Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final – Hamilton é Tetra Campeão – GP...

FÓRMULA 1 – Resultado Final – Hamilton é Tetra Campeão – GP do México – 2017

358

E sem transmissão pela Rede Globo, mas com a voz de Galvão Bueno na SporTV, tivemos neste domingo (29/10/2017) o Grande Prêmio do México de Fórmula 1. Entre a tomada de tempo no sábado e a corrida, tivemos mais algumas punições de GRID. Ricciardo, que já largaria fora do TOP5, fez troca de motor e perdeu 20 posições. Hartley da Toro Rosso também levou 20 e Gasly, que já tinha punição de 15, teve mais 5 adicionadas. Desta forma tivemos a seguinte ordem de largada oficial:

Sebastian Vettel, Max Verstappen, Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Kimi Räikkönen, Esteban Ocon, Nico Hulkenberg, Carlos Sainz, Sergio Perez, Felipe Massa, Lance Stroll, Marcus Ericsson, Pascal Wehrlein, Kevin Magnussen, Romain Grosjean, Daniel Ricciardo, Brendon Hartley, Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne, Pierre Gasly

LARGADA

Corrida começa, Vettel na difícil missão de evitar o título de Hamilton por antecipação!

Fonte: Twitter F1 Oficial

Largada dada, Vettel consegue segurar a ponta, Max pressiona, Hamilton tenta por fora mas recolhe. Na curva 2, Max partiu para cima de Vettel, se enroscam, Hamilton aproveita e tenta ultrapassar ambos, Vettel toca seu dianteiro no pneu traseiro direito de Hamilton! Êeeeeelaiá! Que largada! RESUMO? Vetel nos Boxes para troca de BICO e Hamilton, em uma LONGA volta em baixa velocidade, para trocas de pneus. Dramático para ambos, mas para a corrida, nada melhor poderia acontecer!

Fonte: Twitter F1 Oficial

Tanto Vettel, quanto Hamilton aproveitaram e já colocaram os pneus Macios (mais duros) com o intuito de não mais parar. Felipe Massa, também com problemas nos pneus, efetua sua parada. Na pista, UFA, seguimos após 5 voltas, com a seguinte ordem: Max, Bottas, Ocon, Hulk, Perez, Kimi, Stroll, Magnussen, Ericsson, Vandoorne, Grosjean, Alonso, Hartley, Gasly, Massa, VETTEL, Wehrlein, Sainz, Hamilton e Ricciardo (abandonando na volta seguinte).

Lembrando que para que o campeonato não termine nesta etapa, Vettel PRECISARIA escalar todo o pelotão e chegar ao menos em 2º e Hamilton não poderia chegar ao 9º lugar.

CORRIDA

Ricciardo é o primeiro a abandonar, que coisa essa Red Bull! Mesmo com a troca do motor, fora do GP do México. Volta 10 e naquele momento, a situação do campeonato era HAMILTON com 331 (posição na prova 19º) contra VETTEL com 265 pontos (posição na corrida 16º). E assim, HAMILTON seria campeão do MUNDO de 2017!

Via rádio, Hamilton tenta sugerir que Vettel tocou nele propositalmente, mas a própria equipe diz não ter certeza. Seria muito estranho, pois Vettel seria o maior prejudicado possivelmente. Na volta 11, a direção da prova declarou que não houve nada a ser investigado no incidente entre Vettel, Max e Hamilton!

Vettel encosta em Massa, mas demora muito para ultrapassar, perdendo tempo precioso. Hamilton também, bastante distante do pelotão, ainda era 19º na volta 13. Nesta mesma volta, Vettel consegue ultrapassar Felipe Massa, com um “chega prá lá” de Felipe e assume a 15º posição. Via rádio, Vettel dispara:

“É legal jogar um cara para fora da pista? Eu já estava com o bico na frente” – Em referência à manobra de Felipe na tentativa de segurar a posição.

Foto: Reprodução

Corrida seguiu, chegamos à volta 15/70 e Verstappen abria 5 segundos para Bottas. Quase 13 segundos depois aparece Ocon, seguido de Hulkenberg e Perez no TOP5. Vettel se aproxima da Toro Rosso de Gasly e assume a 14ª. Hamilton diminui a diferença para Sainz e se aproxima, mas ainda em 19º. O próximo a ser batido por Vettel é Grosjean, que acabara de receber punição de 5 segundos por cortar caminho. A ultrapassagem ocorre na volta seguinte – Vettel em 13º e Hamilton ainda em 19º.

Passamos da volta #20, Vettel tinha à frente Hartley (+2.7seg) e Hamilton ainda atrás de Sainz (+1seg). Entre os ponteiros, começam algumas paradas (ex. Ocon) e tínhamos no TOP5: Max, Bottas, Kimi, Stroll e Ocon.

E um fato CURIOSO ocorre! Hamilton, em último, RECEBE BANDEIRA AZUL para deixar Max Verstappen passar! o_0

Fonte: Twitter F1 Oficial

O fato é que os tempos de Hamilton eram altos e certamente tinha alguma dificuldade com o carro. Vettel, na volta 23, encosta rapidamente em Hartley e assume a 12ª posição. Não demorou muito, engoliu Vandoorne, assume a 11ª posição e parte para cima de Alonso. Hamilton, ao invés de se aproximar, estava se afastando de Sainz e seguia em último, levando já uma volta de Bottas também. Situação da corrida na volta 24:

Fonte: Twitter F1 Oficial

Volta 26, Hulkenberg abandona com motor estourado e Vettel assume mais uma posição, já era o 10º. Mais 4 voltas, Vettel fica preso atrás de Alonso por bastante tempo e não consegue ultrapassar. Hamilton finalmente consegue se aproximar de Sainz e assume a 17ª posição. Em seguida também ultrapassa Wehrlein. Vettel, com a parada de Ericsson, passa ao 9º lugar. À frente dele tínhamos: Alonso, Magnussen, Perez, Ocon, Stroll, Kimi, Bottas e Max.

Finalmente, na volta 31, Vettel consegue ganhar a posição de Alonso e parte para cima de Magnussen. Lá atrás, disputa entre Massa e Grosjean pela 13ª posição. Enquanto isso, mais um abandono por motor estourado – Brendon Hartley da Toro Rosso. Safety Car VIRTUAL ativado e praticamente todos entram nos boxes, INCLUINDO HAMILTON, que retorna com supermacios. Vettel efetua sua parada, ARRISCA MUITO, coloca o ULTRAMACIO faltando mais de 36 voltas para o final! Nossa! Que loucura, mas pode ser a única chance de adiar o título de Hamilton! Depois das paradas a situação REAL de pista é a seguinte:

Verstappen, Bottas, Kimi, Ocon, Stroll, Perez, Magnussen, Vettel (8º), Alonso, Massa, Vandoorne, Ericsson, Gasly, Wehrlein, Grosjean, Hamilton (16º), Sainz. Hartley, Ricciardo e Hulk fora!

Chegamos à metade da prova, Vettel VOANDO baixo com os ultramacios! Mas o desafio é gigante, já que tem mais de 1 minuto atrás de Bottas (2º) e somente o ultrapassando para evitar que Hamilton levante o caneco. Hamilton ultrapassa Grosjean e assume a 15ª posição. Naquele momento, CAMPEÃO 2017! Volta 42, Vettel ainda distante de Perez e preso na 7ª colocação. Hamilton escalando, já era o 14º. Veja:

Fonte: Twitter F1 Oficial

Mais 3 voltas e Hamilton já assumia a 12ª posição. Vettel ainda escalou mais alguns (Perez, Stroll e Ocon) e conseguiu um BELO 4º lugar, merecedor inclusive de ser escolhido o PILOTO DO DIA na votação da FIA. Hamilton também engoliu mais alguns e ainda terminou em 9º lugar. Ainda vimos os abandonos de Ericsson e Sainz, por motores quebrados.

O vencedor da corrida foi Max Verstappen, que teve a companhia de Bottas e Kimi no pódio! Vettel, como dito, ficou em 4º, seguido de Ocon, Stroll, Perez, Magnussen, Hamilton e Alonso no TOP10.

Fonte: Twitter F1 Oficial
CAMPEÃO! CAMPEÃO!

Mas o grande vitorioso mesmo foi ele, LEWIS HAMILTON, que conquistou nada mais, nada menos que o seu 4º TÍTULO MUNDIAL de Fórmula 1 por antecipação, faltando ainda 2 etapas na temporada! CAMPEÃO! CAMPEÃO! Ano fantástico, de muita dificuldade no início, mas somado a vários erros da Ferrari/Vettel, se recuperou bem na segunda metade do campeonato. Vettel, guerreiro sim, principalmente pelo carro inferior à toda poderosa Mercedes, campeã de construtores desde o GP dos EUA.

EM INSTANTES: Aquela resenha esperta, no melhor estilo TORCEDOR, por Gilson Costa! Aguardem!

Fonte: Twitter F1 Oficial
RESULTADO FINAL
Fonte: Twitter F1 Oficial
CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL

PRÓXIMA ETAPA

E a próxima etapa será no nosso BRASIL/Interlagos! Por pouco não teríamos a disputa do título aqui! Então, preparem-se, dias 10, 11 e 12 de novembro de 2017, o GRANDE PRÊMIO DO BRASIL de F1. E mais, este que vos escreve, estará lá, pela primeira vez na vida! Emoção à flor da pele! Veja o calendário completo aqui! #tamojunto

COMPRE SEU INGRESSO JÁ!