Início Destaque STOCK CAR – Categoria muda regulamento e tem novo formato de corridas...

STOCK CAR – Categoria muda regulamento e tem novo formato de corridas para 2024!

1635
STOCK CAR - Novo formato de corridas para 2024 | Foto: Duda Bairros - DropBox Imprensa
STOCK CAR – Novo formato de corridas para 2024 | Foto: Duda Bairros – DropBox Imprensa

E finalmente chegamos a um grande momento do automobilismo nacional com a semana de abertura da temporada 2024 da STOCK CAR PRO SERIES! A categoria chega neste ano com muitas novidades e mudanças de regulamento, incluindo o formato dos finais de semana! Serão mantidas as duas corridas por etapa, mas agora aderindo ao formato SPRINT, com uma corrida mais curta disputada aos sábados e a prova principal aos domingos. A ideia é proporcionar aos fãs duas provas (em dias distintos), com estilos diferentes, tempos diferentes (maiores) e que necessitarão estratégias diferentes, com mais emoção e mais competição.

Teremos também modificações na tomada de tempo (treinos classificatórios), pit-stops, definição dos grids de largada, descartes, sistema de pontuação e também no push-to-pass.

 

NOVO FORMATO

CORRIDAS

Teremos agora uma CORRIDA (Sprint) de 30 minutos aos sábados e uma CORRIDA (Principal) de 50 minutos aos domingos! Para a corrida sprint, continuaremos com o pit-stop obrigatório e com a necessidade de troca de pelo menos um pneu. O mesmo acontece nas corridas principais, mas sendo obrigatória a troca de dois pneus ao menos. As janelas de pit-stop serão maiores este ano.

CLASSIFICAÇÃO

E também teremos mudanças nos treinos classificatórios, que acontecerão aos sábados! Na primeira fase (Q1) entrarão separadamente em pista, dois grupos de 16 carros. Em cada grupo serão classificados os 10 mais rápidos para compor a segunda fase (Q2). Nesta fase serão classificados os 8 melhores, que passarão para o Q3 – fase que definirá o POLE POSITION para a CORRIDA PRINCIPAL!

A formação do grid de cada CORRIDA será assim:

  • Corrida Sprint (Sábado): Da lista de classificação completa, definida no treino classificatório, serão invertidos os 12 primeiros e assim, o 12º colocado será o “pole position” da corrida de sábado.
  • Corrida Principal (Domingo): O grid de largada será baseado exatamente na lista de classificação definida no sábado, sem inversões!

PUSH-TO-PASS

Mudanças também no sistema de PUSH-TO-PASS. Poderão ser utilizados nas duas corridas, serão em maior quantidade (definida pela CBA em cada etapa), mas com menor duração. Os pilotos iniciantes (Rookies) terão 10% a mais de push. Quanto ao FAN PUSH, os 6 mais votados terão direito à potência adicional.

“Com o tempo de duração do push mais curto, os pilotos não vão utilizá-lo apenas retas longas, mas também em pontos de ultrapassagem com espaço mais reduzido, resultando em mais ataques e tentativas de ultrapassagens. Será emocionante!” – comenta o CEO da Vicar (Julianelli)

DESCARTES

Quanto ao sistema de descartes, em 2024 serão apenas dois descartes dos piores resultados ao longo da temporada. Antes eram quatro.

SISTEMA DE PONTUAÇÃO

E com tantas mudanças, não poderia ficar de fora o sistema de pontuação. Agora, os 30 primeiros colocados de cada prova receberão pontos! A corrida de domingo (Principal) tem pontuação de 30% a mais que a corrida sprint (sábado).

PARA COMPARTILHAR

CALENDÁRIO
STOCK CAR – Calendário 2024
STOCK CAR – Calendário 2024
SIGA A GENTE