Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Cidade do México – 2023

445
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida sob condições de ar rarefeito a 2000 metros de altitude.

A Fórmula 1 retorna neste final de semana (27, 28 e 29) para realizar o Grande Prêmio da Cidade do México, a décima nona etapa do calendário que acontecerá no Autódromo Hermanos Rodriguez, localizado no parque esportivo Magdalena Mixiuhca, na capital do país latino-americano.

A competição em terras mexicanas marca o retorno da programação normal de fim de semana da Fórmula 1, após os GPs do Catar e Estados Unidos, que sediaram eventos em formato Sprint. Também vale lembrar que cinco equipes colocarão pilotos em desenvolvimento para correrem no Treino Livre 1 de sexta-feira (detalhes ao final da matéria).

Local de domínio da Red Bull Racing
Sergio Perez (Foto: Jared C. Tilton/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Essa será a corrida em casa para o piloto da Red Bull, Sergio Perez, que contará com a maior parte da torcida nas arquibancadas. Depois do GP da Áustria, a disputa no México é a segunda prova “em casa” para a RBR. A escuderia com sede em Milton Keynes é a maior vencedora no circuito com Max Verstappen, que detém quatro vitórias.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP mexicano, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Saiba também as novidades para a etapa, as características do traçado, informações dos compostos de pneus e a previsão do tempo para os três dias de competição.

Oracle Red Bull Racing (706 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1: “É muito bom ir para o México; a equipe tem uma grande história lá, vencendo e conquistando pódio duplo nos últimos dois anos. É claro que é a corrida em casa do Checo, por isso será uma grande corrida para nós.

A atmosfera é sempre incrível ao pilotar pela seção Foro Sol. A Cidade do México é a pista de maior altitude da temporada, o que é mais estressante para os carros, mas o RB19 tem sido impecável na maioria das condições, por isso estou ansioso para ver como iremos nos sair.

Também estamos retornando ao formato normal de corrida neste fim de semana, então isso será bom, já que nos dirigimos para a segunda corrida da rodada tripla. Depois de Austin, podemos esperar que a corrida seja mais disputada, mas usaremos nossa estratégia ao máximo. O objetivo é continuar vencendo.”

Sergio Perez #11: “O México é o fim de semana mais importante da temporada pra mim e mal posso esperar por essa corrida em casa. A torcida em Austin no último final de semana foi uma loucura, então não consigo nem imaginar como será no México; vai ser muito especial.

Demos alguns passos muito bons com o carro, mas não conseguimos mostrar totalmente o nosso progresso devido a algumas direções erradas com o acerto no fim de semana passado. Estou otimista para a próxima etapa, pois sabemos que direção devemos tomar agora. Temos algumas coisas para resolver no carro e devemos voltar mais fortes. Quero que o México apoie toda a equipe, não apenas eu.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (344 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):O GP no México é sempre um fim de semana emocionante. Os fãs são super apaixonados e cheios de energia. O local também apresenta um desafio único com a alta altitude, e isso tem um grande impacto na forma como operamos o carro, e é sempre difícil encontrar o melhor acerto.

Também será um bom teste para o nosso novo pacote aerodinâmico, ver como ele funciona em um circuito com características muito diferentes. Isso será útil para nosso aprendizado e desenvolvimento contínuo do W15.

Finalmente, o TL1 verá Frederik Vesti no carro para uma de nossas duas sessões obrigatórias de estreia. Ele se saiu bem na Fórmula 2 e tenho certeza que fará um bom trabalho para a equipe.”

Scuderia Ferrari (322 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: “É justo dizer que não adotamos a estratégia certa em Austin. No papel, tudo indicava que as estratégias de uma e duas paradas eram semelhantes, mas na realidade não foi o caso. É uma pena não termos conseguido um resultado melhor.

“Temos que aproveitar o resto desta temporada para aprender o máximo possível e garantir que extrairemos o máximo de cada oportunidade no futuro, começando por este fim de semana.”

Carlos Sainz #55: “Acho que o resultado nos Estados Unidos foi o melhor que pudemos alcançar. O ritmo foi decente e sólido durante toda a corrida e até diminuímos a diferença para o carro na P3 nas últimas voltas, mas os concorrentes à frente eram mais rápidos.

“Não estamos onde queremos e sabíamos que seria difícil, mas agora precisamos mudar rapidamente nosso foco para o México e nos preparar para esta semana.”

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):No México quero ver uma equipe mais focada, já que não podemos errar na forma como avaliamos a evolução da corrida em Austin, no final de semana passado. A altitude no México torna a corrida única, pois influencia vários aspectos do comportamento do carro, desde o puro desempenho até a gestão dos pneus.

“Com esta prova a decorrer no horário tradicional do fim de semana, poderemos realizar todo o trabalho de avaliação necessário ao longo das três sessões de treinos livres. Acredito que iremos encontrar estratégias direcionadas que nos permitirão dar o nosso melhor naquilo que, no papel, pode ser uma prova bastante complicada.

“Todos nós, incluindo Carlos [Sainz] e Charles [Leclerc], devemos ser capazes de aproveitar todas as oportunidades que surgirem em nosso caminho.”

McLaren (242 pts)
(Foto: Sam Bloxham/LAT Images/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4:Estou ansioso para voltar ao México neste fim de semana. É mais uma etapa onde o clima é agitado e a torcida está sempre com força total. Também é único na forma como o circuito passa pelo estádio de beisebol, o que torna o circuito divertido de percorrer.

Austin foi muito bom para mim. Alcançar o meu quarto pódio consecutivo na minha 100ª corrida foi uma sensação agradável. Melhoramos muito nos últimos meses e continuaremos a fazer o nosso melhor para continuar conquistando pontos.”

Oscar Piastri #81:Depois de um fim de semana de corrida mais difícil para mim em Austin, estou animado para ir ao México. É incrivelmente motivador saber que estávamos no caminho certo para fazer uma boa corrida, se não fosse o incidente da primeira volta.

Temos mais quatro corridas nesta temporada e trabalhei muito me preparando no simulador antes desta rodada tripla. Estou pronto para colocar tudo em prática na pista e voltar a lutar por bons pontos.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “O GP da Cidade do México é sempre algo pelo qual muitas pessoas anseiam. Os fãs e organizadores criam uma atmosfera incrível, e o circuito em si proporciona uma corrida desafiadora, mas emocionante.

Já dissemos antes que essas próximas etapas serão mais difíceis para nós, mas o resultado nos Estados Unidos com a P2 de Lando mostrou sermos uma equipe forte que fez e continua fazendo um bom trabalho.

“Precisamos continuar lutando com força total se quisermos nos manter no grupo de dianteira; estamos todos absolutamente focados em alcançar esse objetivo.”

Aston Martin Aramco Cognizant (236 pts)
(Foto: Sam Bloxham/LAT Images/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14:Tivemos uma corrida tremenda nos Estados Unidos. Comecei no pit lane e, provavelmente, ter terminado nos pontos era o objetivo no final. Nos sentimos mais rápidos do que nas sessões anteriores do último fim de semana em Austin, então temos coisas a aprender. Precisamos chegar ao México mais preparados e com a melhor configuração possível.”

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (100 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31: “Esta corrida tem sido muito popular desde que voltou ao calendário, há alguns anos. Os fãs aqui são incríveis e o evento e a atmosfera são sempre muito loucos e legais de experimentar. Uma das minhas partes favoritas é pilotar pela seção lotada do estádio, pois é sempre muito surreal e nunca envelhece.

Gosto de vir para o México; é um país lindo e você realmente sente o clima de ‘fiesta’ assim que chega na cidade. A pista é agradável de percorrer e a alta altitude da região cria uma sensação completamente única no carro, diferente de qualquer outra que experimentamos no calendário.

O ar é muito rarefeito, o que pode alterar o comportamento do carro, devido a oferecer menos aderência, e a corrida é mais exigente fisicamente. Estamos prontos para o desafio e esperamos ter um final de semana forte.”

Pierre Gasly #10: “O Autódromo Hermanos Rodriguez é uma pista interessante e um desafio único com a altitude elevada. Usamos asas com alto downforce, mas o carro ainda parece leve com as condições.

Vou ceder o meu lugar para Jack [Doohan] no Treino Livre 1, e estou ansioso para ver sua contribuição para o fim de semana de corrida, já que ele executará alguns itens de teste importantes durante sua experiência no carro. Voltarei ao carro no Treino Livre 2 para me adaptar às condições atípicas de alta altitude.

Precisamos de outro fim de semana operacionalmente forte – como em Austin – e estou me sentindo pronto para o desafio. É uma corrida longa e muito difícil na Cidade do México, mas estou pensando em mais um fim de semana positivo, onde pretendo continuar a série de pontos.”

Bruno Farmin (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (26 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Estou ansioso para voltar ao México porque o fim de semana tem uma ótima atmosfera, com torcedores muito apaixonados. A pista é única, o que pode tornar as coisas desafiadoras e não se adequar necessariamente ao nosso carro, mas estou ansioso para ver o que podemos fazer com um formato normal de final de semana, que não temos há um tempo.”

Logan Sargeant #2: Estou muito ansioso para voltar ao carro no México neste fim de semana. O Hermanos Rodríguez é uma pista com características únicas, por isso é bom voltar a uma programação de GP normal. Espero que possamos construir um bom resultado aqui e continuar avançando no campeonato.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Alfa Romeo Stake (16 pts)
(Foto: James Moy Photography Ltd/XPB Images/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “Austin foi difícil de aceitar, principalmente com os resultados pós-corrida que acabaram dando pontos aos nossos concorrentes e a oportunidade de avançar um pouco na classificação. Nossa esperança, porém, não está perdida: apesar da falta de ritmo, nosso carro estava decente e já vimos no ano passado como o México nos convinha melhor em termos de pista.

Ainda temos quatro corridas, incluindo uma prova de Sprint [no Brasil], para somar mais pontos; as margens, como sempre, são mínimas, e apenas alguns centésimos de segundo podem fazer a diferença. Se fizermos nosso trabalho corretamente, seremos capazes de melhorar ainda mais nossas posições no grid e abrir caminho no domingo.”

Guanyu Zhou #24:Austin foi sem dúvida decepcionante, pois esperávamos continuar a maximizar o potencial do nosso recente pacote de atualização, mas não conseguimos. A equipe trabalhou muito nesses dias para entender onde ficamos aquém e estamos confiantes de que podemos construir algo melhor neste fim de semana.

Acho que temos potencial para nos sairmos bem e nos recuperarmos rapidamente. Gostei do México no ano passado, pois os torcedores são definitivamente apaixonados e sabem como organizar uma festa. Estou ansioso para voltar.

Retornamos ao formato padrão de fim de semana de corrida, com três sessões de treinos que nos permitirão estudar a pista e estar preparados quando for preciso. Fazendo o nosso trabalho de casa, tenho certeza de que conseguiremos marcar pontos novamente.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe):A etapa em Austin foi bastante desafiadora para nós e não nos permitiu extrair todo o potencial dos nossos carros. Ainda assim, a equipe rapidamente se reagrupou e analisou o que exatamente não deu certo para nós, e descobrimos como podemos recuperar rapidamente o terreno perdido já neste fim de semana.

Embora nossos concorrentes diretos tenham ampliado sua vantagem sobre nós no campeonato, continuamos confiantes; a pista da Cidade do México deve se adequar melhor ao nosso carro, como vimos no ano passado, e temos condições de fazer uma boa corrida. Fizemos isso no passado e faremos de novo.”

MoneyGram Haas (12 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:O Grande Prêmio da Cidade do México é uma corrida única e possui uma atmosfera fantástica. Os torcedores mexicanos são realmente apaixonados pela F1 e a seção do estádio Foro Sol é muito especial. Tecnicamente, com a alta altitude e a baixa pressão ambiente, há um desafio peculiar com a configuração certa do carro.”

Nico Hulkenberg #27:Estou animado para este fim de semana como um todo. A Cidade do México é um lugar legal e será um pouco mais especial esta semana. Me sinto muito feliz por alcançar a marca de 200 GPs na Fórmula 1 nessa etapa.”

Guenther Steiner (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia AlphaTauri (10 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Yuki Tsunoda #22:Gosto do México e tenho boas lembranças das corridas lá. O ambiente é completamente único, principalmente no trecho Foro Sol, onde você passa sob a arquibancada lotada de espectadores que o cercam. O lugar tem personalidade própria, é ótimo para o show e nós, pilotos, podemos sentir o entusiasmo, então é uma grande motivação.

Com o efeito que a altitude tem no resfriamento, esta corrida é difícil para o carro, para os freios e para o motor, mas não tenho preocupações com a confiabilidade porque, até agora, a Honda tem feito um trabalho muito bom nesse quesito, especialmente considerando a corrida muito quente no Catar.

Em termos de como você pilota, você precisa adotar uma abordagem diferente porque o carro lhe dá uma sensação distinta, não o que você normalmente sente quando corre com alta pressão aerodinâmica, mas eu sei como lidar com isso. Do ponto de vista da aptidão pessoal, a altitude não é um problema.”

Daniel Ricciardo #3:Foi bom confirmar que estava fisicamente pronto para voltar após o acidente. Gostei de toda a experiência, mesmo que a disputa em Austin não tenha ido bem. Apesar disso, no geral, tenho certeza de que podemos buscar pontos nas corridas restantes, começando neste fim de semana no México.

A pista mexicana é única, já que a aderência aqui é muito baixa por causa da altitude, e normalmente é um circuito onde você nunca terá um carro perfeito. Gosto desse local de provas porque, como Austin, oferece desafios únicos e, quando você acerta lá, pode ganhar muito tempo.

O clima no circuito é incrível e eu diria que o desfile dos pilotos pode ser o melhor do ano, principalmente quando entramos no trecho dos estádios, o barulho é inacreditável. Não temos isso em nenhum outro lugar, então o México na tarde de domingo é certamente uma delícia.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

NOVIDADES PARA O GP
Novatos no TL1
Da esquerda para a direita, George Russell e Frederik Vesti (Foto: Divulgação)

Para cumprir a exigência da FIA de introduzir um piloto reserva ou de desenvolvimento em pelo menos dois finais de semana de corrida, cinco equipes introduzirão um de seus talentos no primeiro Treino Livre de sexta-feira.

Na Mercedes, o dinamarquês Frederik Vesti assumirá o lugar de George Russell, enquanto o franco-argelino Isack Hadjar faz sua estreia pela AlphaTauri no carro de Yuki Tsunoda e o britânico Ollie Bearman substitui Kevin Magnussen.

Apesar de já ter participado de um TL1 de Fórmula 1, Theo Porchaire fará a sessão inicial de sexta-feira no México de forma inédita, a bordo do C43 de Valtteri Bottas. Também experiente, o australiano Jack Doohan guiará pela Alpine na sessão de 60 minutos no AT04 de Pierre Gasly.

Detalhes do circuito
Autódromo Hermanos Rodríguez (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Autódromo Hermanos Rodríguez possui 4.304 km de extensão, 17 curvas (10-D e 7-E), recebe GPs de Fórmula 1 desde 1963 e a corrida terá um total de 71 voltas. O recorde de volta mais rápida no circuito pertence a Valtteri Bottas, que cravou 1:17.774 em 2021.

A pista possui trechos de baixa, média e alta velocidade, e setores curiosos: o 1, composto pelas duas retas, o 2, formado pelo maior número de curvas, e o 3, que é bem curto. Confira abaixo como é uma volta no Hermanos Rodríguez, através do simulador/game F1 22.

A seção mais desafiadora para os pilotos na pista mexicana é o terceiro setor, das curvas 12 a 17, onde é estreito e qualquer erro pode causar um toque ou uma advertência por excederem os limites de pista.

O principal ponto de ultrapassagem na pista é a longa reta dos boxes, onde é localizada uma das três zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado. Nessa seção, os carros alcançam uma velocidade acima de 350 km/h, para, em seguida, reduzirem para 140 km/h. na curva 1.

Por isso, além dos motores, os freios também sofrem com o ar rarefeito no autódromo, este que fica a mais de 2.000m acima do nível do mar.

Ano passado, Max Verstappen venceu a disputa no Autódromo Hermanos Rodríguez após largar na pole, seguido de Lewis Hamilton e de Sergio Perez.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

No México, as equipes terão C3 como P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio: um passo mais macio com relação a 2022.

A granulação é frequentemente vista nessa pista, com os carros deslizando mais devido ao efeito aerodinâmico reduzido e à alta altitude.

Uma parada foi a estratégia mais popular no ano passado. Max Verstappen largou com um conjunto de macios e depois terminou a corrida com médios, à frente de Lewis Hamilton, que por sua vez largou com pneus médios e terminou com duros.

Há uma grande diferença de temperatura entre o início e o final de cada dia: um fator para levar em conta ao analisar potenciais taxas de degradação.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Chris Graythen/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 12°C e Máxima de 24°C. Intervalos de sol entre nuvens, com chuva fraca a qualquer hora.

Sábado:

Mínima 11°C e Máxima 25°C. Tempo aberto, ensolarado.

Domingo:

Mínima de 12°C e Máxima de 25°C. Céu aberto, ensolarado.

Fonte: www.bbc.com/weather

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.