Início Destaque STOCK CAR – O que esperar da décima primeira etapa da temporada...

STOCK CAR – O que esperar da décima primeira etapa da temporada – 2023

647
(Foto: Duda Bairros)
Principal classe brasileira de turismo retorna a Cascavel para mais uma disputa acirrada antes da grande final em Interlagos.

A Stock Car Pro Series está de volta neste final de semana (24, 25 e 26) para realizar a décima primeira e penúltima etapa da temporada, que acontecerá no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, município da região oeste do Paraná. O evento contará com duas corridas de 30 min + 1 volta cada, que ocorrerão no domingo, uma seguida da outra.

O circuito paranaense se prepara para receber a Stock Car pela segunda vez neste ano, após retornar ao calendário como a quarta prova da programação, que ocorreu em junho. O vencedor da corrida 1 foi Daniel Serra, seguido de Felipe Fraga e de Gabriel Casagrande. Na corrida 2, Dudu Barrichello levou a P1, logo à frente de Cacá Bueno e de Rafael Suzuki.

Vale mencionar que, inicialmente, a pista de Cascavel não estava programada para sediar uma segunda competição da Stock Car neste ano. Devido a atrasos com as obras de melhoria no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, a Vicar anunciou no final de setembro (25) o Autódromo Zilmar Beux como o novo local de provas da décima primeira etapa da temporada.

Informações do circuito

O Autódromo Zilmar Beux possui 3.058 km de extensão, 8 curvas (2-D e 6-E) e fluxo no sentido anti-horário. O traçado tem como características principais a presença de aclives e declives fortes, curvas abertas e trechos predominantes de alta velocidade.

A parte mais famosa do circuito é a ampla curva 2, chamada de Bacião, que lembra uma seção de pistas da NASCAR, ao ser feita com 100% do acelerador. Nesse ponto, os carros podem alcançar velocidades acima de 170 km/h, o que é um verdadeiro teste de resistência para os componentes do motor e para os pneus.

O traçado no Paraná apresenta duas longas retas: a dos boxes, que termina com um aclive acentuado que lembra a do Circuito das Américas (COTA), e a segunda, que vem logo em seguida. Curiosamente, o acesso para esses dois trechos de alta velocidade são duas curvas rápidas, o que torna o Cascavel uma das pistas mais velozes do calendário.

Expectativas do último vencedor em Cascavel
Dudu Barrichello comemorando a vitória na corrida 2 da quarta etapa da temporada (Foto: Marcelo Machado de Melo)

Na visita mais recente da Stock Car a Cascavel, em junho, Dudu Barrichello garantiu a vitória da corrida 2, a primeira de sua carreira na categoria, após finalizar a corrida 1 na P13 e largar na mesma posição para a corrida seguinte (já que a inversão de grid ocorre apenas entre os 10 primeiros colocados).

O piloto #91 da Full Time Sports comentou sobre as suas expectativas para o retorno ao Autódromo Zilmar Beux neste fim de semana. “Será bom poder voltar a uma pista no mesmo ano em que já andei. Tenho agora mais experiência e estou mais preparado. Então vamos tentar repetir esse resultado. Cascavel é uma pista de que gosto muito. Então, estou ansioso para correr lá de novo.”

O que esperar
(Foto: Magnus Torquato)

Os Reis da Pista do grid atual em Cascavel são Thiago Camilo, Átila Abreu e Marcos Gomes, com 3 vitórias cada. Melhor colocado na classificação de pilotos, Thiago Camilo chega ao Paraná com sede de mais um triunfo e de um fim de semana perfeito em relação a pontos, para de aproximar do líder na tabela, Gabriel Casagrande, antes da última etapa em Interlagos.

De todos os atuais ocupantes do top 5 no campeonato de pilotos, Felipe Fraga é o único competidor que não liderou a classificação nesta temporada. Segundo colocado no momento, o campeão de 2016 tem chances reais de superar Casagrande, de chegar na grande final em São Paulo como o novo líder na tabela e de estar ainda mais próximo de se tornar bicampeão na categoria.

Além de dar um bom show para os seus conterrâneos, Gabriel Casagrande tem como principal objetivo finalizar como o Man of the Race (maior pontuador) em Cascavel. Assim, o piloto do Chevrolet Cruze #83 da AMattheis Vogel aumentaria a diferença positiva de pontos sobre os outros favoritos ao título (Fraga e Camilo) e chegaria a Interlagos com uma das mãos no caneco.

Apesar das expectativas dos competidores, há um fator que pode misturar todo o grid durante as duas corridas consecutivas de domingo: a possibilidade de chuva. Caso haja um clima chuvoso, pode-se esperar bandeiras amarelas e intervenções de Safety Car por conta de incidentes na pista, o que pode gerar aparições inesperadas no pódio.

Top 10 do campeonato de pilotos:

1º – Gabriel Casagrande, 279 pts
2º – Felipe Fraga, 248
3º – Thiago Camilo, 244
4º – Rubens Barrichello, 237
5º – Daniel Serra, 231
6º – Rafael Suzuki, 221
7º – Ricardo Zonta, 205
8º – Gianluca Petecof, 204
9º – Ricardo Maurício, 190
10º – Guilherme Salas, 184

Previsão do tempo

Sexta-feira – Mínima de 18ºC e máxima de 22ºC. Sol com muitas nuvens; 90% de possibilidade de chuva.

Sábado – Mínima de 16ºC e máxima de 24ºC. Céu nublado, com 90% de chance de chuva.

Domingo – Mínima de 17ºC e máxima de 24ºC. Intervalos de sol entre nuvens, com chuva a qualquer hora (67% de possibilidade).

Fonte: www.climatempo.com.br

Programação do final de semana

Sexta-feira, 24 de novembro:
08:00 – Treino de estreantes
10:10 – Shakedown
13:00 – Treino Livre 1

Sábado, 25 de novembro:
09:15 – Treino Livre 2
11:50 – Warm Up
13:30 – Classificação

Domingo, 26 de novembro:
13:43 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
14:21 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Transmissão

A décima etapa da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.