Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Programação, Horários e Transmissão – GP do México –...

FÓRMULA 1 – Programação, Horários e Transmissão – GP do México – 2017

1291

VEJA JÁ: Programação e Horários – GP de Abu Dhabi – 2017!

Foto: FOTO STUDIO COLOMBO PER PIRELLI MEDIA / Fotos Públicas

E chegamos ao México para a 18ª Etapa do Mundial de Fórmula 1 2017! O palco será o Autódromo Hermanos Rodríguez, que leva o nome em homenagem aos irmãos Rodríguez que disputaram na F1 nos anos 60 e 70. O caçulinha, Ricardo Rodríguez, começou na Ferrari em 1961 e correu apenas o GP de Monza, conseguiu a proeza de largar em 2º lugar, na corrida chegou a disputar a liderança com Phil Hill e Richie Ginther, mas acabou abandonando. Mas mesmo assim garantiu uma vaga para a temporada de 1962. A Ferrari o colocou para correr em alguns GPs, como os da Holanda, Bélgica, Alemanha e Itália. Além disso corria em etapas extra campeonato, como foi o caso do México de 62, onde ele correu pela Lotus e acabava ali sua precoce carreira! O carro quebrou na famosa curva peralta e após chocar-se contra a proteção, morreu na hora! Já seu irmão, Pedro Rodríguez, teve mais tempo para configurar uma carreira (63 a 71)! O piloto correu por equipes como Lotus, Ferrari, Cooper e BRM. Venceu os GPs da África do Sul de 1967 e Bélgica de 1970.Faleceu também a bordo de um carro de corrida, sua Ferrari 512LM em prova de “endurance” na Alemanha em 1971. Fim da história e é por isso que o autódromo leva o nome de Hermanos Rodríguez.

Fonte: formula1.com

O desafio é o de sempre, com a altitude que marca 2200 metros acima do nível do mar, que certamente influenciará nos motores e pneus, o principal fator será a questão do resfriamento. Com o ar bem rarefeito, temos a mesma quantidade de energia, mas com MUITO menos ar para resfriar. Ao menos o asfalto estará menos liso ainda que 2015 e que ano passado. Os compostos liberados para a etapa, diferentemente de 2016, serão os macios, supermacios e ultramacios – terão que aguentar as 7 curvas à esquerda e as 10 à direita, fora a reta do box de 1314 metros. Veja como foram as escolhas de compostos pelas equipes e pilotos:

Já na questão do clima, partimos de um dia ensolarado e com pouquíssima chance de chuva na sexta, passamos pelo sábado também ensolarado, mas já com um pouco mais de chances de chuva (20%) e chegamos no domingo com um tempo parcialmente nublado e 35% de chances de chuva, mas que não deve aparecer! A temperatura irá variar entre 9º (mínima) e 24º (máxima).

FESTA FESTA FESTA!

O público mexicano mostrou nos anos anteriores que F1 na terra da pimenta é motivo SIM para alegria e festa! Este ano então, com as evoluções da categoria no quesito PÚBLICO, imagina como será! Este formato “estádio” de parte das arquibancadas no Hermanos Rodríguez, proporciona ao público e claro, aos pilotos e equipes uma sensação maravilhosa! A presença intensa (Ex. +100 mil em 2015) dos fãs nas dependências do Autódromo Hermanos Rodríguez devolveu ao circo da F1 a euforia e emoção dos tempos de Ayrton Senna nos GPs do Brasil! #fato

Foto: FOTO STUDIO COLOMBO PER PIRELLI MEDIA / Fotos Públicas

Um pouco diferente de 2016, o circo da F1 chega para o GP do México praticamente DEFININDO o campeão de 2017. Hamilton tem, literalmente, a faca e o queijo nas mãos. Precisa apenas de um 5º lugar, sem depender de alguém, para levantar o caneco! Clarooooo, tuuuudo pode acontecer, mas o fato é que dificilmente sairemos do Hermanos Rodríguez sem o campeão, neste caso, Lewis.

EM 2016

Ano passado vimos Hamilton largar na pole e ainda na tentativa de complicar a vida de Rosberg na disputa pelo título mundial. Rosberg, na cola, fechou a 1ª fila e loco atrás Max e Ricciardo. Na corrida, muitas polêmicas e punições. As principais envolviam Vettel com Max e depois com Ricciardo, entre uma e outra que acabara sendo aplicada após a corrida, ficamos com Hamilton vencendo, seguido de Rosberg, Ricciardo, Verstappen e Vettel no TOP5. Naquele momento, Rosberg partia tranquilamente para a conquista do título, faltando 1 segundo lugar e 1 terceiro para levatnar a taça, ops, CANECO!

Veja (vídeo oficial) como foram as disputas entre Vettel, Max e Ricciardo nas últimas voltas do GP do México de 2016:

ESTE ANO

Este ano, como já dito, o título pode e deve ser definido no México! Hamilton tem 331 pontos, contra 265 de Vettel. Sendo assim, bastaria Hamilton chegar em 5º neste final de semana e Vettel não teria mais condições de ultrapassa-lo. Podemos ainda ter uma disputa pelo vice, já que Bottas está em 3º com 244. Mas pelo ânimo e energia demonstrada pelo segundo piloto da Mercedes, tsc tsc, Vettel deve garantir o vice!

Foto: Andy Hone / LAT Images

Já na disputa do resto, Ricciardo com 192 pontos, tem boa diferença para Kimi com 163 e principalmente para seu companheiro, Max Verstappen, com 123. O mundial de construtores já era! Mercedes conquistou mais um nos Estados Unidos ao somar 575 pontos. Ferrari tem 428 e Red Bull 315 – e dificilmente toma o vice-campeonato da Ferrari.

Na McLaren, segundo Alonso, já esperam largar no final do grid em virtude de penalidades por trocas de peças no motor – que o deixou na mão nos EUA semana passada:

“Amo muito México! Espero que possamos fazer o show que os mexicanos merecem. Mais uma vez será final de semana desafiador, já que provavelmente irei largar na parte de trás do grid devido ao problema do motor que tivemos em Austin/EUA. Além disso, é também uma pista onde muitas vezes lutamos com o tráfego, o que dificulta o ultrapassagem. Mas, falando no lado positivo, testamos muitos novos componentes na sexta-feira nos EUA e ficamos muito felizes. Esperamos levar essas peças para usar no México” – Fernando Alonso

Perez – Foto: Mirko Stange / Sutton Images

Já o piloto da casa, Sergio Perez, quer muito dar um presente aos mexicanos este ano:

“Uma corrida em casa significa muito para mim. É sempre uma semana movimentada, tanto para mim quanto para a equipe, mas estar em casa faz todo o trabalho que colocamos para os nossos fãs valer muito a pena. Sem dúvida alguma, é o final de semana mais agradável do ano para mim. É uma ótima corrida para todos os envolvidos na Fórmula 1. No México, temos tanta paixão e toda a semana é uma grande festa. Todos na Cidade do México certamente estão ansiosos para a corrida” – Perez

PROGRAMAÇÃO e TRANSMISSÃO

E adivinhem! Quem NÃO vai transmitir a corridaaaaaaaa? CLARO meu caro, a dona Rede Globo! Novamente teremos as transmissões ao vivo apenas na SporTV. Mas não é somente isso! Para os apaixonados pela voz de Galvão Bueno, uma boa notícia: Galvão fará a transmissão na SPORTV! \o/ (Informação confirmada por Sérgio Maurício no final do TL2 nesta sexta-feira – 27/10).

Sexta-Feira – 27/10/2017

Treino Livre #1 – 13:00 – SporTV2 – RESULTADO
Treino Livre #2 – 17:00 – SporTV2 – RESULTADO

Sábado – 28/10/2017

Treino Livre #3 – 13:00 – SporTV3 – RESULTADO
Classificação – 15:30 – SporTV2 – GRID DE LARGADA

Domingo – 29/10/2017

Classificação – 00:30 – SporTV2 (REPRISE)
Classificação – 08:00 – SporTV2 (REPRISE)
Corrida – 17:00 – SporTV2RESULTADO – LEWIS CAMPEÃO!
Corrida – 23:55 – REDE GLOBO (VT)

Segunda-Feira – 30/10/2017

Corrida – 00:00 – SporTV2 (REPRISE)

VEJA TAMBÉM: Horários de outras categorias e os REPRISES da F1. Clique aqui!