendário completo!