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FÓRMULA 1 – Conheça o novo formato da corrida sprint e as mudanças de regulamento para 2024!

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FÓRMULA 1 | Foto: F1 Pirelli Press Area
FÓRMULA 1 | Foto: F1 Pirelli Press Area

Como tem sido comum, tivemos reunião do Conselho Mundial Desportivo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e entre as decisões de regulamento sobre diversas categorias, tivemos também algumas mudanças aprovadas para a FÓRMULA 1 já com aplicação em 2024!

 

CORRIDA SPRINT

Entre elas, a principal está no FORMATO dos finais de semana de CORRIDAS SPRINT! Em 2023 tínhamos treino livre e classificação para a corrida principal na sexta-feira. O sábado era exclusivo para a SPRINT, com classificação e corrida. E no domingo, a tradicional prova! Para 2024, seguiremos com uma sessão de treinos livres na sexta-feira e a classificação será válida para a CORRIDA SPRINT! No sábado, teremos a CORRIDA SPRINT e depois a classificação para a CORRIDA PRINCIPAL. E no domingo, a tradicional prova PRINCIPAL. Abaixo um esboço do final de semana SPRINT:

FÓRMULA 1 - Conheça o novo formato da corrida sprint para 2024!
FÓRMULA 1 – Conheça o novo formato da corrida sprint para 2024!
MUDANÇAS DE REGULAMENTO
  • DRS: Será permitido em 2024 o uso de DRS a partir da segunda volta, tentando aumentar as chances de ultrapassagens na curta prova.
  • PEDIDO DE REVISÃO: O prazo para pedido de revisão em relação a alguma punição ou decisão da direção de prova na última prova passará de 14 dias para 4 dias (96 horas) e com a possibilidade de prorrogação de 24 horas em circunstâncias especiais.
  • MULTAS: A violação de regras terá um custo mais alto, depois de 12 anos sem algum resjuste, o valor máximo possível de uma multa passará de 250 mil para 1 milhão de Euros.
  • EVENTOS PROMOCIONAIS: É comum a necessidade das equipes em promover eventos de shakedown antes do início dos testes de pré-temporada e podem rodar os carros atuais em duas ocasiões como eventos promocionais, geralmente usados ​​para filmagens de parceiros e também para verificar se o carro funciona como deveria. Até então o limite de quilometragem era 100 km de quilometragem no total (20 voltas em um circuito de 5 km) e a partir de 2024 as equipes poderão rodar 200 km.
  • MOTORES: Assim como foi permitido excepcionalmente em 2023, as equipes seguirão com a possibilidade de usar 4 “motores” ao longo da temporada antes de serem aplicadas punições existentes no regulamento. Esta situação ficará válida para 2024 e 2025.
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