Início Destaque STOCK CAR – O que esperar da décima etapa da temporada –...

STOCK CAR – O que esperar da décima etapa da temporada – 2023

470
(Foto: Duda Bairros)
Categoria brasileira retorna a Mogi Guaçu para uma prova que pode decidir os favoritos ao título do campeonato de pilotos.

A Stock Car Pro Series está de volta neste final de semana (27, 28 e 29) para realizar a décima etapa da temporada, que acontecerá no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. O evento contará com duas corridas de 30 min + 1 volta cada, que ocorrerão no domingo, uma seguida da outra.

O local de provas paulista receberá a Stock Car pela segunda vez neste ano, após sediar a sexta disputa do calendário, em agosto, quando Ricardo Zonta e Matías Rossi venceram, respectivamente, as corridas 1 e 2. Curiosamente, na primeira passagem da classe de turismo pela fazenda Velocitta no ano passado, os vencedores também foram Zonta e Rossi.

Neste fim de semana, a Stock Car Pro dividirá a pista em Mogi Guaçu com apenas uma categoria de apoio, a Stock Series, que realizará a quinta e penúltima etapa de sua temporada.

Informações do circuito

O Autódromo Velocitta possui 3.443 km de extensão, 12 curvas (4-D e 8-E), fluxo no sentido anti-horário e tem como características principais mudanças de elevação e setores predominantes de média velocidade. Por apresentar setores estreitos, as ultrapassagens são difíceis, o que torna o classificatório uma sessão de extrema importância.

O Velocitta exige muito do sistema de freios dos carros, pois a frenagem é acionada em 1/4 (25%) da volta. Por isso, a principal preocupação dos pilotos nesse traçado é manter a temperatura ideal das pastilhas de freio nas corridas.

O setor 3 é a área mais desafiadora: há a sequência de curvas “saca-rolhas”, um trecho que começa no final da reta oposta e é seguido pelas curvas 8 (E), 9 (D) e 10 (E), estas que acontecem em um forte declive. Por isso, os freios dianteiros são os mais afetados durante a volta.

Expectativas do mais novo Rei da Pista
Ricardo Zonta (Foto: Duda Bairros)

Na última disputa no Velocitta, Ricardo Zonta largou na pole na corrida 1, manteve a liderança até a parada nos boxes, voltou ao pelotão na P12, se recuperou e cruzou a linha de chegada como vencedor da primeira prova.

Com a conquista da P1, o piloto do Toyota Corolla #10 da equipe RCM igualou o recorde de vitórias no local de provas com Thiago Camilo, e se tornou o segundo Rei da Pista em Mogi Guaçu, com um total de três vitórias acumuladas.

Em entrevista, Zonta falou sobre as suas expectativas para o retorno da Stock Car Pro ao circuito paulista. “As etapas no Velocitta são sempre positivas para a gente. Neste ano, conquistamos pole e vitória aqui há dois meses atrás. Somos quem mais venceu na Stock Car e temos o maior número de segundos lugares também. Esses são pontos bem positivos para o início dos trabalhos.

“Temos um acerto de carro que se mostrou bastante eficiente na temporada até aqui, mas precisamos sempre trabalhar na evolução.

Novidades

O retorno de Lapenna

Felipe Lapenna no pódio ao vencer a corrida 1 da oitava etapa da temporada 2022 (Foto: Marcelo Machado de Melo)

Após ficar quase um ano ausente da principal divisão de turismo do Brasil, Felipe Lapenna está de volta ao grid da Stock Car. O piloto correrá na etapa deste final de semana com a Scuderia Chiarelli, como parceiro de Sergio Jimenez.

Vale mencionar que Lapenna segue para o Velocitta com boas lembranças do traçado, ao vencer a corrida 1 da oitava etapa da temporada 2022, pela equipe Hot Car Competições, sua primeira vitória na categoria.

Ausência de Matías Rossi

Matías Rossi durante a primeira passagem da Stock Car pelo Velocitta neste ano (Foto: Duda Bairros)

Devido a compromissos com a Turismo Carretera, divisão de turismo argentina, Matías Rossi não disputará a décima etapa da temporada no interior paulista. O piloto de 39 anos ficará de fora de uma prova da Stock Car pela terceira vez neste ano, após se ausentar das competições em Tarumã e no Velopark.

Assim, a equipe Full Time Sports correrá com apenas quatro de seus cinco carros: o #6 de Tony Kanaan, o #111 de Rubens Barrichello, o #91 de Dudu Barrichello, e o #101 de Gianluca Petecof.

O que esperar
(Foto: Duda Bairros)

Na primeira de duas edições do GP Mogi Guaçu deste ano, as duas corridas consecutivas foram conturbadas, com muitos contatos entre os competidores, abandonos e até desclassificações aplicadas. Com a possibilidade de chuva, o final de semana promete ser ainda mais desafiador e repleto de surpresas.

O atual líder do campeonato, Gabriel Casagrande, chegará ao Autódromo Velocitta com sede de levar para casa o troféu Man of the Race da etapa. Casagrande terá como principal objetivo somar o máximo de pontos possível, para aumentar a vantagem sobre Rubens Barrichello e Thiago Camilo, segundo e terceiro colocados na tabela de forma respectiva.

Importante destacar que caso Casagrande consiga um forte resultado geral neste fim de semana, o paranaense estará ainda mais próximo de se tornar bicampeão na Stock Car. Depois da disputa no Velocitta, faltarão apenas duas etapas para o encerramento da temporada 2023.

Ricardo Zonta e Thiago Camilo, além de também competirem pelo título, terão em mente subir na posição mais alta do pódio, para quebrarem o recorde de vitórias no circuito paulista, uma proeza que Zonta pode conseguir mais facilmente, por ter levado a melhor na última edição do GP em Mogi Guaçu.

Top 10 do campeonato de pilotos:

1º – Gabriel Casagrande, 249 pts
2º – Rubens Barrichello, 227
3º – Thiago Camilo, 216
4º – Rafael Suzuki, 207
5º – Ricardo Zonta, 205
6º – Felipe Fraga, 202
7º – Gianluca Petecof, 201
8º – Daniel Serra, 192
9º – Guilherme Salas, 184
10º – Cesar Ramos, 168

Previsão do tempo

Sexta-feira – Mínima de 18ºC e máxima de 29ºC. Sol com muitas nuvens; 83% de possibilidade de chuva durante o dia.

Sábado – Mínima de 20ºC e máxima de 30ºC. Céu nublado, com 90% de chance de chuva à tarde.

Domingo – Mínima de 21ºC e máxima de 31ºC. Intervalos de sol entre nuvens, com 83% de possibilidade de chuva.

Fonte: www.climatempo.com.br

Programação do final de semana

Sexta-feira, 27/10
14h10 – Stock Car Pro Series – Shakedown
15h55 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1

Sábado, 28/10
09h10 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
13h00 – Stock Car Pro Series – Classificação

Domingo, 29/10
10h00 – Visitação aos boxes
12h00 – Stock Car Pro Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12h40 – Stock Car Pro Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Transmissão

A décima etapa da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.