Início Destaque FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Roma – 2022

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Roma – 2022

854
(Foto: Cortesia da Fórmula E)
Saiba os detalhes e o que esperar das duas corridas em território europeu.

A Fórmula E estará de volta nesse final de semana (9 e 10) para realizar o E-Prix de Roma, na Itália, uma rodada dupla e a quarta e quinta etapas da temporada 2021/2022. A categoria elétrica retorna após um período de quase dois meses desde a prova anterior, no México, onde Pascal Wehrlein conquistou a primeira vitória de sua carreira.

O E-Prix italiano faz parte do calendário da Fórmula E desde a quarta temporada (2017/2018). De lá pra cá, a prova só ficou de fora da rodada 2019/2020, por conta das restrições impostas na Itália diante da pandemia de COVID-19. Nas primeiras edições, o E-Prix de Roma contava com apenas uma corrida mas, a partir do ano passado, a etapa passou a ser uma rodada dupla.

Herói local no grid
Antonio Giovinazzi (Foto: Divulgação)

Estreante da oitava temporada, o ex-piloto de Fórmula 1 pela Alfa Romeo Racing, Antonio Giovinazzi, correrá pela primeira vez em sua terra natal em um carro de Fórmula E. O italiano de 28 anos é parceiro do brasileiro Sergio Sette Camara, e buscará seus primeiros pontos na equipe DRAGON/PESNKE AUTOSPORT em casa, no próximo final de semana.

Curiosamente, Giovinazzi é o quinto automobilista de descendência italiana a competir como titular na maior categoria do automobilismo elétrico, e o segundo a ter a chance de participar de uma disputa em seu país de origem.

Layout do circuito de Roma
Circuito Cittadino Dell’Eur (Imagem: Cortesia da Fórmula E)

O Cittadino Dell’Eur é o segundo circuito mais extenso da Fórmula E, possui 19 curvas, 3.385 km de comprimento, e tem como característica principal aclives e declives acentuados. O recorde de volta mais rápida no traçado italiano pertence a Stoffel Vandoorne, que marcou 1:41.820 no ano passado.

Em termos de competição, a pista urbana de Roma gera boas oportunidades de ultrapassagem com a técnica do late braking (frenagem tardia) nas curvas em 90°, estas que são predominantes. O Modo Ataque fica no grampo da curva 15, e, geralmente, os pilotos o ativam na reta principal e entre as curvas 3 e 4. O trecho mais veloz do traçado é o complexo que começa na curva 4, vai até o final da 6 e possibilita 100% do uso do acelerador.

Com vários trechos de média/baixa velocidade, o circuito facilita o gerenciamento de energia, uma preocupação a menos para os competidores. Por outro lado, devido a pequena largura das ruas utilizadas no layout, é fácil abandonar a disputa por contato com outros carros e até mesmo com o muro, principalmente na entrada da curva 7, que gerou vários incidentes ano passado.

O que esperar da rodada dupla na Itália
(Foto: Cortesia da Fórmula E)

Em 2021, os dois dias na Cidade Eterna foram conturbados: na corrida 1 houve 7 abandonos, 1 bandeira amarela e 1 Safety Car, este que cruzou a linha de chegada na volta final. No dia seguinte, 5 pilotos abandonaram, 4 bandeiras amarelas foram agitadas (uma junto com a quadriculada) e 1 Carro de Segurança foi acionado. Assim, é de se esperar que a rodada dupla em Roma desta temporada seja turbulenta e gere resultados imprevisíveis.

Ano passado, Jean-Éric Vergne venceu a primeira etapa italiana pela DS Techeetah, seguido de uma dobradinha da equipe Jaguar Racing com Sam Bird e Mitch Evans, detentores do segundo e terceiro lugar, respectivamente. Na segunda disputa, no domingo, nenhuma das duas escuderias ocuparam o pódio: Stoffel Vandoorne garantiu a vitória com a Mercedes EQ, à frente do carro da Mahindra Racing de Alexander Sims e de Pascal Wehrlein, piloto alemão da TAG Heuer Porsche.

Este final de semana promete ser intenso, já que, além de precisarem prestar muita atenção afim de evitar acidentes pelo caminho, os competidores estarão mais sedentos por finalizarem dentro do top 10. A diferença do 1° colocado (Edoardo Mortara) para o 9° (Robin Frijns) é de apenas 19 pontos, e esse dado mostra que a Itália gerará boas oportunidades de subir na classificação.

Transmissão no Brasil

A TV Cultura e o SporTV2, transmitirão o E-Prix duplo de Roma no sábado e domingo, às 9h45 e 9h30, respectivamente, segundo o horário de Brasília.