Início Destaque STOCK CAR – O que esperar da segunda etapa da temporada –...

STOCK CAR – O que esperar da segunda etapa da temporada – 2024

869
(Foto: Marcelo Machado de Melo)
Classe elite do turismo nacional segue para a disputa em um local de provas técnico, sinuoso e desafiador no quesito ultrapassagem.

A Stock Car Pro Series está de volta neste final de semana (22 a 24) para realizar a segunda etapa da temporada, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. O evento contará com duas corridas, uma Sprint de 30 min + 1 volta no sábado com grid invertido entre os 12 melhores no classificatório, e a principal, com 50 min + 1 volta de duração, no domingo.

A cidade de Mogi Guaçu, que figura no itinerário desde 2017, receberá a Stock Car duas vezes neste ano, já que a categoria também correrá na fazenda Velocitta no dia 30 de julho, durante a quinta prova do calendário.

Vale mencionar também que a Stock Car Pro Series dividirá a pista de Mogi Guaçu com a FIA Fórmula 4 Brasil, esta que realizará a abertura de sua terceira campanha desde a inauguração, em 2022.

Informações do circuito

O Autódromo Velocitta possui 3.443 km de extensão, 12 curvas (4-D e 8-E), fluxo no sentido anti-horário e tem como características principais mudanças de elevação e setores predominantes de média velocidade. Por apresentar setores estreitos, as ultrapassagens são difíceis, o que torna o classificatório uma sessão de extrema importância.

O Velocitta exige muito do sistema de freios dos carros, pois a frenagem é acionada em 1/4 (25%) da volta. Por isso, a principal preocupação dos pilotos nesse traçado é manter a temperatura ideal das pastilhas de freio nas corridas.

O setor 3 é a área mais desafiadora: há a sequência de curvas “saca-rolhas”, um trecho que começa no final da reta oposta e é seguido pelas curvas 8 (E), 9 (D) e 10 (E), estas que acontecem em um forte declive. Por isso, os freios dianteiros são os mais afetados durante a volta.

Novidades

Em uma aparição única nesta temporada, o campeão da Stock Series de 2022, Vitor Baptista, retorna a Stock Car neste final de semana. O piloto paulista de 25 anos correrá pela Scuderia Chiarelli no Toyota Corolla #120, ao lado de Sergio Jimenez.

Vitor já competiu em provas avulsas da categoria principal anteriormente: em 2019, ao estrear na Stock Car Pro como substituto de Átila Abreu na TMG Racing na segunda etapa, na rodada dupla de Interlagos, em 2020, e na corrida de duplas, também no Templo do Esporte a Motor no Brasil, em 2022, como convidado de seu irmão mais novo, Felipe Baptista.

Em entrevista, Vitor falou sobre suas expectativas para a sua reaparição no grid mais alto do automobilismo brasileiro. “Estou muito feliz e muito ansioso com essa etapa. Faz um ano que não sento profissionalmente em um carro, em uma corrida importante, em uma categoria importante. Então, estou feliz demais com a oportunidade, vindo do nosso título de 2022 na Stock Series, e também com a chance dada pela Scuderia Chiarelli para poder correr no Velocitta.

É um autódromo que gosto muito, que me identifico demais. Já conquistei várias vitórias, em categorias diferentes. Sou grato demais pela oportunidade e quero aproveitar. Vamos trabalhar forte no pré-corrida, nos relatórios de dados, no simulador, analisar tudo o que precisamos para chegarmos preparados no fim de semana e, quem sabe, não vem um pódio para nós.

O que esperar
(Foto: Magnus Torquato)

Os Reis da Pista do grid atual no Autódromo Velocitta são Thiago Camilo e Ricardo Zonta, que possuem um total de três vitórias no circuito do interior paulista. Apesar do bom retrospecto, o ano não começou bem para os dois pilotos, já que não fizeram um bom fim de semana na etapa de abertura da temporada, em Goiânia.

Dentre os mencionados, Zonta é o principal favorito a ganhar mais uma no Velocitta, juntamente com o atual bicampeão, Gabriel Casagrande, Júlio Campos e Felipe Baptista, que demonstraram consistência na primeira prova.

Os últimos vencedores da corrida 1 e 2 em Mogi Guaçu foram os pilotos da Eurofarma RC, Daniel Serra e Ricardo Maurício, respectivamente. Essa seria uma ótima façanha para repetir neste final de semana, já que a equipe sofreu uma passagem dolorosa por Goiânia e se encontra no fundo da tabela de classificação, com Ricardo com apenas 30 pontos e Serra zerado.

Nova variável na pista
(Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car)

Com um histórico de provas conturbadas, bem disputadas e de vencedores que geralmente largam da pole position, a etapa no Velocitta promete ser acirrada como sempre, desde o classificatório. A ativação do Safety Car também é frequente e poderá ocorrer durante as duas disputas.

Um fator que irá apimentar ainda mais a competição entre os pilotos é a previsão de chuva para os dias de corrida, que elevará o risco de abandonos e de perda de pontos preciosos para o campeonato.

Devido a natureza sinuosa e os trechos estreitos do circuito, se a chuva confirmar presença durante o fim de semana, será um desafio enorme para os competidores manter o carro intacto e longe do gramado. Tudo isso aumenta ainda mais a chance de nomes inesperados completarem o top 3 final após a bandeira quadriculada e da classificação virar de cabeça para baixo.

Top 10 do campeonato de pilotos:

1º – Gabriel Casagrande, 111 pts
2º – Júlio Campos, 105
3º – Felipe Baptista, 94
4º – Lucas Foresti, 91
5º – Bruno Baptista, 87
6º – Felipe Massa, 82
7º – Rubens Barrichello, 82
8º – Rafael Suzuki, 80
9º – Guilherme Salas, 65
10º – Enzo Elias, 58

Previsão do tempo

Sexta-feira – Mínima de 20ºC e máxima de 26ºC. Períodos de sol com muitas nuvens e 90% de possibilidade de chuva.

Sábado – Mínima de 18ºC e máxima de 25ºC. Céu nublado, com 40% de chance de chover.

Domingo – Mínima de 18ºC e máxima de 26ºC. Intervalos de sol entre nuvens, com 90% de chance de precipitação.

Fonte: www.climatempo.com.br

Programação do final de semana

Sexta-feira, 22 de março
08h00 – Stock Car Pro Series – Treino de Novatos
09h00 – Stock Car Pro Series – Shakedown
11h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
15h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2

Sábado, 23 de março
11h00 – Stock Car Pro Series – Classificação
15h30 – Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 24 de março
12h30 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

Transmissão

A décima etapa da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.