Início Destaque STOCK CAR – O que esperar da etapa de abertura da temporada...

STOCK CAR – O que esperar da etapa de abertura da temporada – 2024

1899
(Foto: Marcelo Machado de Melo)
Categoria brasileira está de volta para a sua 46ª campanha e traz novidades, tanto no grid quanto no regulamento.

A Stock Car Pro Series retorna neste final de semana (1°, 2 e 3 de março) para iniciar a temporada 2024, no traçado misto do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), que recebe a classe de turismo desde 1979, ano inaugural da maior classe de turismo do Brasil.

O calendário deste ano conta com 12 etapas, 30 carros, 16 equipes e 30 pilotos titulares; dentre eles, sete campeões: Cacá Bueno (x5), Daniel Serra (x3), Ricardo Maurício (x3), Rubens Barrichello (x2), Marcos Gomes (x1), Felipe Fraga (x1) e Gabriel Casagrande (x2).

Os carros são os mesmos do ano passado, Chevrolet Cruze e Toyota Corolla: 19 da montadora americana e 11 da fabricante japonesa, mas esta será a campanha de despedida dos carros sedans na Stock. A partir de 2025, entrarão em cena os modelos SUVs Chevrolet Tracker e Toyota Corolla Cross.

Com o novo regulamento e o formato revisado de atividades durante os finais de semana, a prova em Goiânia contará com duas corridas, uma Sprint no sábado, com inversão de grid e duração de 30 min, e outra, a principal, no domingo, com um período de 50 min.

Vale mencionar que a etapa de abertura da rodada 2024 será a primeira de duas visitas da categoria a Goiânia, antes da sexta etapa, que acontecerá no anel externo do autódromo goianiense.

Além disso, a prova será chamada de GP Wilson Fittipaldi Jr, em homenagem ao ex-piloto, fundador e líder da única equipe brasileira de Fórmula 1 (Copersucar-Fittipaldi), que faleceu no dia 23/02, em São Paulo.

Informações do circuito

O traçado misto do Autódromo Internacional Ayrton Senna (antigo Autódromo Internacional de Goiânia) possui 3.835 km de extensão, fluxo no sentido horário e tem como característica principal setores com aclives e declives acentuados.

O circuito de Goiás é considerado um dos mais seguros do Brasil, já que conta com áreas de escape largas e bem distribuídas, o que facilita a vida dos pilotos e equipes de resgate em caso de batidas.

O layout tradicional da pista goianiense é variado: oferece trechos de alta, média e baixa velocidade, e tem um total de 12 curvas (8-D e 4-E). A reta dos boxes é a única seção de alta velocidade no local de provas e é onde os pilotos costumam ganhar posições com mais frequência.

Novidades no grid
(Foto: Felipe Caramori/KTF Sports)

Este ano, Stock Car Pro traz mudanças na escalação de pilotos e equipes, com a entrada de estreantes e a mudança de titulares de lugar. O campeão da Stock Series da temporada 2023, Zezinho Muggiati, estreia como titular na categoria principal, e será o novo parceiro de Guilherme Salas na KTF Racing.

Outro piloto bem-sucedido na divisão de acesso à Stock Car, Arthur Leist, também ingressa na classe elite do turismo brasileiro, e correrá pela equipe Full Times Sports, ao lado do experiente Gianluca Petecof. Arthur chegou a passar pela temporada passada da Stock Car Pro Series, mas como substituto de Tony Kanaan na Full Time Bassani, em Tarumã.

Novas equipes
Da esquerda para a direita, Lucas Kohl e Gabriel Robe, pilotos da equipe Garra (José Zignani/WOKIN Garra Racing)

Duas escuderias fazem a sua temporada inaugural neste ano: ASR Competições e WOKIN Garra Racing. Na primeira mencionada, Renato Teixeira, que competiu pela Chiarelli em 2023, será o único piloto da equipe com sede em Aparecida de Goiânia. A ASR estreará em casa e é a primeira escuderia goianiense na Stock Car depois de mais de 20 anos.

Na Garra Racing, há outro campeão da Stock Series: Gabriel Robe. O também paranaense, que levantou o caneco da temporada 2017 da divisão de base, será titular de forma inédita na categoria principal a partir deste fim de semana. O parceiro de Robe será Lucas Kohl, que correu ano passado pela descontinuada Hot Car Competições.

Mais alterações de line-up
Gaetano Di Mauro (esquerda) e Nelson Piquet Jr (direita), novos pilotos da Cavaleiro Sports (Bruno Terena/MS2)

Dentre os veteranos, Nelson Piquet Jr deixou a Crown Racing para se juntar à Cavaleiro Sports, ao lado do ex-Hot Car, Gaetano Di Mauro, enquanto Rafael Suzuki, ex-Pole Motorsport, ingressou na TMG Racing. Assim, o vice-campeão de F1, Felipe Massa, terá Suzuki como nova companhia na TMG, já que Júlio Campos correrá pela Pole Motorsport este ano.

Em sua terceira campanha na Stock Car, Felipe Baptista também mudou de macacão: o paulista, que competiu pela KTF Sports em 2023, é o novo nome da Crown Racing. Baptista terá como parceiro de equipe Enzo Elias, que segue para a sua segunda temporada completa na categoria.

O que esperar
(Foto: Duda Bairros)

Diante das novidades mencionadas no formato das etapas, no regulamento desportivo e no grid, a etapa de abertura da temporada 2024 da Stock Car promete ser conturbada e repleta de ação, principalmente com a alta possibilidade de chuva durante o final de semana.

O Rei da Pista do grid atual no Autódromo de Goiânia é o bicampeão Rubens Barrichello, que detém o recorde de 8 vitórias no traçado. Rubinho é um dos favoritos ao triunfo na corrida principal neste fim de semana, mas os últimos vencedores no layout misto do circuito goianiense, Daniel Serra e Thiago Camilo, também conquistar o ponto mais alto do pódio novamente.

Grid completo:

Equipe | Número do carro | Piloto | Carro

A.Mattheis Vogel: #83 Gabriel Casagrande e #12 Lucas Foresti (Chevrolet Cruze)
ASR Competições: #37 Renato Teixeira (Chevrolet Cruze)
Blau Motorsport: #88 Felipe Fraga e #18 Allam Khodair (Chevrolet Cruze)
Cavaleiro Sports: #33 Nelson Piquet jr e #11 Gaetano Di Mauro (Chevrolet Cruze)
Crown Racing: #28 Enzo Elias e #121 Felipe Baptista (Toyota Corolla)
Eurofarma RC: #29 Daniel Serra e #90 Ricardo Maurício (Chevrolet Cruze)
Full Time Sports: #81 Arthur Leist e #101 Gianluca Petecof (Toyota Corolla)
Ipiranga Racing: #30 Cesar Ramos e #21 Thiago Camilo (Toyota Corolla)
KTF Sports: #0 Cacá Bueno e #3 Rodrigo Baptista (Chevrolet Cruze)
KTF Racing: #85 Guilherme Salas e #38 Zezinho Muggiati (Chevrolet Cruze)
Mobil Ale: #111 Rubens Barrichello e #91 Dudu Barrichello (Toyota Corolla)
Pole Motorsport: #51 Átila Abreu e #4 Júlio Campos (Chevrolet Cruze)
RCM Motorsport: #10 Ricardo Zonta e #44 Bruno Baptista (Toyota Corolla)
Scuderia Chiarelli: #73 Sergio Jimenez (Toyota Corolla)
TMG Racing: #19 Felipe Massa e #8 Rafael Suzuki (Chevrolet Cruze)
WOKIN Garra Racing: #35 Gabriel Robe e #95 Lucas Kohl (Chevrolet Cruze)

Previsão do tempo

Sexta-feira – Mínima de 22ºC e máxima de 33ºC. Sol com muitas nuvens; possibilidade de chuva rápida a qualquer hora.

Sábado – Mínima de 22ºC e máxima de 31ºC. Céu nublado, com chance de 67% de chover.

Domingo – Mínima de 22ºC e máxima de 31ºC. Intervalos de sol entre nuvens, com chuva rápida a qualquer hora (90% de possibilidade).

Fonte: www.climatempo.com.br

Programação do final de semana

Sexta-feira, 1º de março
08h – Treino de estreantes
09h – Shakedown
11h – Treino livre 1
15h – Treino livre 2

Sábado, 2 de março
11h – Classificação (Sportv e YouTube)
14h40 – Corrida Sprint (Sportv e YouTube)

Domingo, 3 de março
12h – Corrida principal (Band, Sportv e YouTube)

Transmissão

A primeira etapa da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.