Início WEC WEC – Resultado Final – 5ª Etapa – 6 Horas do México...

WEC – Resultado Final – 5ª Etapa – 6 Horas do México – 2016

50
Foto: Ade Holbrook - AdrenalMedia.com - Site Oficial FIAWEC
Foto: Ade Holbrook – AdrenalMedia.com – Site Oficial FIAWEC

E neste sábado (03/09/2016) tivemos as 6 Horas do México, válida pela 5ª Etapa do Mundial de Endurance – FIA WEC. O ar rarefeito do país e consequentemente do Autódromo Hermanos Rodriguez, fez bem aos brasileiros, principalmente quando falamos dos treinos classificatórios. Nosso Lucas di Grassi e seu companheiro Loic Duval (francês) garantiram a pole position da LMP1, levando o Audi de numeral #8 ao tempo de 1min25s069, porém não foi fácil bater os líderes do campeonato Neel Jani e Marc Lieb do Porsche #2 – a diferença foi de apenas 0s042. Na LMP2 quem fez bonito foi Bruno Senna em conjunto com o mexicano Ricardo Gonzalez e garantiram a pole na categoria. Os outros brasileiros também não fizeram feio, Bruno Junqueira saiu em 6º na LMP2 e Pipo Derani em 10º.

Sobre os feitos nos treinos classificatórios, Di Grassi disse: “A pista é muito difícil de guiar, com tão pouca pressão aerodinâmica, por isso foi difícil conquistar essa pole. Os esforços combinados com Loic nos deu esta pole. Surpreendente”. Já para Bruno Senna: “Esse é o tipo de classificação que eu adoro, eu pisei fundo o tempo todo”.

GRID DE LARGADA – LMP1 e LMP2

1 – #8 – LMP1 – Lucas DI GRASSI, Loïc DUVAL, Oliver JARVIS – Audi R18
2 – #2 – LMP1 – Romain DUMAS, Neel JANI, Marc LIEB – Porsche 919 Hybrid
3 – #7 – LMP1 – Marcel FÄSSLER, André LOTTERER, – Audi R18
4 – #1 – LMP1 – BERNHARD, WEBBER, HARTLEY – Porsche 919 Hybrid
5 – #5 – LMP1 – Sébastien BUEMI, NAKAJIMA, – Toyota TS050 – Hybrid
6 – #6 – LMP1 – SARRAZIN, CONWAY, KOBAYASHI – Toyota TS050 – Hybrid
7 – #13 – LMP1 – TUSCHER, KRAIHAMER, IMPERATORI – Rebellion R-One – AER
8 – #4 – LMP1 – TRUMMER, Oliver WEBB, Pierre KAFFER – CLM P1/01 – AER

9 – #43 – LMP2 – GONZALEZ, ALBUQUERQUE, B. SENNA – LIGIER JS P2 – Nissan
10 – #36 – LMP2 – MENEZES, LAPIERRE, RICHELMI – Alpine A460 – Nissan
11 – #42 – LMP2 – LEVENTIS, WILLIAMSON, Jonny KANE – Gibson 015S – Nissan
12 – #26 – LMP2 – RUSINOV, René RAST, Alex BRUNDLE – Oreca 05 – Nissan
13 – #44 – LMP2 – RAO, Richard BRADLEY, Alfonso GUERRA – Oreca 05 – Nissan
14 – #41 – LMP2 – Roberto GONZALEZ, B. JUNQUEIRA, DIAZ – Gibson 015S – Nissan
15 – #27 – LMP2 – Nicolas MINASSIAN, Maurizio MEDIANI, – BR01 – Nissan
16 – #37 – LMP2 – Vitaly PETROV, LADYGIN, Victor SHAITAR – BR01 – Nissan
17 – #35 – LMP2 – CHENG, Ho-Pin TUNG, PANCIATICI – Alpine A460 – Nissan
18 – #31 – LMP2 – DALZIEL, DERANI, CUMMING – LIGIER JS P2 – Nissan
19 – #30 – LMP2 – SHARP, Ed BROWN, VAN OVERBEEK – LIGIER JS P2 – Nissan

CORRIDA

Na CORRIDA, após as férias, vimos os mesmos vencedores de Nürburgring triunfarem na LMP1. O Porsche #1 com Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley subiu ao local mais alto do pódio e venceram a segunda etapa consecutiva! Durante a primeira metade da corrida a disputa entre o Porsche #1 e o Audi #8 (Di Grassi, Jarvis e Duval) foi intensa e o #8 vencendo a maior parte das brigas. Até que a chuva apareceu e com problemas no rolamento de uma das rodas dianteiras, Jarvis (piloto daquele momento) perdeu o controle do carro, rodou e bateu! A equipe fez o que deu, colocou o carro na pista novamente, porém o desempenho até então apresentado, não foi o mesmo! Entre paradas e acertos, o carro acabou retornando à pista apenas para terminar a corrida. Conseguiram somente o 7º lugar.

Sem seu rival principal na disputa, Webber e cia seguiram tranquilos para a vitória! Sem ninguém para pressionar, o único susto foi uma “quase” batida de Bernhard no muro da penúltima curva. Mas o piloto conseguiu evitar o acidente e seguiu para o tan tan taaaan, tan tan taaaaaan! Em segundo lugar tivemos o Audi #7 de Andre Lotterer e Marcel Fässler, seguidos do Toyota #6 (Stéphane Sarrazin, Kobayashi e Mike Conway) que completou o pódio. Os líderes do mundial Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas não tiveram chances de lutar por vitória e acabaram apenas com a 4ª colocação. Mas não foi muito grande o problema, já que o Porsche #2 continua na liderança com 118 pontos, seguidos do Toyota #6 com 77 pontos. Di Grassi e cia (Audi #8) se complicaram e agora estão em 3º com apenas 74,5 pontos.

Na categoria LMP2, Bruno Senna largou na ponta e venceu a corrida! Mas as emoções foram enormes até o final da prova! O Alpine #36 de Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stephane Richelmi não deixou que a vitória fosse fácil! Senna, Gonzalez e Albuquerque com o Ligier #43 tiveram que suar o macacão para segurar a pressão do #36, principalmente na reta final na última volta! Mas tiveram também uma ajuda dos céus, pois o Oreca #26 da G-Drive com Rene Rast, Roman Rusinov e Alex Brundle eram os líderes até que um problema nos freios fez com que Rast perdesse o controle, rodasse e fosse obrigado a parar nos boxes para reparos. No final das contas, os possíveis vencedores ficaram apenas com o 8º lugar na sua classe! Atrás do #43 e #36, tivemos a turma do carro #31 (Pipo Derani, Chris Cumming e Ryan Dalziel) fechando o pódio! Dois brazucas no pódio da LMP2!

Já na classe LMGTE-Pro, finalmente tivemos o ar da graça da Aston Martin! Darren Turner e Richie Stanaway (#97) disputaram o tempo todo com o outro Aston de #95 (Nicki Thiim e Marco Sorensen) e venceram! Mas um erro do Nicki Thiim (rodada), permitiu que a Ferrari #51 (Gianmaria Bruni e James Calado) assumisse o 2º lugar! Na LMGTE-Am, o Porsche #88 de Patrick Long, David Heinemeier Hansson e Khaled Al Qubaisi venceu pela 1ª vez neste ano! Em segundo tivemos a turma da Ferrari #83 (Rui Águas, Emmanuel Collard e François Perrodo) e fechando o pódio tivemos o outro Porsche #78 com Christian Ried, Wolf Henzler e Joël Camathias!

Veja os melhores momentos da prova:

RESULTADO FINAL

LMP1

1 – #1 – LMP1 – Timo BERNHARD, Mark WEBBER, HARTLEY – Porsche 919 Hybrid
2 – #7 – LMP1 – Marcel FÄSSLER, André LOTTERER, – Audi R18
3 – #6 – LMP1 – SARRAZIN, CONWAY, KOBAYASHI – Toyota TS050 – Hybrid
4 – #2 – LMP1 – Romain DUMAS, Neel JANI, Marc LIEB – Porsche 919 Hybrid
5 – #13 – LMP1 – TUSCHER, KRAIHAMER, IMPERATORI – Rebellion R-One – AER
21 – #4 – LMP1 – Simon TRUMMER, Oliver WEBB, Pierre KAFFER – CLM P1/01 – AER
27 – #8 – LMP1 – Lucas DI GRASSI, Loïc DUVAL, Oliver JARVIS – Audi R18
31 – #5 – LMP1 – Sébastien BUEMI, Kazuki NAKAJIMA, – Toyota TS050 – Hybrid

LMP2

6 – #43 – LMP2 – GONZALEZ, ALBUQUERQUE, SENNA – LIGIER JS P2 – Nissan
7 – #36 – LMP2 – MENEZES, LAPIERRE, RICHELMI – Alpine A460 – Nissan
8 – #31 – LMP2 – DALZIEL, Pipo DERANI, CUMMING – LIGIER JS P2 – Nissan
9 – #42 – LMP2 – Nick LEVENTIS, Lewis WILLIAMSON, KANE – Gibson 015S – Nissan
10 – #41 – LMP2 – Roberto GONZALEZ, B. JUNQUEIRA, DIAZ – Gibson 015S – Nissan
11 – #35 – LMP2 – David CHENG, Ho-Pin TUNG, PANCIATICI – Alpine A460 – Nissan
12 – #27 – LMP2 – Nicolas MINASSIAN, Maurizio MEDIANI, – BR01 – Nissan
13 – #26 – LMP2 – Roman RUSINOV, René RAST, Alex BRUNDLE – Oreca 05 – Nissan
14 – #30 – LMP2 – SHARP, Ed BROWN, VAN OVERBEEK – LIGIER JS P2 – Nissan
30 – #44 – LMP2 – Matthew RAO, BRADLEY, Diaz GUERRA – Oreca 05 – Nissan
32 – #37 – LMP2 – Vitaly PETROV, LADYGIN, Victor SHAITAR – BR01 – Nissan

LMGTE-Pro

15 – #97 – LMGTE Pro – Richie STANAWAY, TURNER, – Aston Martin Vantage V8
16 – #51 – LMGTE Pro – Gianmaria BRUNI, James CALADO, – Ferrari 488 GTE
17 – #95 – LMGTE Pro – Nicki THIIM, SØRENSEN, – Aston Martin Vantage V8
18 – #71 – LMGTE Pro – Davide RIGON, Sam BIRD, – Ferrari 488 GTE
19 – #67 – LMGTE Pro – Marino FRANCHITTI, PRIAULX, TINCKNELL – Ford GT
20 – #77 – LMGTE Pro – Richard LIETZ, CHRISTENSEN, – Porsche 911 RSR (2016)
26 – #66 – LMGTE Pro – Stefan MÜCKE, Olivier PLA, – Ford GT

LMGTE-Am

22 – #88 – LMGTE Am – AL QUBAISI, HANSSON, LONG – Porsche 911 RSR
23 – #83 – LMGTE Am – PERRODO, COLLARD, Rui AGUAS – Ferrari F458 Italia
24 – #78 – LMGTE Am – RIED, HENZLER, CAMATHIAS – Porsche 911 RSR
25 – #86 – LMGTE Am – WAINWRIGHT, CARROLL, BARKER – Porsche 911 RSR
28 – #98 – LMGTE Am – DALLA LANA, Pedro LAMY, LAUDA – Aston Martin Vantage V8
29 – #50 – LMGTE Am – YAMAGISHI, RAGUES, TAYLOR – Chevrolet Corvette C7-Z06

GERAL – TODAS AS CLASSES

1 – 1 – LMP1 – Timo BERNHARD, Mark WEBBER, HARTLEY – Porsche 919 Hybrid
2 – 7 – LMP1 – Marcel FÄSSLER, André LOTTERER, – Audi R18
3 – 6 – LMP1 – Stéphane SARRAZIN, CONWAY, KOBAYASHI – Toyota TS050 – Hybrid
4 – 2 – LMP1 – Romain DUMAS, Neel JANI, Marc LIEB – Porsche 919 Hybrid
5 – 13 – LMP1 – TUSCHER, KRAIHAMER, IMPERATORI – Rebellion R-One – AER
6 – 43 – LMP2 – GONZALEZ, ALBUQUERQUE, Bruno SENNA – LIGIER JS P2 – Nissan
7 – 36 – LMP2 – MENEZES, LAPIERRE, Stéphane RICHELMI – Alpine A460 – Nissan
8 – 31 – LMP2 – DALZIEL, Luis Felipe DERANI, CUMMING – LIGIER JS P2 – Nissan
9 – 42 – LMP2 – Nick LEVENTIS, WILLIAMSON, Jonny KANE – Gibson 015S – Nissan
10 – 41 – LMP2 – Roberto GONZALEZ, Bruno JUNQUEIRA, DIAZ – Gibson 015S – Nissan
11 – 35 – LMP2 – David CHENG, Ho-Pin TUNG, PANCIATICI – Alpine A460 – Nissan
12 – 27 – LMP2 – Nicolas MINASSIAN, Maurizio MEDIANI, – BR01 – Nissan
13 – 26 – LMP2 – Roman RUSINOV, René RAST, Alex BRUNDLE – Oreca 05 – Nissan
14 – 30 – LMP2 – Scott SHARP, Ed BROWN, VAN OVERBEEK – LIGIER JS P2 – Nissan
15 – 97 – LMGTE Pro – Richie STANAWAY, Darren TURNER, – Aston Martin Vantage V8
16 – 51 – LMGTE Pro – Gianmaria BRUNI, James CALADO, – Ferrari 488 GTE
17 – 95 – LMGTE Pro – Nicki THIIM, Marco SØRENSEN, – Aston Martin Vantage V8
18 – 71 – LMGTE Pro – Davide RIGON, Sam BIRD, – Ferrari 488 GTE
19 – 67 – LMGTE Pro – Marino FRANCHITTI, PRIAULX, Harry TINCKNELL – Ford GT
20 – 77 – LMGTE Pro – Richard LIETZ, Michael CHRISTENSEN, – Porsche 911 RSR (2016)
21 – 4 – LMP1 – Simon TRUMMER, Oliver WEBB, Pierre KAFFER – CLM P1/01 – AER
22 – 88 – LMGTE Am – Khaled AL QUBAISI, HANSSON, LONG – Porsche 911 RSR
23 – 83 – LMGTE Am – François PERRODO, COLLARD, Rui AGUAS – Ferrari F458 Italia
24 – 78 – LMGTE Am – Christian RIED, Wolf HENZLER, CAMATHIAS – Porsche 911 RSR
25 – 86 – LMGTE Am – Michael WAINWRIGHT, CARROLL, BARKER – Porsche 911 RSR
26 – 66 – LMGTE Pro – Stefan MÜCKE, Olivier PLA, – Ford GT
27 – 8 – LMP1 – Lucas DI GRASSI, Loïc DUVAL, Oliver JARVIS – Audi R18
28 – 98 – LMGTE Am – DALLA LANA, Pedro LAMY, LAUDA – Aston Martin Vantage V8
29 – 50 – LMGTE Am – YAMAGISHI, RAGUES, TAYLOR – Chevrolet Corvette C7-Z06
30 – 44 – LMP2 – Matthew RAO, BRADLEY, Diaz GUERRA – Oreca 05 – Nissan
31 – 5 – LMP1 – Sébastien BUEMI, Kazuki NAKAJIMA, – Toyota TS050 – Hybrid
32 – 37 – LMP2 – Vitaly PETROV, Kirill LADYGIN, Victor SHAITAR – BR01 – Nissan

PRÓXIMA ETAPA

O próximo encontro será em 17 de setembro (6° etapa) – 6 Horas do Circuito das Américas/Estados Unidos. Veja o calendário completo!

VÍDEOS

Veja os melhores momentos de cada hora desta 5ª Etapa – México!

https://www.youtube.com/watch?v=STzKjKs66Pw